Harmonia Funcional x Harmonia Modal

Autor Mensagem
Jabijirous
Veterano
# nov/13
· votar



Você mesmo já assumiu que é feio, tanto que você falou que era esquisito e que ia gravar algo com a 9b. A 9b é animal, a 2b não é.


Eu falei que era MODAL, e na LINGUAGEM POP (pop = popular) é feio. Esquisito não significa feio. Enquanto a galera chama de feio (boca do povo), eu chamo de modal.

O modalismo que a galera passa por aí é um modal com cara de tonal. Onde já se viu II V soar modal? NUNCA

Já falei isso aqui e falo de novo. Em uma progressão C7M Dm7 G7, na linguagem popular as escalas seriam:

C7M Jônio
Dm7 Dórico
G7 Mixolídio

Bicho, isso não é modal, isso é TONAL.

Modal vai soar esquisito para o nosso ouvido cultural tonal. Tanto é que no livro da Berklee eles dizem que o nosso ouvido não consegue separar jônio de uma escala maior (lembre que jônio é modal e Escala Diatônica Maior é tonal). Então é só Lídio, Mixolídio e das menores Dórico e Frígio.

O que eu quero dizer é, que entrar na moda do modalismo? Comece a deixar de lado o feio e pense mais na sonoridade modal.

Agora

Cara, o problema é que a nota do frígio boa é péssima, repousar um c# na mesma oitava que o bordão do C vai gerar um intervalo que lembra alguém afinando um instrumento de tão feio.

Concordo, mas não 100%. Você tem que saber tirar proveito dessa sonoridade, logo, o estilo de música vai dizer quando você vai usar isso ou não, mas eu concordo com você em 99%.

O problema de escrever é que a gente nunca sabe como interpretar (se a pessoa está falando de um jeito estúpido ou de um outro jeito). Mas esse tipo de discussão é boa, eu gosto, só não dá pra levar pro lado da grosseria, né? Aí fica começa a baixaria. Somos pessoas civilizadas e inteligentes.

AllanGouveia
Membro
# nov/13
· votar


cara, eu acho que modal e tonal as vezes é como aquele ditado: "tem mentiras tão bem contadas que soam como verdades, e verdades tão mal contadas que soam como mentira".

as vezes, na hora de fazer uma melodia, talvez por "termos ouvidos tonais", acabamos fazendo uma melodia "modal", mas de uma forma mal pensada e acaba soando como tonal... acho que os modos abrange as possibilidades, mas precisa-se de um certo cuidado para não soar tonal. Até porque, se soar tonal, não adianta de nada tentar fazer modal...

espero ter contribuído...

abç

Drinho
Veterano
# nov/13 · Editado por: Drinho
· votar


Eu não quero ficar me prolongando, mas insisto que o sujeito quer aparecer novamente... primeiramente por interpretar o que bem entende segundo por ser mal educado, terceiro por diminuir os outros por achar que só estudam tríades sem ao menos conhecer as pessoas e desvirtua o assunto do tópico, ele só arrumou polêmica e não contribuiu com a pergunta do rapaz.

Primeiro inventa sobre uma definição errada sobre modulação para que? Para aparecer. Primeiro que eu não defini modulação.
Modulação é mudar de tom e todo mundo sabe disso...
Segundo, posso até não ter me expressado bem e ter dado a entender o que rapaz disse, lendo agora posso até concordar, inclusive vou até arrumar lá pra ninguém interpretar da mesma forma infeliz, mas não foi, ai volto no que eu falei, ele achou que era uma modulação e não era, não fiz uma definição de modulação como pode ter dado a entender e se você tiver boa vontade em compreender vai conseguir sim.
Terceiro, vamos pensar que alguem falou "merda", pior do que falar "merda" é alguém ser mal educado, você tá tratando aqui com gente que você nem conhece, então respeito não faz mal pra ninguém, ninguem faltou com respeito a voce..
Quarto, fala sobre acordes do Djavan quando eu disse sobre repousar uma ideia melódica na segunda menor e se você acha válido ou bonito, ok, não há regras na música, eu acho de extremo mal gosto repousar uma idéia melódica na segunda menor mesmo em 2013, creio que seja uma nota a se evitar e muita gente compartilha desta opinião, acho que quem falou isso não tá tão errado assim...
Vem falar de "contextos" pra que? Para aparecer, ninguém está falando de contextos, estamos sendo simples e diretos para esclarecer a dúvida do colega sobre uma progressão "careta" como você gosta de chamar, inclusive as músicas de estrutura careta são muito legais....

