Excesso de informação = Guitarrista neurótico

Autor Mensagem
_Dio
Veterano
# set/09
· votar


VTezao
tópico errado, please try again

VTezao
Veterano
# set/09
· votar


eh isso mesmo. tem gente aqui no forum q mal aprendeu fazer acordes e ja sai soltando essas perolas.


que nada ;)

zaqueu_grunge
Veterano
# set/09
· votar


VTezao
Não viaja velhinho... tocar bem não quer dizer saber de cor os acordes e escalas... Isso não é nem pré-requisito... Não que não seja importante, mas não quer dizer que alguém vai tocar mal por não saber teoria. Eu aprendi muito mais brincando de improvisar em cima de músicas que eu gosto, ouvindo o som de cada nota e encaixando com a melodia do que tentando frustradamente aprender escalas.

Slash Hammett
Veterano
# set/09
· votar


VTezao
nao deturpa a situaçao, o q vc falou nao tem nenhum sentido com o q eu falei. vc sabe do q eu to falando. esse forum ta cheio de moleque q vive criando topico pra perguntar bobagens.
pior mesmo eh um cara q mal sabe afinar a guita querer comprar cap de 500 reais. pior do q isso eh nego q acabo de compra a guita, nao sabe nem os acordes maiores e jah quer sair trocando tarraxas, ponte e etc. outro dia tinha um ai q tinha acabado de pega uma epi std e jah queria trocar tudo o q tinha. teve um outro q queria comprar uma squier e sem nem ter tocado jah queria trocar tudo o q tinha tb. e isso sao soh alguns exemplos. se vc procurar pelo forum vai achar dezenas de posts de guitarristas iniciantes criando topicos do tipo "sera q se eu trocar tudo o q tem na minha eagle, vou ter o timbre do zakk wylde?" e etc.


zaqueu_grunge
[2]

Jg Destroyer
Veterano
# set/09
· votar


Slash Hammett
Cara, pior do que tudo isso que você falou, são os novatos que não entendem naaaada de equipamento, lêem pequenas coisas aqui no fórum e já saem recomendando pro pessoal que quer comprar equipamento novo. É um cara que não sabe nada dando dica pra outro que não sabe nada. Como falei em outro tópico, vou repetir aqui:

Se quer ajudar, participar do fórum, participe falando coisas que você tenha certeza. Se quer ser lembrado aqui, é muito melhor ser lembrado por um cara que fala pouco porém tem noção, do que um cara que fala muito e não entende por** de nada =)

Slash Hammett
Veterano
# set/09 · Editado por: Slash Hammett
· votar


Jg Destroyer
exato. e isso vai se tornando um ciclo vicioso onde um pergunta, um desinformado responde daquele jeito, baseado no achismo e etc e a coisa vai virando uma bola de neve. quando vc vai ver jah eh tarde, e diversas perolas jah foram soltas. o foda eh q confunde ainda mais a cabeça dos q estao começando. imagina um cara q ta começando a aprender, entra no forum pra tirar duvidas, e ve posts bizarros desses pseudo-usuarios q se acham os fodoes, mas na verdade nunca pegaram em uma guita... o resultado sempre eh ruim.

VTezao
Veterano
# set/09
· votar


mas velho, nao saber de cor nem da nada, agora nao saber os acordes, nem a digitação deles, e querer aprender...

como?

eu nunca fiz aula de guitarra e violao, aprendi tudo sozinho, assim como o zaqueu da sinhá moça disse: Eu aprendi muito mais brincando de improvisar em cima de músicas que eu gosto, ouvindo o som de cada nota e encaixando com a melodia do que tentando frustradamente aprender escalas

e tem como aprender a tocar sem fazer as notas?

como que vai sair o som se vc nao quer aprender como os faz?

