Revisão na técnica

Autor Mensagem
Guitarra Virtual
Veterano
# out/09


Bom galera, andei olhando os tópicos de técnica fixos daqui e acho que é hora de se fazer uma revisão sobre esse e outros assuntos da guitarra que vou abordando aos poucos. Aproveitando , se alguém tiver alguma dúvida, vai postando que eu vou respondendo ,ok?
Primeiro ponto: Essa técnica de 123 4 na guita costuma ser mal abordada pelo aluno.Primeiro porque ele tá é a fim de começar a solar logo e também porque quando vc começa, não tem maturidade na postura para aproveitar os benefícios reais do exercício. Também tem aquela coisa , o cara faz e pensa, isso é chaaattooo...
Enfim, a idéia é voce conseguir colocar todos os dedos bem próximos a cada casa do instrumento e depois mexe-los individualmente. tente posicionar o dedo 4 de forma confortavel e estique os outros..É isso mesmo, é ao contrário do que normalmete fazemos. Deixe o dedo 1 esticado em direção ao traste e meio de lado. Isso ai fazer com a mão uma posição de garra. No começo vc mal vai conseguir tocar com essa posição.Começe fazendo os exrcícios com 4 palhetadas por nota, depois 2 e finalmente uma palhetada em cada nota.

Segundo ponto. São basicamente 24 combinações entre os dedos e se vc só faz 1234 ou 4321 ,bem vc esta aproveitando apenas 2/24 do exercício
As fórmulas são:

1234 1243 1342 1324 1423 1432

2341 2314 2134 2143 2413 2431

3412 3421 3214 3241 3124 3142

4321 4312 4231 4213 4123 4132


Outra questão é o deslocamento no braço.Existem 3 formas básias de deslocamento: Vertical, Horizontal e Oblíqua. Vejamos.

A/Vertical

1--2--3--4------------------------------------------------------------ ---------
--------------1---2--3--4--------------------------------------------- ----------
-----------------------------1--2--3--4------------------------------- -----------
------------------------------------------- 1--2--3--4---------------------------
-----------------------------------------------------------1--2--3--4- ----------
---------------------------------------------------------------------- --1--2--3-4-


--------------------------------------------------------------------3- -4--5--6
------------------------------------------------------3--4--5--6------ -------
----------------------------------------3--4--5--6-------------------- -------
---------------------------3--4--5--6--------------------------------- --------
--------------3--4--5--6---------------------------------------------- -------
3--4--5--6------------------------------------------------------------ -------


5--6--7--8------------------------------------------------------------ -------
--------------5--6--7--8---------------------------------------------- -------
---------------------------5--6--7--8--------------------------------- --------
----------------------------------------5--6--7--8-------------------- --------
------------------------------------------------------5--6--7--8------ --------
---------------------------------------------------------------------5 --6--7--8




---------------------------------------------------------------------- --7--8--9-10
-----------------------------------------------------------7--8--9--10 ----------
--------------------------------------------7--8--9--10--------------- ----------
-----------------------------7--8--9--10------------------------------ ----------
--------------7--8--9--10--------------------------------------------- ----------
7--8--9--10----------------------------------------------------------- ----------


etc até a 17 e depois volta sempre pulando uma casa para encurtar e fazer um pouco de deslocamento


B/Horizontal

1--2--3--4--2--3--4--5--3--4--5--6-4--5--6--7-5--6--7--8-ect até a 17 e depois pode voltar pela outra corda e assim até tocar as seis cordas



C/Oblíquo (esse é mais difícil ,mas imita muito o deslocamento da mão quando estamos solando:


1--2--3--4------------------------------------------------------------ ---
-------------1--2--3--4--2--3--4--5----------------------------------- ----
-----------------------------------------2--3--4--5--3--4--5--6------- -----
--------------------------------------------------------------------3- -4--5--6--
---------------------------------------------------------------------- -----------
---------------------------------------------------------------------- ----------



---------------------------------------------------------------------- ----------
---------------------------------------------------------------------- -----------
---------------------------------------------------------------------- ------------
4--5--6--7------------------------------------------------------------ -------
-------------4--5--6--7--5--6--7--8---------------------------6--7--8- -9
-----------------------------------------5--6--7--8-6--7--8--9-------- ----



---------------------------------------------------------------------- -----------
---------------------------------------------------------------------- ------------
-----------------------------------------------8--9--10-11--9--10--11- -12
----------------7--8--9--10--8--9--10--11----------------------------- ---
--7--8--9--10--------------------------------------------------------- -------
---------------------------------------------------------------------- -----------
etc.