Agora o ápice....

Brincadeiras à parte, o pessoal aqui tá com uma mente muito fechada pra harmonia, poucos saem do estudo de tríades que de vez em quando tem 7as, isso é ruim porque é o básico da harmonia tonal, coisa de 300 anos atrás.

Primeiro que muita gente aqui não tem essa mente fechada...
Por que é ruim?
Agora existe pré requisito de quantidade de estudos para se fazer boa música? Se o sujeito não tem a pretensão de "abrir a cabeça" deixe-o, não o diminua, você não é melhor do que ele, apenas estudou mais teoria musical do que ele e nem essas ferramentas te garantem fazer uma música melhor do que a dele. Teu negócio meu amigo, é ego... e é triste isso....

Você não é um sujeito humilde, você é mal educado, interpreta o que bem entende, quer aparecer e tem um comportamento de "merda".

Não vou responder mais á você.
Continue contribuindo e procure evitar polêmica.

AllanGouveia
Membro
# nov/13 · Editado por: AllanGouveia
· votar


Putz. se eu soubesse da treta não tinha nem opinado... pensei que a dúvida era de como deixar a música soar modal... (peço até desculpa ao edneymusico por ter respondido uma coisa nada a ver com a dúvida dele).

Mas uma coisa eu tenho que concordar com o Drinho, muitos músicos fazem musicas com 3 acordes e é o maior sucesso... se alguém quer fazer música baseado em triade, ninguém tem nada a ver com isso... Não acho que porque uma música é cheia de "harmônias mirabolantes modais", seja necessariamente melhor do que uma música tonal... putz, até o Eric Clapton tem musicas simples....

Galera, melhor mesmo é saber se expressar e saber respeitar o gosto de cada um... Acho que o básico também é bacana... lembre-se: Música é arte ! E como toda e qualquer arte, não pode ser restrita ou rotulada! Cada individuo expressa sua arte como desejar.

espero ter contribuído... abç a todos.

renatocaster
Moderador
# nov/13 · Editado por: renatocaster
· votar


Conteúdo de altíssima qualidade sendo postado aqui. Só peço aos colegas para terem cuidado no jeito de falar com o outro. Este tópico não merece ser desperdiçado por causa de entreveros ou coisas do tipo.

Valeu pela contribuição de todos!

Ken Himura
Veterano
# nov/13 · Editado por: Ken Himura
· votar


Primeiro que muita gente aqui não tem essa mente fechada...

Discordo e este tópico mostra o porquê.

Por que é ruim?
Porque já foi super-explorado, possibilidades esgotadas. Repetir o passado 100% do tempo é contribuir com a mediocridade.

Agora existe pré requisito de quantidade de estudos para se fazer boa música?
Pro meu conceito de arte, sim.

Se o sujeito não tem a pretensão de "abrir a cabeça" deixe-o, não o diminua, você não é melhor do que ele, apenas estudou mais teoria musical do que ele e nem essas ferramentas te garantem fazer uma música melhor do que a dele.
Verdade, pérola aos porcos. Mas sim, sou melhor que ele, ao menos na atitude e no não-conformismo, qualidades de um artista de verdade.

Teu negócio meu amigo, é ego... e é triste isso....
Não tão triste quanto você e seu ego. Todas as suas mensagens são de auto afirmação. "Eu isso", "eu aquilo". Mais triste.

Você não é um sujeito humilde, você é mal educado, interpreta o que bem entende, quer aparecer e tem um comportamento de "merda".

Realmente, tenho defeitos. E você? Prepotente, analfabeto funcional (não sabe escrever, muito menos interpretar), teimoso, cospe merda adoidado e tem um comportamento mais pedante que o meu... e ainda está errado.

Acho bom não querer me confrontar, porque não tá saindo coisa boa disso, nem pra você nem pro fórum.

Ken Himura
Veterano
# nov/13
· votar


Vem falar de "contextos" pra que? Para aparecer, ninguém está falando de contextos, estamos sendo simples e diretos para esclarecer a dúvida do colega sobre uma progressão "careta" como você gosta de chamar, inclusive as músicas de estrutura careta são muito legais....
Esqueci disso. Nada é simples em harmonia. Como qualquer atividade ligada à expressão humana, depende de um contexto para ser validada.

Se você acha que não, parabéns pra você, mas não bosteje nos conselhos de colegas mais experientes que você.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Harmonia Funcional x Harmonia Modal