Campo Harmonico de bicordes =/

Autor Mensagem
SuperHuman
Veterano
# set/09


aew galera from hell to com uma duvida de descobrir tom das musicas... usei a busca fui atras vi que tem que saber campo harmonico.... mas como faz pra saber campo harmonico de bicordes que nem sequer diferenciam de maior para menor diminuto etc...

thomasmoura
Veterano
# set/09
· votar


Simples, pegue a escala e monte os bicordes c/ as notas desta escala. Por ex:

Escala de C: C D E F G A B

A primeira tríade: C E G
O bicorde seria: C E
Outro seria: C F

O acorde acima seria Fa c/ baixo em C, sua primeira inversão.

SuperHuman
Veterano
# set/09 · Editado por: SuperHuman
· votar


mas a maioria dos bicordes q eu toco sao formados por seu primeiro grau e quinto e mesmo assim a nota que diferencia eles de diminuto maior menor aumentado etc nao aparece ficando todos praticamente como bicordes maiores que nao se encaixam em campo harmonico nenhum para descobrir seu tom..

thomasmoura
Veterano
# set/09
· votar


Engano seu.

Um bicorde tipo power chord (Tonica e quinta) realmente falta a nota q dá o carater maior ou menor.

Continuando no exemplo da escala C maior, mesmo vc tirando a terça deles, eles mantem a função.

Esperimente tocar a sequencia C F G C em triades. Depois toque eles em power chord.

Voce vai ver que a harmonia permanece e eles continuam fazendo sentido.

SuperHuman
Veterano
# set/09
· votar


ahh axo que to começano a entender...
o rock usa bicordes maiores porque quer vamos dizer assim...
exemplo back in black acdc
progressao em:
E - D - A
mi ré e lá estao no campo harmonico de lá...
entao sua tonalidade é de lá?
estou certo?

Dogs2
Veterano
# set/09
· votar


SuperHuman
a maioria dos bicordes q eu toco sao formados por seu primeiro grau e quinto

thomasmoura
Engano seu.
Um bicorde tipo power chord (Tonica e quinta) realmente falta a nota q dá o carater maior ou menor.


ora bolas

SuperHuman
Veterano
# set/09
· votar


Dogs2
na guitarra só se usa o campo harmonico maior ou tambem os campo harmonico menor harmonico e menor melodico?

Penta_Blues
Moderador
# set/09
· votar


Boa tarde!!!

thomasmoura
Um bicorde tipo power chord (Tonica e quinta) realmente falta a nota q dá o carater maior ou menor.
Continuando no exemplo da escala C maior, mesmo vc tirando a terça deles, eles mantem a função.

O problema foi que no exemplo dado vc não tirou a Terça:
A primeira tríade: C E G
O bicorde seria: C E

Valeu!!!

thomasmoura
Veterano
# set/09
· votar


Penta_Blues

O problema foi que no exemplo dado vc não tirou a Terça:

Tem razão. Estava respondendo a questão do rapaz de como formar um bicorde genérico num determinado tom. Depois ele diz q usa powerchord!

SuperHuman


o rock usa bicordes maiores porque quer vamos dizer assim...

Nem sempre eles são maiores. Os powerchords serao maiores ou menores dependendo do tom da musica.

exemplo back in black acdc
progressao em:
E - D - A
mi ré e lá estao no campo harmonico de lá...


Na verdade a música está em G, se não me engano... Alguem q ja tenha analisado a musica pode responder c/ ctz.

SuperHuman
Veterano
# set/09
· votar


thomasmoura

sol?? mais o campo harmonico de sol é G Am Bm C D Em F#Ø

Dogs2
Veterano
# set/09 · Editado por: Dogs2
· votar


SuperHuman
vc usa o que vc quiser, é um instrumento harmônico :P
se quiser fazer um acorde maior-menor pode, se vc achar um jeito de fazer um cluster, pode também... é música né. Essa teoria harmônica, embora muito necessária, é introdutória. Tá muito aquém da prática musical contemporânea até mesmo (ou principalmente, depende do seu nível de conhecimento sobre a história da música) na música erudita

thomasmoura
Veterano
# set/09
· votar


SuperHuman

O primeiro acorde da musica é E5, o que indica que PODE ser E menor, ou G maior.

Ele toca o A5 que seria simplificacao do Am presente no tom. Alem disso o solo está 90% na pentatonica de Em.

Entendeu o espírito? Os power chords NÃO sao maiores necessariamente, isto te levou a pensar que a musica está em A maior.