Vejam q esses três deslocamentos são muito parecidos com os movimentos de guitarra e se os combinarmos com as fórmulas dos exercícios anteriores, teremos um quadro de real mobilidade e independência da mão e dos dedos esquerda da mão.Depois continuo.

Alguma dúvida é só perguntar ou então escreva pra
guitarravirtual@guitarravirtual.com.br

Vlw!!

TappingBOY
Veterano
# out/09
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Guitarra Virtual
Tu faz exercicio até hoje ? se sim quais ? se não quais recomenda além desses ?

Abraço

cortesx
Veterano
# out/09
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Não entendi essa de posição...
é tipo deixar a mão parada simplesmente, os 4 dedos um do lado do outro? Se for assim, nao é tao dificil de acostumar... bem que logo no começo eu começei a fazer assim...

sidguitar1
Veterano
# out/09
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muito bom topico.parabens

malucobeleza666
Veterano
# out/09 · Editado por: malucobeleza666
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Guitarra Virtual

ae cara muito bom topico, e sana muito bem as duvidas que os iniciantes(como eu) possuem ao começar com esses exercicios 1,2,3,4. uma coisa que eu gostaria de te perguntar: quanto á posição do dedo 2(medio) devemos posiciona-lo de modo semelhante ao dedo 1 , colocando ele meio que ''deitado''?, pois acho que só assim podemos conseguir elasticidade com os dedos 2 e 3. valeu ae e t+!!

XurruS
Veterano
# out/09
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malucobeleza666

vc nao perguntou pra mim mas vou responder heheheheh
o massa seria vc conseguir deixar todos os dedos (inclusive o mindinho) de tal forma q eles fiquem perpendiculares ao braço. Falo isso pq ao menos no meu caso se eu colocar o dedo meio inclinado ele encosta nas outras cordas e produz um som nao muito legal

jacksonfive
Veterano
# out/09
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Guitarra Virtual
topico foda irmão , parabens !!!

sidguitar1
Veterano
# out/09
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se vc fizer as combinaçoes cromaticas deixando o dedo um como pestana tambem é do c....,da uma abertura massa

jacksonfive
Veterano
# out/09
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Guitarra Virtual
eu to precisano de uns exercicios pra ter mas elasticidade nos dedos , tipo assim : 1-3-4-6 ... c entende mais que eu , conheçe muitos exercicios !!! c souber desse tipo de exercicio posta ai !!!
vlw

XurruS
Veterano
# out/09
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tbm costumava fazer isso: colocar a mao entre dois dedos e dai abro a mao, acho q fica massa essa questao de abertura de dedos

sidguitar1
Veterano
# out/09
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jacksonfive fala brother,tem um topico que deve estar na terceira pagina, abertura dos dedos,que alguem postou,eu respondi e coloquei uns videos la .vou ressucitar agora o topico.abraço

jacksonfive
Veterano
# out/09
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sidguitar1
vlw mesmo vei , to precisano disso , quero faze que nem o van halen faiz , eu acho massa demais , vo da uma olhada lá !!!
abç

malucobeleza666
Veterano
# out/09
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XurruS

opa cara valeu pela resposta, mas no meu caso quando eu ''deito'' o dedo 1, que nem fala o guitarra virtual consigo muito mais elasticidade, e minha duvida é se no caso, para conseguir uma boa elasticidade entre os dedos 2 e 3 e devo deitar o dedo 2 tambem . valeu ae

Guitarra Virtual
Veterano
# out/09 · Editado por: Guitarra Virtual
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Bom, deixa eu ver.Cortex, o lance é deslocar o bloco da mão por inteiro da casa 1 para a casa 3 e assim por diante. lembre-se de fazer o movimento de pulso para baixo e para cima conforme estiver subindo ou descendo de corda para manter a angulação dos dedos em relação a corda igual.

