P-90 ou Humbucker em Epiphone Les Paul GoldTop '56

Autor Mensagem
Demétrio_Font16
Veterano
# dez/09


Olá, gostaria de tirar um dúvida com vocês...

eu comprei uma Epiphone Les Paul Gold Top '56 e como vocês devem saber, ela vem com captadores P-90, mas eles dão MUITO ruído. Em casa, para treinos, é possível viver com isso, mas em estúdios com amplificadores em volume alto, o ruído fica insuportável.

Eu vou trocar os captadores originais dela, já que pelo que li e consultei com meu luthier, são a causa do ruído.

Bom, então a minha dúvida é a seguinte:

é melhor trocar os P-90 originais Epiphone por um P-90 Gibson ou por um Humbucker (Gibson, Seymor Duncan, Dimarzio ou EMG)?

outra coisa a se considerar é que eu tenho uma Epiphone SG G-400 com Humbuckers Alnico Classic (originais) e por enquanto os captadores dão muito bem para o que eu quero... então por esse motivo eu prefiro a Les Paul com os P-90. Se trocar os P-90 originais da Epiphone '56 por P-90 Gibson os ruídos diminuem consideravelmente ou não faz muita diferença? Porque minha primeira opção é manter P-90, mas se os ruídos continuarem atrapalhando, eu vou optar por humbuckers mesmo.

por agora mesmo eu só vou trocar o captador da ponte, que é o que eu mais uso, mas posteriormente (em 1 ou 2 meses), quero trocar o do braço também.

então qual seria a sugestão de vocês, de acordo com a minha situação?

é isso ae... valeu por ajudarem.

Copos De Agua
Veterano
# dez/09
· votar


Cara
p-90 é captador single coil, logo ele vai chiar mesmo. É o mesmo chiado que acontece em Stratocaster

tenta tocar na posição do meio, reveja sua equalização e por aí vai. Existe também p-90 stacked, só não sei o nome, mas eles devem perder aquele timbre legal de p-90

Demétrio_Font16
Veterano
# dez/09
· votar


não.. assim, eu sei que é single.... e o chiado não me encomoda, já que também tenho uma strato...

só que o chiado dos P-90 da Epiphone tá realmente insuportável... não dá pra tocar...

e a minha dúvida é que se eu trocar por P-90 Gibson esse chiado fica não tão ruim assim...

Van_Lorien
Veterano
# dez/09
· votar


Demétrio_Font16
Primeiro tens que definir se tu quer som de Humbucker ou de P-90. Outra coisa, o ruído pode provir de vários outros fatores além dos captadores, como, por exemplo, a rede elétrica da tua casa, interferências externas, etc. Provavelmente se a guitarra for blindada, pode ser que anule o ruído proveniente de interferências externas. Aterrar a parte elétrica dela também é uma boa.

Agora, quanto aos captadores, dizem que esses P-90 da Epiphone são bem ruinzinhos mesmo. Pode ser que isso acentue o ruído, quem sabe com um bom P-90 tu consiga amenizar isso.

Demétrio_Font16
Veterano
# dez/09
· votar


assim... eu jah testei de tudo... fui em vários estúdios, troquei cabos, amplis, etc etc... o ruído é o mesmo...

levei no luthier e ele falou que a parte elétrica da guitarra já é boa... a blindagem não mudaria em nada...

realmente são os captadores...

assim.... eu particularmente gosto muito do som dos Humbucker, mas os do P-90 na Les Paul me supreenderam e o som realmente é muito bom... a única coisa é o ruído mesmo...

Rapha_krust...
Veterano
# dez/09
· votar


Tem que aprender a conviver com esses caps...E o chiado nem era pra ser insuportável.

buddy guy
Veterano
# dez/09
· votar


Demétrio_Font16

Dá uma olhada nos gibsom 500t ou seth lover !!!!

mmayorca
Veterano
# dez/09
· votar


vc deveria ter visto isso antes de comprar a guitarra, pq colocar humbucker nela é uma adaptaçao complicada, t6em que colocar enxerto e repintar...tenta ver os P-90 hum-cancelling...