Jg Destroyer
Veterano
# set/09
· votar


Slash Hammett
Exatamente isso! Teve uma época que eu até ficava discutindo com o Diogo sobre isso! Fiquei uns 3 meses sem entrar aqui, e quando voltei nas férias de meio do ano tava totalmente diferente! Eu ficava com uma raiva tremenda vendo aquilo, mas tentava me controlar hehe! Tá passando, mas mesmo assim ainda tá foda =/

Jg Destroyer
Veterano
# set/09
· votar


VTezao
Cara, eu tenho um amigo que sabe fazer acordes, sabe tocar, sabe improvisar em vários tons e tal. Agora se você falar pra ele "Faz um ré aí" ele não vai saber. Ele não sabe nome de nota nenhuma, quem dirá escalas, mas toca muuuito bem. Aprender o nome das notas não faz diferença nenhuma nisso, basta parar e pensar um pouco, já que quando você toca, você não tá treinando sua língua, e sim seu ouvido =)

VTezao
Veterano
# set/09
· votar


ceis intenderam errado, saber o nome e fazer isso eu tbm confundo, mas saber fazer o acorde e nao saber o nome do acorde e faze-lo intendeeeu?

Jg Destroyer
Veterano
# set/09
· votar


VTezao
Cuma?
Cara, eu não entendi, mas eu penso assim. O Cara saber nome de acordes é mais pra quem tá costuma ler cifras, sabe escalas, campo harmonico tal tal tal.
Tem gente que não sabe nada de escalas, campo harmonico então, não lê cifras nem nada, e sabe tocar muito bem.
Você acha que antigamente, os guitarristas de blues africanos/americanos no começo do século, tocando seus violõezinhos malacabados, tocavam sabendo as notas, falando "Ae fulano, lança um Lá menor aí." ?

;)

Guynho
Veterano
# set/09
· votar


VTezao

Cara, eu acho que o confuso aqui é tu. Não existe isso do cara "Não saber fazer uma nota". Se tu tocar numa corda solta, vai fazer uma nota. Isso é basico. Agora, o que pode acontecer, é o cara não saber que nota é aquela ali, ae tudo bem.

Só que a coisa mais normal do mundo, é o cara não saber nome de acordes, nome de escalas, mas tocar pra caralho. Porque apesar dele não conseguir definir as notas "visualmente" (ou seja, nomeando-as), ele consegue defini-las pelo som.

E quanto aos acordes, isso também é muito relativo: Na afinação padrão, os acordes tem uma posição, mas se o cara mudar a afinação, as posições dos acordes mudam junto. E então? Adianta o nego decorar milhões de posiçõezinhas?

Se o cara, por exemplo, muda a afinação da 3ª corda pra meio tom abaixo, e da quarta e quinta pra 1 tom abaixo, sabe como que ele vai fazer o MI maior? Tocando todas as cordas soltas. Faz o teste. E pra fazer o FA maior? Fazendo uma pestana em todas as cordas, na primeira casa. Aliás, isso é muito usado por quem faz slide. Mas é um acorde. Então, não sei até que ponto ficar decorando "shapes" de acordes é necessário pra tocar guitarra. Aliás, acho que um dia eu vou chegar a conclusão de que os "shapes" de escalas são tão desnecessários quanto, servindo apenas pra orientação de quem tá iniciando...

Ah, e sugiro que voltemos ao assunto do tópico =D

Jg Destroyer
Veterano
# set/09
· votar


Guynho
Perfeito, praticamente o que eu disse só que um pouco melhor explicado. É exatamente esse o ponto!

_Dio
Veterano
# set/09
· votar


VTezao
cara, você defeca cada vez mais pelos dedos.

em cada tópico é uma merda diferente

_Dio
Veterano
# set/09
· votar


Jg Destroyer
verdade, Gabz, é foda vir procurar informação aqui e ter que ler piadinhas toscas, ou informações COMPLETAMENTE ERRADAS sobre o que você procura.

Guynho
Slash Hammett
zaqueu_grunge
Beleza de argumentação! positivando xO

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Excesso de informação = Guitarrista neurótico