Partitura ou tirar na raça?

Autor Mensagem
Bilelo
Veterano
# out/09


E ae pessoal?

Eu estou tirando Tender Surrender do Steve Vai no ouvido.Mas está muito difícil pelo fato dela ser muito rápida.As partes difíceis vc acham melhor eu pegar tablatura(ou qualquer notação),ou continuar tentando pegar no ouvido?

Flw.

leolmx
Veterano
# out/09
· votar


Vc sabe ler partitura?

Bilelo
Veterano
# out/09
· votar


sei.

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


Bilelo

Acho que o legal são as duas coisas.

MMI
Veterano
# out/09
· votar


Bilelo
Como treino, exercício, nada como tirar de ouvido, mesmo que diminua o tempo da música no computador. É uma excelente prática e acaba por adicionar idéias e técnicas para você. Mas a tablatura/partitura é bem mais rápida e fácil...

Bilelo
Veterano
# out/09
· votar


Mas vcs não acham errado diminuir o bpm para tirar no ouvido?

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


Bilelo

Claro que não. Se diminuir o bpm vai te ajudar a tirar a música, por que não diminuir?

Bilelo
Veterano
# out/09
· votar


é mesmo cara.Vou tentar fazer isso.

Bilelo
Veterano
# out/09
· votar


mas como eu faço pra diminuir o bpm da música?

.eddie
Veterano
# out/09
· votar


Eu faço mais ou menos assim.. se for uma parte facil (começo da Always with me always with you do satriani, por exemplo) eu pego, vejo onde ela começa e meio q mecanicamente eu ja vou tirando o resto pelo oq eu conheço da música, dai vejo o resto da música e geralmente ta certo oq eu tirei, dai vo fazendo isso ateh o final da música =p

eu acho meio inutil tirar músicas de ouvido, a nao ser q seja soh a base dela, senao, soh vai me gastar muito mais tempo e paciencia :P

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


Tirar música de ouvido é legal porque aumenta muito a percepção, que é fundamental pra um improvisador. E por mais que você tire tudo nota por nota, as circunstâncias às vezes te obriga a improvisar.

Por outro lado, pegar música por cifra, partitura ou tablatura adianta um lado, ganha tempo.

Bilelo
Veterano
# out/09
· votar


.eddie

Vc tipo que vê o tom da música e vai pegando ela pelo tom?(ñ sei se vc vai entender).

Minow
Veterano
# out/09
· votar


Bilelo
Pra mim, partitura é algo que serve pra você aprender uma música que nunca ouviu.
Pode dar uma idéia, ou ajudar por ser mais rápido e prático, não significa que você tenha que tocar tudo exatamente como tá escrito. Se você tem a música toda na cabeça, não vejo porque não tirar de ouvido. Use a partitura pra te ajudar se não estiver conseguindo.

.eddie
Veterano
# out/09
· votar


Bilelo
Isso, tipo, eu conheço uma música, entao vou la eu no GuitarPro, vejo mais ou menos onde se situa o solo, dai automaticamente eu ja vo tirando o solo na hora q eu to olhando ali, dai vou passando a musica pra frente e corrigindo =p

eh uma coisa mecanica ja, certas vezes eu me emociono um pouco mais e ja improviso a musica toda, como foi o caso da musica Manhattan do Eric Johnson, q eu nao consigo tirar ela depois da metade pq eu me emociono e começo a improvisar junto com a música ateh o final xD

Andy TheCatSp
Veterano
# out/09
· votar


Bilelo
tem um recurso no windows Medsia Player 11, para deixar a musica mais lenta.nao sei como fazer, mas tem um topico aqui no Forum que explica isso.Procura aee... (muuuita preguiça)

Daniel_MV
Veterano
# out/09
· votar


NOssa, tirar música de ouvido é inútil, olha a pérola que a gente le por aqui.

Andy TheCatSp
Veterano
# out/09 · Editado por: Andy TheCatSp
· votar


Daniel_MV
Tinha escrito coisa ser ler tudo xD

Andy TheCatSp
Veterano
# out/09
· votar


.eddie
cara...voce vai ser um musico inutil pro resto da sua vida.

Nao gosta de tirar musica de ouvido ? nao vai se desenvolver NUNCA...

acho bom mudar essa sua ideia musical, caso queira crescer, e no minimo ser um musico razoável

cantVaria
Veterano
# out/09
· votar


Eu só tiro música de ouvido pois não sei ler partitura!!

=S

Mas, como disseram acima, é uma boa forma de ampliar algumas percepções musicais, apesar de ser mais demorado.

