[Video] Dream Theater Innocence Faded Solo - Thiago Campos

    Autor Mensagem
    Enc3f4L0
    Veterano
    # ago/09


    Ontem tirei e gravei o solo do final da musica Innocence Faded do DT (Awake).

    Oh solinho difissss! hehe
    Ainda mais com alguns shapes bizarros que usei, que aliás mudei depois do video.



    To upando um 'tutorial' dele tb... tocando bem lentamente pra facilitar a vida de quem quer aprender.

    Abraço!

    vó ja pegou meu leite
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    nem vi mas deve ta foda vindo de voce

    DaniloReis
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Perfeito cara!
    Nenhum bend fora do lugar ptqp

    Frankie
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Baita técnica. Nenhuma nota sôou indesejadamente...
    ... ainda terei uma técnica dessa.
    Belo timbre, bela execução.
    -
    Parabéns, man :)

    Enc3f4L0
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Brigadão por conferir o video galera!

    Ai está a versão "tutorial" pra quem quiser aprender.



    r2s2
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Muito bem!

    Frankie
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Enc3f4L0

    Curti muito aquela intro do The Dark Eternal Night.
    A edição ficou bem parecida com a da própria banda, sem contar nos timbres, que ficaram fodas. \o

    ogner
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Enc3f4L0

    Como sempre!! SHOW!!!!

    Enc3f4L0
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Frankie

    Aquela gravação foi legal de fazer. Foi na época que meu amigo César Zolhof tava com estudio ainda. Tinha um equipamento foda pra captar (preamp Rupert Neve, conversores Apogee e tal).

    Gravar nesse nível é outra coisa!

    Frankie
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Enc3f4L0

    Deve ser mó tesão, hein? ^^
    Se um dia tu gravar o cover dela toda, ou o solo, posta aqui \o

    _Dio
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Tá muito true, cara! Palhetada alternada Rlz.

    Achei sua execução perfeitinha, sem problemas!

    axleWs
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Enc3f4L0
    sensacional, sem +

    Homem Cueca
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Bato na mesma tecla, você precisa parar de gravar esses vídeos com cara de guitarrista que não sai de dentro do quarto.

    nyurig3
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Enc3f4L0
    maravilhosa execução e timbre, manda muito bem
    fala um pouco de vc, vc pega aula? como é seu estudo?
    fllw

    Enc3f4L0
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Mais uma vez, obrigado galera!

    Homem Cueca
    Valeu pela dica... mas tipo. Eu to dentro do quarto mesmo... kkkk
    Não to querendo camuflar isso não. Pelo menos não nesses videozinhos de solinhos covers. Muito trampo/gasto pra pouco (nenhum) retorno.

    Esse meu youtube é pra brincar só. Quando o video for mais sério agente da uma melhorada na produção e tal.
    Por enquanto prefiro focar meus investimentos em equipamento de gravação pra ter autonomia com minhas bandas autorais.

    OBS: Antes que alguem diga que já tenho um equipo foda... Existem mais itens necessários numa gravação de qualidade do que uma boa guitarra e amp. Preamps, conversores, processadores, monitores, phones, microfones, cabos, tratamento acústico etc.

    nyurig3
    Valeu cara!

    Bom, não acho que sou um bom exemplo de disciplina nos estudos do instrumento. Na verdade tenho 'estudado' guitarra pouquíssimo nos ultimos anos. Estou me formando em Arquitetura e Urbanismo, e nesse período quando estou envolvido com música geralmente é com banda e não treinando propriamente.

    Tenho estudado bastante gravação/mixagem esse ano. Apesar de não ser na guitarra pelo menos está relacionada à música e tem me ajudado bastante na qualidade final das minhas gravações.

    Tenho 26 anos e o período que fiquei mais tempo com a guitarra no colo treinando foi sem dúvida no meu segundo grau, talvez um pouco depois também (15-20 anos aproximadamente). Fiz pouco tempo de aulas espalhadas nesse período. Acho que se somar não dá nem 1 ano. Apesar de poucas foram muito úteis no inicio para me encaminhar certinho, impedir vícios e tal. Professor também é legal como fonte de inspiração, tanto o próprio tocando, como os outros guitarristas fodassos que ele lhe apresenta.

