Que captador numa sg Epiphone g400

    Autor Mensagem
    Pepoka
    Veterano
    # dez/09


    Depois de muito tempo comprei minha guita nova.
    Não estou aqui para criar causo mas vou escrever porque comprei uma Epiphone e não uma Shelter:
    Acabamento, braço mais confortavel, captador um pouco mais presente.
    Paguei 1.070 depois de muito choro e uma shelter ele queria de braço parafusado 799,00, com case.
    Testei as duas. Entrei para pegar a shelter mas...

    Bom agora quero uma dica de que captador devo colocar na ponte ou no braço.
    Quero melhorar o som, gosto de Ac/dc, ratm, musica nascional em geral so toco em casa, ou seja quero agradar meu ouvido.

    Abraço a todos

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Pepoka
    Cara, em 1º lugar eu não vejo a necessidade de trocar captador desse guitarra, pelo menos no momento não. Mais tarde, se vc estiver tocando em uma banda e precisar de algo mais "profissa", aí sim.
    Abç

    JowR
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Exato.

    Queria saber porque as pessoas já compram a guitarra pensando em trocar os captadores/tarraxas.
    ;/

    guitarclub
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    JowR
    porque todo mundo fala sobre isso aqui no FCC, daí os leigos nem sabem se precisa ou não, e já querem trocar... famoso "maria vai com as outras"!

    JowR
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: JowR
    · votar


    guitarclub
    É. Eu falei sobre isso uma vez aqui, só nao lembro o tópico.

    EDIT:
    Lembrei do tópico
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/216532/#6251256

    Pepoka
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Certo valew a dica pessoal.

    Perguntei porque eu tenho uma guita mais inferior onde coloquei um gibson na ponta e o som da quele captador é muito mais gordo.
    A sg soa mais aguda perto dele.

    Valew a dica a todos principalmente ao Mauricio Luiz Bertola sempre sigo teus conselhos.

    Abraços

    JowR
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Pepoka
    Cara, toca primeiro, e depois vê se existe REALMENTE a necessidade de trocar o captador. Não estou dizendo que voce tem que ficar com o que é ruim, só pra voce reavaliar melhor.
    ;]

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Pepoka
    Se vc já tem um capt Gibson em uma guitarra inferior à essa, então retire-o dela e instale na G400...
    Abç

    Pepoka
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Certo JowR

    Comprei a guita faz pouco tempo mesmo, uns 3 meses, coloquei ela na Vibe aqui e porto alegre pra ajustar altura das cordas e oitavas.
    O cara gostou muito da guita falow tri bem e eu perguntei o que ele achava o do captador. Ele me respondeu sincero: são originais de fabrica.
    Não disse que eram ruim nem bons. Isso no ouvido a gente nota a diferença, eu vendi uma ibanez porque os captador não ajudavam muito meu som, e eu não gostava da guita.

    Abraços

    JowR
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Pepoka
    Então se voce quiser trocar, só me resta dar uma dica:
    Compre o cap que traduza o seu som. Não adianta comprar um com saída vintage pra tocar Napalm Death e nem adianta compra um X2N pra tocar Calypso.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    JowR
    Cara, em algumas guitarra, dada a relação custo-benefício, a troca é uma boa pedida. Por exemplo nas SX SST 57/62, até porque os capts que vem nela são muito ruins...
    Abç

    alfacorrea
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Pra mim, o melhor captador que já foi criado pela raça humana é o seguinte:

    Di Marzio Tone Zone

    Eu tenho um humbucking original em uma Les Paul, e acho que ele dá aquele crunch que falta na posição da ponte e deixa os agudos bem controlados quando toco limpo.

    Eu tenho um Tone Zone S na minha Strato e acho que é a melhor maneira de ter uma strato com som de Les Paul. Pra quem quer o timbre bem rock, mas não quer o peso e o desconforto de uma Les Paul, é a solução.

    Eu tenho uma Tele com o Tone Zone T na posição da ponte e acho que fecha a combinação perfeita, pois o Tone Zone dá aquela cortadinha nos agudos que deixam a tele um pouco chatinha.

    Nas 3 guitarras, a distorção fica bem interessante. Eles já têm uma carga de ganho razoável e não é necessário colocar muito ganho nos pedais, o que deixa os efeitos mais ´controláveis´.

    Mas essa é só a minha opinião. Eu sou Tone-Zone-Maníaco.

    Abraço.

    rafamoraes
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Dando um revival pra não criar outro...

