Desafio

Autor Mensagem
TG Aoshi
Veterano
# out/07
· votar


james_the_bronson
Bota útil nisso!!!!!!

makumbator
Mto legal, cara!! =)

TG Aoshi
Veterano
# out/07 · Editado por: TG Aoshi
· votar


makumbator
Hmm... Quanto a esses sistemas, digamos (erroneamente?), fora do usal, há alguma diferença na maneira em que são escritos e lidos em uma partitura? Como eles ficam?
É que sempre fico imaginando como botar no papel, por exemplo, uma música em um sistema oriental..

james_the_bronson
Veterano
# out/07 · Editado por: james_the_bronson
· votar


TG Aoshi

Só muda na execução...

O C# continua sendo grafado como C# e o Db continua com a grafia do Db. Mas no sistema temperado igual eles são tocados no mesmo lugar. No sistema não-temperado são diferentes ( igual o cara colocou no primeiro post ). E nos temperados desiguais eles soam iguais, mas são deslocados em relação ao temperado igual ( ao menos eu entendi assim )...

TG Aoshi
Veterano
# out/07
· votar


james_the_bronson
Bom, agora dei uma editada! uheheuu!

james_the_bronson
Veterano
# out/07
· votar


TG Aoshi

Ahhh, ok, hehe!!!

Pô, mas acho que em música oriental já entra microtonalismo. Aí eles consideram mais notas num intervalo de semitom...

Realmente não faço idéia de como seja :\ ...

TG Aoshi
Veterano
# out/07
· votar


james_the_bronson
Bom, é quando se trata do sistema temperado, até fica mais fácil de imaginar como é que seria a mudança.

Eu nem sei se tem um padrão, talvez nem exista, mas fico curioso quanto a escrita e leitura de outros sistemas.

james_the_bronson
Veterano
# out/07
· votar


TG Aoshi

Estava me dando conta de uma coisa: Temperado Desigual é o mesmo que Não-temperado???

Pelo que entendi não é, mas sei lá...

Bom, é quando se trata do sistema temperado, até fica mais fácil de imaginar como é que seria a mudança.

Eu nem sei se tem um padrão, talvez nem exista, mas fico curioso quanto a escrita e leitura de outros sistemas.


No começo do semestre, a professora de percepção musical mostrou umas partituras, acho que eram de música eletroacústica. CA-RA-CA, é uma aberração, é muito rabisco <o> !!!

james_the_bronson
Veterano
# out/07
· votar


Um exemplo aqui ( meio off mas beleza ): http://br.geocities.com/aldodoc/

Vai em "partituras" e dá uma olhada. Essa aí está muito limpa até, mas mesmo assim precisa de legenda. Se quiser abrir a página 5 e 6 são um pouco zuadinhas também...

<o> !!!

Aqui tem uma BEEEEEEEEM zuada: http://www.artnet.com.br/pmotta/mikroph.gif

Tirei desta página aqui: http://www.artnet.com.br/pmotta/partitu.htm#B

makumbator
Moderador
# out/07 · Editado por: makumbator
· votar


Vou fazer uma listinha dos livros que tenho e que abordam o assunto, depois posto aqui.

TG Aoshi

Os temperamentos desiguais se escrevem como hoje. Como o james_the_bronson citou, a diferença surge na afinação da execução, e não na escrita(por isso, podemos tocar Bach com as mesmas partituras, em temperamento desigual, como na época ou no igual, no sistema atual).
Há notações "ocidentalizadas" de microtons, neles se estabelece os intervalos adicionais em uma legenda e se usam símbolos adicionais de acidentes.


james_the_bronson

Estava me dando conta de uma coisa: Temperado Desigual é o mesmo que Não-temperado???
Pelo que entendi não é, mas sei lá...


Não é não! Temperamento de escala, é todo processo de se tentar adaptar o "erro" natural para um sistema utilizável em várias oitavas e vários tons. A escala natural é não temperada(mas como vimos é inviável na música). Sistema não temperado é o natural, Pitagórico, médio tom com láb, médio tom de sol#,justo tom. Neles há restrições de tons usáveis, e também as chamadas quintas de lobo(em que o erro é colocado todo em uma quinta, deixando-a extremamente baixa e desagradável, pois o batimento provocado lembra o uivo de um lobo). Alguns deles foram usados na idade média
Os temperados se dividem entre os desiguais e o igual. O igual é o nosso atual. Os desiguais são o Werkmeister III, Young II, Silbermann, Hawks, Kirnberger III,-1/4K +1/12 P, -1/6K, e há muitos outros menos usados. Os cinco primeiros foram mais usados(principalmente o Werkmeister III).