Demétrio_Font16
Veterano
# dez/09
· votar


mmayorca
cara, eu vi... eu testei e tudo mais na loja...

como eu falei... quando eu to tocando em casa o som é totalmente aceitável... é um ruído normal de single que não atrapalha... mas quando eu vo tocar em estúdio com um ampli valvulado e num volume alto ele chia MUITO... fica impossível tocar com ela...

e eu sei que vai ter que adaptar.... mais um motivo pra eu preferir P-90.... bom, eu acho que se eu colocar os Gibson P-90 o ruído vai ficar normal... não tão ruim assim.. mas isso não é certeza e eu não quero comprar os captadores à toa e n adiantar de nada saca?

Copos De Agua
Veterano
# dez/09 · Editado por: Copos De Agua
· votar


Cara, você pode mandar aterrar ou ainda usar um noise gate ou equalizador

Realmente não era pra chiar tanto assim :S

Demétrio_Font16
Veterano
# dez/09
· votar


pois é.. também acho que tem algo errado... mas eu testei agora e coloquei o Noise Supressor a minha Boss ME-20 no máximo e deu uma melhorada muito boa... acho que agora deve ficar mais suportável... mas mesmo assim eu quero trocar... acho que vo comprar o P-90 da ponte e colocar...

Excelion
Veterano
# dez/09 · Editado por: Excelion
· votar


Olha aí o que um P-90 pode fazer:




Como pode ver, o timbre é do caralho. Mas eu acho que p-90 nem rola muito em LP. Eu pessoalmente não curto muito, prefiro numa SG como acima.

Mas se já veio com P-90, o esquema é colocar um Gibson aí e rock on!

P-90 é muito foda.

Copos De Agua
Veterano
# dez/09
· votar


Excelion

A dele já veio com p-90

nichendrix
Veterano
# dez/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Demétrio_Font16

Cara, vamos a algumas alternativas.

Se possível, procure alguém que tenha uma guitarra com bons P-90s, pra ver se o nível de ruido lhe agrada, a minha Gibson ES-135 está com P-90s Lindy Fralin e o nível de ruido não é muito diferente do de uma strato ou tele. Então teste e se agradar troque os seus captadores, dicas:

Seymour Duncan:
SP90-1 - P-90 tradicional
SP90-2 - P-90 com um pouco de overwound para ter uma saida levemente maior
SP90-3 - P-90 com um pouco de overwound para ter uma saida levemente maior, também tem os imãs levemente mais potentes.
STK-P1 - P-90 Stack, é quase igual ao tradicional (SP90-1) com uma outra bobina para ter Hum Canceling.

Gibson: A gibson hoje só fabrica um modelo de P-90 tradicional (já que o P-94 é um P-90 com formato de humbucker. Antigamente fabricavam os P-100 (os captadores originais da minha guitarra), que são P-90 Stacks, mas não são mais fabricados. São bons, mas não são os melhores existentes.

Outras marcas que é interessante dar uma olhada são Lindy Fralin, Lollar, Van Zandt e Rio Grande, todos tem uma qualidade absurda e em geral são customizáveis, mas também são caros pra "caraio".

O som dos Humbucker Stack (P-100, STK-P1, etc) não é exatamente o mesmo, eles tem um tiquinho a mais de graves e um tiquinho menos de medios e agudos, mas é só um peteleco mesmo, pra uns isso é o suficiente pra não gostar, pra outros é um fator menor em relação ao fato de ter cancelamento de ruido.

Eu uso os Lindy Fralin, pra mim de longe a melhor marca de captadores do mercado, no caso dos meus P-90s, fora custom order, o da ponte tem 5% de overwound (um pouco mais de saída), enquanto o do Braço tem 10% de underwound pra menos saida e um som mais jazzy. Mas aqui no brasil são bem caros.

Uma opção para sua guitarra, caso vc não queira fazer toda a "cirurgia complicada" pra botar humbuckers nelas, é usar mini-humbuckers, que são um meio termo entre os P-90 e os Humbuckers, tem hum canceling e tem dimensões similares às dos P-90. Vc teria muito menos trabalho que fazer o encherto e a furação pra humbuckers, e acho desvalorizaria menos, já que nos anos 60/70 existia a Les Paul Deluxe Goldtop com Humbuckers (e a reissue dela que existia até pouco tempo).

