teoria em composição-duvida sobre ritimica.

    Autor Mensagem
    rhoadsvsvai
    Veterano
    # set/09 · Editado por: rhoadsvsvai


    vou resumir minha duvida
    numa guitarra que seria base
    eu faço por exemplo um compasso 4/4 . na pentatonica de la menor , esse compasso vai ser algo usando o acorde de la menor (algo dentro do acorde) .
    ai sobre o mesmo compasso eu jogo uma guitarra solo . ela vai fazer um fraseado qualquer .sobre as notas do acorde de la menor (pra não sair do campo harmonico).

    bom em teoria daria certo porque esta tudo no mesmo campo harmonico . mas ai surge minha duvida . na guitarra ritimica mesmo usando o la menor no caso . dependendo da maneira que eu faço a parte da duraçao das notas dentro do acorde (seria a ritimica) . isso pode extragar o compasso (fazer soar feio e estranho). então chego a conclusão que a ritimica tambem influi na sonoridade final .

    as questões são:
    devo procurar material sobre oque ?,para começar a enteder porque certas ritimicas combinam ou não.

    esse tipo de material existe ou é algo q só a vivencia com a musica produz?

    Minow
    Veterano
    # set/09
    · votar


    rhoadsvsvai
    ai sobre o mesmo compasso eu jogo uma guitarra solo . ela vai fazer um fraseado qualquer .sobre as notas do acorde de la menor (pra não sair do campo harmonico).

    Você sabe que não precisa fazer isso né? Se não quiser sair do campo harmônico, nesse caso pode usar todas as notas naturais, não precisa ser só o arpejo de lá menor.

    Não sei se você tá sacando direito o que é campo harmônico.

    Agora sobre o ritmo, você sabe o que significa um compasso 4/4?

    Primeiro passo é entender isso, você já deve ter isso automático, mas na teoria não.
    Há quanto tempo você tá estudando?

    devo procurar material sobre oque ?,para começar a enteder porque certas ritimicas combinam ou não.

    Cara, eu realmente não entendi direito o que você quis dizer. Não consigo entender como um ritmo não encaixaria no compasso. A não ser que seja uma coisa totalmente fora do tempo... encaixando dentro da duração do compasso, você pode fazer qualquer coisa.

    rafael_00
    Veterano
    # set/09
    · votar


    rhoadsvsvai
    você não sabe de nada, seu filho da puta !

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # set/09
    · votar


    tipo .

    por exemplo o compasso 4/4 eh muito comun . até por isso existem diversas musicas com esse compasso (de estilos completamente diferentes ,até mesmo dentro do mesmo cenario musical de jeitos completamente diferentes).

    por exemplo eu posso fazer num 4/4 uma semi breve ,ou uma daquela q vale dois tempos (esquesci o nome) e duas daquela que vale um tempo (tambem esquesci o nome) e varias outras combinaçoes . muitas possibilidades.

    mais mesmo assim tem coisas que sem encaixam e não se encaixam com a musica. oque eu quero saber eh porque essas coisas encaixam ou não encaixam?

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # set/09
    · votar



    Você sabe que não precisa fazer isso né? Se não quiser sair do campo harmônico, nesse caso pode usar todas as notas naturais, não precisa ser só o arpejo de lá menor.


    sei mais achei melhor dar um exemplo literal ( no caso tocar apenas o acorde sem blue notes nem nada q sai fora das notas do acorde) de campo harmonico pra possibilitar maior coesão no texto .

    rafael_00
    te fiz alguma coisa?
    se não quer ajudar não atrapalha! gala seca!
    xP

    Richard Guitar
    Veterano
    # set/09
    · votar


    para começar a enteder porque certas ritimicas combinam ou não.

    Como assim certas ritmicas combinam ou nao ?

    Improvisar não é só tocar as notas certas do campo harmonico.

    Slowhand-
    Veterano
    # set/09
    · votar


    talvez vc esteja querendo dizer coisas do tipo "não fica bom repousar em algumas notas", ou ainda cair na cabeça do compasso com elas.. um exemplo disso é a 4ª J. pra entender melhor dá uma olhada nos princípios de walking bass... só não entendi o que vc quer de fato fazer, e esse lance de "notas dentro do campo harmônico ", é a própria escala. campo harmônico é o conjunto de acordes formados a partir das notas de uma escala.. acho que vc tá confundindo uns conceitos, misturando com arpejos etc

    Minow
    Veterano
    # set/09
    · votar


    rhoadsvsvai
    ou uma daquela q vale dois tempos

    Mínima?

    e duas daquela que vale um tempo (tambem esquesci o nome)

    Semínima?
    Mas você pode fazer quatro semínimas.

    Dá uma estudada direitinho pra entender os compassos primeiro.

    sei mais achei melhor dar um exemplo literal ( no caso tocar apenas o acorde sem blue notes nem nada q sai fora das notas do acorde) de campo harmonico pra possibilitar maior coesão no texto .