    Sou guitarrista há 15 anos, toco em algumas bandas, enfim. Peguei uma G400 preta semi-nova há uns 2 ou 3 meses, e estou começando a consider uma troca da captação. Pelo som que toco (Blues e Rock Clássico), acho que o top pra mim seria Seymour Duncans, modelo Seth Lover (que foi feito pelo mítico criador dos primeiros Humbuckers das Gibson, em parceria com o Seymour, emulando esses clássicos captadores da década de 50) ou o set braço/ponte do modelo 59' da Seymour, não é isso? talvez um JB na ponte para uma porrada maior quando necessário...
    Pesquisando, o set do 59' no Mercado Livre ta na média dos 500 reais, o que acho que seria muita grana considerando que peguei a G400 fa faixa dos 900... Os Seth Lover então nem se fala, são ainda mais caros. Mesmo no e-bay, o kit dos 59' com os covers metálicos tá na casa dos 180 dólares, o que daria (considerando imposto) mais ou menos o mesmo valor comprando aqui mesmo.

    Resumindo, difícil pegar os Seymours. Quero saber de voces quais marcas e modelos específicos alternativos voces indicariam para por na minha G400, considerando o som que faço (Rock Clássico/Blues).
    Malagoli? Cabrera? Sérgio Rosar? Quais modelos? Onde achar? Se possível, gostaria de ver a opinião de quem usa/testou os modelos.

    Abraço

    JJJ
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: JJJ
    · votar


    rafamoraes

    Cara, eu estou num processo semelhante na minha G400. Só que eu resolvi colocar P90 (até porque já tenho uma Lespa com SD '59 que me atende perfeitamente no quesito "guitarra com humbucker pra hard rock clássico"...).

    Esses P90 eu comprei na Guitar Fetish. São os "tops" de lá, muito bem falados e, cada um saiu por 32 dólares. Acho um preço bem razoável e o visual deles é excelente (embora eu ainda não possa dar o meu depoimento sobre o som deles porque não instalei ainda - estou esperando um escudo para P90 chegar...). Tem vários modelos de humbucker também por lá.

    E, se quiser mais barato ainda, há a opção dos chineses fabricados "sob supervisão" (pelo menos é o que dizem...) de fabricantes conhecidos como Lace Sensor e Wilkinson. Eu comprei um par de P90 "designed by Lace" por 70 reais, incluindo frete(!) direto de Honk Kong, via ebay (mas esses não chegaram ainda).

    Outra opção são os Malagoli. Tem alguns caros, mas também tem modelos mais baratos.

    rafamoraes
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    JJJ

    Pois é, vi que tem um tópico aki sobre JB/59... É uma configuração que me parece interessante para o que eu toco, quero um som vintage mas com uma pimentinha a mais pra uns Black Sabbath da vida.

    Tua lespa tá com o set todo de 59's? Ela é Epiphone tb? Ficou show? Os P90 não me interessam, pois comprei a SG justamente pq precisava dos humbuckers pra tocar Sabbath e afins setentistas... Pra Single Coil já tenho uma strato com malagolis, muito boa por sinal. Vou ver se dou uma olhada na Guitar Fetish, tinha esquecido dela.

    Abraço

    Led Zé
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    rafamoraes
    Os P90 não me interessam, pois comprei a SG justamente pq precisava dos humbuckers pra tocar Sabbath e afins setentistas...

    Caso você ainda não saiba, Iommi usou Sgs com P90 em gravações e tours durante a década de 70. Os humbuckers vieram depois. abrax

    rafamoraes
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Led Zé
    Caso você ainda não saiba, Iommi usou Sgs com P90 em gravações e tours durante a década de 70. Os humbuckers vieram depois. abrax

    Legal. Mas de qualquer forma esse não é o foco. O lance é que preciso mesmo de humbuckers nela no momento, e não to satisfeito com os originais, principalmente o Bridge pq é o que mais uso nela.

    Abraço

    chenriquea
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Putz...nunca pensei em trocar os captadores da minha LP da Ephi
    Acho o som muito bom, se bem que minha técnica não permite avaliar isso bem...ouço tanta gente falando de equipamentos modificados que fico com a idéia de que a minha guitarra não tem qualidade :)

    A banana tá comendo o macaco

    JJJ
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: JJJ
    · votar


    rafamoraes
    Tua lespa tá com o set todo de 59's? Ela é Epiphone tb? Ficou show?
    Isso, o par de SD ´59.
    Epiphone Les Paul Plus Top Sunburst de uns 10 anos atrás (ainda com o logo Gibson na capinha do tensor).
    Bom... sou suspeito pra falar, mas... pra mim, ficou totalmente phoda! (eu troquei também a parte elétrica - com peças da Malagoli - para refazer o circuito no padrão Gibson 59). Tá uma delícia.

