Excesso de informação = Guitarrista neurótico

Autor Mensagem
_Dio
Veterano
# set/09


Falaê galera! Pergunto-lhes a opinião neste tópico sobre um tema que me chama a atenção já faz algum tempo.


É o seguinte, tava lendo uns tópicos perdidos de alguns iniciantes e o que me chamou mais a atenção foi a preocupação deles, pra não dizer desespero, com coisas meramente fúteis, como diferença entre Flamed Maple e Maple, por exemplo. Aliás, cada vez mais vejo tópicos em que gente que tá aprendendo agora e sequer sabe tocar um acorde pergunta sobre temas que não influenciam em absolutamente NADA no seu princípio na música.

Me considero intermediário, pois, apesar de não ter uma técnica apurada e criatividade, adquiri certo conhecimento sobre teoria musical, sobre a minha própria guitarra, enfim. E sofri, mesmo que um pouco menos, do mesmo mal dos iniciantes que frequentam aqui, pois com 5, 6 meses de guitarra já queria trocar captação, já perguntava sobre guitarras de compensado, sobre instalar killswitch, etc.

O que lhes pergunto é o seguinte: Vocês acham que certas informações são exclusivamente DESNECESSÁRIAS quando se está dando os primeiros passos na música? Concordam também que atrapalha o desenvolvimento do guitarrista ou instrumentista iniciante? Poderia existir uma geração de guitarristas neuróticos, que ao invés de importar-se apenas em tocar e desenvolver a própria musicalidade preocupa-se em ter uma guitarra de maple extraído de uma árvore do sudoeste da Suazilândia, cuja muda foi plantada no inverno de 63?

Dissertem =)

(aos engraçadinhos de plantão, lembrem do tópico do Sam)

_Dio
Veterano
# set/09
· votar


ninguém?

bpv
Veterano
# set/09
· votar


DiogoCarvalho

Poderia existir uma geração de guitarristas neuróticos, que ao invés de importar-se apenas em tocar e desenvolver a própria musicalidade preocupa-se em ter uma guitarra de maple extraído de uma árvore do sudoeste da Suazilândia, cuja muda foi plantada no inverno de 63?

Isso se chama G.A.S.

A galera daqui pensa em comprar captador antes de comprar a guitarra já.

Abçs,

JowR
Veterano
# set/09
· votar


DiogoCarvalho
O fato é que os novatos estao ouvindo falar de madeira pra la, que Tonante é uma merda pra la... Mas na verdade eles se preocupam muito precocemente com estas coisas, as vezes o novato nao sabe nem a afinação padrao e ja fica preocupado se a guitarra dele é de compensando... A culpa é nossa, nós com um pouco mais de habilidade estamos enchendo a cabeça das "crianças" com coisas de "gente grande".

Ps: O Topic do Sam é la no OT. =)

_Dio
Veterano
# set/09
· votar


bpv
cara, acho que é mais ou menos isso. não é bom começar com instrumentos ruins, mas ficar se preocupando com detalhezinhos cuja diferença só se nota após algum tempo de estudo é pior

_Dio
Veterano
# set/09
· votar


JowR
Mas na verdade eles se preocupam muito precocemente com estas coisas, as vezes o novato nao sabe nem a afinação padrao e ja fica preocupado se a guitarra dele é de compensando...

Exatamente! Essa triagem de informação não acontece por causa da imaturidade mesmo, tipo, o cara tá aprendendo, quer se informar o máximo que puder mas acaba incorporando vícios de veteranos no instrumento, o que confunde mais.

Tonanteador
Veterano
# set/09
· votar


Eu concordo, sou ultra iniciante e estava me preocupando com a captação da minha guitarra, sem ao menos saber tocar algo decente. Concordo mto com esse tópico e acho q me ajudo bastante a "não pôr a carroça na frente dos bois"...

_Dio
Veterano
# set/09
· votar


Tonanteador
Então, é... tipo, não tô criticando ninguém, sabe? mas é que esse vício realmente prejudica o iniciante (eu sofri com isso por um longo tempo), saca?

fill.zanchez
Veterano
# set/09 · Editado por: fill.zanchez
· votar


Aliás, cada vez mais vejo tópicos em que gente que tá aprendendo agora e sequer sabe tocar um acorde pergunta sobre temas que não influenciam em absolutamente NADA no seu princípio na música.

