Posso intercalar uma escala com a outra?

Autor Mensagem
Sr F
Veterano
# ago/09


Olá pessoal!

Estou praticando algumas escalas para fazer alguns ritmos; posso intercalar duas escalas? Por exemplo, tenho duas escalas, de E e D, então quero tocar algum ritmo que use as duas ao mesmo tempo, posso? Qual a política que devo seguir para unir duas escalas?

Desde já agradeço Galera

Abraço a todos...

Staiver
Veterano
# ago/09
· votar


Pode tu póde faze oque tu quise,o problema é se vai ficar legal ou n.

Tonanteador
Veterano
# ago/09
· votar


Eu acho q envolve campo harmonico, q seria mais ou menos assim, tem escalas q se encaixam, outras não, ae dependendo do campo harmonico dá sim, ae temq aprender a fazer campo harmonico e tal...

edu_righnest
Veterano
# ago/09
· votar


Em uma música que tenha 3 acordes por exemplo: A E D, você pode usar a escala da nota que estiver sendo tocada naquele momento.

Sr F
Veterano
# ago/09
· votar


Entendi.

Certo, sou iniciante nestas partes técnicas. Este campo harmônico, o que seria? Seria o processo "tocando as escalas"?

Tonanteador
Veterano
# ago/09
· votar


assim, eu tbm sou meio leigo em questão de teoria, mas eu acho q entendi o campo harmonico. Assim, se alguem faz uma base, A E D no caso, e vc sabe o campo harmonico de E, de A e de D, aew vc ve.exemplo:G faz parte do campo harmonico de D (TOU INVENTANDO, talvez não seja!!!), então vo pegar a escala de G e solar em cima disso!!! Entendeu??? te ajuda a pegar música de ouvido e a solar. O campo harmonico ttraduz aquilo q nós sabemos por instinto, que seria quais notas se eencaixam perfeitamente. Ufa! acho q é mais ou menos isso =)

Tonanteador
Veterano
# ago/09
· votar


mas assim, o campo harmonico serve mais pra acordes, mas como ele diz quais notas se encaixam, vc pode usar pra por exemplo, pular de uma escala à outra durante o solo.

FeaR-ME
Veterano
# ago/09 · Editado por: FeaR-ME
· votar


Quanta abobrinha.
Vc só pode solar na escala do tom e na relativa.

Ex:

Famoso C D E - Música no Tom de C

Vc pode solar na escala de C (maior) e na Relativa Am (menor)


E tem milhoes de topicos sobre isso people, usa a busca.

Penta_Blues
Moderador
# ago/09
· votar


Boa noite!!!

Sr F
Isso é bem comum, mas não é tão simples de explicar. Então vc deve fazer uma busca e estudar o que foi sugerido.
Dá uma olhada nestes tópicos:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/143428/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/166358/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/72393/
Além desses, dá uma conferida nos tópicos do Leandro Panucci pois o cara manja muito e está sempre disposto a ensinar.
Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# ago/09
· votar


Boa noite!!!

FeaR-ME
É, vc entendeu de uma outra forma, mas realmente faz sentido.
Uma coisa é qual Escala ou Modo utilizar (Escala Maior, Escala Menor Harmônica, Escala Pentatônica, Modo Mixolídio, etc.); outra coisa é em qual Tonalidade se tocar as Escalas escolhidas.
São dois aspectos importantes para se considerar.
Valeu!!!

Tonanteador
Veterano
# ago/09 · Editado por: Tonanteador
· votar


FeaR-ME

sério???
Caraca, só falei asneira -.-'
como a gente descobre a relativa???

[edit]achei!!! =)

FeaR-ME
Veterano
# ago/09
· votar


Penta_Blues
Eh o q vc falou tb ta certo e eh bem mais complexo. Porem a duvida dele foi a respeito de tonalidade msm, olha la:

duas escalas, de E e D, então quero tocar algum ritmo que use as duas ao mesmo tempo, posso? Qual a política que devo seguir para unir duas escalas?

