Questão que tá me tirando o sono

Autor Mensagem
Monsfogueri
Veterano
# set/09


Cara, o que eu mais curto é tocar hard , pegar as pentas e ficar viajando, sentindo o feeling, fazer um solo bem loko sem ter a necessidade de fritar, fazer akeles riffs, em geral simples mas fodas.

Mas o negócio é que quando eu escuto bandas como Angra, parece q eu to num nível inferior, pq não consigo tirar akelas músicas, msm eu levando o hard rock (rock antigo em geral) numa boa.

Eu sei que são estilos bem diferentes um do outro, mas, dp da música, eu tb acho o estilo em si do hard rock mais dahora.

Sei q pra tocar esse tipo de heavy metal aew, é só estudar, eu tenho colega q toca e sei q não é foda chegar nos pés do kiko loureiro, mas sei lá, dp de ver tantos vídeos no youtube desses guitarristas, me parece que eles desenvolvem um padrão entre eles, o que não acontece com os de antigamente (akeles que em geral aprendem sozinhos), pq eles criam um estilo próprio, que msm ouvindo um improviso vc já sabe diferenciar.

Eu ainda não toco o qto eu keria tocar, mas toco bem hard rock, o negócio é que eu penso em fazer aulas pra pegar técnicas, mas é como se eu tivesse deixando o classic rock pra trás, pra me embrenhar num campo da guitarra que soa mais profissional que diversão. Eu já pensei em tocar classic rock ao máximo, tipo, tirar o máximo de músicas, pra dp fazer aulas msm, o que a meu ver, me daria uma diferenciação (ou não?), msm sendo técnico.

Pô, tah aí o que acho, sei q alguns vão me xingar, mas opiniões sérias são mais bem vindas.

Guitarrista Sem Mão
Veterano
# set/09
· votar


Não entendi a questão.

jm17
Veterano
# set/09
· votar


vc acha que o BB.king se acha ruim porque nao consegue tocar dragonforce?

Monsfogueri
Veterano
# set/09
· votar


jm17

intaum, mas o BB King é um cara foda e muito reconhecido pelo q fez com a música na época dele, mas q c tivesse começando hj não teria muita expressão

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


Monsfogueri
BB King é um cara foda e muito reconhecido pelo q fez com a música na época dele, mas q c tivesse começando hj não teria muita expressão
Discordo de vc, ele não teria expressão hoje por conta do mercado musical, que só veicula música de consumo imediato, e não arte como um cara como o B.B. King faz...
Abç

GuitarUser
Veterano
# set/09
· votar


Na verdade parece que a guitarra tem regredido :P


obs: fritação não me impressiona

qew
Veterano
# set/09
· votar


intaum, mas o BB King é um cara foda e muito reconhecido pelo q fez com a música na época dele, mas q c tivesse começando hj não teria muita expressão

???

Monsfogueri
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

cara, mas a questão não é essa. O negócio é, eu fico tocando o que gosto, ou sigo por um caminho diferente que tantos outros vão, e que voltam td mais ou menos padrozinado?

E o lance é q eu curto tb setanejo (mas akele raíz msm, de 30 anos atrás), e acho q o rock'n'roll combina se um dia eu for formar uma dupla, coisa q tenho em mente...

Frankie
Veterano
# set/09
· votar


Eu passei pela mesma coisa que você! Quer dizer, talvez ainda passe.
-
Eu gosto muitos de solos e riffs alá Hard Rock/Blues Rock!
Meus preferidos.
Mas quando escuto algumas musicas que rolam fritação, eu tenho vontade de pegar aquela velocidade!
-
Sei lá, fico confuso em relação à isso.

Monsfogueri
Veterano
# set/09
· votar


Frankie

É mais ou menos isso aew cara.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


Monsfogueri
Cara, faça sua música, aperfeiçoe sua técnica, aprenda a cantar e tocar ao mesmo tempo e monte uma banda. O resto, acontece, ou não...Apenas vá em frente e não se importe com os outros.
Abç

Monsfogueri
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa sugestão

Frankie
Veterano
# set/09
· votar


O problema é saber o tipo de musica há fazer.

CBX250
Veterano
# set/09
· votar


Cara, não quer dizer que se vc se dedicar um pouco mais a outros estilos que não sejam o hard rock vc vai estar deixando o que gosta de lado.

Isso vai ser bom pra vc e pro seu som saca, vai abrir mais a sua cabeça, isso vai refletir no som que vc gosta, o hard rock.

Marcosrcf
Veterano
# set/09
· votar


Monsfogueri
Eu só senti que saí do lugar, quando comecei a tocar numa banda de Pop/Rock, onde tinha gente que gostava de sertanejo, gente que gostava de alternativo, gente que gostava do Pop e o limitadão aqui que só conhecia Rock...

