SLIDE (não é dúvida sobre afinação ou técnica).

Autor Mensagem
Alex Vaughan
Veterano
# set/09


Em afinação standard utilizamos a escala de blues maior em um tom maior.
Quando estamos tocando um blues menor, parece que não dá certo a escala pentablues menor.

Curly
Veterano
# set/09 · Editado por: Curly
· votar


Alex Vaughan

acho mais fácil visualizar tríades e acordes do que pensar em escalas, principalmente em afinação standard. outra dica é usar notas digitadas atrás do slide, veja o vídeo desse cara tocando com afinação standard, ele se chama César, um dos melhores slider do Brasil, e está sempre na comunidade slide guitar no orkut:



rcagliari
Veterano
# set/09
· votar


Curly

Esmirilhadaço!!

nichendrix
Veterano
# set/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Curly
O cara é muito bom, os outros videos no youtube são muito fodas, mas tem que comer um tikim de feijão com arroz pra chegar no Marcos Ottaviano e no André Christovan... hehehehehe

Aquela Lap Steel Del Vecchio do Marcos Ottaviano parece que foi pra encruzilhada fazer o pacto com o demo sozinha, pq parece que ela canta por ela mesma.

Curly
Veterano
# set/09
· votar


nichendrix

o caso é que esse cara é amador, não dá para comparar com o Otaviano que é um dos melhores do mundo ou com Otávio Rocha, mas eu postei o vídeo dele aqui porque ele tem uma técnica bacana de afinação standard e de digitação atrás do slide. Lá na comunidade Slide Guitar tem uma galera nova que toca muito bem, estou sempre lá escutando o som da moçada, aqui temos a Francinni, que gravou Dallas do Johnny Winter

nichendrix
Veterano
# set/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Curly
o caso é que esse cara é amador, não dá para comparar com o Otaviano que é um dos melhores do mundo ou com Otávio Rocha, mas eu postei o vídeo dele aqui porque ele tem uma técnica bacana de afinação standard e de digitação atrás do slide. Lá na comunidade Slide Guitar tem uma galera nova que toca muito bem, estou sempre lá escutando o som da moçada, aqui temos a Francinni, que gravou Dallas do Johnny Winter

Outro ara foda que toca Slide bagarai é o Big Gilson... quem é muito bom aqui no forum dos que vi são o guitartube e o mlorenzo.

Headstock invertido
Veterano
# set/09
· votar


nunca usei isso

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar




nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


Curly

Cara, voxê que anda pela comunidade Slide Guitar do Orkut, tu sabe se existe algum material com informações sobre quais afinações fica interessante de tocar slide com o dedo 2 (dedo médio)? Vale também informações sobre nomes conhecidos que usam o slide neste dedo.

EU tenho uma certa dificuldade com Slide, nos dedos 3 e 4 eu tenho muito pouco controle sobre ele, mas no dedo dois o controle é fantastico, inclusive pra fazer notas atrás do tubo, enfim, pra mim é muito mais fácil tocar com este dedo do que com os outros.

Todavia sofro com a falta de referências de musicos tocando desta forma, até pra poder conhecer as afinações mais propícias, e tirar licks e riffs.

Curly
Veterano
# set/09
· votar


nichendrix

olha, por coincidencia eu toco assim agora, recebi essa dica de um gringo e ela permite usar afinação standard, tocar 100% dos acordes jazzisticos que eu aplico no Blues e solar com os dedos 1, 3 e 4, perde um pouco nas bends e vibratos mas, com a prática, fica muito legal. esse video aqui foi gravado no meio do ano passado, na semana em que eu comecei com isso, em uns 2 meses eu já estava bem adaptado, os bluseiros aqui de BH gostaram bastante dessa parada. infelizmente, esse ano tive um triste problema e não peguei mais guitarra, agora estou retomando e está nos meus planos voltar a treinar assim em breve, o vídeo foi gravado com a guitarrra plugada direto num dvd , kkkk, mas dá pra ver como funciona a coisa:
http://www.youtube.com/watch?v=esE3RYSDE4Q

nichendrix
Veterano
# set/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Curly

Pois é, se aqui fosse a america onde vc compra o slide do tamanho do dedo talvez não tivesse problema, mas eu só encontro ou muito menor que meus dedos 3 e 4 ou muito maior (é mais frequênte maior que menor), cheguei a por uma rolha no slide pra usar no dedo 4, mas dá trabalho pq o bixo fica querendo cair. Depois que vi o Duane Allman tocando com vidro de coristina, peguei um vidro de Complexo B daqueles antigos da Roche e transformei no meu slide. E cabe justinho no dedo 2.

