A guitarra dos seus sonhos mais próxima do seu bolso!

Autor Mensagem
guigon
Veterano
# set/09


agora pouco eu achei essse texto q vou passar aki pra vcs , e falem oq vcs acharam....



Há tempos que venho reparando como o preço dos instrumentos musicais tem aumentado. E é claro que pelo menos em alguma parte da nossa vida desejamos uma Fender ou uma Gibson.

Resolvi pegar uma Fender como exemplo e fazer algumas comparações... Veja:

Uma Fender Strato americana hoje na loja está custando mais de R$5.500. Caramba! Uma Fenderzinha! Que um dia foi inventada para ser uma guitarra de preço popular e concorrer com as tão mais caras Gibson!

Neste momento pergunte-se:

Eu preciso mesmo de uma Fender?

O que esta guitarra tem de tão melhor que a minha?

Vamos por partes... Uma Fender Strato tem:

Corpo em Alder: Várias guitarras de R$500 são feitas desta mesma madeira;

Braço em Maple: Vide resposta anterior;

Escala em Rosewood: Vide resposta anterior;

Qual a diferença então?!?

Resposta: Pintura melhor acabada (Isso dificilmente vai influenciar no som.), tarraxas, ponte, captadores, etc. Enfim, tudo o que não é madeira!

Então em minha opinião, se você tem uma guitarra de que gosta, que afina legal e tem um acabamento acima da média invista nela.

Não ligue se alguém te falar que você gastou quase R$1000 numa guitarra de R$300!

Falemos em números:

Uma Tagima Memphis. Corpo em basswood. (Mesma madeira das Ibanez!!!) Braço em Maple. (Quase todas as guitarras gringas tem o braço dessa madeira.) Preço: R$285

Vamos colocar nela:

3 captadores Fender TexMex: (O captador das Fender mexicanas.) R$ 375

1 jogo de tarraxas Gotoh: (A melhor na minha opinião!) R$ 220

1 ponte vintage da Fender: R$ 485 (Item não necessário se você não for usar o tremolo!)

Peças: R$1.080

Acompanhe então:

R$285 (Guitarra) + R$1.080 (Peças, com a ponte que talvez não troque!) + R$ 150 (Regulagem e instalação de um bom luthier.)

Total: R$1.515

Ou, R$1.030 (Sem a ponte – Prefiro este valor!)

Galera! Tá na cara que vale muito mais a pena! E olhe que nenhuma guitarra de R$1.500 vem com todas essas peças citadas acima!

Reflitam!!!

O único problema será se você quiser comprar a marca! E não a guitarra!

Para finalizar não se esqueça que uma Fender de R$5.550 aqui custa US$ 1.200 nos EUA. Portanto você não estaria comprando uma guitarra que vale CINCO MIL E QUINHENTOS REAIS!!!


fonte : http://brenoteixeira.blogspot.com/2009/07/guitarra-dos-seus-sonhos-mai s-proxima.html

vcs concordam ou nao ???

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# set/09
· votar


Cara...vc falou ]bobagem! hehehe

fenders usam alder, maple..etc. SIM. Guitarras baratas de 500 aum dizem que usam tb. Podem ateh usar. Mas quem disse q a unica diferença é o acabamento da pintura??!?! Vc acha q a SX usa alder com a mesma qualidade e TRATAMENTO que uma fender american std??? Por favor cara hehehehe.

Van_Lorien
Veterano
# set/09 · Editado por: Van_Lorien
· votar


Discordo. Não se deve comparar apenas os nomes das madeiras. Tu acha que uma guitarra em Alder de R$500,00 usa o mesmo Alder que uma Fender Custom Shop? Tu acha que o cuidado e esmero com que as duas foram construídas é o mesmo? São vários fatores a se considerar.

milani1589
Veterano
# set/09
· votar


guigon
Uma Tagima Memphis. Corpo em basswood. (Mesma madeira das Ibanez!!!) Braço em Maple. (Quase todas as guitarras gringas tem o braço dessa madeira.) Preço: R$285

Vamos colocar nela:

3 captadores Fender TexMex: (O captador das Fender mexicanas.) R$ 375

1 jogo de tarraxas Gotoh: (A melhor na minha opinião!) R$ 220

1 ponte vintage da Fender: R$ 485 (Item não necessário se você não for usar o tremolo!)

