Pq a corda Sol é a que mais desafina? Explicação técnica plz!

Autor Mensagem
PipaAvuada
Veterano
# jan/09


BOm, acho que não é impressão minha, pois percebo isso sempre, independente de qual guitarra estou tocando.
Alguem me explica o pq desse fenômeno?
Ou será que é característica da minha pegada? Acho que não!

Abraço!

Adrianodevil
Veterano
# jan/09
· votar


No violão eu tenho sempre essa mesma impressão... A sol e a si sempre desafinam mais que as outras...

Vamos esperar alguém que manje mais para dar uma possivel explicação...

JowR
Veterano
# jan/09
· votar


Na minha a que mais desafina é a Lá. =/
Mas eu acho que deve ser as tarraxas...
Sei lá. =/

PipaAvuada
Veterano
# jan/09
· votar


Será que as tarrachas da corda sol de todas as guitarras que eu tinha e das que eu ainda tenho estavam piores que as outras?
Acredito que não sejam, deve ser alguma coisa com a enenharia do instrumento, com o calibre das cordas, limitações das medidas da escala, sei lá.

edumnovaes
Veterano
# jan/09
· votar


sei lah...
si e sol são as cordas problemáticas da guita...
vai ver q são os duendes ladrões de palhetas q naum gostam dessas cordas...

nao sei
Veterano
# jan/09
· votar


Na minha é a Ré

Carina K
Veterano
# jan/09
· votar


no violão tbm desafina d+ a sol e a si... e parece q a tensao na sol eh maior pq ela eh a q menos vibra no meu violao... e estoura por qualquer coisa tbm...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/09
· votar


PipaAvuada
Adrianodevil

Não são as cordas que recebem mais bends que desafinam?

pasb2006
Veterano
# jan/09
· votar


Se vc olhar numa caixa que venha com a tensão em kilos das cordas, vc verá que as cordas primas são as que mais recebem tensão em relação a sua espessura. Em resumos um jogo .010 recebe cerca de 7kg de tensão em afinação padrão nas cordas primas, enquanto recebe cerca de 8kg nos bordões, mas leve em conta que enquanto a mizinha que recebe 8 kilos tem uma espessura de 0.010, enquanto a mizona que recebe praticamente os mesmos 8 kilos tem 0.046.

É mais difícil portanto manter a corda mais fina na mesma tensão que uma mais grossa, isso exige muita força o que torna o sistema(encare a guitarra como um sistema tarraxas+ponte+corpo+cordas) mais "instável" nas cordas mais finas.

Também existe uma parte da física que estuda o chamado coeficiente de dilatação. A temperatura então também é uma variável sobre o sistema. As cordas mais finas esquentam mais rápido e consequentemente dilatam mais rápido. Isso é outro motivo destas cordas desafinarem mais.

Eu adoro o som da corda G, acho que é corda mais legal de todas(sei que soa idiota), então no meu caso, também é a que mais desafina... Isso pode ser remediado com cordas com pouco potencial de dilatação, como as daddario e Elixir e com posicionamento adequado das molas.

dudu_RockeR
Veterano
# jan/09 · Editado por: dudu_RockeR
· votar


deve ser isso

dudu_RockeR
Veterano
# jan/09
· votar


pasb2006

bem explicado

Camelão
Veterano
# jan/09
· votar


Cara, isso depende de muitas variáveis, como o pasb2006 disse... e algumas coisas podem ajudar a desafinar mais a corda...

um problema das stratos é que na corda B e Ezinha tém aquele ferrinho no headstock que puxa a corda para baixo para exercer pressão para o contato com o nut (capotraste)... isso acaba oferecendo mais atrito à corda, então quando você dá um bend, é capaz que a corda não volte pro mesmo lugar de antes...

Isso pode acontecer mais com ferragens velhas, enferrujadas, que não estão bem polidas, também pela qualidade das tarrachas e dos carrinhos da ponte... tudo que oferece atrito para a corda acaba influenciando, nada é perfeito... hehehe

PipaAvuada
Veterano
# jan/09
· votar


Gostei da explicação.

Cameleão, tmb pensei nos abaixadores de corda, mas na Sol não costuma ter, nas les pauls não tem em nenhuma e as minhas desafinam mais a G.

Acho qeu a Sol é realmente a corda que mais faço bend.

LeandroP
Moderador
# jan/09 · Editado por: LeandroP
· votar


O nut também é responsável. Nut de material fraco pode criar rebarbas que prendem e soltam a corda.

A gaivota que abaixa as cordas na paleta também causa atrito, prejudicando a afinação.

No mercado existe (e é barato) abaixa-cordas roletado.

Eu fiz o meu utilizando a "bolinha" da corda como rolete-guia pras cordas.