Curly
Veterano
# set/09
· votar


nichendrix

lá na comunidade tem um tópico sobre quais remédios tem o vidro bom para slide, aí é só pegar a doença certa, rs...

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


Curly
lá na comunidade tem um tópico sobre quais remédios tem o vidro bom para slide, aí é só pegar a doença certa, rs...

Pois é, no caso do vidro de Complexo B da ROche, quando ainda era feito de vidro (hj é de plástico), era perfeito, pq o vidro é grosso e pesado.

MMI
Veterano
# set/09
· votar


Para quem se amarra no slide...
Tô fuçando para achar algo que realmente me convença para tocar lap steel, mas também slides normais. A questão é que no lap é muito mais cômodo tocar com "barra", não "cano". Mas me marro nos "canos" também... Então to mandando alguns sites que achei, se a galera tiver mais, especialmente barras, eu agradeço.

http://www.diamondbottlenecks.com/DB08/index.asp?n=17
Linha muito legal de slides, o Evolution é metade de aço e metade de vidro. Tem umas barras legais de cristal.

http://www.therockslide.com/new/main.php
Fabrica slides para alguns famosos, como Billy Gibbons e Jimmy Vaughn. Não é um tubo simples, tem um desenho todo especial.

http://www.rockymountainslides.com/
Muitos slides e barras de cerâmica, muito legal.

http://store.daddario.com/category/148539/Guitar_Slides
Esse é cópia de frasco de vidro de Coricidin, usado por Duane Allman, Derek Trucks, Rory Gallagher e outros. Clássico.

http://www.jetslide.com/
Esse me intrigou. Se funcionar direito, é a solução para muita gente, já que libera os dedos para tocar e formar acordes. Talvez fosse legal para o nichendrix que usa em um dedo incomum.

http://www.zzounds.com/item--DNP28
Também é um slide para liberar o dedo do slide, tem de vidro e de metal.

http://www.shubb.com/axys/index.htm
Slide para ser rodado no dedo. Também parece ser legal.

A questão é pegar a medida certa do dedo para encomendar um desses slides. Já as barras são mais fáceis. Estou na dúvida entre a barra de cerâmica e a de vidro.

nichendrix
Veterano
# set/09 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI
Estou na dúvida entre a barra de cerâmica e a de vidro.

Nesse caso eu não posso ajudar muito só toquei lap steel com barra de metal e gostei muito do resultado, a barra é mais fácil de controlar que o tubo, também tem o som mais definido por ser pesada, a sacanagem é que aqui no Brasil pedem 2800 por uma Lap Steel Gretsch Synchomatic, e a maioria dos luthier não cobram muito menos que isso por uma, o que ao menos no momento pra mim é um absurdo pra uma guitarra que tocaria duas ou três musicas numa apresentação.

Agora eu acho a idéia dos slides "rodáveis" interessante que só, meu medo é o timbre, já que muito do som do slide vem do peso dele, quanto mais pesado, mais definido é o som, e todos eles cortam metade do tubo, consequentemente tiram metade do peso.