Guitarra Virtual
Veterano
# out/09 · Editado por: Guitarra Virtual
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Tapping Boy

Estudo sim e o segredo é variar os exercícios para não bitolar.Pense que existem os seguintes modos de tocar:
a/Palhetando- Voce palheta todas as notas que está tocando
b/Ligando- Voce liga tanto ascendente quanto descendentemente todas as notas ,tocando um mínimo de vezes com a palheta
c/sweep picking- Voce palheta a nota para baixo ou para cima e já aproveita esse movimento para tocar a proxima nota na corda seguinte.Se vc faz isso em várias cordas ,vc provavelmente está sweepando um arpejo. Se vc faz sempre na troca de corda, está sweepando uma escala.
d/tapping- Aqui vc bate as notas ,usando as duas mãos e ligando notas da mão direita para a mão esquerda ou conjuntamente.
e/Híbrido
- é quando vc mistura essas técnicas que estão separadas .Isso na verdade já é a resultante musical, a forma como devemos tocar nas músicas, variando as técnicas a favor das nossa idéias musicais.
Pense em estudar cada vez que vc for praticar, em treinar uma dessa formas e depois colocar essa prática dentro de um solo.Vai ajudar muito a vc rever conceitos ,a se aprimorar, ou simplesmente a manter a forma, blz?Isso é o que faço sempre q posso, pelo menos tres vezes por semana um mínimo de dez minutos ja dá resultado
Boa sorte e tudo de bom

Guitarra Virtual
Veterano
# out/09
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maluco beleza


esse é um ponto importante. O dedo 2 NÃO deve ficar deitado igual ao dedo 1. Vc pode inclusive posicionar o dedo 2 reto defrente para a corda e depois ESTIQUE o dedo 1 até a casa ao ladoense no segui nte movimento para entender


-1--3--4--5--
-------------1--3--4--5
--------------------------1--3--4--5
etc.

fazendo isso com os dedos 1 2 3 4 vc vai criar a necessidade de esticar e colocar o dedo 1 de lado pra que os outros FIQUEM POSICIONADOS DE FRENTE.
Essa não é a única das posições para se tocar. Se vc for tocar blues ou algo com muitos bends terá que mudar a posição .Mas essa posição para acordes e movimentos rápidos de escala é muito eficaz.

Guitarra Virtual
Veterano
# out/09 · Editado por: Guitarra Virtual
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Jackson five

A variante desses exercícios é:


1--2--3--5
---------------1--2--3--5
-----------------------------1--2--3--5
etc
1--3--4--5
---------------1--3--4--5
----------------------------1--3--4--5

etc

1--2--4--5
-----------------1--2--4--5
-----------------------------1--2--4--5
etc
1--2--3--5
----------------1--2--3--5
-----------------------------1--2-3--5--
etc
Avançando um pouco mais e agora ja soltando os dedos ,mas procurando manter a armação da mão sempre próxima as cordas.


1--3--4--6
------------1--3--4--6
--------------------------1--3--4--6
etc


1--3--5--6
---------------1--3--5--6
---------------------------1--3--5--6
etc

Abertura Máxima (cuidado com a tendinite, não forçe além dos limites)


1--3--5--7--
---------------1--3--5--7
--------------------------1--3--5--7
esses exercícios de alargamento vão ser muito eficazes para conseguir aberturas a partir da casa 5. Inclusive caras que nem o Allan Holdsworth tocam assim direto.


Ah trabalhe com essas formas em cima das 24 posições...
Vlw...

