Programinha amansa burro: Escalas, acordes, afinações abertas

Autor Mensagem
fernando0877
Veterano
# dez/09 · Editado por: fernando0877


Galera das cordas... Link no 4Shared

Este é o link de um programinha, bastante útil, que fiz em excel e estava aqui parado no meu computador há algum tempo. Serve como amansa burro, de escalas, intervalos, afinações abertas, acordes, arpejos e utilizações. Basta ir mudando as variáveis "Intervalos", "Tom", "Afinação" nas setinhas. OBS: se as setinhas pra baixo e para cima não estiverem funcionando avisem aí (pode ser configuração no excel de vcs)

Intervalos: Visualizar os shapes, intervalos e acordes no braço da guitarra. Tem um botãozinho de configuração que possibilita inserir novas escalas, acordes e comentários destas.
Afinação: Dá pra mudar a afinação do braço e visualizar os novos shapes formados. Tem um botãozinho de configuração em cima na direita caso vc queira adicionar uma nova afinação não cadastrada. Essa era uma das principais idéias novas, pois curto brincar com afinações abertas e não tem praticamente nada na Net sobre os acordes e shapes em afinações alternativas... é uma mão na roda pra quem quiser se aventurar em outras afinações.
Tom: Pra quem não é acostumado com a visualização por intervalos coloquei, o braço com as notas e claro a possibilidade de mudança de tom.

A idéia inicial era explicar harmonia e improvisação pros camaradas q tocam comigo. Mas como o assunto tem muito pano pra manga acabei deixando inacabado e mal escrito. O bom é que vcs podem ajeitar.

Qualquer sugestão é bem vinda. Se encontrarem qualquer erro, ou escala, ou acorde faltando (eu já vi que está faltando acorde com 6/9), ou texto adicional, etc, etc, deixem aí em baixo anotado que dentro do possível vou melhorando essa parada.
Buenas, sem mais delogas... Digam aí o que acharam!!! Abraço!!!

fernando0877@gmail.com

EternoRocker
Veterano
# dez/09
· votar


Ow... Bem bom esse lance heim...

Super interessante...

Valew pela contribuição !!!

KAEL METAL
Veterano
# dez/09
· votar


Legal esse programinha, ajuda bastante, mesmo sabendo as fórmulas de construção das escalas sempre tem aquela que não sabemos de cor, e não custa nada pegar na hora com programas como esse

Valeu

nyurig3
Veterano
# dez/09
· votar


El Cabongo
boa iniciativa cara, quando chegar em casa vou baixar o rograma para conferir
vlw

FLO7v
Veterano
# dez/09
· votar


El Cabongo

beelo prograama.. =)

ajuda bastante..
brigadão :D

fernando0877
Veterano
# dez/09 · Editado por: fernando0877
· votar


KAEL METAL
...mesmo sabendo as fórmulas de construção das escalas sempre tem aquela que não sabemos de cor...

É bem por aí... e tem também o lance de que sempre esquecia uma parte da teoria associada a determinada escala, ou formação de acorde. Então, lá na parte da configuração se vc quiser escrever algo sobre o modo Dórico, por exemplo, pra aparecer no campo de texto... dá pra inserir, salvar e pronto... vai ficar lá registrado pra lembrar depois.

EternoRocker
KAEL METAL
nyurig3
Valeu pessoal...

rafamoraes
Veterano
# dez/09
· votar


bacana o programa, o legal é ele mostrar os intervalos ao mesmo tempo em q mostra a digitação da escala no braço. Mas senti falta de escalas menores no programa, ou eu q comi mosca?

abraço

fernando0877
Veterano
# dez/09
· votar


rafamoraes
Mas senti falta de escalas menores no programa, ou eu q comi mosca?
É, Comeu mosca cara... tem uma pá de escalas menores
Maior Natural e todos os modos,
a Menor Harmônica e todos seus modos,
a Menor Melódica e todos seus modos.

Os botões de rolagem ali na caixa "Intervalos" estão funcionando???
Eles passam pro próximo... pois ele é pra ter aberto no modo Jônio.. e o próximo abaixo já é o menor natural eólio... dá uma olhada aí... e vê se está funcionando no teu PC.

Juh_Cruz
Veterano
# dez/09
· votar


El Cabongo
Baixei aki, parece que é muito bom, ainda vou olhar, mas valew! :D

mauamusic
Veterano
# dez/09
· votar


valeu!!!

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


yo... marcando pra pegar depois.

SK8Boy
Veterano
# dez/09
· votar


El Cabongo
Mto bom, belíssima iniciativa, prescisamos de mais tópicos assim, parabéns!

Sioux
Veterano
# dez/09
· votar


amansa burro

Xorei kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Prometherion
Veterano
# dez/09
· votar


boa

ricolb
Veterano
# dez/09
· votar


El Cabongo
"Mostra de ball." Excelente contribuição pra galera! Valeu!!

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# dez/09
· votar


El Cabongo
Você que fez? Se foi voce, parabens! Achei muito bom! Olha, eu só achei meio bagunçado o visual. O conteudo ta otimo pra um arquivo .xls mas se você tiver mais experiencia faça em um arquivo .exe, ai fica mais organizado.

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# dez/09
· votar


El Cabongo
O unico ruim é que eu não entendo como ver essas escalas do jeito que estão representadas no programa, tem algum jeito? É porque fica tudo junto ai não sei qual é qual, tem um modo de saber separar as escalas?

ogaitnas
Veterano
# dez/09
· votar


No Openoffice não funciona 100%, ele muda a escala, tom, descrição da escala, mas o scroll na tela não funciona, deve ser alguma incompatibilidade com o broffice.