MMI
Veterano
# set/09
· votar


nichendrix

Isso é fato.
Também acho essa idéia de rodar o slide interessante, essa do jetslide então, mais legal ainda já que funcionaria como um sexto dedo. Mesmo tendo vídeos, fico com um pouco de receio em relação ao som também. Meul lap eu toco com a barra da Dunlop, de latão cromado e nunca consegui experimentar de outros materiais. Aqui no Brasil nem esse de metal chega, quem dirá outros, e mesmo nos EUA não se acha, tem que encomendar, pode ir nas Guitar Center da vida que não vai ter, no máximo esse da Dunlop. Mas tocando com slides, os de cerâmica e vidro me agradam muito mais do que os de metal. Então fico louco para pegar outros materiais para tocar no lap. É verdade que o lap é restrito, tem que dominar muito para tocar mais de 2 ou 3 músicas numa apresentação, mas dá para solar com lap/slide em muita coisa, de blues, Beatles até Red Hot Chilli Peppers, com tudo que tem no meio, só não entra bem em metal e coisas do tipo. Só que é apaixonante e numa apresentação o efeito costuma ser arrebatador. Já viu o Gary Morse tocando lap de pé? É muito louco...
O Lap é muito legal em situações como você disse em algum outro tópico por aí, quando você vai tocar com um professor seu ou alguém que toca bem mais que você, especialmente blues. O som casa bem, já que não se trata de simplesmente mais uma guitarra, é outro timbre e outra linguagem na música. Só que o cara arrebenta na guitarra dele e com uns licks simples no lap você chama bastante atenção... kkkkkkkk

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


MMI

Rapaz esse recorte na base do Rock Slide é show, tudo que eu mais sinto falta em um slide... ehehehehehe

Uma coisa que achei bem interessante uma vez, e até fiz pra mim. Foi queu ma vez no interior vi um velhinho violeito tocando numa viola resonator daquelas Del Vecchio Dinâmico, e ele tocava ela deitada no colo, como uma Lap Steel, e como slide usava uma camisa de cilindro de motocicleta toda polida pra ficar bem lisinha. Eu fiz dois slides desses pra mim na Retifica de Motores do meu avô, e são bem legais pq são pesados feito uma barra, e dá pra usar no mindinho de for o caso, apesar de usar eles raramente porquê de uns tempos pra cá tenho curtido muito o som do vidro, eles ainda estão comigo, só falta mesmo cromar pra ficar com aparência de Dunlop... heheheheheh

Meul lap eu toco com a barra da Dunlop, de latão cromado e nunca consegui experimentar de outros materiais. Aqui no Brasil nem esse de metal chega, quem dirá outros, e mesmo nos EUA não se acha, tem que encomendar, pode ir nas Guitar Center da vida que não vai ter, no máximo esse da Dunlop.

Cara, dá uma conferida no mercado livre, que outro dia procurando uma Lap Steel daquelas Del Vecchio antigas como a que o Marcus Ottaviano usa, que já deixei passar 2x, uma por 50 e outra por 300 reais, uma pq não sabia que dava pra ajeitar e deixar com o som legal e outra porque o cara queria na hora e eu tava até sem a carteira e não ia dar pra voltar pro hotel e ir comprar pq ia dar só a conta do tempo de almoçar e pegar as malas pra ir pro aeroporto.

Resumindo, já achei muita barra legal que não é da Dunlop, inclusive algumas de vidro no Mercado Livre, procura que você acha, qualquer coisa tem o ebay. Aqui no trabalho não acessa o mercado livre, mas se até o meio da tarde tu não achar, me dá um toque, que eu procuro pra ti quando chegar em casa mais tarde quando voltar pra casa.

Mas tocando com slides, os de cerâmica e vidro me agradam muito mais do que os de metal. Então fico louco para pegar outros materiais para tocar no lap.

Cara, meu problema com barra de vidro é que é caro pra burro, fragil que só, já que eles fazem de vidro não temperado, e sem contar que tu indo numa casa de vidro, tu faz uma igual por um preço bem interessante. Muitas vezes até pronta já tem.

Eu nunca toquei com slide cerâmico, mas tem muito guitarrista que eu gosto que usa como o Keb'Mo e o Big Bill Morganfield (filho do Muddy Waters).

É verdade que o lap é restrito, tem que dominar muito para tocar mais de 2 ou 3 músicas numa apresentação, mas dá para solar com lap/slide em muita coisa, de blues, Beatles até Red Hot Chilli Peppers, com tudo que tem no meio, só não entra bem em metal e coisas do tipo. Só que é apaixonante e numa apresentação o efeito costuma ser arrebatador.

