Uma explicação técnica do feedback

    Autor Mensagem
    Les Guitar
    Veterano
    # out/09


    Percebi que se tu faz um feedback e não para é capaz que fique o dia todo ali com aquele agudão gritando, porque isso acontece?

    E porque um feedback é sempre (até onde eu saiba) agudo?

    Les Guitar
    Veterano
    # out/09
    · votar


    up

    leolmx
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Percebi que se tu faz um feedback e não para é capaz que fique o dia todo ali com aquele agudão gritando, porque isso acontece?

    1 - O som é uma onda mecânica, ou seja, ela carrega energia no decorrer de sua trajetória.
    2 - Ressônancia é a tendência de um objeto oscilar "ao máximo" se vc mandar uma onda de frequência correta.

    Feedback (microfonia) é quando vc toca uma nota e esta nota será amplificada pelo amplificador. A onda que sai do amplificador vai chegar nas cordas da guitarra, começando um processo de ressonância com a nota que vc tocou, que pode durar eternamente ou até vc tirar o amp da tomada.

    O que eu não entendo é porque isso só ocorre em certas distâncias do amplificador, as chamadas "sweet spots".

    E porque um feedback é sempre (até onde eu saiba) agudo?

    Ouve Joe Satriani que vc vai ver que isso não é verdade =P

    Villts
    Veterano
    # out/09
    · votar


    leolmx
    Ouve Joe Satriani que vc vai ver que isso não é verdade =P
    Não é necessariamente agudo, mas é mais agudo que a nota natural, certo?

    GuitarHome
    Veterano
    # out/09 · Editado por: GuitarHome
    · votar


    E porque um feedback é sempre (até onde eu saiba) agudo?

    Ouve Joe Satriani que vc vai ver que isso não é verdade =P


    Aquilo pra mim é agudo sim, mas não agudo suficiente para doer/agredir os ouvidos, Satch manja po!

    Les Guitar
    Veterano
    # out/09
    · votar


    leolmx
    Pois é eu não ouço mesmo hehehe

    E é verdade sim eu só consigo fazer um feedback com a guita do lado do amp, e ainda tenho que ir aumentando o volume do amp devagarinho pra da um toque mais legal no fb.

    A onda que sai do amplificador vai chegar nas cordas da guitarra, começando um processo de ressonância com a nota que vc tocou, que pode durar eternamente

    Cool, mas o que eu queria saber é se mesmo distante as ondas vão pras cordas ou coisa parecida, pois como já dissemos só consigo um feedback legal pertinho do amp.

    GuitarHome
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Cool, mas o que eu queria saber é se mesmo distante as ondas vão pras cordas ou coisa parecida, p

    Depende varios fatores, altura que você está tocando (potencia do amp), o ganho, captadores. Olha o Satch fazendo isso, ele de longe consegue, e se ele quiser ele consegue ficar o dia todo ali só controlando ele na alavanca!

    leolmx
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Não é necessariamente agudo, mas é mais agudo que a nota natural, certo?

    Pensando bem eu realmente não acho possível que vc faça uma feedback esperando que ele tenha a mesma frequência da nota que vc tocou, eu nunca consegui isso, então acho que vc está certo. Mas só um kra experiente pode confirmar isso.

    renanozzy
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Acha um video do Satriani tocando Flying in a Blue Dream e tenta decifrar o que ele faz.

    leolmx
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Cool, mas o que eu queria saber é se mesmo distante as ondas vão pras cordas ou coisa parecida, pois como já dissemos só consigo um feedback legal pertinho do amp.

    Então, foi o que eu falei lá em cima, de que o som é uma onda mecância e transporta energia e tal. Essa energia vai se dissipando a medida que percorre o trajeto (se afasta da fonte (amplificador)), e é essa energia que permite que a ressonância aconteça, ou seja:

    Quanto mais longe menos energia = mais dificil de fazer um feedback =]

    Les Guitar
    Veterano
    # out/09
    · votar


    leolmx
    Cool. Eu li uma vez que um feedback seria quando a guita e o amp ficavam "trocando sinais" ou ondas eletricas, fazendo o feed.

    GuitarHome
    Pois é acho que o feedback fica mais facil com um ganho maior do amp.

    Outra coisa eu tenho um meteoro, e a distorção é porca, então os feedbacks que eu faço são uma barulheira só, tenho que tomar mto cuidado de na hora de fazer ficar com o dedo parado na nota, como os guitarristas de bandas famosas fazem um feedback limpinho, mesmo ao vivo?

    renanozzy
    Veterano
    # out/09
    · votar


    http://www.youtube.com/watch?v=wMoigb_Q9cA

    Nesse video aew (em ingles) o cara explica como se faz, se alguem que manja de ingles pudesse traduzir ia dar pra todo mundo entender legal(inclusive eu).
    Mas ele soh explica, nao fez porra de feedback nenhum nao.

    Les Guitar
    Veterano
    # out/09
    · votar


    renanozzy
    Legal, eu sei fazer um feedback mano, só queria saber uma explicação mais pro lado técnico do bagulho.

    Les Guitar
    Veterano
    # out/09
    · votar


    up

    RedStrato
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    up!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Uma explicação técnica do feedback