Peças: R$1.080

Acompanhe então:

R$285 (Guitarra) + R$1.080 (Peças, com a ponte que talvez não troque!) + R$ 150 (Regulagem e instalação de um bom luthier.)

Total: R$1.515

Ou, R$1.030 (Sem a ponte – Prefiro este valor!)

Galera! Tá na cara que vale muito mais a pena! E olhe que nenhuma guitarra de R$1.500 vem com todas essas peças citadas acima!


Se gastando isso, minha Memphis ficar igual a uma fender....tô guardando minha grana desde agora!

Igual não né, mas se ficar uns 80 % parecido... ainda acho que vale a pena...

Mas pensando seriamente... acho que não....

Feito!

Marcosrcf
Veterano
# set/09
· votar


guigon

Você acha que uma guitarra de 300 pilas tem a mesma qualidade e atenção na construção do que uma Fender?
A construção de uma guitar faz uma diferença violenta no resultado final!

GuitarUser
Veterano
# set/09
· votar


guigon
todo mundo já pensou nisso... a realidade é que não é bem assim....

talvez se você comprar madeira separadamente, sei la...

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# set/09
· votar


Marcosrcf

sem falar na qualidade e tratamento das madeiras utilizadas.

Marcosrcf
Veterano
# set/09
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
E que:

Guitarras chinesas: Construídas provavelmente por escravos que fazem isso a preço de nada.

Guitarras 'outras': Constuídas por quem, se não gostar muito, é apaixonado por música.

GuitarUser
Veterano
# set/09
· votar


Marcosrcf
guitarras asiáticas em geral...

Minow
Veterano
# set/09
· votar


Uma Tagima Memphis. Corpo em basswood. (Mesma madeira das Ibanez!!!)

Claro.
Um pau com cordas tem a "mesma madeira" que uma Jem.

(Y)

Valeu, campeão.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# set/09
· votar


O cara ta generalizando a madeira usada. Soh pq diz q eh "alder", "maple", nao quer dizer q eh a mesma qualidade neh.
Vou usar exemplo com mulher, pro cara entender bem:

Vc falou algo tipo:
"Ah, o diferencial da sabrina sato é o q? A BUNDA. Hmmm, mas pensa bem, precisa sabrina sato? A Hebe Camargo também tem BUNDA. Dá na mesma"!

sacou? (pra quem nao entendeu, a bunda da sabrina sato seria uma fender am std, bem cuidada, tratada, gostosa de tocar haha)

Bigtransa
Veterano
# set/09
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
A bunda da Hebe seria vintage.....

Marcosrcf
Veterano
# set/09
· votar


Bigtransa
Relic ?
AEOIuehaoIAEUHoaeiuhEAOIUHea

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# set/09
· votar


Bigtransa
Marcosrcf


HUAHAUHAUHAUHAU boa

Curly
Veterano
# set/09 · Editado por: Curly
· votar


Uma Tagima Memphis. Corpo em basswood. (Mesma madeira das Ibanez!!!) Braço em Maple. (Quase todas as guitarras gringas tem o braço dessa madeira.) Preço: R$285

Vamos colocar nela:

3 captadores Fender TexMex: (O captador das Fender mexicanas.) R$ 375

1 jogo de tarraxas Gotoh: (A melhor na minha opinião!) R$ 220

1 ponte vintage da Fender: R$ 485 (Item não necessário se você não for usar o tremolo!)

Peças: R$1.080


meu caro, esse é um sério candidato ao pior upgrade do ano, hehe... Olha, quem dera que tudo fosse tão simples assim, acompanhe os posts aqui no forum, com o tempo vc começa a aprender os detalhes disso, que são muitos, reveja esse seu tópico daqui uns dois anos, vai rir bastante !

Guynho
Veterano
# set/09 · Editado por: Guynho
· votar


É cada uma viu...

Então, se pegar o alder, transformar em serragem, compactar, fazer o compensado, e confeccionar a guitarra com o compesado, não dá diferença nenhuma né? É alder também, oras...

Faz o seguinte: Nem gasta dinheiro comprando uma Memphis. Pega uns 100 reais, compra tudo de pinos (madeira de forro), faz uma guita, e bota esses caps bacanas...Tu vai ser o mais popular da turma, pode ter certeza...

fill.zanchez
Veterano
# set/09
· votar


O lance é guitarra de luthier! Tu paga 4 conto e pega uma guitarra top que vendem por 6, 7, 8... ;)

milani1589
Veterano
# set/09 · Editado por: milani1589
· votar


Bota viajem...