Disso não há duvidas, apesar do Metallica já ter usado lap em musicas deles hehehhehe

O lance do Lap Steel é que só rola um show inteiro com ele quando vc realmente domina ele, por enquanto, eu que basicamente só toco no de um amigo meu que vez por outra me empresta pra treinar, dá pra tirar uma onda legal em algumas musicas, mas meu dominio ainda não dá pra rolar um show inteiro com um Lap Steel, como o Marcos Ottaviano as vezes faz.

Já viu o Gary Morse tocando lap de pé? É muito louco...

Assim que chegar em casa verei... hehehehe... mas nunca tinha visto.

O Lap é muito legal em situações como você disse em algum outro tópico por aí, quando você vai tocar com um professor seu ou alguém que toca bem mais que você, especialmente blues. O som casa bem, já que não se trata de simplesmente mais uma guitarra, é outro timbre e outra linguagem na música. Só que o cara arrebenta na guitarra dele e com uns licks simples no lap você chama bastante atenção... kkkkkkkk

Isso é verdade, Lap Steel tem aquele som nervoso nos agudos e aquele ronco rouco nos graves, é facil se sobresair quando vc toca pouco e o guitarrista normal toca muito. Eu já toquei algumas vezes com um garnde amigo e professor meu, que é quem me ensinou algumas coisinhas e quem sempre me empresta a dele pra tocar, e você jura que eu toco slide bem, só tirando uma onda na Lap Steel, mas quando bota o tubo que precisa de mais truques pra ter controle das notas e das escalas, ai eu me atrapalho mais, como no lap é só a barra, afinação aberta, é só ir pro abraço.

Kamus23
Veterano
# set/09
· votar


Eu gosto bastante de Slide, mas como toco violão, é no violão mesmo...

E sim, para quem acha que não consegue-se tocar na afinaçãop standard, está enganado...

Alguem conhece os slides do Morcego?
E olhem as videos aulas dele, tudo sobre slide na afinação standard





Essas são apenas as duas primeiras aulas...

Vale a pena ver

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


Kamus23
E sim, para quem acha que não consegue-se tocar na afinaçãop standard, está enganado...

George Harrison, Mick Taykir e Clapton são três puta guitarristas Slide e em geral usam afinação Standard.

MMI
Veterano
# set/09 · Editado por: MMI
· votar


nichendrix

Pô cara... Dos que tocam muuuuuito e geralmente na afinação padrão é o Warren Haynes, que toca no Allman Brothers e Gov't Mule (além de também cantar bem). The Allman Brothers Band aliás, para quem gosta de slide é um prato cheio, já que só na formação atual tem o Warren Haynes e Derek Trucks. Aliás, falando nisso, se você nunca viu, pega o CD/DVD do Gov't Mule chamado Deepest End que para mim é uma aula de timbres, re-arranjos e slide. O cara usa 3 amplis, um para cada tipo de som, detona no slide e toca desde Black Sabbath até Robert Johnson, passando por Hendrix e o escambau! Tocam com convidados de altíssimo nível, como Jason Newsted, Roger Glover e Sonny Landreth (segundo Haynes, o maior guitarrista de slide atualmente, que vindo dele, não é pouca coisa).

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


MMI
Pô cara... Dos que tocam muuuuuito e geralmente na afinação padrão é o Warren Haynes, que toca no Allman Brothers e Gov't Mule (além de também cantar bem). The Allman Brothers Band aliás, para quem gosta de slide é um prato cheio, já que só na formação atual tem o Warren Haynes e Derek Trucks. Aliás, falando nisso, se você nunca viu, pega o CD/DVD do Gov't Mule chamado Deepest End que para mim é uma aula de timbres, re-arranjos e slide. O cara usa 3 amplis, um para cada tipo de som, detona no slide e toca desde Black Sabbath até Robert Johnson, passando por Hendrix e o escambau! Tocam com convidados de altíssimo nível, como Jason Newsted, Roger Glover e Sonny Landreth (segundo Haynes, o maior guitarrista de slide atualmente, que vindo dele, não é pouca coisa).

Caralho, nem lembrei do Haynes, tanto o Gov't Mule, quanto o Allman Brothers quanto a Derek Trucks band são figuras cativas no meu player. E até sabia, pela video aula dele que ele tocava em afinação Standard sempre que possível, mas que pra se manter fiel ao original ele tocava as musicas do Duane e do DIckey Betts nas afinações originais.

