Pergunta para o PANUCCI e as outras feras do forum

    Autor Mensagem
    renanozzy
    Veterano
    # set/09


    Olha soh, eu sei ateh bastante coisa de harmonia mas não sou muito bom em percepção, queria saber se tem algum livro ou alguma dica de vcs aew pra tirar musica de ouvido, como caras como gustavo guerra, Oziel, etc, que tiram as musicas do satriani, malmsteen e companhia fazem????? eles tiram de ouvido mesmo ou eh na base na transcrição????

    não flanger q eu chorus
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Tirar música do Bon Jovi pra catar umas minas faz sentido, mas tirar música do Malmsteen??? Satriani??? Vai compor as suas que é mais negócio.

    renanozzy
    Veterano
    # set/09
    · votar


    não flanger q eu chorus
    Tirar música do Bon Jovi pra catar umas minas faz sentido, mas tirar música do Malmsteen??? Satriani??? Vai compor as suas que é mais negócio.

    Nanão, nao viaja rapaiz... Eu não falei que queria tirar as músicas do Malmsteen, só que percepção é um negócio muito importante, então se alguém puder por favor tirar minha dúvida........

    Leblues
    Veterano
    # set/09
    · votar


    renanozzy
    cara, isso de tirar de ouvido soh vem com o tempo..... eh atravez dos seus estudos que vai conseguir perceber quais notas foram usadas, qual campo harmonico esta sendo usado, qual intervalo, escala etc..... quer tirar musicas de ouvido, então estude.

    renanozzy
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Alguem aew pode responder minha pergunta rapazeada????

    FunkMetal
    Veterano
    # set/09
    · votar


    como caras como gustavo guerra, Oziel, etc, que tiram as musicas do satriani, malmsteen e companhia fazem?????

    Guitar pro ?

    .eddie
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Vc quer saber como aprender a tirar musica de ouvido ou como esses caras tiram musicas fodas como as de Satrianni e Malmsteen?

    Se for como eles aprendem a musica, geralmente com o Guitar Pro xD

    Mas pode tirar de ouvido tambem se o cara for realmente bom, mas eh como o amigo acima disse, muito estudo e muito tempo, a nao ser pra musicas simples, isso eh soh vc ouvir direito q vc tira se tiver uma boa noção

    KAEL METAL
    Veterano
    # set/09 · Editado por: KAEL METAL
    · votar


    Tirar música do Bon Jovi pra catar umas minas faz sentido, mas tirar música do Malmsteen??? Satriani??? Vai compor as suas que é mais negócio.

    Meu Deus, que post mais sem noção! Me desculpe, mas música é muito mais do que catar mina! Quando você crescer pode ser que entenda!

    renanozzy
    Cara, tem um livro que li que fala do assunto, o nome do livro é "ouvido pensante", é um livro que fala do tema música de uma forma abrangente mas fala desse assunto abrindo a mente das pessoas as mais sutis percepções dos sons a nossa volta.

    Se conseguir, dê uma olhada, eu peguei em biblioteca

    Abçs

    renanozzy
    Veterano
    # set/09
    · votar


    KAEL METAL
    Concordo ctgo cara, o nosso amigo ali de cima (não flanger q eu chorus) viajou feio nessa, eu nem postaria mais nada soh da vergonha depois dessa...

    Mas voltando ao que interessa, valeu mesmo aew pela indicação do livro...

    KAEL METAL
    Veterano
    # set/09
    · votar


    renanozzy
    Esse livro, o autor conta a história dele quando foi dar aulas de músicas em uma escola pra crianças e ele fez uma espécie de "experimento" com as crianças pra aguçar a percepção delas e em meio a tudo isso ele foi condicionando as crianças a perceberem os sons a sua volta

    É muito bom o livro, apesar de eu achar meio chato no começo, mas trata a música de uma forma interessante.

    Abçs

    GuitarHome
    Veterano
    # set/09
    · votar



    Tirar música do Bon Jovi pra catar umas minas faz sentido, mas tirar música do Malmsteen??? Satriani??? Vai compor as suas que é mais negócio


    E qual a diferença ?????

    renanozzy
    Veterano
    # set/09
    · votar


    KAEL METAL
    Pseh cara, dei uma procurada na net mas não achei nada não, serah q soh na biblioteca mesmo!? foda

    KAEL METAL
    Veterano
    # set/09
    · votar


    renanozzy
    Você é SP ?