Andy TheCatSp
Veterano
# out/09
· votar


cantVaria
Eu sei os dois...mas dá uma preguiça ler partitura...odeioo...

ler tab, até que eh de boa mas partitura...
skaopskaopsaksopakopaks
Sei ler partitura pq tambem tovo Violino =D

cantVaria
Veterano
# out/09
· votar


Ahh... Então tu tá feito! hehehe

Eu nunca tive paciência para aprender, meu tio já quis me ensinar e tal mas eu não gosto... Sei que é necessário, mas prefiro tirar de ouvido. O que eu não consigo tirar de ouvido eu procuro o desenho nas TABS e vou tirando...

Mas não sei se com todo mundo é assim... Pra eu conseguir tirar de ouvido, não preciso ouvir mil vezes a mesma música, mas tem que ter uma dedicação acima do normal, certo??

Andy TheCatSp
Veterano
# out/09
· votar


cantVaria
dependendo da musica, apenas uma vez ouvindo eu tiro ela inteira... outra que demoro metade de um dia para tirar...

depende muito da harmonia da musica...

^^

Iversonfr
Veterano
# out/09
· votar


Bilelo

eu acho legal tanto usar as tabs quanto ir no ouvido... as tabs nem sempre estão perfeitas, aí de ouvido vc acerta...

procura um programa que chama "Amazing Slow Downer"... algo do tipo... ele baixa a velocidade da musica sem alterar o pitch... assim como da pra mudar o pitch sem alterar a velocidade, bem util para musicas q são afinadas meio tom abaixo... num precisa ficar desafinando a guita inteira soh pra tocar aquela musica junto com o playback... abs

joaormrt
Veterano
# out/09
· votar


Pega tabs cara... a nao ser q tenhas mta paciencia

na hora de tocar ngm vai dizer se tu tirou de ouvido ou leu tablaturas....

Andy TheCatSp
Veterano
# out/09
· votar


joaormrt
voce deve ser um cocô tocando tmb ;D

e se voce for tokar, e na apresentação te pedirem pra tokar uma musica q na conhece? oq vai faze ?
vai ser vaiado apenas ;D

Thyagw
Veterano
# out/09
· votar


Meu, cada merd* que falaram nesse tópico
Sempre tente tirar de ouvido
Os solos que tiro de ouvido saem 30 vezes melhores que os que pego tab, além disso, exercita ouvido, teoria, harmonia, e aumenta suas possibilidades na musica, ja que voce vai saber o tom corretamente e tambem vai tocar já nas cordas mais confortaveis pra voce

joaormrt
Veterano
# out/09 · Editado por: joaormrt
· votar


Andy TheCatSp


Ta bem senhor FODÃO, imagino que tu seja o novo EVH do Brasil pra falar assim..

Nao tiro todas as musicas de ouvido, nao vo fica tirando solos do Vai, EVH de ouvido...mas garanto que tenho um ouvido melhor que o teu. Vai pro colégio moleque, tua aula deve ter começado já.

Vai la pagar pau pro Juninho Afram afirmando que ele é o melhor do mundo, vai pagar pau pro seu amiguinho da Igreja que vai ter dar aulas " *_____________*" (http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/214186/)

Vai estudar pra ver o que é captador (http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/213913/)

só nao venha me dizer que sou um "cocô" tocando pq tu nao me conhece (graças a Deus).

Sem mais, abç

Andy TheCatSp
Veterano
# out/09
· votar


joaormrt
kkkkkkkkkkkkkkkk
nao pratika seui ouvido e acha que tem ele melhor que o meu ?

se me pedirem pra tocar uma musica que nao conheço, simplesmente peço para cantarem ela, e eo pego ela ali mesmo'

nao sou FODAO, mas garanto que aprendo muito mais tirando minhas musicas de ouvido, do que vocee tirando suas musicas com TAB ou PARTITURA

Senhor preguiçoso

joaormrt
Veterano
# out/09
· votar


Andy TheCatSp

Eu pratico meu ouvido, e MUITO.
Só digo que essas musicas complicadas talvez se perca muito tempo tirando inteiras de ouvido. Acredito que seja melhor conciliar os dois métodos.

The Root Of All Evil
Veterano
# out/09
· votar


Eu seria muito mais feliz se botassem uma partitura na minha frente e eu tocasse exatamente o que está escrito, instantaneamente, do que se alguém chegasse e mandasse eu improvisar e eu o fizesse muito bem.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Partitura ou tirar na raça?