Vou mandar fazer minha "menina" (Telecaster)

Autor Mensagem
Miawzawa
Veterano
# out/09 · Editado por: Miawzawa


Pessoal, estou juntando dinheiro para mandar fazer uma telecaster luthier e penso em fazer usando madeiras nacionais (mais baratas), mas que se aproximem do som das "mais usadas" e que sairiam mais caras. Além disso porque gostaria que tivessem o corpo menor que o padrão e o braço mais fino que o padrão.

Procuro um bom som limpo, com sustain, encorpado e distorções um pouco ardidas e com "quacks" moderados .

Como não conheço madeiras, gostaria que me dessem indicações e orientações.

Corpo: Marupá, Pau-ferro ou Pará-Pará.
Braço/Escala: Tauari

O modelo que eu quero ou seria assim http://www.guitarsandeffects.com/guitarimages2006/fender_tele_us_cRED_ 01/american_chrome_red_003.jpg ou assim: http://www.wikizic.org/images/1/035/035871.jpg

Gostaria que dessem a opinião de vocês, se recomendam ou não essas madeiras e quais outras eu poderia usar.
ABç

Marcosrcf
Veterano
# out/09
· votar


Miawzawa
Tenho uma guitarra em Marupá, gosto pracaramba do som dela!
Só não sei se ela ficaria legal sem pintura... os veios dela não são tão aparentes...

erico.ascencao
Veterano
# out/09
· votar


Miawzawa
ou assim: http://www.wikizic.org/images/1/035/035871.jpg
Caracas, estas fotos têm mais detalhes que... bom, deixa pra lá. [piada porca off/].

Miawzawa
Veterano
# out/09 · Editado por: Miawzawa
· votar


Marcosrcf
Só não sei se ela ficaria legal sem pintura... os veios dela não são tão aparentes...
Ela fica mais ou menos como? Valeu.

erico.ascencao
Caracas, estas fotos têm mais detalhes que...
É só para ter idéia do corpo das cores. =p

Eu tb gostaria que ela tivesse o corpo um pouco menor, pois comparando meu tamanho com a guitarra, ganho por pouco. [/piada auto-degradativa off]

buddy guy
Veterano
# out/09
· votar


Miawzawa
Bom para telecaster é vinhático.

Marcosrcf
Veterano
# out/09
· votar


Miawzawa
Por um acaso, procurando achei esse blog, se minha memória não falha, o chão, as máquinas e ambiente são da escola de luthieria B&H... hehehe (sou ex-aluno deles)

Ele documentou o processo de criação praticamente completo de que? Uma telecaster feita em Marupá! Qualquer coisa tamo aí! (acho que vc tem meu msn...)
http://htguitars.blogspot.com/search?updated-min=2009-01-01T00:00:00-0 8:00&updated-max=2010-01-01T00:00:00-08:00&max-results=49

Rod Turtle
Veterano
# out/09
· votar


Miawzawa
Corpo inteiro em pau ferro, faz me rir.

Miawzawa
Veterano
# out/09
· votar


Rod Turtle
Corpo inteiro em pau ferro, faz me rir.
Sou iniciante em matéria de construção de guitarras, se você pudesse ajudar ficaria agradecida. ^^

Marcosrcf
Ah, Marcos, é verdade! Vou dar uma olhada aqui porque mudei meu e-mail.

Abç

Rod Turtle
Veterano
# out/09
· votar


Miawzawa
Então por que vai comprar uma guitarra de luthier?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/09 · Editado por: Christhian
· votar


Miawzawa
Gosto de telecasters, mas não gosto de singles. Paradoxal, mas resolvi isso comprando uma tele com humbuckers hehe

Curti a vermelha. Não sei quanto está disposta a pagar, mas já viu as do Zaganin?

EDIT: http://www.nzaganin.com.br/guitarra/?linha=13 pra pirar hehe

Miawzawa
Veterano
# out/09 · Editado por: Miawzawa
· votar


Christhian
Não sei quanto está disposta a pagar,
Até 600 reais.

já viu as do Zaganin?
Ainda não.

EDIT: http://www.nzaganin.com.br/guitarra/?linha=13 pra pirar hehe
São lindonas. 8)

Rod Turtle
Então por que vai comprar uma guitarra de luthier?
Porque gostaria de algumas alterações nos tamanhos padrão do corpo e na espessura do braço e porque é meio difícil achar uma tele por aqui. =/

Rod Turtle
Veterano
# out/09
· votar


Miawzawa
Mas se você não sabe qual é o som que você procura não sei porque quer fazer guitarra com luthier. E com 600 mangos tu não paga nem luthier da tonante.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/09
· votar


Miawzawa
Até 600 reais.