Para a galera entender:

Pegue uma frequência qualquer. Pois bem, sabemos que em suas oitavas(o dobro, 4 vezes, a metade, etc...)todas elas guardam a mesma "natureza" da primeira freqüencia(os musicólogos concordam que todas as culturas identificam oitavas como sendo sons que guardam uma relação de simetria), por isso chamamos o dobro da frequencia de um dó, também de dó, assim como sua metade, etc...
Muito bem, podemos buscar dentro desse universo da oitava, intervalos consoantes(ou seja, aqueles sem batimentos), mas se formos avançando, subindo a escala usando esses intervalos puros, NÃO teremos uma oitava no final(a frequencia fica um pouco maior que o dobro da primeira nota). Ou seja, a oitava natural não fecha(fica desafinada da primeira, o problema cresce a medida que se avança e se recua da oitava inicial). A solução é tentar corrigir isso encurtando intervalos dentro da oitava, para que sempre as oitavas fiquem afinadas.
Isso é o temperamento. No igual se distribui tudo da mesma maneira. Nos desiguais, se mantém certos intervalso puros(dependendo do sistema, as quintas, ou terças, ou sextas, ou certas terças e quintas, etc...)e se coloca o erro em outros(que não ficam puros).

Vejam isso:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Temperamentos_musicais

makumbator
Moderador
# out/07 · Editado por: makumbator
· votar


Gerei aqui no PC terças de igual temperamento, terças de Wekmeister III(Bach) e terças puras. Mesma coisa para quintas. Tenho as tabelas de afinação, então basta usar um gerador tonal(usei o que vem no Adobe Audition)e digitar as frequencias.

Para quem quiser brincar em casa:

nota de saída lá 220HZ
terça menor pura dó 264HZ
terça menor de Werkmeister III(quase pura): dó 263,40Hz
terça menor de temperamento igual: dó 261,63Hz
(nossa como é baixa nossa terça!!!!!! Incomoda ao ouvido ouvir uma terça pura seguida da nossa!)
quinta pura mi 330HZ
(no Werkmeister III também é pura)
quinta de temperamento igual: mi 329,63Hz

terça maior em temperamento igual: dó# 277,18Hz
terça maior de Werkmeister III 277,50 Hz

Gere esses tons, e grave em WAV. Depois abra-os em um multipista e divirtam-se comparando melódica e harmonicamente. Monte o acorde puro(tônica , terça e quinta) e depois compare com o de Werkmeister III(terça quase pura e quinta pura) e com o nosso (terça e quinta não puras).

Ouçam e relatem a experiência!

makumbator
Moderador
# out/07
· votar


experimentem criar uma quinta de lobo do Justo tom:

nota de partida ré 148,50 Hz
lá 220 Hz

ouçam o batimento!!!!

james_the_bronson
Veterano
# out/07
· votar


makumbator

Eita, estou sacando. Mas "faço em casa" como òÔ ???

Droga, excluí o Adobe Audition há um mês mais ou menos :\ ...

makumbator
Moderador
# out/07
· votar


james_the_bronson

no Audition, em edit vc vai no menu generate e escolhe a opção tones. Depois basta destravar o lock(vem por default) e digitar as frequencias. Dê ok e vai gravar uns segundos dela. Vá salvando cada uma, e depois abra todas no multitrack do Audition ou outro a sua escolha.

No sound forge. Crie uma track em branco, depois vá em tools e synthesis e simple. Digite as frequencias. Vá dando ok e salvando cada uma, depois jogue em um multitrack

TG Aoshi
Veterano
# out/07 · Editado por: TG Aoshi
· votar


makumbator
Nossa, cara! As diferenças são gritantes!

Mesmo comparando o "nosso" sistema com o Werkmeister III, há uma diferença mto grande, quanto a "pureza" do som! Mas a cristalinidade do acorde puro então, é algo realmente impressionante!

TG Aoshi
Veterano
# out/07
· votar


makumbator
hehehe! Brincando um pouco aqui, achei interessente o efeito obtido ao comparar o Dó# temperado igual, com o Dó# Werkmeister III! Sempre fiquei curioso pra saber como era um cancelamento de frequências!

makumbator
Moderador
# out/07
· votar


TG Aoshi

Pois é! A nossa terça comparada com a pura então nem se fala!!!! Muito mais feia a do temperamento igual!
Vc colocou as notas de mesmo nome mas afinação diferente juntas para ouvir o batimento delas? E melodicamente? Ouvir a terça pura e a de igual temperamento na seqüência até dói o ouvido...
Fez a quinta de lobo?