Eu conheço pouco sobre mini-humbuckers, só conheço os da Gibson e da Seymour Duncan, recomendo a segunda marca porque tem uma linha maior (a Gibson só tem 1 modelo), mas os Gibson não devem em nada, a lista dos caps :

Seymour Duncan:
SM-1 - Mini-humbucker tradicional, como o das Gibson Firebird e Les Paul Deluxe.
SM-2 - Mini-humbucker de altasaida, com imã cerâmico e um pouco de overwound.
SM-3 - Mini-humbucker com imã de Alnico V e magnetos de aço carbono, saida levemente maior e mais médios que a de um vintage (SM-1).

Gibson: Só tem um modelo de Mini-humbucker, é similar ao SM-1 em sonoridade e qualidade.

A vantagem dos Mini-Humbuckers em relação aos humbuckers, no seu caso, é o fato que foram feitos pra serem usados com cavidades do mesmo tamanho, então vc não vai ter que fazer encherto, cavar outro buraco e e refazer o acabamento da guitarra.

Em sonoridade eles são um meio termo, tem um pouco dos agudos e da "magica" dos médios dos P-90, mas são um pouco mais calmos, em compensação tem mais graves e cancelamento de ruido.

Excelion
Colocar single-coil em Les Paul, tira toda a personalidade da Les Paul, apesar deas primeiras Les Pauls usarem P-90s.

Que marmota, a Les Paul foi criada pra ser usadas com single coils, no caso os P-90 e os Charlie Christian, ao contrário da SG que já surgiu com humbuckers.

MMI
Veterano
# dez/09
· votar


Demétrio_Font16

Sinceramente, uma Reedição de 1956 só pode ter esse nome com P-90, goldtop, braço mais grosso, as primeiras a usar Stop bar + ABR1. Isso é um R6, seja Epi ou Gibson. Teria pena de descaracterizar essa guitarra com outro captador.
Mas eu também detesto hum de singles, fato que sempre me afastou um pouco dos P-90 e outros singles. Recentemente adquiri uma guitarra que veio com um novo captador da Gibson um P-90h, que é um P-90 sem ruído, em formato de stack, estou maravilhado com ele. Só que não é uma opção para você, infelizmente, a Gibson não está produzindo esse captador para vender avulso. Acho que você poderia optar pelo Stack da Seymour Duncan ou algum dos P-90 humbuckers da DiMarzio, nenhum vai te dar hum para te aborrecer, tem de características diferentes dependendo do que você quer. Eu recomendaria ir para esse lado...
Abç

nichendrix
Veterano
# dez/09 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI
P-90h

Tomara que sejam melhores que os P-100, eram ótimos captadores, mas junto com o hum, ia embora médios, pra muita gente não incomodava, mas pra mim tirava a magica dos P-90, embora eu adorasse o grave a mais que eles tinham.

O foda do design do P-100 era que as duas bobinas eram iguais, como um humbucker normal, não era só uma pequena bobina pra cancelar o ruido, isso descaracterizava um tantinho mais o som que a maioria dos Stacks de hoje em dia. De qualquer forma qualquer pessoa não acostumada a usar P-90s ia achar que era a mesma coisa... hehehehehhehe

MMI
Veterano
# dez/09
· votar


nichendrix

Não, esse são de bobinas assimétricas. É legal, mas não é mesma coisa que um P-90 original. Mas partindo do princípio que se quer um P-90 sem hum, um original já não atende, então algumas concessões tem que ser feitas, ganha-se algo e perde-se outra coisa.

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


MMI

Hum... nem pra eu descobrir como chega do outro lado do arco-iris das Dark Fire e testar... quanto mais vejo, mais acho ela foda.

MMI
Veterano
# dez/09
· votar


nichendrix

Eu estou muito feliz com ela. Impressionante o bom som e a versatilidade, especialmente para estúdio. Engraçado que tem um dono de estúdio daqui de Sampa (faz muita música para agências de propaganda) que agora só quer saber de usar meus instrumentos... kkkkkkkk
Cara, o arco-iris daqui tá bem longe do daí. Quem sabe, quando vcvier aqui em Sampa a gente combina e vc vê o que ela pode fazer.
Abç

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


MMI
Cara, o arco-iris daqui tá bem longe do daí. Quem sabe, quando vcvier aqui em Sampa a gente combina e vc vê o que ela pode fazer.

