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Dioxi Veterano |
# nov/09
Olá, queria que tirassem minha dúvida nos modos gregos... estou prestes a entender o assunto, mais algumas coisas ainda n intendi.
Exemplo: se tenho um G jonio:
E------------------------------5-7-8------------------- B------------------------5-7-8------------------------- G------------------4-5-7------------------------------- D-------------4-5-7------------------------------------ A-------3-5-7------------------------------------------ E-3-5-7------------------------------------------------
Um B jonio será:
E--------------------------------9-11-12--------------- B-------------------------9-11-12---------------------- G-------------------8-9-11----------------------------- D-------------8-9-11----------------------------------- A-------7-9-11----------------------------------------- E-7-9-11-----------------------------------------------
estou certo ou errado?
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outra coisa...
se eu estiver tocando em B eu posso usar estes modos, certo?
B jonio C# dorico D# frigio Em lidio F# mixolidio G# eólio A# lócrio
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Se eu estiver tocando:
B - D - C#
oque posso usar?
Vlw...
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fill.zanchez Veterano |
# nov/09
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Dioxi Sobre o G jônio e o B jônio você está certo. Sobre os modos e tons que pode usar com B você está certo mas não saquei qual foi a do "Em" ali...
E sobre a progração B D C# sei lá...
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LeandroP Moderador |
# nov/09
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Dioxi
Tá tudo certo aí.... Só o "Em" que não tem a ver com o assunto.
O acorde é o E mesmo, só que maior. O modo lídio é um modo maior.
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eduardodff Veterano |
# nov/09
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Cara, os modos gregos são todos interligados, qualquer um que você usar nesse esquema que você montou aí, soará harmônico, quer ver uma coisa? No segundo exemplo que você usou, o B Jônio, inicia-se na casa 7; se você iniciar na 9, mantendo igualzinho os outros você tem o dórico:
e------------9---11-12-------------------------------------- B------------9--11--12-------------------------------------- G---------8--9--11----------------------------------------- D---------8--9-11------------------------------------------ A------7----9--11------------------------------------------ E------x---9--11-------------------------------------------
Se vôcê iniciar no 11, mantendo igual você tem o frígio:
e---------------9----11--12--------------------------------- B---------------9----11--12--------------------------------- G------------8--9----11----------------------------------- D------------8--9----11----------------------------------- A----------7----9----11------------------------------------ E----------x----x----11------------------------------------
Se você começar do 7 da corda Lá, tem o modo Lídio:
e---------------9----11--12--------------------------------- B---------------9----11--12--------------------------------- G------------8--9----11------------------------------------ D------------8--9----11------------------------------------ A---------7-----9----11------------------------------------ E---------x-----x-----x-----------------------------------
E assim vai, aqueles shapes que a gente decora são um modo mais fácil de você manter o mesmo número de notas, porém a sonoridade é igual!!! O modo que você usa vai depender da harmonia que você está usando, por exemplo se você usa nessa harmonia aí acordes maiores, você vai pegar o modo jonio, lidio ou mixolidio e se você usa acordes menores, você vai usar dórico, frígio, eólio ou lócrio, cada um tem uns acordes que soariam melhor!!
Um abração!!!
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encosto Veterano |
# nov/09
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cara... da uma estudada em campo harmônico também...
Ex: Campo harmônico maior...
(leia-se o número romano como grau)
I-M7M II-m7 III-m7 IV-M7M V- M7 VI - m7 VII - m7(5b)
Por exemplo.. uma música com centro tonal de C vc "poderia" usar os acordes de CM7, Dm7,Em7,FM7,G7,Am7 e Bm7(5b)
os modos gregos seguem a mesma lógica, só que eu listei somente as tétrades (tônica, terça, quinta e sétima), nos modos gregos é usada a mesma lógica porém com todas as notas da escala...
olha esse link: http://alandias.sites.uol.com.br/apostila/tabelas.html
se vc aplicar os modos gregos na escala de C maior verá que todos os modos contém as mesmas notas (C Jônio, D Dório etc)
mas o segredo do negócio é que cada modo tem sua caracteristica (as mesmas do campo harmônico) Jônio - T 2 3 4 5 6 7+ Dório - T 2 3m 4 5 6 7 Frígio - T 2m 3m 4 5 6m 7 Lídio - T 2 3 4# 5 6 7+ Mixolídio - T 2 3 4 5 6 7 Eólio - T 2 3m 4 5 6m 7 Lócrio - T 2m 3m 4 5b 6m 7
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Dioxi Veterano |
# nov/09 · Editado por: Dioxi
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Galera, vlw ae pelas respostas graças a Deus intendi, vou estudar o campo harmonico.
mais...
Se eu estiver tocando:
B - D - C# - B
eu posso tocar so os modos de B intaum? pq o centro tonal eh B? qualquer nota dentro dos modos que eu tocar vai "soar" harmonico?
abraço.
