André Maciel Veterano |
# out/09
Ae galera, tou fazendo esse tópico a pedido de um amigo meu que tá tendo uns problemas com essa ponte... Abaixo tá o texto que ele fez sobre a situação:
Saudações, galera do Cifraclub! Estou tendo um problema seríssimo: não consigo afinar minha RG350M-YE (um modelo novo da Ibanez, uma amarelinha). Até consigo afinar, mas não em 440hz. Ta bom, até já consegui afinar em 440hz, mas com a ponte muito recuada, nunca com ela regulada, paralela ao corpo.
A história: Mandei buscar la fora, na Itália. Ela passou um mês lá, depois cerca de uma semana em São Paulo capital antes de chegar aqui, Natal-RN. Veio num bag que protegia bem, mas chegou com uma das "knife edges" afundada, a de baixo, das cordas mais agudas, talvez em virtude de uma pancada. Dei um jeito nisso e tudo voltou ao normal, aparentemente. Claro, ficaram uns pequenos arranhões no pivô e a "knife edge" ficou também meio lascada, mas tão pouco que achei que não fosse comprometer muito a performance da ponte. Também me preocupei menos ainda pois estou aguardando uma Edge original pra colocar nela. A guitarra veio com um encordoamento que parecia ser um 0.09 D'Addario. Veio com uma etiqueta da D'Addario amarrada, mas nela não informava o calibre das cordas. Comprei um 0.10, que é a tensão que uso, da marca Olympia (só pra efeito de informação mesmo), que já tinha usado outras vezes em outras guitarras minhas sem problema nenhum. Foi então que o problema da impossibilidade de afinação/regulagem apareceu.
Resumindo: não consigo afiná-la em 440hz com a ponte bem regulada utilizando um encordoamento 0.10.
Fato mais intrigante pra mim: a ponte sobe sem limite, mas a afinação permanece a mesma, sempre abaixo de 440Hz, como se a ponte não agüentasse essa tensão das cordas.
Já tentei: 1 - Mexer nos parafusos que seguram o suporte das molas, por trás do corpo. Claro, como se faz quando se muda a tensão. Sempre faço isso quando tenho que botar um encordoamento NIG, por exemplo, que têm os bordões mais pesados; Como já informei antes, a única forma de atingir a afinação padrão (E, em 440hz) foi com os parafusos bem apertados e com a ponte, consequentemente, bem recuada. 2 - Trocar as molas. Troquei as TRÊS que vieram nela por DUAS GOTOH que tinha de sobra aqui. Não adiantou. 3 - Deixar a guitarra repousando numa afinação aproximada. Pra ver se alguma coisa tinha que assentar com o tempo. Também não adiantou. 4 - Me perguntar se a ponte é uma droga mesmo e a única saída e esperar a outra chegar. :P Bom, basicamente é isso.
Agradeço qualquer ajuda desde já!
Grande abraço!
|