Pois isso pra mim nem é tanto GAS e sim uma cultura errada em relação ao instrumento. Os caras botam na cabeça que só vão tocar como o ídolo deles quanto tiverem um equipo igual do cara... É claro que fica difícil evoluir com uma Tonante, mas com uma guitarra nacional razoável (R$ 600,00) já dá pra treinar qualquer tipo de técnica, ou tirar qualquer solo.

Vocês acham que certas informações são exclusivamente DESNECESSÁRIAS quando se está dando os primeiros passos na música? Concordam também que atrapalha o desenvolvimento do guitarrista ou instrumentista iniciante? Poderia existir uma geração de guitarristas neuróticos, que ao invés de importar-se apenas em tocar e desenvolver a própria musicalidade preocupa-se em ter uma guitarra de maple extraído de uma árvore do sudoeste da Suazilândia, cuja muda foi plantada no inverno de 63?


Exclusivamente não! Diria que é muito importante o quanto antes o cara ir aprendendo sobre os conceitos técnicos da guitarra... madeira, captação, elétrica, pintura, etc. Mas que em paralelo alguem sempre lhe diga q o mais importante é tocar, tocar, tocar, independente do equipo ele deve saber q em 1º lugar vem o instrumentista e em 2º o instrumento!

_Dio
Veterano
# set/09
· votar


fill.zanchez
Diria que é muito importante o quanto antes o cara ir aprendendo sobre os conceitos técnicos da guitarra... madeira, captação, elétrica, pintura, etc.

Nisso eu concordo plenamente contigo, cara.

o mais importante é tocar, tocar, tocar, independendo do equipo ele deve saber q em 1º lugar vem o instrumentista e em 2º o instrumento!

Nisso também!


mas o que eu quis dizer com o exclusivamente desnecessário foi:

que ao invés de importar-se apenas em tocar e desenvolver a própria musicalidade preocupa-se em ter uma guitarra de maple extraído de uma árvore do sudoeste da Suazilândia, cuja muda foi plantada no inverno de 63?

Claro, conhecer as madeiras, a qualidade de cada uma e outros aspectos técnicos é importante, mas acho que seja descartável quando se tem 3 meses de guitarra, por exemplo.

Jg Destroyer
Veterano
# set/09
· votar


fill.zanchez
Os caras botam na cabeça que só vão tocar como o ídolo deles quanto tiverem um equipo igual do cara...

Mentira! E é justamente isso que o Diogo tá criticando..
Quem bota isso na cabeça é a galera do FCC! E as vezes o cara tá feliz da vida com a guitarra dele, entra aqui e nego começa a falar mal e tal e coisa.

_Dio
Veterano
# set/09
· votar


Jg Destroyer
E as vezes o cara tá feliz da vida com a guitarra dele, entra aqui e nego começa a falar mal e tal e coisa.

Bingo! Entendeu direitinho minha mensagem, mano Gabriel =)

fill.zanchez
Veterano
# set/09
· votar


DiogoCarvalho
Claro, conhecer as madeiras, a qualidade de cada uma e outros aspectos técnicos é importante, mas acho que seja descartável quando se tem 3 meses de guitarra, por exemplo.

Desnecessário é sim! Mas se surgir o assunto deve ser tratado e explicado com detalhes... Mas sem dúvida concordamos q o + importante é tocar, tocar, ttocar, tocar, tocar, tocar, tocar (dormir), ocar, tocar, tocar (dormir), tocar, tocar, tocar, tocar, tocar (dormir), tocar, tocar, tocar, tocar, tocar... =p

fill.zanchez
Veterano
# set/09 · Editado por: fill.zanchez
· votar


Jg Destroyer
Mentira! E é justamente isso que o Diogo tá criticando..
Quem bota isso na cabeça é a galera do FCC! E as vezes o cara tá feliz da vida com a guitarra dele, entra aqui e nego começa a falar mal e tal e coisa.