E as respostas (quais eu justificadamente chamei de abobrinhas) falavam de tonalidades tb:

Em uma música que tenha 3 acordes por exemplo: A E D, você pode usar a escala da nota que estiver sendo tocada naquele momento.


E Sobre modos pra mim sinceramente n faz diferença, eu só uso 1 modo da penta maior e 1 da menor, me satisfaz completamente +P

Broderick
Veterano
# ago/09
· votar


Claro que pode! Tente misturar penta com outras escalas, a maioria dos solos são assim.

FeaR-ME
Veterano
# ago/09
· votar


Tonanteador
Vc n falo só besteira, falou bem sobre harmonia, só que nao encaixa no contexto...

Pra descobrir a relativa você tem q comparar a escala da nota com a da nota menor, ambas terão as mesmas notas e acidentes.

Para descobrir as escalas maiores e menores é aquela regra da titia:

Tom+tom+semitom+tom+tom+tom+semitom (maior)
Tom+Semitom+Tom+Tom+Semitom+Tom+Tom (menor)

FeaR-ME
Veterano
# ago/09
· votar


Broderick
Eh vc tb entendeu a duvida errada, ele ta falando sobre tons e nao modos/ou tipos de escalas

thomasmoura
Veterano
# ago/09
· votar


Quanta abobrinha.
Vc só pode solar na escala do tom e na relativa.


Amigo, não é por nada não, mas acho que quem está falando abobrinha é você... Com todo respeito... De forma alguma é so a escala do tom e a relativa que podem ser usadas.

Se a musica está no tom de C e vc está tocando o acorde G, pode usar a escala de G, afinal ela terá as notas desse acorde!

A priori, voce pode usar qualquer escala, ou nenhuma escala. O que deve ser feito é enfatizar as notas do acorde que está sendo tocado no momento, tocar notas que harmonizem e evitar as notas que se chocam.

Seguindo este cuidado, pode usar qualquer escala. Lógico que é mais facil falar do que fazer, e as escalas mais faceis de serem usadas são a menor relativa, a escala do grau dominante (5a acima) e a escala uma terça acima do tom.

Tonanteador
Veterano
# ago/09
· votar


FeaR-ME

aaaa, saquei!! =)

FeaR-ME
Veterano
# ago/09
· votar


thomasmoura
A é? Então me explica como vc encaixa um F# (nota da escala de G) numa música com harmonia em C.

E pior, e quando a guitarra faz C D G por exemplo mas o baixo fica só na nota base C?

Não complica oq eh simples. Harmonia em C, escala de C e Am.

Broderick
Veterano
# ago/09
· votar


FeaR-ME

Eh verdade, eu só tinha lido o título.

thomasmoura
Veterano
# ago/09
· votar


Acho que você não prestou atenção no que eu disse...

Falei para evitar as notas que se chocam, se vc está tocando um acorde G não deve tocar a nota F# obviamente. Você não é obrigado a usar todas as notas de uma escala!

E outra, se estiver num acorde como C, pode tocar o F# que dá um som "exotico", não trivial na sua linha melódica.

Sr F
Veterano
# ago/09
· votar


Bom pessoal, eu agradeço a ajuda de todos, mas infelizmente foram citados muitos termos que figiram totalmente do assunto.

Quanto tempo eu levo para poder tocar legal a minha guitarra? Estou treinando e exercitando meus dedos para poder digitar sem erros no braço da guitarra.

Abraços!

FeaR-ME
Veterano
# ago/09
· votar


thomasmoura
Então olha qq vc ta falando: pode usar as escalas de outros tons contanto q n use as notas q saem da harmonia? Qual o ponto de estudar escalas se durante o improviso vou ter q preocupar com quais notas dela encaixam na melodia??

E outra, se vc tivar a F# da escala de G oq temos? Escala de C e Am =)

Pensando assim vc pode tocar todas as escalas em todas as musicas, oq nao faria sentido nenhum.