Pedrock City
Veterano
# set/09
· votar


Super Human

O rock costuma usar sequencias de acordes de diferentes campos harmônicos de uma maneira às vezes aleatória, diferente das cadências e preparações (II - V) já previsíveis do jazz. Mas o Tom normalmente é facilmente percebido, de ouvido mesmo.
Os power chords (tônica e quinta) não são sempre maiores, eles simplesmente omitem a terça, responsável por defininir e deixar explícito se o acorde é maior ou menor. Mas em qualquer música há um campo harmônico, um tom predominante, pelo qual a música se desenvolve, mesmo que pegue acordes emprestados de campos vizinhos e empréstimos modais.
Qual música, por exemplo, vc está com dificuldade em descobrir a tonalidade?? até mais

KAEL METAL
Veterano
# set/09 · Editado por: KAEL METAL
· votar


Aproveitando o ensejo, também tenho esta dúvida, poderia ser o seguinte

Mesmo que o powerchord não tenha uma definição de maior ou menor, analisamos o campo harmônico, ex.
C.H. C MAIOR

CM Dm Em FM GM Am Bº CM
Durante a progressão harmônica, se a música estiver no tom de C maior, se tocarmos esta progressão de powerchords C5 D5 C5 F5 G5 C5 podemos considerar (virtualmente para a aplicação das escalas) os acorde maiores ou menores de acordo com o C.H. C MAIOR, D menor, F MAIOR e G MAIOR

C.H A menor
Am Bº CM Dm Em FM GM Am
Progressão A5 D5 A5 C5 D5 E5 A5, teremos A menor, D menor, C MAIOR e E menor

Estou muito recente nos estudos teóricos e se eu falei besteira, por favor me corrijam

Abçs

SuperHuman
Veterano
# set/09 · Editado por: SuperHuman
· votar


Ele toca o A5 que seria simplificacao do Am presente no tom

porque simplificaçao de Am e nao de AM?

Pedrock City
nao cara é porque eu to kereno pega musica de ouvido agora sabe dai vo pelo campo harmonico pra tirar principalmente os solos

KAEL METAL
se tratando de power chord tonica e quinta entao eles podem contar tanto como maior como menor?

thomasmoura
Veterano
# set/09
· votar


KAEL METAL

podemos considerar (virtualmente para a aplicação das escalas) os acorde maiores ou menores de acordo com o C.H. C MAIOR, D menor, F MAIOR e G MAIOR

Exatamente.

SuperHuman

porque simplificaçao de Am e nao de AM?

Você está tomando um caminho errado pra determinar o tom. Primeiro vc pegou os powerchords e os chamou de maiores, e depois procurou o campo harmonico q tivesse esses acordes maiores.

O caminho certo é o contrário. Vai pelas dicas que lhe passei, que indicam o tom da musica como G. E por consequencia o Lá so pode ser menor.

Outra coisa, existe uma teoria sobre qual a "sequencia correta" dos acordes numa musica e essa sequencia não faria sentido harmonicamente.

KAEL METAL
Veterano
# set/09 · Editado por: KAEL METAL
· votar


SuperHuman
se tratando de power chord tonica e quinta entao eles podem contar tanto como maior como menor?

Sim, mas vendo os powerchords não de uma forma isolada, mas em conjunto com o campo harmônico do tom e o seu grau respectivo no campo

Exemplo de campo harmônico maior
I grau maior
II grau menor
III grau menor
IV grau maior
V grau maior
VI grau menor
VII diminuto

Exemplo, Tom de CM, no C.H. de CM os acordes C5, D5, E5, F5, G5, A5 e B5 são:

C5 = I grau = maior
D5 = II grau = menor
E5 = III grau = menor
F5 = IV grau = maior
G5 = V grau = maior
A5 = VI grau = menor
B5 = VII grau = diminuto

Segundo explicações que obtive e também estudando por conta própria, essa "qualificação virtual" dos powerchords é também uma maneira de saber qual a escala a ser aplicada em cima de cada acorde, caso use uma escala para cada acorde pra fazer os solos, riffs, etc


Abçs

Dogs2
Veterano
# set/09 · Editado por: Dogs2
· votar


Se a guitarra não tem todas as informações (no caso, não tem a terça nem no acorde nem na sucesão dos acordes), vai depender de outros fatores externos a guitarra.
Harmonia não é só bloco, depende também de outras coisas horizontais acontecendo. Se tiver outros instrumentos (ou a melodia da voz) sustentando as terças, principalmente a terça da fundamental Dó, sim, aí vc pode dizer se é maior ou menor.
Mas existem casos que fica dúbio mesmo, e essa é a intenção de quem compôs. Tem muita coisa de duplo (ou mais) sentido(s) na harmonia, embora elas não sejam muito conscientes pra a galera do rock.

Pedrock City
Veterano
# set/09
· votar


Segundo explicações que obtive e também estudando por conta própria, essa "qualificação virtual" dos powerchords é também uma maneira de saber qual a escala a ser aplicada em cima de cada acorde, caso use uma escala para cada acorde pra fazer os solos, riffs, etc

Ei, não mesmo!! Não existe isso de aplicar escala para cada acorde. Isso acontece em jazz e ainda assim com ressalvas. O que determina o material escalar é o TOM. Se uma música está em G, mesmo que que a base esteja fazendo apenas Power Chords, vc deverá tocar a escala de G maior = E menor. Em uma situação ou outra vc poderá usar uma escala diferente. Se vc sair usando escala para cada acorde seu solo vai se tornar um ANGU de CAROÇO, vai doer nos ouvidos. A música tem um TOM e é esse o primeiro caminho, o campo harmônico desse tom.