É isso vai demorar um pouco, mas hora hora eu acho a ponta do arco-iris, pena que ao visual da Dusk Tiger seja tão cheio de extravagâncias.

nichendrix
Veterano
# dez/09 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI

Rapaz, tu tem a tara em Les Paul Custom, de todas as Custom que eu toquei a melhor foi uma reedição dos anos 70 dessa Custom Black Beaty aqui dos 1956.



Uma vez vi a original por 30mil dolares australianos pena que essas coisas estejam muito além do que o meu bolso consiga pagar.

Demétrio_Font16
Veterano
# dez/09
· votar


po, valeu mesmo galera...

então.. eu pensei mesmo e como o MMI falou, ela não seria a GoldTop 1956 sem os P-90... então realmente decidi trocar por P-90 mesmo

eu queria uns Seymor, mas pelo que pesquisei na internet eu só encontro Gibson pra vender e Seymor em formato de Humbuker...

alguém sabe um bom lugar pra comprar esses captadores?

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


Demétrio_Font16

No Brasil vai ser muito difícil achar P-90s pra vender, não é um captador muito apreciado por aqui. Tenta o eBay lá está até barato, visto que cada captador está saindo por pouco mais de 75 dolares.

MMI
Veterano
# dez/09
· votar


Demétrio_Font16

Só trazendo de fora mesmo. Se não tiver outro jeito, Ebay é uma opção.

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


Demétrio_Font16
MMI

Se for comprar pelo eBay, recomendo dar uma olhada nos Lindy Fralin, são melhores que Seymour Duncan, e a diferença de preço por lá está compensando.

MMI
Veterano
# dez/09
· votar


Demétrio_Font16

Olha, os poucos Lindy Fralin que toquei me pareceram fantásticos, acima dos outros mesmo. Só não sei se tem P-90 em stack deles (é isso que você quer?)

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


MMI
Olha, os poucos Lindy Fralin que toquei me pareceram fantásticos, acima dos outros mesmo. Só não sei se tem P-90 em stack deles (é isso que você quer?)

Tem sim, o Hum Canceling P-90 (acho que o P-90h é baseado nele). Porque foi o primeiro P-90 que ouvi falar com cancelamento de ruidos usando bobinas assimétricas.

http://www.fralinpickups.com/p90s.asp

Uma das vantagens de comprar os Lindy Fralin Hum Canceling P-90 é que dá pra vc escolher eles entre Stock, com 5% underwound ou 5% de overwound.

nichendrix
Veterano
# dez/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Esqueci de dizer, tem os P90 da Lollar no Dodô Audrin, mas é uns 300 reais cada. Pra mim é a única marca que compete com a Lindy Fralin e a Rio Grande em P-90s.

Filippo14
Veterano
# jun/10
· votar


meu p-90 da ponte da minha gold top 56 deu pau, ele diinui o som do nada, o outro continua com o som maravilhoso, nem faz ruido, porém esse apaga quando vc muda a posição da chave, oq pode ser? será q dá pra resolve em casa mesmo, de repente uma poeirinha coisa besta? vou pros EUA no meio de julho e já ia compra um monte de coisa. Será q vale eu troca os caps, pensei em uns mini humbuckers ou p-90 com som de humbucker da gibson, oq vc acham, gosto mtu de hard rock, classic rock, blues heavy metal, rock em geral. Alias oensei em troca os meus alnico classic da minah ultra 2 pelos seymour duncan alnico 2 do slash? terá uma grande mudança no som, será q vale a pena? bomvlew aí pra quem ajudar, fico meio grande mas espero q entendam
flw

dieguito guitar
Veterano
# jun/10
· votar


se eu trocar por P-90 Gibson esse chiado fica

O chiado continua sim!!! Continua sendo single-coil !!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a P-90 ou Humbucker em Epiphone Les Paul GoldTop '56