Aliás é uma puta video aula a dele.

MMI
Veterano
# set/09
· votar


nichendrix
Conheço a aula dele, realmente é muito legal. Só para relaxar, dá uma olhada nesses vídeos:
Gov't Mule com Sonny Landreth. Olha a Gibson do Landreth, com aquele sistema que o Page tem também.


esse a qualidade não é muito boa...


Se você encontrar alguma coisa sobre as barras, me passa aí, por favor. Acho que vou esperar a greve dos correios e comprar uma de cerâmica.
Voltando para o papo de lap, uma vez estava conversando com o Luiz Carlini, o cara que gravou Ovelha Negra com a Rita Lee. Manda bem ele no lap e é muito gente boa. O lap costuma meio que parar o show, os caras falam que é a "guitarra mágica" dele. Mas no lap eu também só tiro onda, tenho que me aprimorar muito. Mas mesmo só fazendo de conta que eu toco, o som é maravilhoso.

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


MMI
Se você encontrar alguma coisa sobre as barras, me passa aí, por favor. Acho que vou esperar a greve dos correios e comprar uma de cerâmica.

Não achei nenhuma de ceramica, mas achei esse vendedor aqui no mercado Livre, ele vende esses 5 modelos, todos de metal, não vi todos os produtos dele, mas é possível que ele tenha de ceramica.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-104294336-barra-shubb-pearse-sp 1-slide-para-lap-steel-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-104871890-barra-sp2-da-shubb-pe arse-slide-para-lap-steel-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-104294334-stevens-steel-axl-sli debarra-para-lap-steel-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-106843425-barra-rr1-da-shubb-pe arse-slide-para-lap-steel-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-104628929-barra-gs-da-shubb-pea rse-slide-para-lap-steel-_JM

MMI
Veterano
# set/09
· votar


nichendrix

Diferente esse de madeira. Só não sei o som, mas é legal.

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


MMI
Diferente esse de madeira. Só não sei o som, mas é legal.

É pelo que entendi vc pode trocar o "tip" dela quando ela se desgastar, e se for assim é capaz de poder trocar por vidro ou ceramina não?

Vc já viu umas barras dessas de madeira que tem a ponta de material intercambiável? Não lembro a marca, mas a ponta é como um slide em tubo cortado no meio, vc encaixa ali e pronto, e tinha ponta de vidro, ceramica, metal cromado, latão, o que vc quiser.

fabaaao_guitarrista
Veterano
# set/09
· votar


Curly

ele é mt bom,mas usa muito a mesma técnica no começo do improviso,isso deixa muito "abusivo"...

mas o cara é mt fera,precisava ver a minha cara vendo ele tocar esse blues O.o

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


MMI
Olha a Gibson do Landreth, com aquele sistema que o Page tem também.

Essa é uma ponte Schaller, é tipo uma floyd rose pra Les Pauls.

Curly
Veterano
# set/09 · Editado por: Curly
· votar


Esse Don Morcego está sempre tretando lá no Orkut, figuraça...


Um dos caras que muito feras aqui no Brasil, principalmente no slide acústico é o Paulo Tonella, que de vez em quando aparece aqui no forum:

http://www.youtube.com/user/petonella

http://www.myspace.com/petonella


Outro cara que toca muito é o Norba Zamboni, parece até que já tocou uns tempos com o Rory, o último cd dele é dos melhores de Blues já lançado por essas bandas, gente boníssima esse cara:

http://www.myspace.com/norbazamboni

Kamus23
Veterano
# set/09
· votar


Curly

Esse Don Morcego está sempre tretando lá no Orkut, figuraça..

Tretando no mau sentido?

Porque ele e seus amigos fazem um otimo trabalho de divulgação do Slide, site com material de estudo e tudo...

Não estou defendendo ele, apenas é o que sei dele

Curly
Veterano
# set/09
· votar


Kamus23

nada, o cara é gente boa, tretando no sentido que sempre está postando alguma coisa, de vez em quando levanta ele umas lebres polêmicas, tipo injuriado com os músicos que aceitam tocar de graça, haha...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a SLIDE (não é dúvida sobre afinação ou técnica).