Guitarra #inconfundível! Qual a sua?

Autor Mensagem
P.U.L.S.E
Veterano
# dez/09
· votar


Opaaa.... acertei duas!!! \o/

=D

ogner
Veterano
# dez/09
· votar


O que vcs acharam das gravações, são válidas??

Alguma dica de como fazer com q estes "testes cegos" seja mais fidedignos e "funcionais" mesmo??

MauricioBahia
Moderador
# dez/09
· votar


Acertei a Fender só por causa da saída baixa e com muuuita dúvida. O resto errei tudo!

OGNER Myth Buster!!!!!! ataca outra vez!

Agora, imagina um carinha tocando num show, com um amp XYZ + pedais? Me diz, quando que uma cabra da peste vai me dizer se é Fender ou não? Nem Eric Jonhson!

Alías, com Gibsons é a mesma coisa!

Vlw pelo teste!

jigo__
Veterano
# dez/09
· votar


ogner
axo o teste valido desde q se mantenham os msms volumes e etc...

é claro q ao vivo é melhor pra distinguir, mas é incrivel como o povo tem medo de se por a prova!

abçs

Konrad
Veterano
# dez/09
· votar


Hhahahaha.

Errei tudo!

Konrad
Veterano
# dez/09 · Editado por: Konrad
· votar


ogner
Alguma dica de como fazer com q estes "testes cegos" seja mais fidedignos e "funcionais" mesmo??

Já está bom demais, a única questão que pode ser discutida é se o volume mais baixo de caps com saída mais baixa deve ser compensado ou se é parte do conjunto da obra.

Achei muito válido, tão válido que o número pequeno de gente disposta a arriscar demonstra isso.

Abraço e parabéns

jigo__
Veterano
# dez/09
· votar


Konrad
Já está bom demais, a única questão que pode ser discutida é se o volume mais baixo de caps com saída mais baixa devem ser compensados ou se são parte do conjunto da obra.

ahh eles fazem parte do conjunto, pq senão ficaria qse impossivel, alem do q essa é uma caracteristica vintage da guitarra!

Achei muito válido, tão válido que o número pequeno de gente disposta a arriscar demonstra isso
concordo plenamente!

abçs

Ian Anderson
Veterano
# dez/09
· votar


aê acertei duas

só fiquei naquela da comparação dos basswood mesmo.

Ian Anderson
Veterano
# dez/09
· votar


Queria ver como se saem o Bertola, Seiji e Espetinho nesses testes

8D

ogner
Veterano
# dez/09
· votar


jigo__
á está bom demais, a única questão que pode ser discutida é se o volume mais baixo de caps com saída mais baixa devem ser compensados ou se são parte do conjunto da obra.

ahh eles fazem parte do conjunto, pq senão ficaria qse impossivel, alem do q essa é uma caracteristica vintage da guitarra!


Pra efeito de analise de timbre acho que não deve ser mexido mesmo no volume.....Mas pra um teste cego, talvez compensar depois na master apenas aumentando o volume ( nao vai mexer no timbre ) acho que fica mais difícil ainda!! hehehe

MauricioBahia
Moderador
# dez/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner

Cara, eu acho que o teste cego é legal, divertido, mas não vejo muito motivo pra ele ser feito se o objetivo é saber a marca de uma guitarra só pelo ouvido. Isso é lenda, tá provado há muito tempo e no seu teste ninguém acertou 100%.

Eu acertei a Fender mais no chute que outra coisa e só o fiz pq vc apresentou opções pra eu comparar. No "mundo real", nem essa possibilidade a gente teria.

Abs tio!

ogner
Veterano
# dez/09
· votar


Agora meio analisando:

O walker, Lil Killers splitado:
O timbre esplitado é bonito tb desse cap, junto a madeira Marapua+Imbuia da um peso bacana, no conjunto é um som bem equilibrado...Mas os harmonicos não são muito notados...E o estalado da soma cap braço strato mais valvulado tb não fica muito evidente....E a saída é média..Não chegou a crunchar nada o amp.

2 Giannini de 1985 - Caps Ceramico sei la de onde - Cedro Rosa
Eu não sei pq o som produzido tem esse grave todo...Coincidentemente essa é a única guitarra com aquele esquema de piscina, a cavidade dos caps...Ele cronchou um pouco o amp, a saída deve ser média alta...Ele embola um pouco...Mas eu gosto..Gosto de todas!! Mas apesar de grave da pra notar o estalado..

Fender MIJ - Caps Fender 50' Saída baixissima - Basswood
Aqui minha paixão vai influenciar..Hahuehuhea...Acho que os caps de saida baixa são oq há!! Um detalhe importante é que essa guitarra tem pot de volume de 500k, o brilho até incomoda, o pot de tone sempre deixo um pouco fechado...O problema é que realmente a saida é baixa, se num set por exemplo vc usar 2 guitarras, certamente oq funciona pra uma não vai funcionar pra outra....