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LeandroP Moderador |
# nov/09
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Dioxi
Só o acorde D que não pertence ao campo de B maior... Neste caso você pode encar como um empréstimo modal, que é um outro assunto a ver mais pra frente. O que o eduardodff postou tem tudo a ver. Com apenas um desenho, partindo de graus diferentes, você tem todos os modos derivados daquela escala, e é até mais fácil (no meu ponto de vista) de assimilar as sonoridades de cada modo.
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encosto Veterano |
# nov/09 · Editado por: encosto
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Não eh Bm a primeira nota não??? pq o D não existe em B maior...
ou quem sabe tenta D maior
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FeaR-ME Veterano |
# nov/09 · Editado por: FeaR-ME
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Aproveitando o tópico do amigo, tive 2 dúvidas agora:
1°: Se no mesmo shape, começando de tônicas diferentes eu obtenho modos diferentes, como eu faço pra aproveitar a sonoridade dos modos sendo que em um improviso eu não penso exatamente (independente da parte do braço e do shape) em qual nota vou começar? Tenho que começar a me atentar á começar na tônica certa?
2°: Já tem um tempo que to sentindo a necessidade de explorar notas mais "exóticas" em meus improvisos, sinto que estão muito quadrados, certinhos na harmonia EDIT: e de certa forma muito repetitivos, pois independente do modo as notas são sempre as mesmas. Como seria a forma certa para eu fazer isso?
Vlw, abçs
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encosto Veterano |
# nov/09 · Editado por: encosto
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1º - Não entendi bem a pergunta rsssss Mas exemplo... se o centro tonal for Dó Maior vc pode usar: Dó Jônio, Re Dório, Mi Frígio, Fa Lídio, Sol Mixolídio, La Eólio e Si Lócrio... (lembrando que todos os modos terão a mesma sonoridade visto que possuem as mesmas notas)
Se o centro tonal for Mi Menor vc pode usar: Mi Eólio (visto que esse modo representa a escala menor natural), Fa# Lócrio, Sol Jônio, Lá dório, Si frígio, Dó lídio e Re mixolidio... (lembrando que todos os modos terão a mesma sonoridade visto que possuem as mesmas notas)
Para pegar a sonoridade dos modos aplique cada um sobre o acorde do centro tonal...
Modos Maiores: Jônio, Lidio, Mixolidio esperimente tocar sobre um Dó maior os modos citados acima partindo da tônica C
Modos menores: Dório, Frígio, Eólio e Lócrio... esperimente tocar sobre um Lá menor os modos citados acima partindo da tônica La....
Existem diversas escalas que também geram seus respectivos modos e sonoridades diferentes... as mais aplicadas são (Menor Melódica e Menor Harmônica)..
2º - essa eh fácil rsss... estude a parte teórica e aplique na pratica.. experiência é a palavra chave... aplique padroes, sweeps (arpegios) , triades, two hands....
tem caras q fazem escalas simples tirar uma sonorida fudida.. principalmente a penta menor... agora por exemplo do ouvindo pride and joy do Stevie Ray Vaughn.. o cara tira um som mto loko só na penta Em
bom, essa é minha opinião, espero que seja útil...
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FeaR-ME Veterano |
# nov/09
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encosto
Sobre a primeira pergunta mesmo n entendendo vc supriu minha dúvida: Para pegar a sonoridade dos modos aplique cada um sobre o acorde do centro tonal partindo da tônica
Hehehe
Sobre a segunda ainda não é bem oq to procurando.. to realmente querendo "fugir" da escala, ou descobrir novas escalas q eu possa usar sem ser as "dentro da harmonia"..
Mas já valeu demais, to num processo de tentativa de trabalhar menos e estudar mais música, se Jimi The God quiser.
Abraços
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LeandroP Moderador |
# nov/09 · Editado por: LeandroP
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FeaR-ME
A sua dúvida é muito pertinente, porque se as notas são as mesmas, o que caracteríza o modo?
Pense na tônica do modo, depois nas notas que formam a tríade/tétrade. Essas notas recebem uma atenção especial. As outras notas são de passagem.
Por exemplo, ao improvisar sobre um F7M eu não vou pensar nele como lídio ou jônio, vou pensar em F7M.
Aí eu tenho pelo menos 4 notas, de uma escala de 7. Ficam sobrando 3 notas.
Dentre as 3 notas que sobram está justamente a nota que caracteriza o modo lídio ou jônio, que é o intervalo de 4a.
Esse eu uso conforme a posição do acorde na harmonia. A partir daí eu penso em modo: jônio ou lídio.
De qualquer forma, as 4 notas do acorde são suficientes pra improvisar. E eu posso partir de qualquer nota do acorde. Não precisa ser necessariamente da tônica. No acorde F7M eu posso começar da nota Lá, por exemplo. Isso não fará com que o modo seja de Lá, porque todo o contexto está sobre o acorde F7M.
Também posso começar de uma nota que nem faça parte da escala. Uma nota totalmente out. Leve em consideração os tempos fortes e fracos do compasso. Se você toca uma nota errada no tempo fraco e depois a nota certa no tempo forte, pode conseguir um efeito bem legal.