TG Aoshi
Veterano
# out/07
· votar


makumbator
huahuehue! Eu tava comparando as notas iguais, e foi mto legal ouvir o batimento delas! Principalmente quando comparei os Dó# "nosso" e o WerkIII!

Logo que eu ouvi a quinta de lobo, não deu outra, logo me lembrei de um uivo! É mto legal mesmo!

Melodicamente? Boa! Heheh! Vou ver agora! =)

TG Aoshi
Veterano
# out/07
· votar


makumbator
Opa, agora que eu fui comparar melodicamente que eu me toquei, esse Mi temperado igual, não está errado, não?

makumbator
Moderador
# out/07
· votar


TG Aoshi

Tá sim, é 329,63Hz, troquei por 2. Vou editar lá em cima.

makumbator
Moderador
# out/07 · Editado por: makumbator
· votar


TG Aoshi

editado lá em cima.
Um bom teste de percepção é ouvir melodicamente a terça pura seguida da terça quase pura de Werkmeister III, tem gente que não nota a diferença(minha mãe não notou), pois são apenas 0,60 Hz de uma para outra. tem que estar com o ouvido em dia para sacar. se colocar ambas harmonicamente o batimento até demora para aparecer.
Agora se quem ler esse tópico e desafinar um bend e alguém reclamar, basta dizer que fez o bend em temperamento desigual...hahahah

james_the_bronson
Veterano
# out/07
· votar


TG Aoshi

Ah, sério que achou gritante???

Eu não cheguei a montar o acorde inteiro não. Abri o A pelo Sound Forge e o resto pelo WMP...

Só aquela terça menor do temperamento igual que eu achei bem diferente...

james_the_bronson
Veterano
# out/07
· votar


Qual é a frequência da quinta de lobo???

makumbator
Moderador
# out/07
· votar


james_the_bronson

as terças "desafinadas" do temperamento igual são realmente MUITO diferentes da pura. Vc colocou as duas juntas para ouvir os batimentos?
As quintas não incomodam tanto harmonicamente, mas para minha percepção, as puras soam melhores melodicamente...
Agora a quinta de lobo é feia demais! O triste é que nos sistemas em que elas aparecem, simplesmente NÃO se usava tal intervalo..hilário não?Ou seja, havia menos notas disponíveis...

makumbator
Moderador
# out/07 · Editado por: makumbator
· votar


james_the_bronson

quinta de lobo do Justo tom:

nota de partida ré 148,50 Hz
lá 220 Hz

ouça o batimento!

coloca elas melodicamente também pra vc sacar que coisa medonha...o que não se admitia para ter as demais quintas, terças e sextas puras!

james_the_bronson
Veterano
# out/07
· votar


makumbator

Ah, escutei, realmente parece um ruído. Mas ainda sinto harmônico e tal. Não é um choque tão grande para os meus ouvidos :\ ...

makumbator
Moderador
# out/07 · Editado por: makumbator
· votar


Depois vou passar as frequencias para a gente montar e comparar uma escala completa em Temperamento igual, Werkmeister III, Justo tom e quem sabe a Pitagórica também, que foi uma afinação importante na história(lembram do experimento do monocórdio do Pitágoras, que sempre aparece em livro de Física? essa escala veio desse experimento).

makumbator
Moderador
# out/07
· votar


james_the_bronson

Vc não achou feio melodicamente? Imagina montar acordes com essa coisa!!!!!

james_the_bronson
Veterano
# out/07
· votar


Não achei tão estranho. E aqui no Sound Forge ele cria pedacinhos de 1 segundo. Então eu salvei tudo com 1 segundo e comparei com o Lá ( por isso não fiz os acordes, nem sei como abrir mais de uma pista, então fiz apenas os intervalos harmônicos ). Num dado momento eu deixei alternando no WMP as duas 3ªs menores, a pura e a igual. E não sabia dizer qual eu mesmo achava a "mais harmônica". Estranho isso òÔ ...

TG Aoshi
Veterano
# out/07
· votar


james_the_bronson
Ah, sério que achou gritante???

hhehuehu! Essa foi a minha primeira impressão, mas acho que exagerei! =p

makumbator
Moderador
# out/07
· votar


james_the_bronson

hauhaahua vc precisa de um SPA auditivo...se vc abrisse em um multi track podia fazer mais experiências!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Desafio