Rizzo
Veterano
# set/09 · Editado por: Rizzo
· votar


Monsfogueri
fazer aulas pra pegar técnicas

Tudo oq um guitarrista precisa hoje pra aprender técnica, é uma coisa chamada INTERNET.
Depois que invetaram isso, não precisa mais de professor, desde que vc saiba a usar.

GuitarHome
Veterano
# set/09
· votar


Cara, faça sua música, aperfeiçoe sua técnica, aprenda a cantar e tocar ao mesmo tempo e monte uma banda. O resto, acontece, ou não...Apenas vá em frente e não se importe com os outros.
Abç [2]



Cara uma sugestão, continue tocando o que você gosta de tocar e escutar. Se você quer melhorar suas ténicas, treine e treine desde o inicio e bem devagar pois a velocidade vem com o tempo.
Mas pra mim, velocidade não me impressiona, não me impressiono com o Della Vega, com o Malmsteen. Me impressiono muito mais com aquele guitarrista com pegada e que sabe a hora que tem que fazer uma frase mais rápida ou não, que faz a guitarra "cantar" vamo dizer assim...

Headstock invertido
Veterano
# set/09
· votar


não sei como tem tanta gente hipocrita nesse mundo, a maioria enche o peito pra falar "fritação é lixo, blablabla" mas quando vê alguem que toca rapido fica pensando "porra o cara é foda, mas não vou quebrar meu stigma de defensor das notas de uma hora"

pra mim, foda-se se é um solo de uma nota só (já fiz isso em jam aqui) ou 25 por segundo, se for legal o som, tá valendo.

Monsfogueri
acredito que isso seja normal, quando escuto um guitarrista tocando muito rapido eu penso "porra, eu num chego nem perto disso", é inegavel que pra conseguir fritar COM DESTREZA o guitarrista rala muito, são anos de estudo e eu, particularmente, queria muito conseguir fazer o que eles fazem

LeandroP
Moderador
# set/09
· votar


Monsfogueri

Com uma boa técnica e conhecimento teórico, harmônico, você poderá definir seu estilo. Eu gosto do som do Angra, mas é um som que não me convida tocar junto. Não por dificuldade, porque até sento num banco com uma guitarra na mão ouvindo Rainbow, mas porque não tem a ver comigo. Isso não quer dizer que eu não deva estudar os mesmos padrões melódicos, arpejos, etc. que os caras do metal melódico usam. Uma coisa é certa, se a sua mente não mandar a mão tocar um arpejo com sweep em sextinas, ela não vai tocar. Então é bom ter a técnica e a teoria pra você poder tocar com todo o seu feeling aquilo que você gosta.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


Monsfogueri
Outra coisa que esquecí: Monte uma banda com um repertório que tenha a "sua cara" e a dos outros componentes, e toque com e por prazer. Inicialmente músicas dos outros, que vcs poderão dar a interpretação de vcs, e isso ajuda no aprendizado da composição.
Abç

Minow
Veterano
# set/09
· votar


Eu já gostei desse lance técnico, já treinei, já quis ser virtuose. Já não tenho mais essa pretensão, aliás, acho isso bem chato.
Prefiro muito mais estudar a música mesmo, harmonia, arranjo, as possibilidades incríveis de apenas 12 notinhas.
Não sou extremamente técnico, mas me viro. Mesmo quando uma música é simples tecnicamente e harmonicamente tipo Bob Dylan, eu acho que aprendi a apreciar a simplicidade da coisa. (:

Leblues
Veterano
# set/09
· votar


Monsfogueri
mano tecnica não eh pra você tocar coisas cabulosas, tecnica eh pra voce tocar o que quer e bem tocado e enriquecer seu vocabulario musical.... eu curto Malmsteen, eu treino uns arpejos com sweep e curto hardrock tipo Guns, pego tudo q eu aprendo e incorporo no meu estilo.

fill.zanchez
Veterano
# set/09
· votar


Mas quando escuto algumas musicas que rolam fritação, eu tenho vontade de pegar aquela velocidade!
-
Sei lá, fico confuso em relação à isso.[2]


erico.ascencao
Veterano
# set/09
· votar


Monsfogueri
Eu acho que entendi um pouco das suas lamentações, pois eu me identifico com estas angústias - até certo ponto.

Você tocou num ponto interessante ao falar sobre fazer aulas. Mesmo que as aulas pareçam "voltadas para o Heavy Metal", elas são importantes pois te dão técnicas mais avançadas e, o mais importante de tudo, mais segurança para tocar o que você já sabia há algum tempo. E é disso que eu sinto falta, esta segurança.

Muitas vezes nós vemos uns instrumentistas por aí e subestimamos a capacidade deles pois eles tocam coisas simples em suas bandas, mas na verdade, geralmente, eles manjam muito mais do que aquilo que eles demonstram nos palcos. Um exemplo: sabe aquele vocalista do Asa de Águia? Já vi ele debulhando um violão clássico numa entrevista...

