Review da Epiphone Custom white

    Autor Mensagem
    faski
    Veterano
    # out/09 · Editado por: faski


    Olá pessoal gostaria de deixar um review que fiz nas minhas les paul Custom Epiphone c/ objetivo de esclarecer duvidas a respeito de duas guitarras feitas na coreia mas em fabricas diferentes o que muda? vejam abaixo:

    duas guitarras que serão comparadas:
    1º Epiphone Les Paul custom 2002 fabricada pela Unsung Coreia
    2º Epiphone Les Paul Custom 1996 fabricada pela Samick Plant Coreia
    ambas de cor branca

    ambas corpo e braço de mogno

    Embora ambas seja fabricadas na coreia, as duas tem caracteristicas bem diferentes tais como:
    - Formato do archtop:
    A Epiphone fabricada pela Unsung tem o top mais abaulado estilo gibson, em quanto a epiphone fabricada pela samick tem uma leve abaulação quase plano o top,

    O formato do corpo das duas é diferente a epiphone Unsung é mais redondo, em quanto a Epiphone samick é um pouco mais oval,

    As escavaçoes p/ dentro são diferentes, a Epiphone Unsung tem uma escavação grande por onde passa a fiação dos captadores e da chave seletora, tão grande que é possivel passar um cabo de pararaio p/ lá, tira muita madeira e deve ser p/ isto que esta guitarra é mais leve se comparado com a Epiphone Samick, enquanto a Epiphone Samick tem o buraco feito p/ furadeira do tamanho certo p/ a fiação, sem tirar muita madeira .

    O Braço é diferente o braço da epiphone Unsung tem a espessura de 21mm no 1º trastes, enquanto o braço da Epiphone samick tem 23mm no 1º traste e no 9º trastes tem 26mm é um braço bem gordo estilo anos 50 da Gibson (alguns dizem que o som é melhor).

    As Marcaçoes de bloco tambem são diferentes, a Epiphone Unsung é feito de um material esilo madeperola brilhante, a Epiphone Samick é um material fosco sem brilho liso.

    Captação tb houveram diferenças, Epiphone Unsung os captadores são feitos em alnico:
    - ponte Epiphone hot 14k
    - braço Epiphone 57 8k

    A Epiphone Samick são ceramicos, e a base do captador não tem parafuso aonde as bobinas são presas, ou seja as bobinas são montadas nas capinhas douradas e a base so é tampada c/ uma cola em toda a lateral, se o musico deseja retirar estas capinhas p/ reduzir a microfonia não será possivel, e a cor do plastico das bobinas é transparente dá pra ver os fios de cobre.

    - ponte epiphone 9 k
    - braço epiphone 8 k

    o Hardware são iguais tarraxas ponte cordal,

    Apenas os potenciometros são diferentes a Epiphone Unsung são 500k tipo grande, enquanto a Epiphone Samick são de 500k pequenos e bem espaçados no top da guitarra os potenciometros da Epiphone Samick são mais distantes um do outro do que a Epiphone Unsung que são mais proximos estilo as Gibsons.

    O compartimento eltrico da Epiphone Unsung é bem protegido c/ uma tinta preta semi condutiva p/ fazer uma especie de blindagem
    enquanto a Epiphone Samick é pintado normal da cor da guitarra.


    A pintura e verniz são iguais, o logo tipo Epiphone no Headstock da Unsung é inclinado p/ cima, o da Epiphone samick é reto,

    O som das duas são diferentes a Epiphone Unsung tem um som cheio e com uma boa dose de brilho graças aos captadores em alnico, ela não soa abafada tem um som bem definido.
    A Epiphone samick tem o som agudo um pouco comprimido devido as captadores, o som c/ bastante graves e e medios boa pra tocar black sabbath ou sons dos anos 70, elá soa mais raivosa c/ over drive ela satura mais cedo do que a Epiphone Unsung, mas os harmonicos soaram mais destacados na Epiphone Unsung,

    bem como podemos ver as diferenças são muitas mas são duas guitarras exelentes mas é mais do gosto de cada um ver qual é melhor.