SX62 - Caps Premium Texas da GFS - Alder:
Saída um pouca mais alta...Deu uma crunchada leve e um pouco mais agressivo tipico dos texas alike..hehe...Esse cap nessa guitarra na posição braço embola um pouco nos graves, não sei pq apesar de ser bastante médio-agudo...

Konrad
Veterano
# dez/09
· votar


ogner
2 Giannini de 1985 - Caps Ceramico sei la de onde - Cedro Rosa
Eu não sei pq o som produzido tem esse grave todo...Coincidentemente essa é a única guitarra com aquele esquema de piscina, a cavidade dos caps...Ele cronchou um pouco o amp, a saída deve ser média alta...Ele embola um pouco...Mas eu gosto..Gosto de todas!! Mas apesar de grave da pra notar o estalado..


O bizarro é que eu tenho uma guitarra com este madeiramento, caps antigos também, e ela tem um timbre bem macio, nada grave, até meus Texas soam mais graves que ela! (é, parece absurdo, eu sei).

O que me surpreendeu é que os pots são de 500, e mesmo assim não ficou estridente e chato.

Os pots da sua são 250? Qual o valor do capacitor?

Abç

Konrad
Veterano
# dez/09
· votar


jigo__
Konrad
Já está bom demais, a única questão que pode ser discutida é se o volume mais baixo de caps com saída mais baixa devem ser compensados ou se são parte do conjunto da obra.

ahh eles fazem parte do conjunto, pq senão ficaria qse impossivel, alem do q essa é uma caracteristica vintage da guitarra!


Eu sei... imaginei que fosse este o argumento. ;)

O que quis dizer é que o volume pode dizer que é quem, e que o foco deveria(m) ser as frequências (maldita concordância). Porém, compensar o volume vai implicar em mudanças de timbre.... acho.

ogner
Veterano
# dez/09
· votar


Konrad
Os pots da sua são 250? Qual o valor do capacitor?


não sei velho!!! Da proxima vez que abri-la verei...

Porém, compensar o volume vai implicar em mudanças de timbre.... acho.

Eu acho que não, compensando na master não influenciara no timbre..

P.U.L.S.E
Veterano
# dez/09
· votar


ogner
Um detalhe importante é que essa guitarra tem pot de volume de 500k

Por isso que o som 4 estava dando um timbre mais estridente!

MASSSSSSS.... mesmo assim eu duvido que eu acertaria todas!

Iversonfr
Veterano
# dez/09 · Editado por: Iversonfr
· votar


ogner

ahhhh nao! esse pot de 500k confundiu tudo, se nao fosse por ele todos teriam acertado todas! hahahha...

achei legal que isso mostrou que apesar de se escutar diferença entre os timbres, ngm soube falar oqq era oq ali e quem acertou foi no chute... depois disso nego ainda fica preocupado se o top de maple que ele quer por vai alterar muito o timbre, se a pintura nova vai atrapalhar o som... tsc tsc tsc

jigo__
Veterano
# dez/09
· votar


Iversonfr
e quem acertou foi no chute...
kra na boa a Fender eu não acertei no chute, escolhi ela pelos captdores de saida baixa q ocasionaram um timnbre mais baixo, se tivesse td com o msm volume sem duvida seria mto dificil, mas eu não chutei...ouvi cuidadosamente e anotei num papel e tals, 2 de 4 ta bom

agora eu msm falei q não achava nenhum som de nenhuma guitarra inconfundivel isso non ecziste!!!

depois disso nego ainda fica preocupado se o top de maple que ele quer por vai alterar muito o timbre, se a pintura nova vai atrapalhar o som... tsc tsc tsc
kra pra perceber essas coisas só o EJ msm!! hauahauhu é claro q o luhtier lá q monta mil guitarras por dia mudando as combinações vai ter uma noção o resto é conversa!

abçs

MauricioBahia
Moderador
# dez/09
· votar


jigo__: kra na boa a Fender eu não acertei no chute, escolhi ela pelos captdores de saida baixa

Então vc não foi pela marca, mas pelos captadores. Quem nem eu! Se o ogner não tivesse "cantado" os captadores antes, seria um tiro no escuro... Em suma, vc definiu por causa do captador e não pela marca, certo?

Abs

jigo__
Veterano
# dez/09
· votar


MauricioBahia
Em suma, vc definiu por causa do captador e não pela marca, certo?

correto!

Se o ogner não tivesse "cantado" os captadores antes, seria um tiro no escuro...
seria apenas um chute por chutar!!

axo mto dificil o kra saber qual é a marca e qual a madeira e etc...

abçs

Ian Anderson
Veterano
# dez/09
· votar


axo mto dificil o kra saber qual é a marca e qual a madeira e etc...