É só pensar um pouco... mesmo sem conhecimento técnico...

Se tem umas guitarras que valem 5 mil e outras 300 contos....
tem que ter algo diferente !!!Qual o cego que não vê??
E não vai ser com um upgrade que vai ficar TOP....

Feito!

GuitarHome
Veterano
# set/09
· votar


Tu paga 4 conto e pega uma guitarra top que vendem por 6, 7, 8... ;)

Bem mais até. Já vi cara pagar guitarra em 3~4 pau em uma guitarra com qualidade de guitarra sendo vendida por 11 12 pau por ai.

Tem a do r2s2 aqui do forúm que é uma JEM de luthier (do Seiji do forúm) que ficou do caralho, na minha opinião mais bonita e acho que mais bem acabada que a original (pelo menos por foto me pareceu) e o cara pagou mais ou menos esse preço ai...

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Tava lendo a Guitar Player de Agosto de 2008, uma matéria comparando as Guitarras Barítono: Danelectro´63, Fender Jaguar Special HH, Gretch G6144, Schecter C1EX e a Steinberger ST-FPA. Pra minha surpresa a Dano do comparativo é feita na China e em compensado! No teste fala que ela tem um timbre claro, "imbatível" mesmo com distorção.

Isso é um indicativo que vc pode ter uma guitarra boa por um custo baixo. Agora, o que "pega" é essa "neura" de comparar guitarras e tentar milagres.

A minha Condor Lemon Drop nunca será um Gibson, minha Strato Hondo nunca será um Fender e não há problema algum nisso.

Então, na minha opinião, o cara do tópico vai ter uma Tagima modificada, simples assim.

As marcas exercem um poder sobrenatural! Incrível.

As Custom Shop são o TOP pq são Custom Shop! Feitas com todo o cuidado do mundo. A marca é um selinho que o cara coloca lá no head.

Se qualquer um encomendar uma guitarra com um luthier bom, vai ter uma guitarra tão boa quanto uma de marca, mas não vale comparar!!! ;-)

Zeraus
Veterano
# set/09
· votar


guigon
vcs concordam ou nao ???

De jeito nenhum.

A *construção* é tão importante quanto o material empregado.

Sua Memphis com todas essas peças vai ser apenas uma Memphis modificada. O timbre e a tocabilidade não vão ser os de uma guitarra de padrão superior.

reveja esse seu tópico daqui uns dois anos, vai rir bastante! (2)

André Arraiano
Veterano
# set/09
· votar


maaaano colocar uma ponte q custa mais que a propria guitarra!! q tenso IUOASEHSUIAOA construcao de merda e madeiras de segunda mandaram um abraço por traz sem nenhum carinho pro teu timbre!!

Insomniac_
Veterano
# set/09
· votar


guigon
Velhinho, alguns aspectos:

Todos nós já pensamos nisso um dia, especialmente a galera que tem guitarra barata aqui. O grande lance é que simplesmente não vale a pena. Você pode colocar os melhores captadores, pontes e tarraxas do mundo na sua (ou na minha) Memphis, que ela não vai soar tão bem quanto uma Fender com o mesmo hardware. Por quê?
Guitarra é um instrumento altamente detalhista. Se o Nut estiver instalado nas medidas incorretas, altera o som. Se os trastes estiverem desalinhados, não vai soar legal. Se a distância entre a ponte e o fim da escala não estiver coerente, o som da guitarra também mudará. Se as tarraxas não estiverem bem presas, idem. Se a junção entre o braço e o corpo não for perfeita, menos ainda. E essas guitarras mais baratas não tem cuidado com esses detalhes. Uma condor rx, uma memphis mg ou uma shelter ssx não tem esses cuidados de tratamento de madeira, etc. Elas não saem todas iguais.

O segundo aspecto é que aqui no fórum a maioria da galera aumenta a realidade. De fato, é loucura gastar 1.000 reais em uma Memphis, mas alguns, só de ver o nome "Memphis" já acham que é uma merda e falam mal. Se você tivesse colocado a Shelter na comparação, certamente alguém ia falar positivamente, sendo que a lógica nem seria tão diferente assim.