Fotos:

http://i44.tinypic.com/2qtzr78.jpg

http://i41.tinypic.com/rhqyxf.jpg

http://i39.tinypic.com/2bxje0.jpg

http://i41.tinypic.com/25tvtsl.jpg

Bereta
Veterano
# jan/09
· votar


As que mais desafinam aqui são as cordas 5 e 6. Até que minha G é tranquila =)

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# jan/09
· votar


Putz, eu tbm achava que poderiam ser as tarraxas, mas depois parei pra pensar no que o Christhian disse:
"Não são as cordas que recebem mais bends que desafinam?"

aehuaehuaehu
Assim que eu pego a guitarra, a primeira coisa que eu faço é dar um bend na corda G, deve ter a ver mesmo...

kauan18
Veterano
# jan/09
· votar


PipaAvuada

cara na minha guita a sol desafinava facil,e minha guita tem trava no nut,soh que eu usava cordas gianini (tinha a impressão que a sol era mais fina que as outras), mais fina ate que a mizinha.
Ai comprei um encordaoamento elixir, e parou o problema e a corda sol da elixir parece ser mais grossa que a gianini, pelo menos foi o que notei e não desafina facil não.

erico.ascencao
Veterano
# jan/09
· votar


PipaAvuada
A sol é a mais tensionada. Isso já é um bom começo.

MauricioBahia
Moderador
# jan/09
· votar


PipaAvuada
Só Floyd explica!

PipaAvuada
Veterano
# jan/09
· votar


Eu uso cordas Elixir 0.11 à um bom tempo, mas na época em que usava Dadario 0.10 elas desafinavam do mesmo jeito.
Deve ser o fato da tensão mesmo, junto com os bends.

leonardobarcelos
Veterano
# jan/09
· votar


PipaAvuada

Malditas "G"...

Tinha uma ibanez com floyd e talz, qual a corda que mais desafinava?

Troquei de guitar to com uma condor les paul, qual a corda que mais desafina?

PUTZ!!!

Essas cordas vem com um "demonio" incorporado!

ogaitnas
Veterano
# jan/09 · Editado por: ogaitnas
· votar


achei que só eu tocava muito na corda sol.. hauahauaua

o negócio é provavelmente é a corda que toma mais bends, por isso desafina mais que as outras hehe

lindoso
Veterano
# jan/09
· votar


na minha guitar, a si e a sol sao as q mais desafinam
deve ser por elas tomarem mais bends mesmo!

eu percebi enquanto tokava, q dava um numero maior de bends da corda sol, nos solos e improvizaçoes



vlw

mammb2000
Veterano
# jan/09
· votar


pasb2006
Eu adoro o som da corda G, acho que é corda mais legal de todas

Eu tb acho isso!!!
Cara a diferença entre ela e o resto é bem perceptivel... a corda mais gostosa sem duvidas

Reinaldo Camargo Filho
Veterano
# dez/09
· votar


Para não criar outro tópico, queria saber porquê minha corda "B" fica desafinando tanto?

Depois que troquei as cordas que começou à acontecer isto, botei todas certinhas, cortei as pontas, etc.

Mas todo bend que eu dou na "B", desafina completamente, as vezes faz um estalo e tenho que enrolar a corda novamente.

ogaitnas
Veterano
# dez/09
· votar


Reinaldo Camargo Filho

Vc prendeu mal a corda na tarracha e/ou o nut está prendendo a corda.

marcos.
Veterano
# dez/09
· votar


Reinaldo Camargo Filho
passa pó de grafite

a minha guitarra é barata... e dava esses estalos do abaixador.. e tudo as outras coisas

dai eu passei e até ficou mais estavel a afinação
nem parece a mesma :]

MauricioBahia
Moderador
# dez/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Reinaldo Camargo Filho: Mas todo bend que eu dou na "B", desafina completamente, as vezes faz um estalo e tenho que enrolar a corda novamente.

É pq a corda não se ajustou firmemente na tarraxa. Tá frouxa! O que faço SEMPRE que coloco cordas novas é puxá-las com a mão (cuidado para não arrebentar) de maneira a forçar esse ajuste logo e evitar que as cordas fiquem cedendo ao tocar e, com isso, desafinando. Aliás, sempre antes de tocar eu dou uma puxadinha nas cordas (mesmo já usadas) antes de afinar pra garantir.

Abs

GuitarHome
Veterano
# dez/09
· votar


MauricioBahia
Também costumo fazer isso, dou alguns bends, dou bastante alavancada para os dois sentidos, ai afino ela e só depois travo o lock nut.

ogaitnas
Veterano
# dez/09
· votar


É por essas e outras que gosto de tarracha com trava, vc simplesmente coloca esticada, trava e pronto, a única preocupação é encher o nut de grafite para deslizar, isso claro se não for rollernut hehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pq a corda Sol é a que mais desafina? Explicação técnica plz!