Foi oq eu disse cara...

afinal qm bota alguma ideia na kbeça tem q ser influenciado ne?! e é aí q entra a galera do FCC.

NA VERDADE A CULPA DISSO É 90% DO MAURICIO BAHIA!!! UHAUAHUHA


brinks! ;)

_Dio
Veterano
# set/09
· votar


Desnecessário é sim! Mas se surgir o assunto deve ser tratado e explicado com detalhes... Mas sem dúvida concordamos q o + importante é tocar, tocar, ttocar, tocar, tocar, tocar, tocar (dormir), ocar, tocar, tocar (dormir), tocar, tocar, tocar, tocar, tocar (dormir), tocar, tocar, tocar, tocar, tocar... =p

verdade. =) Só que esse tipo de aspecto só pode ser percebido quando há uma experiência no assunto.

De Ros
Veterano
# set/09 · Editado por: De Ros
· votar


Gente, faz um bom tempo que não posto nada aqui, mas esse tópico chamou minha atenção.

Como um pequeno depoimento pessoal, deixa eu contar de algumas tournes que eu já fiz...

Eu e o Pablo Soler, guitarrista Argentino, faziamos tours que duravam até dois meses pela Bolivia, Argentina, Paraguai, Chile e outros paises sul-americanos. Aconteçe que a gente ia de onibus, levando o estritamente necessário na mochila e o bag da guitarra.

Amp, era o que aparecia. Como a gente tocava em lugares massa mas também em muito buracos (mas buraco mesmo, lugares tenebrosos...), eu não ia ficar levando minha guitarras caras. Caso alguém nos roubasse (e isso aconteceu algumas vezes), melhor perder pouco né?

Então sabe como eu ia para essas tours? Com uma Washburn da serie "X", que nova deve custar uns 600 pila, com a captação original e uma Zoom, primeiro uma 507 e depois uma G2. E mais nada.

Gente, foram bem mais de 100 apresentações com esse set. Só umas duas vezes tive que ligar direto na mesa, as outras vezes sempre pintou um amp. As vezes era aqueles "Park" de estudo...

Eu acho equipamento super importante, mas entre não fazer a tourne por medo de perder grana caso roubem um Argos, uma N4 e um DD3, e fazer a gig com um som que não é o ideal mas é pelo menos honesto, eu sempre optei pela segunda!

Hoje em dia eu estou usando um equipo muito bom, mas se pintar uns shows meio perigosos, eu não tiro minha guitarra de luthier da minha casa, que não sou louco!

Então, a minha visão desse assunto é que é muito legal ter um bom equipamento, mas as vezes o cara começa a esquecer que aquelas tralhas servem para fazer música...

Muita música maravilhosa já foi composta e executada em equipamentos ordinários, mas que eu saiba, nunca um equipamento top de linha compôs ou executou uma unica nota sozinho...

E agora chega de escrever, quarta e quinta vou gravar meu primeiro DVD ao vivo e tenho que estudar, porque o equipo já está pronto (e dessa vez só vai coisa boa, lógico, hehehe!).

Grande abraço!

Luqueuris150
Veterano
# set/09
· votar


Eu tbm, quando passei a ter mais participação aki no forum, nem bem sabia tocar mta coisa e já pensava em troca de captadores e tudo mais, depois de ler alguns tópicos. Pensava em compra de pedais, algo q pra meu nível é extremamente desnecessário, seria apenas um gasto de dinheiro a mais.

Depois, ainda no convívio com o pessoal aqui do forum, é q eu aprendi que esses conteúdos são bons, mas que temos que saber diferenciar o que seria o "momento certo" em que você vai saber as diferenças timbrísticas, fazendo assim com que você entenda na prática porque tais captadores são melhores pra tais estilos, e não pura teoria.

Hoje eu tenho 6 meses de guitarra (mas apenas 2 meses de aula) e fui me controlando bem e já consegui aprender muita coisa. Devido à necessidade de minha banda eu recentemente fiz uma troca de captadores da minha guitarra, mas eu consegui segurá-los até que eu estivesse seguro das diferenças entre os captadores, na sonoridade, e já consigo me controlar melhor.

