Duvida sobre composição/escala

    Autor Mensagem
    leobhbot
    Veterano
    # set/10


    Olá pessoal !

    Bem, toco violão/guitarra a mais ou menos 1 ano e meio, não é lá muito tempo comparando com alguns mestres que temos aqui no fórum, mais é tempo suficiente para ter uma boa prática.

    A um tempo venho tentando compor, ao todo tenho uns 3 instrumentais que EU GOSTEI mais que saiu no puro random, puro aleatório, pura "cagada" acho que não existe um musico que nunca tenha pegado na sua guitarra e tentado montar uma musica de qualquer modo tocando qualquer acorde pra ver o que sai (as vezes até sai umas coisinhas menos medíocres)

    Então, venho correndo atrás neste conceito de teoria musical/harmonia para entender melhor essa arte que é compor, e dai apareceu as milhares de duvidas e confusões na minha cabeça.


    Estudei durante um tempo principios da guitarra, assuntos como intervalo, escalas, acordes triades, formação de acordes, harmonização de escala, bla bla e bla bla.

    Só que assim, eu realmente não consigo entender, vejam:


    1º Escala: Em algum livro que eu não me lembro o nome que eu li, o autor falava que existia três 3 finalidades: Improviso, Composição e algum outro lá, mais eu não consigo entender como uma escala é utilizada para compor, quando um musico vira pra mim e fala "Eu fiz uma musica na escala pentatonica de G" eu penso (COmo acim ? que porra é essa ?) Já estudei milhares de vezes sobre escala, já decorei várias escalas, mais não consigo entender de forma alguma como elas são utilizadas para compor (Cheguei a pensar que compor emcima de uma escala, era pegar as notas dela por ex: Escala dó maior [DÓ RÉ MI FA SOL lA SI DO] e montar os acordes que nem a escala (Acorde de dó, ré, mi etc) inventar uma batida e pronto, fiz uma musica em DÓ)


    É isso pessoal, sou leigo nisso ai, mais estou na luta pra tentar aprender, como não achei nenhum material na internet que resolvesse minha duvida de vez e nenhum tópico similar (já fiz a busca) tou aqui buscando para o pessoal que manja =D

    Valeu pela ajuda, espero boas explicações pq eu sou meio burrinho de entender as coisas =/


    REsumindo: Como usar escala para compor ?

    Arimoxinga
    Veterano
    # set/10
    · votar


    leobhbot

    Como usar escala para compor ?


    puts cara é dificil descrever mas tipo geralmente quando vc que compor vc usa as escalas para criar Riffs que é bem comum no mundo Guitarristico! ou então vc pega cria uma progresão de acordes de um certo campo harmônico e tenta criar um tema com a guitarra tipo usando as escalas que cabem sobre os acordes da progressão para criar algo cantarolante ou que te faça asobiar depois de ouvir... acho que vou acabar te confundindo depois vc me pergunta e eu respondo por partes tenta entender isso que te falei primeiro hehe


    Peace!!!

    Sir.Paulo
    Veterano
    # set/10
    · votar


    leobhbot

    Primeiro aprenda o bom e velho CAGED!

    Prof_Guita
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Cara vou tentar resumir, veja bem resumir bem, alguns conceitos
    1° vc pode compor um musica tonal, ou seja, escolher um tom e fazer a musica utilizando acordes da tonalidade escolhida, algumas cadencias ( sequencias de acordes) são bem manjadas, com I IV V, II V I etc.A musica pode tambem modular em alguma parte dela ou simplestmente possuir emprestimos modais ( acordes que não estão no campo harmonico escolhido) lembrando que temos o campo harmonico maior, menor harmonico e menor melódico, a musica pode ser atonal tbm, mas vamos deixar essa parte de lado.
    Se fossemos falar de tetrades ( T 3 5 7 ) no campo harmonico de dó seria
    C7+ Dm7 Em7 F7+ G7 Am7 Bm5-
    Para criar solos o modo mais simples é utilizar a escala pentatonica básica de 5 modelos, utilizando o quinto modelo na relativa menor da tonalidade maior, ou seja o sexto grau, no exemplo acima seria o Am, fiz duas video aulas falando disso

    www.myspace.com/aulasdeguitarra

    Lembrando que existem outros tipos de penta com sonoridades e formas de utilização diferentes, como penta M7, Penta m6, Penta diminuta, além da penta blues, que é a penta tradicional com o acrescimo da blue note.
    Fora isso vc pode usar os modos gregos ou arpejar os acordes dos modos, de forma simples seria isso, depois disso a explicação ficaria mais complicada.
    Pelo que vc escreveu, acredito que pegar algumas aulas de guitarra te ajudaria bastante a esclarecer essas duvidas.

    Espero ter ajudado um pouco
    vlw

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre composição/escala