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# dez/09
· votar


ogaitnas
Usa Microsoft Excel

FeaR-ME
Veterano
# dez/09
· votar


ogaitnas
O scroll aqui tb nao funciona, é office 98..

El Cabongo
Tem alguma coisa errada, eu acho..

Eu seleciono a penta maior de C tá tudo certo, ai eu permaneço o tom em C, e seleciono Penta menor, tá saindo a penta de Gm ou A#... Como assim?

fernando0877
Veterano
# dez/09
· votar


LeondelFefon
Olha, eu só achei meio bagunçado o visual. O conteudo ta otimo pra um arquivo .xls mas se você tiver mais experiencia faça em um arquivo .exe, ai fica mais organizado.

É se fosse EXE seria show de bola eu também gostaria... hehe. Na real era minha idéia inicial, desenvolver em excel que eu sabia que eu conseguiria fazer e depois passar a idéia pra Java. Mas como não sei programar muito bem (sei só VBA-Visual Basic for Applications), acabei deixando de lado, ia demandar muito tempo pra algo que não sei se funcionaria... Vc sabe fazer isso (programação)???

O unico ruim é que eu não entendo como ver essas escalas do jeito que estão representadas no programa, tem algum jeito?
Se não entendeu... de nada serve.. hehe... É praticamente a mesma apresentação de braço do Guitar Pro, ou qualquer outro shape que se encontra aí pela Net.
Por exemplo: Escolha "Escala Maior Natural (jônio)" TOM: escolhe em "C", na afinação coloca em "Normal:Standard".
Buenas, no braço de cima com representação por "notas", fdevem ter ficados destacadas (em branco) as notas da Escala de C Maior (jônio), Ou seja, C, D, E, F, G, B... note que a tônica C é um quadradinho destacado em cor amarela e as demais são quadradinhos destacados em cor branca.

ogaitnas
ÉNo Openoffice não funciona 100%, ele muda a escala, tom, descrição da escala, mas o scroll na tela não funciona, deve ser alguma incompatibilidade com o broffice.
Bom saber... acho que só funciona no excel... e ainda tinham surgido do excel 2003 para 2007 que tive que dar uma tapeada.

Então... taí a idéia... Isso é um fórum né. Se alguém quiser e souber melhorá-la em qualquer aspecto...

FeaR-ME
Veterano
# dez/09
· votar


El Cabongo
E eu? =P

fernando0877
Veterano
# dez/09 · Editado por: fernando0877
· votar


FeaR-ME
Cara... tá certo sim... note que na penta menor de C... a nota continuou em C.... Veja as tônicas de C, neste caso, são as únicas que ficaram pintadas de amarelo... Note que as notas da penta menor de C são... C, D#, F, G, A#... (não necessariamente nessa ordem) acho que vc está olhando o shape (formato) que se formou na 3ª casa. Olha para o shape que se formou no C da 8ª casa... acho que é este shape de pentatônica menor que vc esperava encontrar.

Ou melhor... ponha uma base em C e toque em qualquer uma destas casa... vc vai ver que está certo

Certo?

fernando0877
Veterano
# dez/09 · Editado por: fernando0877
· votar


ogaitnas
FeaR-ME
Quanto ao Scroll não funcionar acho que é porque eu coloquei proteção pra não poder selecionar a planilha... talvez funcione nas setas pra cima e pra baixo do teclado.
Se não resolver... desprotege a planilha...
.. Vai em ferramentas/desproteger planilha/ e digita a senha que é o número "3"
Bom agora vai no mesmo caminho para proteger a planilha porém seleciona a opção "permitir que o usuário selecione células bloqueadas"... vê se funciona....

Ou então deixa desprotegida... só que daí se vc bagunçar e deletar algo na planilha a culpa é sua... hhehe

ME digam aí se funciona...

FeaR-ME
Veterano
# dez/09 · Editado por: FeaR-ME
· votar


El Cabongo
Ahhh saquei! Ta certo msm, vlw!

EDIT: Cara sério mesmo, vlw demais, eu tava precisando de um suporte pra estudar, pq tenho trabalhado demais.. Agora com isso vai ser bem mais fácil estudar minhas deficiências.

Parabéns pela iniciativa!!!

Gambá do Rock
Veterano
# dez/09
· votar


Muito bom, cara!

PARABÉNS!

fernando0877
Veterano
# dez/09
· votar


Gambá do Rock
Blz...

FeaR-ME
Me manda teu mail que te passo a planilha numa configuração diferente. Daí a gente vê pelo teu PC se tem como o scroll funcionar em outras versões.

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# dez/09
· votar


El Cabongo
Entendi agora como ler, eu nunca tinha entendido o jeito do Guitar Pro. Não sei programar em exe não. Ainda to la nos .bat (mas são uteis).

_Dio
Veterano
# dez/09
· votar


El Cabongo
Programinha fantástico, hein!
Curti pra caramba, já incluí no material de estudo!

Parabéns!

edumnovaes
Veterano
# dez/09
· votar


El Cabongo
MUITO BOM CARA!!!
Nota 10! Merce até um stick aki no fórum!
Muito obrigado por sua contribuição!
Parabéns!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Programinha amansa burro: Escalas, acordes, afinações abertas