    Justamente, mas o acorde tem 3 notas, a escala dele tem 7.
    Você pode fazer as sete sem sair da tonalidade, e ainda pode usar outras notas de outros modos, sem fugir da tonalidade.
    Campo Harmônico é um conjunto de acordes que funcionam numa mesma escala.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Improvisar não é só tocar as notas certas do campo harmonico.

    eh exatamente oque eu estou tentando entender aqui.

    por exemplo se voce pegar uma musica qualquer ,crossroads por exemplo . e alterar as figuras ritimicas do riff sem auterar as notas. existe o risco de trasnformar a musica ,pelo menos o instrumento em questão em algo ruin,feio,estranho.

    e eh isso que eu quero entender . como funciona a parte ritimica da musica. como aquele cara la sabe se ele deve mandar uma minima ou uma seminima e esse tipo de coisa .

    Turqueto
    Veterano
    # set/09
    · votar


    rafael_00
    Deu a loca no cara o.o

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Campo Harmônico é um conjunto de acordes que funcionam numa mesma escala.
    eu ja entendi esse conceito a algum tempo . por exemplo se eu estou tocando um dó e o tom da musica eh dó natural eu posso usar todas as notas dentr da escala de dó natural mais as notas q vem dos modos . isso eu ja entendi.

    quanto ao compasso .eu sei q um quarternario tem 4 tempos e que tem que tem que fechar esses 4 tempos. e pra isso existem varias tipos de tempos de notas .semininima e etc e que a soma tem q dar quatro tempos.eu eu entendo q existem recursos como tercinas.pontos, stracatos,e pausas.

    oque eu quero entender eh porque quando auterada a estrutura ritimica de um compasso mais sem desfazer o compasso

    ex : eu tenho duas minimas . troco a segunda minima por duas seminimas . ai fica uma minima e duas seminimas .

    pode em algums casos ser negativo a sonoridade da musica?

    existe alguma forma de entender porque pode soar bem e porque pode soar mal? mesmo estando dentro do mesmo campo harmonico se sem passar nem sobrar do limite de 4 tempos(num quarternario no caso)

    Minow
    Veterano
    # set/09
    · votar


    rhoadsvsvai
    Sua definição tá errada...

    ex : eu tenho duas minimas . troco a segunda minima por duas seminimas . ai fica uma minima e duas seminimas .

    pode em algums casos ser negativo a sonoridade da musica?


    Não.
    Não existe a fórmula que você quer.

    Richard Guitar
    Veterano
    # set/09
    · votar


    rhoadsvsvai
    O clichê que várias pessoas usam.
    "A música não é só o som, o silencio também faz parte"

    Se você alterar as figuras de "crossroads", ela pode até lembrar, mas não será mais a mesma música.

    como aquele cara la sabe se ele deve mandar uma minima ou uma seminima e esse tipo de coisa .

    Isso vai de acordo com a sensibilidade musical de cada um.
    Não é que ele sabe que deve botar uma minima ou qualquer outra figura no solo dele. Ele apenas procura tocar de uma forma que soe bonito.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Sua definição tá errada...
    ????
    mais eu só reafirmei oque vc disse
    "ampo Harmônico é um conjunto de acordes que funcionam numa mesma escala."

    --------------------------------
    Não.
    Não existe a fórmula que você quer.


    então o estudo da ritimica se reduz só a saber o tempo das notas e como se formam os compassos? se isso fica bom ou não depende da critividade do compositor?

    se for isso vc ja respondeu minha duvida vlws e flws .se não for explique de forma mais detalhada porfavor.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Não é que ele sabe que deve botar uma minima ou qualquer outra figura no solo dele. Ele apenas procura tocar de uma forma que soe bonito.

    então escolher as figurar ritimicas certas para uma sequencia de notas eh pura intuiçao e sensibilidade?

    Minow
    Veterano
    # set/09
    · votar


    rhoadsvsvai
    Na verdade o campo harmônico é uma escala harmonizada em terças.
    Você vai somando as notas da mesma escala até achar acordes que façam parte dela.

    por exemplo se eu estou tocando um dó e o tom da musica eh dó natural eu posso usar todas as notas dentr da escala de dó natural mais as notas q vem dos modos . isso eu ja entendi.

    O tom não é dó natural, seria dó maior no caso, né?
    Então, só que os modos tem as mesmas notas do dó maior, afinal de contas eles são gerados pela mesma escala.

    então escolher as figurar ritimicas certas para uma sequencia de notas eh pura intuiçao e sensibilidade?

    É.
    Qualquer coisa que você fizer vai estar certa.
    É como dizia o Mozart, "as notas estão lá, você só tem que botá-las na ordem certa."

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a teoria em composição-duvida sobre ritimica.