Como? Teoria para tocar como John Mayer.

    Autor Mensagem
    puuga
    Veterano
    # nov/09


    Pois é, eu toco guitarra a mais ou menos 1 ano sozinho , fiz apenas 2 meses de aula , mais não seviram pra quase nada. Pois tenho muita dificuldade na teoria.
    Quero retomar as aulas em breve, mais até lá. Eu quero ir "Aquecendo" o forno de alguma maneira. Seja com prática , como com teoria, Que parte de teoria o John Mayer usa. Se é possivel ir já "Entendendo" a teoria ou algo do genero. Eu sei que ele é um guitarrista influenciado pelo blues. Já tentei decorar muitas escalas de blues. Mas eu não consigo achar um sentido certo. Pois durante uma BT eu não consigo parar de descer e subir escalas. e realmente , é muito chato. Tenho uma Shelter Stratocaster | Pedal Artec de blues. E amplificador meteoro. Muito obrigado.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/09
    · votar


    Que parte de teoria o John Mayer usa.

    Ele usa a harmonia.

    Irlandez
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Acho que você deveria estudar a teoria "normal", pra depois começar a se inspirar em outros guitarristas .

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/09
    · votar


    Que parte de teoria o John Mayer usa.

    Pela pergunta que fez, realmente vc precisa estudar/praticar! ;-) Tem um monte de tópicos aqui sobre blues, com vídeos e tudo.

    Abs e boa sorte.

    Releed
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Pegar a Jennifer Aniston é uma puta inspiração... tente fazer isso também!

    Deiab
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Releed
    Pegar a Jennifer Aniston é uma puta inspiração... tente fazer isso também!

    É verdade o que ele falou, depois eu passo o telefone dela pra ele.

    alexdiffer
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Releed
    Pegar a Jennifer Aniston é uma puta inspiração... tente fazer isso também!


    Se for depender disso pra tocar bem...venda seus equipamentos...

    E respondendo a pergunta do
    puuga eu diria :

    TEoria eh sempre teoria nao tem como usar uma parte dela...
    E a forma dele tocar nao tem a ver com a teoria. pois ela nao diz como voce vai tocar, mas somente suas influencias sua pegada, a teoria é a base de conhecimento q vc precisa para entender musica como musico, nao saber teoria eh como ser um analfabeto q fala mas nao sabe escrever oq diz...porem na teoria é um pouco mais complexo pq vc aprende a escrever e aprender oq pode ser usado em algumas situacoes, como agir em alguns momentos e criar com mais coerencia sabendo do q esta fazendo..

    Estude teoria desde o inicio e pratique solos de caras q vc goste como o do sujeito ai q vc citou....logo vc vai comecar criar seus solos fique calmo...na hora de compor alguma coisa tente criar uma musiquinha na sua mente e depois tente transpor no instrumento. isso ajuda, tipo da uma cantarolada na BT e depois tire isso na guitarra

    paulinho pc
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    no caso de escalas,teoria ajuda a vc conhecer mais o braço do instrumento tbém...vc olha pra um determinado local do braço da guita,e já sabe q nota é aquela q vc olhou...passa tbém a conhecer as notas q compõe um acorde,com seus tons relativos e notas justas.
    Saber teoria é mto bom...porém como os demais comentaram,ser auto-didata é sinal de q tu leva jeito,porém as vezes,qdo se faz uma determinada coisa na guita q vc viu alguém fazer e copiou ao modo que seus olhos viram,e dá dessa coisa estar errada,qdo vc pega um professor q te ensine o certo,perder certos vicios fica mto foda...
    abçs

    alexdiffer
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    passa tbém a conhecer as notas q compõe um acorde,com seus tons relativos e notas justas.

    Acordes e seus tons relativos???

    Escalas relativas, campo harmonico relativo [tom relativo] isso eu conheco agora acordes e seus tons relativos desconheco..

    Pode explicar ao q se refere com notas justas?

    paulinho pc
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    alexdiffer
    agora acordes e seus tons relativos desconheco..

    um tom relativo menor,em relação ao acorde maior,se encontra no 6.° grau do campo harmonico.
    Ex: o DÓ(acorde)....seu tom relativo menor seria seu 6.° grau,LÁ MENOR.
    um tom relativo maior,em relação ao menor,no 3.° grau do campo...