KAEL METAL
Veterano
# set/09
· votar


Pedrock City
Não existe isso de aplicar escala para cada acorde

Respeito a sua opinião, mas você deveria se informar melhor, muitas músicas de metal é nesse estilo de escalas por acorde. Na música tudo é possível desde que fique bom

Abçs

Pedrock City
Veterano
# set/09
· votar


KAEL METAL

Eu me informo muito bem... Quando eu disse que "NÃO EXISTE" foi simplesmente para evitar que o cara pense: "Ah, então eu faço o que eu quiser". Não é assim. Vivemos a música ocidental, sob a égide do sistema TONAL!! Antes de sair fazendo escala por acorde, eu sugiro que aprenda Tonalidade, campo harmônico etc.

Eu sei que estilos de metal mais extremos beiram quase o atonalismo e outras bandas e artistas fazem a música que querem, não estou dizendo que "NÃO PODE". Mas antes de sair fazendo isso acredito que seja melhor aprender as "regras" sob as quais nossa música se desenvolveu ao longo de mais de 5 séculos., para depois ir pelo seu próprio caminho.

Escala por acorde depende muito do contexto e da sonoridade que se quer...não pouca bobagem não.

KAEL METAL
Veterano
# set/09
· votar


Pedrock City
Compreendo o seu ponto de vista, só acho que não adianta "esconder" pro cara aprender outras coisas primeiro, mas entendo que se deve aprender o "básico" primeiro.

Mas do jeito que você disse anteriormente ficou mesmo parecendo que não existe escala por acorde!

Claro, escala por acorde é mais complicado porque tem que ser muito bem feito para que o resultado final (o som que é o que vale) fique bom

Abçs

SuperHuman
Veterano
# out/09
· votar


ainda nao sei como axa power chord no campo harmonico =(

Dogs2
Veterano
# out/09
· votar


SuperHuman
power chord tecnicamente é o acorde sem a terça, então pega os acordes do campo harmônico que vc quer e tira a terça

sidguitar1
Veterano
# out/09 · Editado por: sidguitar1
· votar


por favor nao me xinguem por corrigir uma coisa,vou tentar ser o mais claro e simprel possivel

se vc vai montar um campo harmonico,vc vai combinar notar para formar acorde com e somente notas da escala
o setimo grau no campo harmonico nao pode ser o B5 como foi passado ai,chame como quiser esse grau,de intervalo de quinta dim ou 4 aumentada,mas tem que ser no caso de c harm de do maior um B(b5)omitindo a terça,ou seja ,toque so as notas si e fa ,a regra é simples,so use notas da escala que vc esta montando os acordes,no caso de do nao pode aparecer nenhum tipo de alteraçao(#,ou b)somente notas naturais (do re mi fa sol la si).espero estar ajudando.abraço

SuperHuman
Veterano
# out/09
· votar


Dogs2
to começano a entender
alguem tem mais alguma informaçao?

SuperHuman
Veterano
# out/09
· votar


up :(

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


sidguitar1


Depende do contexto harmônico

O B5 pode ser usado em Dó sem problemas. Você pode usar das duas formas: como B(5) ou B(b5). Se usar o powerchord com a 5a diminuta (b5), estará dentro da tonalidade maior natural de Dó. Agora se você tocar o powerchord com 5a justa (5), estará pegando emprestado de outro campo harmonico, o de G maior, porque só tem uma nota diferente, o F#. São tonalidades vizinhas, e quem combinam mutio bem. Então você pode usar um ou outro bicorde, isso é contextual.

Nem sempre os acordes do campo harmônico serão os mesmos. Você pode tocar C5 e A5, e nem por isso o A5 tem que ser menor, só porque está dentro do campo hamônico de Dó maior. Toque C, B, E, A, D, G, e C , todos maiores e experimente a mesma coisa com powerchords. Depois tente outra vez com o B diminuto e o E, A e o D menores. Observe que os powerchords cobrem muito bem ambos os acordes. Mais uma vez a escolha entre maior ou menor, diminuto ou aumentado é contextual.


http://www.youtube.com/watch?v=AbTYs-ajHUk

sidguitar1
Veterano
# out/09 · Editado por: sidguitar1
· votar


leandrop respeito sua opiniao,mas nao concordo,nao estamos falando em modalismo,se vc considerar o setimo grau usando bicorde B5 estara dando intençao lidio em do(particularmente muito melhor pq nao tem famosa avoid note F e por isso o sath o vai e tantos outros usam esta concepçao ja que o F# nao choca com a terça do do)se for entrar nessa questao vai confundir ainda mais a cabeça de quem postou o topico,e concorde comigo que nao vai estar dentro do c Harmonico de do o B5,com certeza tem inumeras funçoes e acorde q vc pode colocar em um C Harm(emprestimo,V7,subV7,II V I,dim auxiliar,dim de passagem e por ai vai),mas isso so vai complicar a cabeça do superHuman.abraço

SuperHuman
Veterano
# out/09
· votar


sidguitar1
LeandroPanucci
entao pra tar no tom de do pode ser power chords sem ter acidentes (# b) e sem ser a nota si pq é diminuta?
(tomando isso como exemplo em dó que nao tem acidentes)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Campo Harmonico de bicordes =/