Mas o mal de quando aprendemos todo esse conteúdo é a G.A.S. que ataca ...

tenho um amigo que começou esse mês, eu vou tentar ensinar a ele o mínimo possível quanto à esses assuntos, para que ele consiga ser um guitarrista comum, e só desenvolva a G.A.S. quando ele for "gente grande" na guitarra, e não como eu que desde cedo já sentia esse indesejável sentimento.

Acredito eu que essas informações são impotantes, mas que elas tem que ser aplicadas da maneira correta, acho que deveria ter restrição de informação para novatos, que assim, com certeza diminuiria a quantidade de novatos assim. Se houvesse uma área para novatos, da qual ele apenas pudesse frequêntar essa área e o OT, os novatos não teriam acesso a informações mais complexas e assim, todo e qualquer problema timbrístico que ele encontrasse ele procuraria resolver melhorando sua técnica, daí as perguntas seriam quanto a técnica, digitação, e não quanto a captadores, madeiras, e blá blá blá, esses assuntos mais complexos deveriam ser abertos apenas a membros e Veteranos.

sei que poderia acabar prejudicando os membros novatos, mas que já tocam a muito tempo, mas talvez fosse melhor.

Não quero que outros iniciantes passem pelo que eu passei, eu tive problema psicológico de ansiedade por cause disso, e de vez em quando ela volta a atacar.

_Dio
Veterano
# set/09
· votar


De Ros
Rapaz, gostei do teu depoimento!

Interessante saber a opinião de quem já tem experiência

Luqueuris150
Veterano
# set/09
· votar


De Ros

kero conhecer tua banda, e keria que vc me ensinasse algumas coisinhas sobre shows, tem como?

já q vc já vai gravar dvd já deve estar crescendo bem XD, daí vc já deve ter as manhas, vc me ensina?

_Dio
Veterano
# set/09
· votar


Luqueuris150
Acredito eu que essas informações são importantes, mas que elas tem que ser aplicadas da maneira correta

Perfeito.


acho que deveria ter restrição de informação para novatos, que assim, com certeza diminuiria a quantidade de novatos assim. Se houvesse uma área para novatos, da qual ele apenas pudesse frequêntar essa área e o OT, os novatos não teriam acesso a informações mais complexas e assim, todo e qualquer problema timbrístico que ele encontrasse ele procuraria resolver melhorando sua técnica, daí as perguntas seriam quanto a técnica, digitação, e não quanto a captadores, madeiras, e blá blá blá, esses assuntos mais complexos deveriam ser abertos apenas a membros e Veteranos.

não é pra tanto, aliás, é bom deixar claro:
como isso aqui é um fórum público, fala-se o que quer na hora que quer, portanto fica difícil e até inviável limitar informações.

A questão, acho, é o cara saber filtrar o que é importante ou não pro seu desenvolvimento naquela hora. É aí que entra a opinião dos "mais velhos", indicando os caminhos certos.

afinal, muita gente aprende muita coisa aqui, inclusive eu.

Bog
Veterano
# set/09 · Editado por: Bog
· votar


DiogoCarvalho

Bom, a idéia do tópico é recorrente, nada de novo, e antes que isso se torne mais uma daquelas infindáveis discussões sobre "técnica x equipamento"...

Diferente do que andam dizendo, eu acho que isso não é GAS, ou pelo menos, não é o único tipo de GAS que existe. Digo isso porque existe um imenso abismo entre as duas situações abaixo:

1. Fulano toca há mais de 10 anos, e gosta de ter várias guitarras com boa tocabilicade (que ele sente), amps com timbres variados (que ele consegue distinguir) e evitar pedais que geram ruído (que incomodam ele). Não que ele precise disso tudo, ele só gosta de ter coisas legais.

2. Ciclano toca há menos de 1 ano, e acredita que o seu som está ruim só porque a guitarra foi barata (mesmo que tudo soe ruim nas suas mãos), acha que NECESSITA de um valvulado de 50w para tocar no quarto (mesmo sem perceber a diferença) e de pedais feitos com resistores dos anos 70 (porque ouvi dizer que é beeem melhor).