    faski
    Veterano
    # out/09
    · votar


    up

    TappingBOY
    Veterano
    # out/09
    · votar


    bom review

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/09
    · votar


    faski

    Muito bom o review. Bem esclarecedor. Isso mostra claramente que a mesma guitarra pode ser bem diferente! hehe

    Abs

    faski
    Veterano
    # out/09
    · votar


    antes de adquirir as 2 eu tb achava que era a mesma coisa MauricioBahia
    mas serve tb de alerta p/ pessoal destinguir os 2 locais de fabricação, valeu

    Bombastik
    Veterano
    # out/09
    · votar


    faski

    muito boas suas observações. só queria que vc tivesse postado fotos delas pra comparação, em especial o formato do corpo, top arqueado, escavações internas. enriqueceria bastante o tópico.

    abraço.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/09
    · votar


    faski
    Muito bom o seu "review", e explica muita coisa. Como por exemplo a queda de peso das Epis atuais com essa economia de material. Explica também o porque dos captadores das Epis mais novas serem gerarem um timbre mais consistente, mesmo quando colocados em outras guitarras. É interessante, mas, construção por construção acho as Epis fabricadas pela Samick, no geral, melhores.
    Abç

    faski
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Bombastik
    pois é vou ficar devendo as fotos, pois a epiphone samick está em outra cidade agora, mas valeu

    Mauricio Luiz Bertola em termos de timbre o meu gosto foi a Epi fabricada na samick tb, valeu abrç.

    bpv
    Veterano
    # out/09
    · votar


    faski

    Bela contribuição, depois posta no tópico de reviews de Les paul do Meu filho vai tocar Classic Rock.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/09
    · votar


    faski
    Pois é. Por isso é que eu afirmei que as Condors estavam superiores em construção às Epis atuais, e muita gente não acreditou.
    Fiz, a alguns meses atrás, um "up-grade" numa Epi Custom e já havia constatado essa construção "econômica" na mesma.
    Abç

    Caldinho de Peido
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Eu tenho uma Epi Zakk Wylde de Unsung, e o top não é de maple, e sim de mogno.

    A minha é do primeiro ano da serie, o acabemento é muito bom, mas o diferente é o top de mogno, já vi outras Epi Zakk Wylde e o top sempre são de maple.

    faski
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Caldinho de Peido
    ja ouvi falar de umas epi zack serem o topo de mogno tb, dizem que o maple no top serve p/ dar um brilho a + no som da guitarra, so seu caso se vc mudar p/ o emg 81 85, não terá problema no timbre

    faski
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    as condor não são feitas c/ construção economica?

    GuitarUser
    Veterano
    # out/09 · Editado por: GuitarUser
    · votar


    hm.. a minha epi sg custom é da Qingdao, China.

    faski
    Veterano
    # out/09
    · votar


    GuitarUser
    não deve mudar muita coisa, pois ja tive as duas a g400 coreia e a g 400 quingdao, os captadores são diferentes, e as tarraxas as da coreia são verdes e a outra é grover, o restante e a mesma coisa. abraç.

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    faski

    Acho que é preciso haver uma definição de "construção econômica" para que o assunto não fique sem fundamento. ;-)

    Abs

    faski
    Veterano
    # out/09
    · votar


    MauricioBahia
    construção economica seria:

    a Epiphone Unsung tem uma escavação grande por onde passa a fiação dos captadores e da chave seletora, tão grande que é possivel passar um cabo de pararaio p/ lá, tira muita madeira e deve ser p/ isto que esta guitarra é mais leve se comparado com a Epiphone Samick,

    é toda a guitarra que escavam em demasia as partes internas retirando muita madeira desnecessaria, influindo no timbre final do instrumento um outro exemplo seria a guitarra Phoenix les paul.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/09
    · votar


    faski
    Não. E não estou me referindo à "Lemon Drop" do MauricioBahia não, que é uma guitarra especial, mas sim às CLP2S mesmo.
    Abç

    lemingue
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: lemingue
    · votar


    faski

    A minha e chinesa, pelo serial é de 2007, feita em Qingdao. Só pra acrescentar mais uma na família do seu review.