Putz, não quero te desanimar, mas infelizmente vai ser meio difícil conseguir fazer algo legal com essa grana...

Miawzawa
Veterano
# out/09
· votar


Christhian
Putz, não quero te desanimar, mas infelizmente vai ser meio difícil conseguir fazer algo legal com essa grana...
Tipo, falo da guitarra em si. Depois vou fazer uns upgrades, trocando captador e tal. Na faixa de 600 - 800 reais. Acima disso que fora de orçamento.

Gasparzim
Veterano
# out/09
· votar


Christhian

meu irmão.... pense numa GAS!!!

só faltei ter um ataque epiléptico com essas teles aí do Zaganin

a vermelha é linda demais!

Rod Turtle
Veterano
# out/09
· votar


Miawzawa
Putz cara, ainda assim acho que não dá.

Symptom
Veterano
# out/09
· votar


Você é iniciante. Pegue uma boa guitarra nessa faixa de preço em uma loja. Você não vai conseguir nada com luthier por menos do que o dobro disso e mesmo assim vai ser meia-boca. E, por curiosidade, qual é o seu tamanho? A não ser que você tenha nanismo, dá pra usar tranquilo. O Angus Young tem tipo 1,50 e poucos e toca até com semi acústica.

Miawzawa
Veterano
# out/09
· votar


Symptom
Beleza. Toco há 5 anos e tive problemas de ação alta no início e até hoje tenho o problema de colocar muita força e tenho a "mão pesada". Eu tenho 1,48 mas a questão de tamanho não é que não dê pra tocar, mas por mais conforto ao tocar. (Sim posso estar falando m**da).

daniel_guitar
Veterano
# out/09
· votar


Miawzawa
com 600 acho díficil, procura uma squier california, só o corpo talvez vc consigo por 600 mais os captadores e a parte eletrica

buddy guy
Veterano
# out/09 · Editado por: buddy guy
· votar


Miawzawa

O nóbre coléga Christhian meio que indicou zaganin,concordo com a opinião dele e a dos demais colégas,sobre o trampo do zaganin ser show. Só não concordo é com os preços praticados por lá,mas...... existem luthiers execelêntes,que são capazes de fazer o que o zaganin faz e até melhor,com preço justo.Onde a única diferênça de um para o outro,fica por conta da coqueluche do nome. Abraços e espero ter ajudado !!!!!!!

EDIT(Mesmo por que,me perdoe os demais colégas que indicam Zaganin.Tudo bem,o trampo do cara é show mesmo,não vamos entrar nos méritos.Só acho injustiça muitas das vezes deixar de indicar o Bertola ou o Fabio Seiji que também são luthiers "de mão cheia"(Christhian,não me leve a mal). E que além de serem colégas aqui de fórum,ainda ajudam e muito,mas muito mesmo à todos aqui no FCC.Tirando dúvidas e auxiliando no que podem por aqui. Miawzawa,Ta aí uma boa dica !!!!!! )

alele
Veterano
# out/09
· votar


Miawzawa
já pensou em comprar uma guitarra tamanho 3/4?

Symptom
Veterano
# out/09
· votar


Miawzawa

Desculpe pelo iniciante, é que pareceu à primeira vista.
Você faz aulas ou coisas do tipo? Ação alta é barbada de regular. Cordas você sempre pode usar cordas mais finas.

No início eu tinha problemas com a mão pesada também, mas com o tempo fui aprendendo a controlar nas aulas. Hoje tou conseguindo muito mais timbres, dependendo da força que coloco em cada momento. Com todo mundo é assim.

Mas repito... Com 600 não vai achar nada que preste em luthier.

Miawzawa
Veterano
# out/09 · Editado por: Miawzawa
· votar


daniel_guitar
Vou dar uma boa pesquisada. (:

buddy guy
Valeu!! Vou perguntar ao Bertola e ao Seiji por quanto eles fazem e tal, mais o frete e tudo.

alele
Com certeza, mas por aqui é meio difícil de encontrar.

Symptom
Desculpe pelo iniciante, é que pareceu à primeira vista.
Sem problema, cara.

Você faz aulas ou coisas do tipo?
Não, nunca fui a aulas, nem tive professor. Aprendi só mesmo.