    não to satisfeito com os originais, principalmente o Bridge pq é o que mais uso nela.
    Realmente, não sei se é o tempo de uso que talvez tenha "comido" o magnetismo, mas o meu da ponte da SG é muito fraquinho. Inclusive, foi o principal motivo de eu querer trocar os captadores...

    rafamoraes
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: rafamoraes
    · votar


    JJJ

    Vi aki o site da Guitar Fetish.. Tem os humbuckers da linha "Professional" na faxa dos 40 dólares (metade do preço dos 59' Seymour Duncan). Os mais simples são 30 dólares. Gostei do preço. Pegar esses "chineses fabricados "sob supervisão"" não rola, chino por chino eu fico com os originais dela... rsrsrs

    Agora não sei se pego um desse Professional "Hot" pra ponte (saída um pouquinho mais alta) e um Professional normal pro braço, ou o set dos Professional normais...

    O set deve sair uns 100 reais com o frete, se não for taxado. Provavelmente não seja, pelo valor... Já um Seymour é o dobro do preço e tem muita chance de ser taxado até pela marca ser mais conhecida.

    Edit: Massa tua Lespa. O lance é que acho desperdício botar um par de caps de 500 pau numa guita de 900 (no meu caso)... não vejo como ele faria tanta diferença em relação a um bom (e bem mais em conta) par de caps alternativos como os GFS. Mas imagino que deva ter ficado matadora mesmo.

    chenriquea

    Cara se voce curte o som da sua Lespa Epi, pra que trocar caps? É aquela velha discussão, tem que tirar o máximo do teu equipo e saber bem o que precisa antes de pensar num upgrade, pra não jogar dinheiro fora só pq fulano disse que "X é melhor que Y".

    Alguém tem mais alguma sugestão?

    JJJ
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: JJJ
    · votar


    rafamoraes
    O lance é que acho desperdício botar um par de caps de 500 pau numa guita de 900 (no meu caso)... não vejo como ele faria tanta diferença em relação a um bom (e bem mais em conta) par de caps alternativos como os GFS. Mas imagino que deva ter ficado matadora mesmo.

    Com certeza, tu tem que chegar no limite do teu "hardware"... No meu caso, acho que cheguei no máximo que dava com a Lespa, ainda mais porque ela não veio com os originais quando comprei, então ia trocar mesmo. Além disso ela tem uma bela construção que eu achei que dava pra chegar nos SD (e eu consegui os caps no Paraguai, aí saiu bem mais em conta).

    Já a G400, realmente, é um pouco mais simples. Mas, em geral, SG é mais simples do que Les Paul (mesmo as Gibsons). Então, se você achasse os SD (ou Di Marzio, whatever) num preço bom, acho até que dava, no limite da guitarra. Só que esses GFS aí estão me parecendo um excelente custo/benefício (mas, veja bem, eu não testei ainda... é só uma impressão, baseada nos comentários, no visual dos caps e na descrição do produto).

    rafamoraes
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    JJJ

    Concordo. To achando os GFS uma ótima pedida, ainda mais pq o par vai sair o valor de UM MALAGOLI!!! É brincadeira? rsrs

    rafamoraes
    Veterano
    # abr/13
    · votar




    Nesse vídeo o cara testa um par de GFS Professional Series Alnico II Humbucker, segundo ele são réplicas dos PAF Gibson da década de 50. Até gostei...

    clguitar
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Posso recomendar os caps VEH da Guitar Fetish. São feitos para simular o som do início da carreira do Eddie Van Halen. Basicamente, são PAFs um pouco mais quentes que os vintage. Instalei na minha Epi LP e gostei muito do som, bem versátil e responde bem à distorção, sem perder a personalidade. Não conheço os Seth Lovers, mas talvez estes sejam uma alternativa bem mais barata.
    Abraço!

    Led Zé
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Comprei um par de caps ativos (Red actives) da GFS junto com um kit solderless. Não curtia ativos, mas sempre quis ter uma guitarra com um pela saída brutal e baixo ruído. Agora, eu descobri que eu não gosto é de EMG. Aquilo é uma merda. Magrelo e sem vida. Os GFS são animais. Som de passivos com saída e baixo ruído de ativos. Tudo que eu queria. Ainda não consigo entender como neguinho idolatra EMG ainda. Aquilo é a morte do timbre....

    rafamoraes
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Led Zé

    Hehe, não conheço a fundo os EMG, e nem é minha praia captação ativa. Mas tem muita marca aí vivendo de uma reputação construída pq fulano ou ciclano de banda grande usou num certo ponto da vida, ah tem sim...

    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Que captador numa sg Epiphone g400