Guitarra Virtual
Veterano
# out/09
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Bom, dando continuidade a revisão sobre a técnica, vimos esses primeiros e mais conhecidos exercícios que são os de quatro notas por corda. Agora vejamos os com 3 notas por corda. Esses são muito importantes pois são os que mais se aproximam do gesto que fazemos quando estudamos escalas.Devemos toca-los com palhetada alternada e com sweep, lembrando que na palhetada alternada , como o número de notas é impar, cada entrada de corda será diferente.Já no sweep ,a entrada será igual.vejamos então:


1--3--4--------------------------------------------------------------- -----
----------1--3--4----------------------------------------------------- --------
------------------- 1--3--4---------------------------------------------------
-----------------------------1--3--4---------------------------------- -------
---------------------------------------1--3--4----------------------3- -5--6-
--------------------------------------------------1--3--4--3--5--6---- -----


-----------------------------3--5--6--5--7--8---------------------
-------------------3--5--6----------------------5--7--8--------------
----------3--5--6----------------------------------------5--7--8------ ----
-3--5--6----------------------------------------------------------5--7 --8
---------------------------------------------------------------------- ---------
---------------------------------------------------------------------- ----------


---------------------------------------------------------------------- ----7--9--10
----------------------------------------------------------------7--9-- 10-------
-----------------------------------------------------7--9--10--------- --------
------------------------------------------7--9--10-------------------- -------
5--7--8----------------------7--9--10--------------------------------- -------
---------5--7--8--7--9--10-------------------------------------------- --------


etc

segue até o dedo 1 atingir a casa 17 e depois volta


As combinações são as seguintes:


1 3 4 1 4 3 1 2 4 1 4 2 1 4 3 1 4 2

2 3 4 2 4 3 2 1 4 2 4 1 2 1 3 2 3 1

3 2 1 3 1 2 3 4 1 3 1 4 3 2 4 3 4 2

4 3 1 4 1 3 4 2 1 4 1 2 4 3 2 4 2 3


Embora as combinações mais interessantes sejam as que tem uma casa de distancia entre um dos dedos, é legal de vez em quando dar uma passada em um dos que tem os três dedos juntos. Eles irão favorecer a independência entre esses dedos.

Outra coisa importante é vc misturar as combinações, muudando de uma corda para outra. um exemplo que vi numma apostila do Steve Vai:

1--3--4--------------------------------------------------------------- -----------
---------3--4--1------------------------------------------------------ -----------
-------------------4--1--3-------------------------------------------- ------------
--------------------------- 1--3--4----------------------------------------6-3-5
--------------------------------------3--4--1----------------------5-- 6--3-----
------------------------------------------------4--1--3--3--5--6------ ---------

etc


Esse exercício desenvolve a nossa habilidade em não ficar tocando grau conjunto nas escalas o tempo todo.
Crie outras sequencias...


Use também esses exercícios com os movimentos horizontal e oblíquo.


ex:

1--3--4--3--5--6--5--7--8--7--9--10--9--11--12--11--13--14

ou variando;


1--3--4--5--6--3--8--5--7--7--9--10--11--12--9--14--11--13

som louco...rsrs mais tarde pode servir como uma frase alterada em cima de um acorde tipo B7(#9). Aliás ,grande parte desses exercícios podem ser utilizados como frases de aproximação cromática, outside,etc. O importante é a nota alvo, ou seja, a nota de chegada, onde a frase irá repousar

pra finalizar por hora o movimento oblíquo :


1--3--4--------------------------------------------------------------- ----
---------1--4--3--3--5--6--------------------------------------------- --
-----------------------------3--6--5--5--7--8------------------------- -
-------------------------------------------------5--8--7--7--9--10
---------------------------------------------------------------------- 7--10--9--
---------------------------------------------------------------------- ----------
etc


ja perguntaram isso aqui, mas não custa repetir. Como estudar esse mundo de coisas?
Um pouco de cada vez, variando de um dia para o outro, e vendo quais os que vc tem mais dificuldade e insistindo um pouco mais neles...