    Tenho uma Epi LP Custon Alpine White, não vou ficar aqui dizendo como ela é etc... acho que todos já sabem. Visualmente, é parecida com a "irmã" mais cara, made in USA (Gibson). Mas, pra quem quiser saber como é, tem essa foto aqui. A que tenho é igualzinha.

    Eu tenho outras três guitarras, e essa foi a minha 4ª, comprei no começo do ano. Duas coisas me motivaram mais a comprá-la: primeiro, ela é muito bonita, e segundo, minha outras guitarras são com ponte flutuante e com um visual menos clássico. Nessa eu mudo a afinação mais facilmente (baixar, drop D e etc).

    Quando decidi dar uma testada nela saquei duas coisas logo de cara: o acabamento, externamente é perfeito; e, o peso, é uma guitarra pesadinha, e, em todas as guitarras que toquei, isso influi positivamente no som. Já tinha visto no site da epi/gibson qual o material dela e etc, fora os captadores, tudo coisa boa. Na verdade, o único porém era a sua procedência, made in china. Mas eu não sou preconceituoso quanto a isso, em muitas coisas os chineses e demais xings estão anos-luz na nossa frente.

    Tive que mexer em duas coisas para deixá-la a meu gosto. Regulagem do braço e troca dos captadores. Fiquei um tempo com ela toda "stock", apenas regulando a altura das cordas e o braço, afim de ver quais eram as deficiências da guitarra.

    Os captadores, pro meu gosto, eram muito fracos, não que sejam totalmente ruins, mas não gostei. Ainda mais que só tenho guitarra com Seymour Duncan (JB, '59, PATB-1, Jazz, e Hot Rail). Instalei dois Seymour nela, um Custom e um '59. Ficou ótima, queria um som mais rock clássico mesmo, por isso essa combinação, mas, pra quem conhece seymour, sabe que dá pra tocar qualquer coisa com eles, as diferenças entre os vários modelos de captadores não são tão gritantes assim.

    A regulagem do braço eu fiz de tudo, mas, não teve jeito, levei para um luthier. Não que houvesse algum problema com a guitarra, não é guitarra pra "fritar", mas é que eu toco com o ataque muito baixo. Na 12ª e na 22ª casas, uma palheta de 1 mm fica presa em qualquer guitarra que tenho. Essa é a minha regulagem, e só fiquei satisfeito quando a LP ficou assim também. Foi necessário uma retífica nos trastes.

    O que me chamou a atenção, negativamente falando, é o acabamento interno da cavidade dos potenciômetros. Não parece ter sido feito por um processo mecanizado e não teve todo aquele "cuidado" para deixar bonito. Tem umas rebarbas de madeira.

    No geral, a guitarra é ótima, não vou ficar aqui dizendo que melhor ou pior que outras guitarras, não sou rico, mas poderia comprar qualquer gibson normal à venda por aqui, inclusive com os impostos abusivos. Acho que essa Epi faz o "serviço" muito bem.

    Resumão:

    - acabamento: o externo é perfeito, já o interno deixa a desejar, mas, só eu vejo...;
    - som: após a troca dos captadores ficou ótimo, som de lespa, gordo, profundo e responde perfeitamente as combinações de volume e tone;
    - regulagem: regular. Para quem toca com ataque alto, não haveria problema, afinal, é uma les paul e não uma jackson ou ibanez. Com um ataque mais alto, o som até fica melhor, mas, pra minha pegada, não rola.
    - madeira: já li e ouvi muita besteira... não vou comparar, só vou dizer que é boa.
    - braço: é mais "gordinho", a escala é plana e o alcance às notas mais agudas é meio difícil. Mas isso é característico.
    - ferragem: é dourada, já está perdendo um pouco o brilho, mas isso é normal, moro em cidade litorânea e não fico esfregando a guitarra toda hora. Na ponte está desbotando onde fica o apoio da mão. Uma observação que faço é sobre o dourado dos captadores. Nos originais o revestimento era melhor que o dos Seymour... Com uma semana os seymour já começaram a desbotar os cantos, dando a impressão de ser uma guitarra mais velha (instalei captadores com capa dourada, igual aos originais). Mas o som, nem se compara...

    Abs!

    faski
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    lemingue
    valeu ajudo a completar o review

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review da Epiphone Custom white