    Mesmo nessa época nunca fui muito de rotina. Eu atribuo grande parte do meu desenvolvimento a ter tirado e treinado músicas que gosto. Se eu consigo tocar o que quero, ótimo... Se não... alguma coisa está fraca na minha técnica e precisa ser trabalhada. Ai é só isolar o 'trecho problemático' e treinar até fazer parte de você.

    Depois de alguns anos fazendo isso você naturalmente acumula um arsenal grande de frases. Cada música/solo novo vai ficando mais facil de aprender por conter elementos que você ja domina. Assim você só soma as novidades ao que já sabe.

    Essa maneira de treinar tem funcionado pra mim que tenho dificuldade de focar em rotinas de exercícios 'chatinhos' por muito tempo, mas provavelmente não é o mais eficiente para a maioria.

    É claro que a vida não é feita só de tocar solinho... Sempre invento ou adapto uns exercíciozinhos pra palhetada alternada, sweep, ligado, etc quando sinto que to capengando. Mesmo que treinando por pouco tempo, complementam legal!

    Se fosse pra eu dar algumas dicas seriam:

    1) Tire muita musica de ouvido! Evite ficar só na tablatura dos outros. Alem de treinar o ouvido (que acredito que todo músico almeja ter treinado) você vai tirar partes com as "digitações erradas" algumas vezes. Isso pode parecer negativo mas na minha opinião tem um efeito colateral muito positivo. Você se obriga a tocar digitações não convencionais e isso vai te acrescentar tecnicamente.

    2) Toque com outras pessoas e também em shows. Agente aprende muito tocando com banda e ao vivo. Condições adversas são introduzidas (erro alheio, falta de retorno, nervosismo, calor/suor, etc) e crescemos tentando contorná-las.

    3) Se grave constantemente, tanto em audio quanto video. É muito diferente estar tocando e se ver tocando. Nas gravações nossas falhas ficam mais evidentes e assim podemos trabalha-las melhor. Gravações (as boas claros) exigem mais precisão então são ótimas referencias como metas. Tente gravar 2 takes iguais de modo que fique imperceptível que são 2 guitarras...

    4) Toque devagar... pra depois tocar rápido! E não o contrário!!!
    Guitarrista novato gosta de pular essa etapa e só faz se atrasar 10x mais no desenvolvimento. Quem consegue tocar um solo MUITO BEM devagar geralmente consegue com facilidade aumentar o andamento. O problema é que a maioria tenta treinar já rápido... Só está confundindo o cérebro, enxendo-o de notas erradas. Atraso de vida!
    Ao inves de querer subir o andamento é muito melhor focar nos detalhes, nas nuances do solo em questão. Eu gosto de usar o Pacemaker (plugin do winamp) pra deixar o solo bem lento e prestar atenção nos detalhes de bends, vibratos, slides, harmonicos naturais e artificiais, hammers/pulls, etc. Tem muito mais informação a ser absorvida do que somente a 'altura' das notas.

    Existem outras dicas mas por enquanto é só, já escrevi pacarái. Essas foram as que me vieram rápido à mente.

    Espero que sejam úteis aos novatos de plantão, apesar de estarem num tópico random de videozinho.

    Abraço a todos!

    nyurig3
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Enc3f4L0
    super interessante as dicas thiago, valeu mesmo. coloca mais videos para agente ver... aquela musica sua do seu projeo VRA! nao esta toda pronta ne? quando estiver posta para nos. vc usa qual camera para gravar?
    abraços

    Enc3f4L0
    Veterano
    # set/09
    · votar


    nyurig3

    VRA! não é uma banda oficial como ja comentei.
    Nós 3 temos como bandas oficiais juntos a 'Ordem Inversa', 'Bad Salad' e claro, o tributo ao Dream Theater.