Boa sorte com os estudos galera

malucobeleza666
Veterano
# out/09 · Editado por: malucobeleza666
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guitarra virtual
perdemos na eficacia do exercicio se nos restringirmos apenas ás 4 primeiras casas? por que fazer 1,2,3,4 depois das 8 primeiras casas fica MUITO chato...XD

jacksonfive
Veterano
# out/09
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Guitarra Virtual
vlw mestre !!!
abç

jacksonfive
Veterano
# out/09 · Editado por: jacksonfive
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Guitarra Virtual
passa uns exercicios de tapping pra galera (eu sou o que mais precisa hehe ) !!! outra duvida sobre tapping , pra improvisar tapping precisa seguir a escala ? tipo passar de uma corda pra outra e fazer saltos tipo assim :

e-------12--3--6---------------------------------------
B-----------------12--6--8-----------------------------
G------------------------------------------------------
D-----------------------------10--4--6-----------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


vlw mestre

obs: esses tappings foram feitos de qualquer jeito , só peguei uns numeros e puis na tab ...

jacksonfive
Veterano
# out/09
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up

Guitarra Virtual
Veterano
# out/09
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malucobeleza

O lance dos exercicios andarem é para vc sentir o braço em toda a suas extensão . Saca só que as casa vão ficando menores e a partir da casa 12 é uma outra maneira de tocar , com os dedos bem juntos... essa é a idéia. Vá tentando fazer mais rápido , pra ficar menos tempo em cada exrcício. Mas não descuide da limpeza. Depois vou transformar esses exercíicos em frases com aplicação geral em vários estios. Quem estiver com a técnica mais apurada irá desenvolver-se melhor. Mas de fato cada um tem que ir no seu ritmo...
Boa sorte e bons estudos

jacksonfive
Veterano
# out/09
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upadinha basica (topico importante)

renanozzy
Veterano
# out/09
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Esses sao muito bons pra melhorar a palhetada:

Tocar tudo alternado e sempre com o metrônomo, lembrando de abafar as cordas.

e------x------|---------------------x-x--------------------
B-----x-x-----|-----------------x-x-----x-x----------------
G----x---x----|-------------x-x-------------x-x------------
D---x-----x---|---------x-x---------------------x-x--------
A--x-------x--|-----x-x-----------------------------x-x----
E-x---------x-|-x-x-------------------------------------x-x



e-------------------------------x-x-x----------------------
B-------------------------x-x-x-------x-x-x----------------
G-------------------x-x-x-------------------x-x-x----------
D-------------x-x-x-------------------------------x-x-x----
A-------x-x-x------------------------------------------etc-
E-x-x-x----------------------------------------------------



e----------------------------------------x-x-x-x-----------
B--------------------------------x-x-x-x---------x-x-x-x---
G------------------------x-x-x-x------------------------etc
D----------------x-x-x-x-----------------------------------
A--------x-x-x-x-------------------------------------------
Ex-x-x-x---------------------------------------------------


Eu costumo fazer esses exercícios em várias figuras rítmicas.

renanozzy
Veterano
# out/09
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Com saltos de corda tb


e|-----------------------------x-----x-------x-----x------x--|
B|----------------------x---------x--------------------------|
G|º--------------x-----------------------x------------------º|
D|º--------x------------------------------------x-----------º|
A|---x------------------------------------------------x------|
E|x-----x-----x------x------x--------------------------------|


sidguitar1
Veterano
# out/09
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massa..da pra jogar salto de cordas nesses exercicios.abraço

sidguitar1
Veterano
# out/09 · Editado por: sidguitar1
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hehehe nao tinha entrado o post teu com salto.abraço

renanozzy
Veterano
# out/09
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Os outros com 2,3 e 4 notas por corda tb com salto ajuda pra caralho.

leolmx
Veterano
# out/09
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realmente eu só fazia 1234 e 4321, nunca pensei em abordar os outros padroes propostos pelo Guitarra Virtual

Eu gosto muito de fazer um exercício que o Petrucci mostra no vídeo Mystic Dream Exercise:


e--------------------------------------------------------------------- ----------------------15-14-13-12-13-14
B--------------------------------------------------------------------- ----12-13-14-15-14-13------------------
G-------------------------------------------------------15-14-13-12-13 -14------------------------------------
D-------------------------------------12-13-14-15-14-13--------------- ---------------------------------------
A-------------------15-14-13-12-13-14--------------------------------- ---------------------------------------
E-12-13-14-15-14-13--------------------------------------------------- ---------------------------------------


VIVA O 1234!

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