E por fim, "Para finalizar não se esqueça que uma Fender de R$5.550 aqui custa US$ 1.200 nos EUA. Portanto você não estaria comprando uma guitarra que vale CINCO MIL E QUINHENTOS REAIS!!!"
- Isso é uma coisa que é totalmente verdade. Você vai estar pagando mais impostos do que guitarra. Mas, enfim, esse é o nosso mundo. Se quiser uma boa guitarra de verdade, e não uma quebra-galho vai ter que gastar, querendo ou não.

Tivertimailaif
Veterano
# set/09
· votar


O que influencia bastante as vezes, é aquele nome que vai no headstock

Bigtransa
Veterano
# set/09
· votar


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-102328254-guitarra-groovin-mod- paul-red-smith-gpr-500-varias-cores-_JM
http://www.prsguitars.com/mccartykorina/index.html

guitarras bem parecidas......

Se vc colocar captadores e o resto da parte elétrica da prs na groovin vai ficar parecido?
Talvez tanto q não dê nem pra distinguir. Aí entra outra questão: quem compra uma groovin não tem grana pra pups PRS. O que acontece então?
O cara bota uns malagoli de Alnico, a guitarra melhora 1000% e o dono fica satisfeito com uma guitarra q ainda não chega perto da PRS (q provavelmente ele nunca viu de perto).....

A grande verdade é q ninguém nunca vai fazer o upgrade certo pra poder tirar a prova e mesmo q faça o fator psicológico vai influenciar. Ninguém vai dar o braço a torcer caso o dono da groovin tenha sucesso e vai ficar todo mundo procurando pelo em ovo (considerando a influência do nut e das tarraxas).....

Obs:neste exemplo supus que as groovin sejam cópias relativamente fiéis.....

Bigtransa
Veterano
# set/09 · Editado por: Bigtransa
· votar


post duplicado

guitarfusion
Veterano
# set/09
· votar


Guitarra dos seus Sonhos

Prefiro Analisar esse tema de uma maneira bem simples.

se vc quer uma fender ou outra guitarra top junte grana economize de seu jeito e compre a sua.

não tem sentido uma guitarra de 300 ser igual a uma de 3000

e tbm é valido customizar uma guitarra pra ter um som bom, mas tbm não é qualquer guitarra que vale apena fazer isso.

Clauber guns
Veterano
# set/09
· votar


Hum...

acho que o cara só deu uma exagerada...

É ridiculo pensar que uma Memphis com os caps e ponte certos bateria de frente com o som de uma fender

Mas ai entra o fato da condição monetária do cara...

Se ele tem uma Memphis com certeza não tem dindin pra pegar uma Fender, mas modificando ela assim ele deseja ter um som PARECIDO ao da Fender, claro não vai ser idêntico mas vai ter certas caracteristicas em comum e creio eu que seja esse o objetivo do upgrade, não fazer uma guitarra de 300 ser uma de 3000 mas sim deixar o som da sua semelhante a TOP

Talvez eu tenha falado bobagem mas é isso ai ;D

Michel_Wylde
Veterano
# set/09
· votar


kra, axo que todos aqui já pensaram dessa maneira.
Eu mesmo já toquei em várias guitarras, e me identifiquei com a última que comprei(tenho apenas essa atualmente)... eh uma esp horizon... o braço eh mto macio e tals.. mas vamos retornar ao foco...
Sei que, quando não temos condições financeiras para comprar algo, inventamos em nosso sistema cerebral ipóteses sem fundamentos a fim de saciar nosso desejo a curto prazo.
Podemos pegar um exemplo muito mais fácil e, ao meu ver, que será mais esclarecedor: o que um violinos Stradivarius tem de diferente de um violino normal??? Violino nao tem partes elétricas e etc etc etc... eh soh um pedaço de madeira... só!!! o que os violinos comuns têm de diferente do Stradivarius??? axo que nada... pq ambos são feitos de madeira, certo?
axo que deu pra entender.. qq coisa "estamos ae"

Michel_Wylde
Veterano
# set/09
· votar


ps: podem existir até as réplicas... mas réplica eh igual a banda cover, não tem tanto valor significativo comparado a banda original.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A guitarra dos seus sonhos mais próxima do seu bolso!