No geral, o Fulano ali consegue facilmente diferenciar os equipamentos por si só, ele senta, pega a guitarra, e julga. No fim das contas, tanto faz se a madeira é compensado ou mogno das Colinas Mágicas, o cara avalia a guitarra com as mãos e ouvidos. Já o Ciclano não, ele nem sabe do que está falando, e talvez se apegue a detalhes que "me disseram", como o nome da madeira da escala EXATAMENTE porque não consegue avaliar a guitarra com as próprias mãos e ouvidos. Então, não confundamos...

Quanto à restrição de informações, sou radicalmente contra se colocar em uma posição paternalista. Informações devem ser divulgadas, inclusive sobre MITOS que merecem destaque. O que o sujeito vai fazer com essa informação é problema dele e do bolso dele.

PS - Eu sou um daqueles "fulanos" ali, mas apesar de tocar como um eterno iniciante, passei 5 anos só com uma Tonante antes de começar a comprar equipamentos minimamente decentes.

Soul Wyx
Veterano
# set/09
· votar


Eu queria trocar meus captadores, até descobrir como usar eles.
;D
Acho que preciso de um pedal de distorção e só. Os efeitos vão na pedaleira.
Tenho uma VivaGold + Condor GX35R (soa muito agudo) + ( Zoom G1X)

_Dio
Veterano
# set/09 · Editado por: _Dio
· votar


Bog
Diferente do que andam dizendo, eu acho que isso não é GAS, ou pelo menos, não é o único tipo de GAS que existe.

também não acho que seja GAS, ou talvez seja o prazer em comprar equipo unido à propaganda do "me disseram", entende?

No geral, o Fulano ali consegue facilmente diferenciar os equipamentos por si só, ele senta, pega a guitarra, e julga como aquilo se aplica. No fim das contas, tanto faz se a madeira é compensado ou mogno das Colinas Mágicas, o cara avalia a guitarra com as mãos e ouvidos. Já o Ciclano não, ele nem sabe do que está falando, e talvez se apegue a detalhes que "me disseram", como o nome da madeira da escala EXATAMENTE porque não consegue avaliar a guitarra com as próprias mãos e ouvidos. Então, não confundamos...

gostei bastante do que você escreveu, me fez pensar um pouco sobre o que eu havia dito antes, mas acredito que tenhamos pontos de vista parecidos, não?

passei 5 anos só com uma Tonante antes de começar a comprar equipamentos minimamente decentes.

viu? aprender os aspectos, características e atributos da guitarra e do equipo em geral é fundamental. O que eu sempre defendo é que o iniciante não precisa, por ora, se preocupar com pormenores que ele nem notaria a diferença se não tivesse lido aqui. Acho que tudo o que eu quis dizer se resume a Filtrar as Informações.


edit: Ah, sobre o tema ser recorrente, seilá, é bom ler novos pontos de vista, não?

Guynho
Veterano
# set/09
· votar


Isso é verdade...em partes =D

Na realidade, quem tem dinheiro sempre vai jogar fora com coisas das quais não precisa (ou que não fariam falta), e quem não tem tanto dinheiro precisa ser mais criterioso. É simples assim...

Por exemplo: Se eu pudesse, eu teria uma Gibson, uma Fender, um Marshall e um Mesa/Boogie. Aliás, quem não teria? É um lance de fetiche, de GAS mesmo. Como eu não tenho, eu tenho que fazer uma escolha na hora da compra. Eu tenho que ser criterioso. Eu não posso comprar o Tubescreamer, o Argos e o DD-20 ao mesmo tempo, porque a grana aqui é mais curta. Do mesmo modo que o cara sonha com a ferrari, mas compra o golzinho. Muito embora, quem tem dinheiro faça, e não esteja nem ae pra quem não tem. É assim...