    Pode explicar ao q se refere com notas justas?
    se pegarmos uma escala natural,ou diatônica,existe nela seus intervalos "justos".
    Ex: na escala de DÓ,temos no tom DÓ,dentro do ciclo,a 1.° justa do tom,sendo a 2.ª RÉ,a 3.ª MÍ,a 4.ª FÁ,a 5.ª SOL,a 6.ª LÁ,a 7.ª SÍ e por fim,a 8.ª DÓ novamente...

    Espero ter lhe ajudado...

    puuga
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Ta bom , depois de tudo isso...
    Por onde é o melhor lugar de começar?
    Campo harmonico ?
    Relativas?
    Formação de acordes? ... Alguma dica ?

    alexdiffer
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    paulinho pc


    Sim mas o tom é relativo ao campo harmonico e nao apenas ao acorde...nao é???

    E quanto as notas justas e essa classificacao intervalar tudo eu ja sabia mas fiquei sem entender pq vc citou apenas este intervalo...

    só issoo

    Headstock invertido
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Vê se acha o cerebro dele no Mercado Livre, se for um bom vendedor tá valendo.

    alexdiffer
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    puuga
    comeca conhecendo o nome de cada nota, acidentes, intervalos, escalas maior, menor e suas variacoes, pentatonica, pentablues, acordes, campo harmonico, modos gregos....e se quiser pode aprender ler partitura, mas vai levar um tempo para aprender com dedicacao.

    E vale saber q nao vai adiantar vc decorar isso tudo ai se nao souber aplicar no instrumento

    JowR
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    É só arranjar um SRV jogado no meio da rua, se nao tiver vale um Clapton tambem.

    ogner
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    puuga
    Ta bom , depois de tudo isso...
    Por onde é o melhor lugar de começar?
    Campo harmonico ?
    Relativas?
    Formação de acordes? ... Alguma dica ?


    Comece do começo, amigão...Se não tem professor, procure na net por:
    Apostila guitarra iniciante....Junto a isso pra nao ficar muito chato
    vá ate o u2b e digite...Guitar blues basic licks

    Pronta, ja tem bastante diversão.

    ogner
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    puuga

    Da uma olhada aqui, talvez tenha alguma coisa que possa te ajudar:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/218642/

    conandrade
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Pra quê querer tocar como John Mayer, se temos Jimi, Stevie, Django, Wes, Eric, Jimmy, Ritchie, Jeff,....?

    :)

    Ian Anderson
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Pegar a Jennifer Aniston é uma puta inspiração... tente fazer isso também!

    Compra uma guitarra da Jennifer que jah eh meio caminha andado
    8P

    puuga

    Tenta tocar musicas relativamente dificeis que vc goste, no meu caso depois de 3 meses aprendendo musica infantil, sertaneja e gospel (coisas que não so muito chegado), e ver que não tava aprendendo porcaria nenhuma, descobri o Guitar Pro, e pensei se eh pra aprender alguma coisa "vamo" começa do "Hard", peguei a musica "Crazy Train", e acho uma das musicas mais afu , comecei aprender como fazer as coisas, depois via o que era.

    No inicio eh foda, mas como a musica me inspirava a tocar, então continuava. Bom, comigo funcionou. eu acho

    guitartube
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    puuga
    Que parte de teoria o John Mayer usa. Se é possivel ir já "Entendendo"

    Para mim, o caminho mais imediato é: Botar o som do Mayer para tocar e tocar junto. tente tirar de ouvido a harmonia e os solos. Recorra a tabs na web tmb, se achar que está difícil.

    flw!!!!

    paulinho pc
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    alexdiffer
    Ah tá...entendi.
    Eu tbém fui meio sarcastico na resposta...tava mei tristão pq tiraram um tópico meu...não me leve a mal.
    Abração amigo.

    paulinho pc
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Headstock invertido
    Vê se acha o cerebro dele no Mercado Livre, se for um bom vendedor tá valendo.


    Preciso baixar uma atualização nele...pq não entendi o sentido de suas palavras....
    Se foi sério,blz...
    Se foi chacota,blz tbém...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como? Teoria para tocar como John Mayer.