Ação alta é barbada de regular. Cordas você sempre pode usar cordas mais finas.
Eu sei, isso foi beem no comecinho mesmo, mas depois que comecei a ter mais conhecimentos sobre os instrumentos (violão/guitarra) levei a um luthier pra raspar o rastilho e ficou 100% melhor. Eu costumo usar cordas de tensão média no violão e na guitarra até agora uso 009, mas quando eu for fazer a próxima regulagem vou mudar pra 010 ou 011.

No início eu tinha problemas com a mão pesada também, mas com o tempo fui aprendendo a controlar nas aulas.
A questão da mão pesada eu estou conseguindo controlar bem, mas o negócio da força excessiva na mão esquerd não consigo controlar. Quando eu me "policio" eu uso força normal, mas quando não faço atenção, quando vou perceber já estou pondo muita força.

Mas repito... Com 600 não vai achar nada que preste em luthier.
É, então vou ter que esperar um bom tempo e ir trocando por algumas melhores até lá. Mas eu já queria ter o plano dela já construído, as madeiras e tudo.

Edit: Eu toquei em uma Cort ou Shelter (não lembro o modelo) e me pareceu bem confortável por ter um corpo pequeno, apesar de que pareceu bastante mal-cuidada ( as cordas muito velhas e o corpo sujo XP). A minha guitarra atual é uma Condor RX-20 Special) Hoje vou comprar cordas e passo lá só pra ver e depois digo a marca, o modelo e o preço pra ver se vale a pena trocar.

toty
Veterano
# out/09
· votar


Miawzawa
Com esse valor, vc poderia tranquilamente fazer um boa guitarra e muito melhor do que as que vc ve por ai, se fizesse ela vc mesmo...
http://cabeludodorock.blogspot.com/
olha ai, essa eu estou fazendo com meu esforço e com a ajuda e alugmas pessoas do ramo...vou concluir o braço até semana que vem...

toty
Veterano
# out/09
· votar


Miawzawa
Alem do mais, vc poderia fazer o Corpo e o Braço em Marupá, ela é uma madeira muito bem recomendada...alguns estudos dizem que ela é um *substituto natural do mogno.


* caracteristicas sonoras semelhantes.

Symptom
Veterano
# out/09
· votar


A SG é uma guitarra pequena também. Tem umas até que tem um braço um pouco mais slim.

Essa da força da mão esquerda eu tou controlando também. Muda o timbre também e ajuda pra não cansar muito tocando nem doer os dedos. Tirando que as vezes você aperta demais e chega a mudar um pouco a nota.

Felipe90
Veterano
# out/09
· votar


Telecaster

essa eh maneira

edalko
Veterano
# out/09
· votar


Miawzawa
Até 600 reais

Só de madeira o cara vai te cobrar uns 1500,00
Cada uma...

Véio, compra uma Squier e aos poucos vá fazendo um upgrade.
Ou depois junte grana, que vc consegue uma fender mexicana até por uns 1500,00.

buddy guy
Veterano
# out/09
· votar


Miawzawa

Miawzawa
Até 600 reais

Só de madeira o cara vai te cobrar uns 1500,00
Cada uma...

Véio, compra uma Squier e aos poucos vá fazendo um upgrade.
Ou depois junte grana, que vc consegue uma fender mexicana até por uns 1500,00.



Olha eu não posso falar pelos colégas luthiers aqui do fórum em matéria de preços não.Mas acho que 1500 só de madeiras? Huuum......Não sei não heim ? Recentemente mandei fazer um braço para uma strato que estou montando(não foi com Bertola nem com Seiji),e custou pouco mais da metade dessa grana que vc possui.Mesmo assim creio que a galéra tem uma certa razão ao dizer que estes 600 não dára para concretizar o vosso intento(porque não fica só na madeira,vem ferragens caps e tals).Porém as guitarras SX, terá alguma coisa que com certesa pode cair no seu agrado.Ou até mesmo,vc dar uma pesquisada no M.L. por partes de guitarras,sempre tem algo por lá,mas.....acho que o mais certo a fazer,das 2 uma:Ou vc parte para uma SX já pronta ou vc põe um pouco mais de grana em cima e começa a brincadeira com luthier. Ok? forte abraço e espero que de certa forma eu possa ter te auxiliado de alguma maneira. Abraços !!!!!!!!

daniel_guitar
Veterano
# out/09
· votar


Miawzawa
as teles da condor tb são boas e tão nessa faixa de preço até melhor que a california series da squier

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vou mandar fazer minha "menina" (Telecaster)