Rafatyu
Veterano
# set/09
· votar


Monsfogueri

Cara técnica não é tudo , eu li uma entrevista do Paul Gilbert falando que ultimamente estão se formando "velocistas de guitarra" ... disse que não sabe como podem dizer que aprendem guitarra sem passar por nomes como Page, Perry, BB.King e Clapton...

O negócio eh saber o que quer, procure ouvir um cara chamado Alex Fornari ou o proprio Faiska... eles tocam para artistas pop mas seus discos são diferentes... técnica não é pecado, feeling tb nao... mas ficar so com um faz mal a saúde :)

buddy guy
Veterano
# set/09 · Editado por: buddy guy
· votar


Monsfogueri

Neste caso o que eu procuraria dizer sobre,é o lance de que se espelhar em grandes guitarristas é sempre muito bom.Tentar ser melhor que eles ou ficar no mesmo patamar,melhor ainda.Mas não se pode esqueçer que cada guitarrista é único.Em suma,não tem como igualar uma pegada.E o que no geral eu acho importante salientar,é o valor de cada um.Ou seja,que além de se espelhar em grandes guitarrista,vc esteja desenvolvendo o seu próprio estilo e pegada.Aí é que "móra a graça da coisa",seu próprio estilo !!!!!!!!

Monsfogueri
Veterano
# set/09 · Editado por: Monsfogueri
· votar


Aew, valeu as o opniões da galera aê!


Então, alguns tocaram na questão de segurança pra tocar, outros de aulas, mas não é bem esse o ponto que eu quero chegar.

É tipo assim, não comparando nem nada, mas pegando o Hudson e o Kiko Loureiro. O Hudson é daqueles caras que toda técnica que tem, teoria, etc., desenvolveu sozinho, só escutando outros guitarristas, e de ouvido, e o Kiko Loureiro estudou guitarra pra caramba, foi pra fora do país, aprendeu com grandes "nomes" e tal. Mas em questão de gosto, eu curto 10 vezes mais a música do Hudson do que a do Kiko. Entre escutar 'Deep Van Riff' e 'Dilemma', respectivamente, eu curto muito mais 'Deep Van Riff'. Mas parece que mesmo eu tocando sozinho, vai demorar pra mim chegar a ser considerado um 'guitarrista'.

Talvez eu faça aula sim, pra pegar uma teorias e umas coisas diferentes.

Rafatyu
Veterano
# set/09
· votar


Monsfogueri
Acredite o Hudson fez aulas :)
e aí é questão de gosto car acho q é isso que vc nao entendeu ainda...
se voce vai ou nao ser considerado um guitarrirsta depende de voce e nao da galera aqui do forum, o guitar battle tem ajudado a galera a se aprimorar em diversos estilos, tem os fritadores, os blueseiros e os q tocam o que tocam entende??? nao depende de ninguem alem de voce mesmo ser considerado um guitarrista :)

abç

Frankie
Veterano
# set/09
· votar


Estude as técnicas em gerais. Aprenda-os, aperfeiçoe-os.
Mas né por isso que você vai deixar de gostar do que gosta (?!).
Eu tenho muita vontade de pegar a técnica do Synyster Gates e do Juninho Afram. Gosto muito dos solos dele, pela técnica e talz.
-
Mas prefiro mil vezes, em questão de gosto, dos solos de Sambora, Gilmour e até mesmo do Slash.
Não são dos níveis técnicos do Avenged, mas sei lá, é gosto (:
Eu faço assim: Tento pegar a técnica do Zakk, do Juninho Afram e do Synyster e tocar coisas como Gilmour, Sambora e Slash.
\o/

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


Monsfogueri
Mauricio Luiz Bertola
intaum, mas o BB King é um cara foda e muito reconhecido pelo q fez com a música na época dele, mas q c tivesse começando hj não teria muita expressão

Cara pelo contrário, é só ver a nova geração de guitarristas de Blues, que tem um apelo muito popular nos USA. Johnny Lang, Bonamassa, John Mayer, Kenny Wayne Shepherd, são todos caras que na casa dos 15 anos de idade ficaram famosos tocando as mesmas viagens que B.B. King, Alber King, Buddy Guy, Johnny Winter e Stevie Ray Vaughan tocaram antes deles.

Discordo de vc, ele não teria expressão hoje por conta do mercado musical, que só veicula música de consumo imediato, e não arte como um cara como o B.B. King faz...
Abç


Eu até concordo, mas discordo um pouco, hoje ao contrário de 10 ou 15 anos atrás é muito mais fácil pra quem não é conhecido entrar no mercado por causa da internet, então antes vc tinha muita dificuldade de ir até seu público alvo, hj é só entrar num cifraclub, myspaces, palcomp3, youtube para divulgar e mostrar seu trabalho diretamente pra quem interessa.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Questão que tá me tirando o sono