    Essa música especificamente eu estava compondo para a 'Ordem Inversa', mas tomou um rumo um pouco mais pesado e progressivo do que a proposta da banda "permite". Estamos em dúvida se ela será parte do nosso catálogo ou não. De qualquer forma queríamos colocar o instrumental dela no Youtube então usamos o nome do VRA! que é neutro, já que nós 3 estamos em quaisquer dessas bandas que podem vir a ser 'pais' da música.

    Para quem se interessar, tem mais videos no meu canal.

    www.youtube.com/ThiagoCamposOfficial

    Pretendo continuar gravando e postando lá.
    Já temos mais 2 músicas do DT engatadas para aquele projeto Split-Screen. Também to organizando um video promo de algumas musicas do 'Bad Salad', sem contar nos solinhos dentro do quarto que sempre posto quando to treinando algo novo.

    A câmera é uma Panasonic HDC-SD1. Ótima aquisição que fiz! Recomendo.

    Abraço.
    Thiago

    Homem Cueca
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Enc3f4L0
    Homem Cueca
    Valeu pela dica... mas tipo. Eu to dentro do quarto mesmo... kkkk
    Não to querendo camuflar isso não. Pelo menos não nesses videozinhos de solinhos covers. Muito trampo/gasto pra pouco (nenhum) retorno.

    Esse meu youtube é pra brincar só. Quando o video for mais sério agente da uma melhorada na produção e tal.
    Por enquanto prefiro focar meus investimentos em equipamento de gravação pra ter autonomia com minhas bandas autorais.

    OBS: Antes que alguem diga que já tenho um equipo foda... Existem mais itens necessários numa gravação de qualidade do que uma boa guitarra e amp. Preamps, conversores, processadores, monitores, phones, microfones, cabos, tratamento acústico etc.


    Larga a mão de ser preguiçoso, não tem uma parede sobrando por aí não? Aposto que você não vai gastar mais que 10 minutos pra se posicionar em um lugar mais neutro. Quarto é horrível.


    Outra coisa, você não sabe qual desses videos que você está gravando que vai virar legal na net. Então acho que caprichar compensa sim. Eu não gosto do visual dos meus vídeos antigos, gravados com câmera VGA de celular, mostrando minha cama e meu armário ao fundo, não deleto porque já tem uma quantidade de views razoável. Não compensa nesse caso. Hoje em dia eu não produzo mais vídeos assim, é muito feio, muito comum e até antipático.

    Quando eu abro um vídeo no youtube de alguém tocando algo e eu vejo a cama da pessoa logo de cara, eu já torço o nariz esperando que seja mais um vídeo mais ou menos com um audio horrível, uma execução horrível, etc etc etc...agora se eu abro um vídeo e vejo a pessoa, um amp e um ambiente mais clean ou mais musical (como instrumentos ao fundo, uns monitores, etc etc etc)...

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Muito bom cara, meus parabéns.

    Enc3f4L0
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Homem Cueca

    Não é preguiça não.
    Realmente não tem essa tal parede livre aqui.

    To num esquema tudo em um. Quarto, escritório, estúdio e tal.

    De qualquer forma, eu e meu irmão estamos construindo nosso estúdio. Deve ficar pronto ano que vem.

    Lá sim será apropriado pra videos mais profissionais.

    Por enquanto vou me virando assim mesmo.

    Enc3f4L0
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Mais alguns trechos do Awake.
    AVISO: Quarto visível! :)



    diogenes_g3
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Parabéns cara, técnica excelente, execução impecável

    curti as dicas que tu deu

    1) Tire muita musica de ouvido! Evite ficar só na tablatura dos outros. Alem de treinar o ouvido (que acredito que todo músico almeja ter treinado) você vai tirar partes com as "digitações erradas" algumas vezes. Isso pode parecer negativo mas na minha opinião tem um efeito colateral muito positivo. Você se obriga a tocar digitações não convencionais e isso vai te acrescentar tecnicamente.

    essa ae em especial, muitas vezes a gente quer tirar uma música pra ontem, algumas vezes nem tem a necessidades de ter tanta pressa e com a facilidade que o guitar pro nos oferece acamos tirando musicas e musicas dessa forma, porém ouvido que eh bom nada, muito bem lembrado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Video] Dream Theater Innocence Faded Solo - Thiago Campos