    Eu achei em uma biblioteca daqui

    Na Freenote eu achei
    http://www.freenote.com.br/site_v3/produto.asp?shw_ukey=38472122947TYO HB8M

    LeandroP
    Moderador
    # set/09 · Editado por: LeandroP
    · votar


    renanozzy

    Gostaria de lhe ajudar nesta questão, mas infelizmente não conheço exercícios de percepção.

    Estudar as cadências harmônicas, motivos melódicos e motivos rítmicos pode lhe ajudar neste sentido. Pesquise mais sobre esses tópicos na net.

    Sinto por não ter lhe ajudado como gostaria.

    Rabbit
    Veterano
    # set/09 · Editado por: Rabbit
    · votar


    renanozzy
    Cara, como início o que posso te indicar pra fazer é o seguinte:

    Compre ou baixe um programa que diminua a velocidade sem alterar o pitch da música.(ex. Sound Forge) Diminua a velocidade da música ou da parte da música que você quer tirar, descubra o tom da música e usando a escala apropriada, não tem erro, é jogo de acerto e erro, vai experimentando as notas até você vê que está soando igual. No começo vai ser bem devagar, depois com o tempo você vai melhorando e pegando mais fácil.

    Boa sorte e paciência que é muito importante.

    Abç

    renanozzy
    Veterano
    # set/09
    · votar


    LeandroPanucci
    Rabbit
    Valeu aew!!!!

    Slowhand-
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Grande dica, Rabbit! Fazer isso ao invés de olhar os numerinhos no guitar pro com certeza forma guitarristas mais completos.. Mas quase ninguém gosta de suar, e é por isso que dizem que o guitarrista é sempre o pior músico da banda, hehehe

    rcagliari
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Cara, hoje em dia, com essa infinidade de recursos tecnológicos, ninguém precisa ter nenhum tipo de treinamento ou aptidão especial pra tirar qualquer música.

    Quando eu comecei a tocar, não havia nada disso, exceto alguns songbooks que eram difíceis de chegar aqui no Brasil. Eu gravava o som do LP pra uma fita cassete e depois ficava tocando e voltando, tocando e voltando, tocando e voltando um mesmo trecho (muitas vezes coisas de menos de um segundo) atééééééé conseguir identificar as notas que estavam sendo tocadas. Fiz assim com quase tudo do Van Halen, muita coisa do Malmsteen, Iron Maiden, Pantera e tudo mais que era virtuoso e que eu gostava (e ainda gosto) de ouvir. Foi o melhor investimento que fiz pra aguçar meu ouvido e minha paciência: tirar tudo na raça, com muita insistência.

    Também usava bastante o vídeo cassete. Via os shows de todos esses caras, aí dava pra conferir em que região do braço eles tocavam determinada coisa. Muitas vezes eu até tocava igual, mas manipulando outras cordas em outros lugares do braço, aí então eu conseguia corrigir e igualar a coisa toda.

    Hoje em dia eu faço a mesma coisa usando, obviamente, CDs e DVDs. Lanço mão das tabs que existem na internet apenas em último caso, pois na maior parte das vezes eu ainda consigo ser mais rápido no ouvido do que na leitura da tab - que, aliás, muitas vezes nem é tão fiel.

    É preciso ter um saco do tamanho de uma melancia, mas com o tempo você começa a conseguir sacar o que o cara está fazendo sem nem precisar botar a mão na guitarra (o que é muito bom e útil), além de conseguir identificar até os vícios e cacoetes de cada guitarrista.

    Você pode, de fato, lançar mão dos programas especiais de modulação da velocidade da música, como o pessoal aí em cima falou, mas, na minha opinião, o tesão nunca é o mesmo, sem contar que você não se desenvolve da forma que falei.

    É o que eu tenho pra te dizer.

    Falou!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pergunta para o PANUCCI e as outras feras do forum