FeaR-ME
Veterano
# ago/09
· votar


Sr F
Sobre tempo isso eh relativo, mas sempre tenha e mente q o esforço recompensa =)

Tonanteador
Veterano
# ago/09
· votar


Sr F
Vou citar o meu exemplo: eu só posso tocar aos fins de semana, mas sempre q eu toco, eu faço 1-2-3-4, treino riffs e toco musicas basicas, e já tou beeeeeem melhor doq uma vez eu fui.
se vcc treina sempre e faz td corretamente, dou uns 2 meses pra vc postar alguma musica.(se vc não ja fez isso!!).
se vc treina sempre e treina certo, se concenttrando e fazendo td certinhu, os resultados não demoram a aparecer...

thomasmoura
Veterano
# ago/09
· votar


pode usar as escalas de outros tons contanto q n use as notas q saem da harmonia

Não, eu não disse isso. Se o cara quiser tocar o F# pode tocar, como nota de passagem por exemplo.

A escala Bebop não tem notas fora do tom "Natural"? Assim como a escala diminuta a penta blues, as escalas menores harmonica e melódica?

E então, você não pode usar nenhuma dessas escalas pq tem notas fora do tom?

Sr F
Veterano
# ago/09
· votar


Certo Amigos.

Eu estava tentando tocar o refrão da musica "Eva" do Nightwish (minha banda favorita de metal), mas percebi que ainda tenho que estudar muito. Apesar que estou bem melhor do que antes, mas preciso de muito tempo ainda. Estou praticando dia sim e dia não porque tenho outros compromissos.
Alguém sabe uma cifra legal onde eu possa solar? Uma que seja super facil para poder começar a treinar leitura e colocar na guitarra; alguém sabe?

Abraços!

Tonanteador
Veterano
# ago/09
· votar


come as you are ( nirvana )

carrasco_cavaleira
Veterano
# ago/09
· votar






Da uma olhada nesse material vai te ajudar


Bons estudos!

Sr F
Veterano
# ago/09
· votar


Eu acho muito complexo tudo que ele está fazendo.
Agradeço muito a ajuda, mas eu preciso de algo básico para poder fazer um som legal de inicio.

Abraços!

Penta_Blues
Moderador
# ago/09
· votar


Boa noite!!!

FeaR-ME
Bem, vou argumentar com vc, mas serve tb para o nosso camarada Sr F.

então quero tocar algum ritmo que use as duas ao mesmo tempo, posso?
Ritmo não tem Tonalidade. O que vc criará é chamado de Progressão Harmônica.
Na minha opinião, não se cria uma Progressão Harmônica para ser encaixada num solo ou se preferir numa sequência de notas tocadas em cima de uma Escala qualquer. Seria mais ou menos como construir uma casa começando pelo telhado...

Música no Tom de C
Vc pode solar na escala de C (maior) e na Relativa Am (menor)

Esta visão é muito simplista e seguindo o mesmo raciocínio vc pode solar em D Dórico, E Frígio, F Lídio, G Mixolídio, A Eólio ou B Lócrio...

E Sobre modos pra mim sinceramente n faz diferença,
Faz toda a diferença! Se não fissesse não haveria razão de existirem.

eu só uso 1 modo da penta maior e 1 da menor, me satisfaz completamente +P
Além disso ser limitado, na minha opinião, não existem Modos em Pentatônicas, já que os Modos derivam de Escalas Diatônicas.

Se a musica está no tom de C e vc está tocando o acorde G, pode usar a escala de G, afinal ela terá as notas desse acorde!
Nisso o nosso camarada thomasmoura tem tada a razão!
Todas as Escalas ou Modos que possuem as Notas que formam o Acorde considerado podem ser usadas.

Então me explica como vc encaixa um F# (nota da escala de G) numa música com harmonia em C.
Simple! Usando C Lídio.
O F# é uma nota em que não deve haver repouso, já que se chocaria com o G presente no Acorde de C (Dó Maior), mas quando tocado, é justamente esta nota que dará a "intenção Lídia" ao solo.

Não complica oq eh simples.
Mais uma vez, na minha opinião, isso é limitar suas possibilidades musicais. Pensando assim, vc sempre será um "guitarrista simples"...

Valeu!!!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Posso intercalar uma escala com a outra?