Cedro, Mogno, "Rosewood", "Korina" - produzem melhor sons graves
Basswood - produzem melhor sons medios tendenciando para os graves
Alder - produzem melhor sons medios tendenciando para os agudos -
Marapá, "Ash", Marfin e Ebano - produzem melhor sons agudos

dah pra ter uma idéia com isso, mas não nego que sem os captadores o trabalho ficaria bem mais difícil

E se colocar um hubucker Ativo basicamente tira boa parte do "trabalho tonal" da madeira.

(tipo hot rails) splitado - esses tipos de captoderes splitados ficam tão agudos quanto os singles

Caps Ceramico - tem um som mais grave e encorpado quanto os de alnico, tem uma distorção mais facil

P.U.L.S.E
Veterano
# dez/09 · Editado por: P.U.L.S.E
· votar


Ian Anderson

Cara, mesmo eu sempre tendo visto essas informações sobre timbres de madeira, na prática, ao ouvir os instrumentos é difícil dizer a diferença entre uma strato de alder e outra de mogno, por exemplo...

COM CERTEZA haverão diferenças, mas é algo tão difícil de se perceber e de se analisar que se fizer um teste cego (como esse) é quase impossível diferenciar uma da outra só tendo o madeiramento como base.

Abs

MauricioBahia
Moderador
# dez/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ian Anderson

Cedro, Mogno, "Rosewood", "Korina" - produzem melhor sons graves
Basswood - produzem melhor sons medios tendenciando para os graves
Alder - produzem melhor sons medios tendenciando para os agudos -
Marapá, "Ash", Marfin e Ebano - produzem melhor sons agudos


A questão é: mais graves, médio e agudos em relação a que? No mundo "real" não se tem um parâmetro definido (vc não está comparando o tempo todo) e a guitarra, além da madeira, tem os captadores (como já foi dito), pedais, amps, cabos, palhetas, dedos, duendes... hehe

Abs

Ian Anderson
Veterano
# dez/09
· votar


P.U.L.S.E
MauricioBahia

Se usar as mesmas condições de testes eh possível indentificar elas

claro quando mais usar coisas em cima da guitarra (distorções, modulações, delays...) mais dificil vai ficar de reconhecer.

tinha um cara que conhecia se era uma Jackson era Japonesa Coreana ou Americana, mesmo com "Made in" apagado.

Seria uma questão de treino em cima disso.

---------------
duendes ...
\0/

ogner
Veterano
# dez/09 · Editado por: ogner
· votar


Ian Anderson
tinha um cara que conhecia se era uma Jackson era Japonesa Coreana ou Americana

Só pode ser ele! Não é??????

MauricioBahia
Moderador
# dez/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ian Anderson: Se usar as mesmas condições de testes eh possível indentificar elas

tinha um cara que conhecia se era uma Jackson era Japonesa Coreana ou Americana, mesmo com "Made in" apagado.


Já ouvi vários relatos de Fenders Strato que, mesmo tendo a mesma marca, o mesmo modelo, fabricadas na mesma fábrica, na mesma época tinham sonoridades diferentes. Se isso for verdade, não posso acreditar que algum ser humano posso identificar uma Strato! hehe

Abs

Konrad
Veterano
# dez/09
· votar


Ian Anderson
P.U.L.S.E
MauricioBahia

Se usar as mesmas condições de testes eh possível indentificar elas


Mas qual o parâmetro a priori? Só existe definição de padrão dentro do grupo que se testa. Não há padrão, só variabilidade. Capice?

Ian Anderson
Veterano
# dez/09
· votar


Sim, nenhuma guitarra eh igual a outra, mesmo estando com tudo igual a outra, mas essa diferença eh inperseptivel (ou quase) aos ouvidos humanos.

Mas se eu colocar uma strato feita de Ash, Alder e Mogno, utilizando as mesmas peças, amps, cabos, e configurações, e usando a strato de alder como parametro de variabilidade, vais se notar que a de ash vai soar mais agudo a e a de mogno vai ter um som mais grave

ogner
Veterano
# dez/09
· votar


Ian Anderson
Mas se eu colocar uma strato feita de Ash, Alder e Mogno, utilizando as mesmas peças, amps, cabos, e configurações, e usando a strato de alder como parametro de variabilidade, vais se notar que a de ash vai soar mais agudo a e a de mogno vai ter um som mais grave

Esse seria um teste muito interessante que eu gostaria de presenciar!!!

MauricioBahia
Moderador
# dez/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ian Anderson: Mas se eu colocar uma strato feita de Ash, Alder e Mogno, utilizando as mesmas peças, amps, cabos, e configurações, e usando a strato de alder como parametro de variabilidade, vais se notar que a de ash vai soar mais agudo a e a de mogno vai ter um som mais grave

Tudo bem, mas aí estamos avaliando a madeira e não a marca da guitarra. Eu tô argumentando no sentido de que é impossível identificar uma Fender simplesmente por ser Fender, que era o assunto em questão, não?

A madeira é outra departamento.

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra #inconfundível! Qual a sua?