Mas tem o outro lado: O Lado do gurizinho que chega aqui, e acha que se tiver um valvulado, uma Fender, e o Pedalboard do edalko (ou o do Mauricio Bahia), ele vai ser o rockstar. Do guri que acha que o EMG 81/85 vai fazer dele o Zakk Wylde. Bem, pra esses casos, existe a orientação dos veteranos (foi assim comigo). Mas mesmo assim: Não são FALSAS informações. O Valvulado vai ser melhor que o Hibrido, o iniciante sabendo disso ou não, ele percebendo isso ou não. A Epiphone nunca vai ser uma Gibson, quer o novato note a diferença ou não. Portanto, esse novato deve ser orientado à, no caso de ele não poder mudar a captação da guitarra, não ficar preso à isso, e tocar. Porque mesmo que ele não note que o Mogno é melhor que o compensado HOJE, amanhã ele vai notar.

A primeira guitarra que eu comprei, foi uma Ibanez AF75D, que não é nenhuma guitarra de iniciante. E confesso que na epoca, eu não saberia diferenciar pra uma Groovin de pau véio. Fiquei um ano só tocando nela, e quando eu peguei uma stratinho vagaba, eu senti a diferença. Então, na realidade, não foi um mal investimento, e não foi um mal negocio eu ter investido numa guita melhor logo de cara.

Tem que rolar a orientação sim, pra melhor filtragem das informações. Mas não tem que tapar o sol com a peneira, e "preservar" o novato. A busca tá ae, os veteranos estão ae, é só o cara querer aprender, e ser orientado a interpretar o que lê. Simples assim...

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


A coisa é bem subjetiva na minha opinião. Eu sou músico amador, tenho alguma condição de comprar coisas "boas" e tenho plena consciência que não precisaria de 99% do que possuo hoje em dia pra tocar guitarra numa banda como a minha, até pq o pessoal que toco não tem bem noção pra avaliar se o que tenho é bom, "mais ou menos" ou ruim. Só acham que eu sou louco (e provavelmente exagerado)!
No meu caso, é uma realização pessoal e, se eu for analisar friamente, praticamente não tem a ver com música. Eu poderia muito bem tocar com a minha Strato antiga, uma G2 e o meu amp Behringer AC-108 de 15W. Usei esse equipo "n" vezes há alguns anos atrás e obtinha praticamente o mesmo efeito pra banda e pras músicas que tocamos por diversão. Além desse equipo que citei, sendo bem honesto comigo mesmo, pra banda, é tudo supérfluo. Pra mim não, pq eu curto sonoridades e novidades.

Sobre o excesso de informação, eu acho que o o problema é saber filtrar pq informação nunca é demais, na minha opinião.

_Dio
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia
Sobre o excesso de informação, eu acho que o o problema é saber filtrar pq informação nunca é demais, na minha opinião.

verdade, informação nunca é demais, mas tem que saber o que é útil num determinado momento e o que não é necessário.

_Dio
Veterano
# set/09 · Editado por: _Dio
· votar


Guynho
Então, na realidade, não foi um mal investimento, e não foi um mal negocio eu ter investido numa guita melhor logo de cara.

Cara, assim, também acho que é interessante vc começar com equipo bom se tiver condições pra isso. A questão é que o cara acaba por comprar coisas totalmente inúteis pra ele no momento, só porque leu em algum lugar que algum detalhe no item que ele comprou tem alguma característica que diferencie no timbre ou na qualidade do som, mas algo IMPERCEPTÍVEL pra quem tem uns 6 meses de guitar, entende?

acho até que repeti demais o mesmo argumento, mas enfim.


edit: Portanto, esse novato deve ser orientado à, no caso de ele não poder mudar a captação da guitarra, não ficar preso à isso, e tocar.


você resumiu meus argumentos.

Slash Hammett
Veterano
# set/09
· votar


eh isso mesmo. tem gente aqui no forum q mal aprendeu fazer acordes e ja sai soltando essas perolas.
o pessoal ta tendo uma ideia muito deturpada da coisa.

_Dio
Veterano
# set/09
· votar


Slash Hammett
Verdade.

VTezao
Veterano
# set/09
· votar


o pior mesmo é alguem querer tocar guitarra sem aprender acordes e escalas né :B


ai eh faaaail!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Excesso de informação = Guitarrista neurótico