Eu vejo desta forma. Não sei se os colegas do fórum vêem de forma diferente. No mais, eu tô aqui no meu trabalho postando escondido e rápido... Se eu postei alguma merda, por favor, me corrija ;)
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encosto Veterano |
# nov/09
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por isso que música e tão legal... não existe nota "errada" (ta bom.. tem coisa que realmente fica sem noção) ...
desde que essa nota "errada" seja aplicada de forma certa... por exemplo nos cromatismos do Petrucci....
realmente é um efeito muito legal...
(postando escondido tbm rssss.... com a janela do tamanho de uma caixa de fósforos.... )
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LeandroP Moderador |
# nov/09
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encosto
É ruim postar escondido... Pior que a janela trava bem na hora errada.
Por isso que me preocupo mais com os tempos do que com as notas em si. Vale mais uma nota errada no tempo certo do que uma nota certa no tempo errado...
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pablo guibérrtô Veterano |
# nov/09
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para estudar os modos voce deve primeiro estudar campo harmônico. voce esta pulando capitulos do estudo de música. o uso dos modos depende do campo empregado. pode ser no campo maior, menor harm. e melodico eetc... o emprego dos modos sera distinto nesses casos
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FeaR-ME Veterano |
# nov/09
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LeandroP Cara acertou exatamente o ponto! E isso do compasso me interessou bastante, para eu entender melhor os pontos fortes e fracos, seria por exemplo, ao treinar com um metrônomo:
Pontos fortes: A batida do metrônomo, 1/2 do tempo, 1/4.. e por ai vai?
E pontos fracos as passagens entre estes pontos?
Agora um exemplo bom sobre essa "fugida" da escala, esse sábado tivemos uma apresentação pequena, umas oitenta pessoas. Eu já tava um pouco passado de bêbado e arrisquei na loucura umas notas de passagem completamente fora de contexto no solo final de "you don't understand me, dos raconteurs". O resultado foi ótimo, até a banda ficou surpresa. Então quero saber fazer isso conscientemente, sem riscos.
E por último, sacanagem: o trampo de vcs nao pode ficar no fórum? Minha chefe libera até orkut e msn hauehuahe
Vlw, abçs
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ricolb Veterano |
# nov/09 · Editado por: ricolb
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Uma dica que me ajudou muito a compreender a sonoridade dos modos, foi a seguinte: Gravar um power chord, como por exemplo E5 ou B5 e deixar ele em loop com uma batera bem simples, só a levada mesmo e daí começar a encarar este power chord como Jônio, dórico, frígio, etc. Como se trata de um power chord ele tanto serve para tom maior ou menor. Tomando como exemplo um power chord E5, teríamos:
1º - E Jônio(E7M)= 1º grau de E=escala de Mi maior=escala de C#m(relat.)
2º - E Dórico(Em7)=2º grau de D=escala de Ré maior=escala de Bm(relat.)
3º - E Frígio(Em7)=3º grau de C=escala de Dó maior=escala de Am(relat.)
4º - E Lídio(E7M)=4º grau de B=escala de Si maior=escala de G#m(relat.)
5º - E Mixolídio(E7)=5º grau de A=escala de Lá maior=escala de F#m(relat.)
6º - E Eólio(Em7)=6º grau de G=escala de Sol maior=escala de Em(relat.)
7º - E Lócrio(Em7(b5))=7º grau de F=escala de Fá maior=escala de Dm(relat.)
Este é um ponto de partida para "sentir" a sonoridade dos modos. Grave o power chord e toque cada modo durante um tempo para perceber a sonoridade. Perdoem qualquer erro, espero ter ajudado.
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LeandroP Moderador |
# nov/09 · Editado por: LeandroP
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FeaR-ME
Então, eu nunca estudei com o metrônomo e não aplico desta forma, embora não esteja errada.
Veja que curioso como tocar um simples acorde G com pestana na 3a casa:
e---3-------------------------2-3-5-3------------------------- B---3---------------------2-3---------5-3--------------------- G---4-----------------3-4-----------------5-4----------------- D---5-------------4-5-------------------------7-5------------- A---5---------4-5---------------------------------7-5--------- E---3-----2-3-----------------------------------------6-7-5-3- G ........... toque livre, acentue a 2a nota .... de cada corda.
São notas vizinhas do acorde. É sempre bom contar com os vizinhos (nesses casos)
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FeaR-ME Veterano |
# nov/09
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ricolb Vlw velho, vou tentar isso em casa hoje!
LeandroP Tb vou testar isso em casa, nesse caso as notas vizinhas são simples cromatismos né?
Vlw, abçs
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LeandroP Moderador |
# nov/09
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FeaR-ME
Tem um lance aí.
Na tablatura eu usei no sentido ascendente notas de aproximação de apenas 1 semitom, este foi o único critério.
Na volta, no modo descendente, eu usei notas do tom mesmo.
Na verdade isso não chega a ser um lick. É mais pra entender como você pode usar qualquer nota pra colorir um acorde.
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