Video Regulagem perfeita para Stratocaster!

Autor Mensagem
raphael.rui
Veterano
# mar/13
· votar


pena que e tudo em ingles :/ mas mesmo assim consigo entender alguma coisa.

Philipi
Veterano
# mar/13
· votar


pena que e tudo em ingles :/ mas mesmo assim consigo entender alguma coisa.


Na época que eu assisti a primeira vez também pensei isso, hoje entendo o inglês dele pois ele fala bem pausadamente. É um bom incentivo para estudar inglês. Mas se não entender o que ele fala as imagens já ensinam bastante.

Ele vai explicando o porquê dele estar fazendo tais coisas, explicando o nome dos materiais utilizados e detalhes maiores sobre o procedimento que ele esta realizando, se você tiver algum conhecimento de Luthieria é capaz de entender quase tudo mesmo sem entender o áudio.

SkyHawk
Membro
# mar/14
· votar


Marcando

pequenogafanhoto
Veterano
# jun/15 · Editado por: pequenogafanhoto
· votar


Não sei se esse é o tópico mais adequado pra eu perguntar isso, mas...

Comprei, há alguns meses, um kit tremolo da GFS.
Estou tentando regular a minha strato pra poder usar um pouco o tremolo, mas estou em dúvidas quanto a regulagem dos parafusos pivôs, e não achei em lugar nenhum na internet falando sobre isso.

1-É normal os parafusos pivôs mexerem, se "levantarem" quando se usa a alavanca? Falam para regular esses parafusos com a ponte encostada no corpo, e deixar eles apenas encostando na ponte. Isso não estragaria a rosca da madeira, já que ele seria forçado a levantar quando usar a alavanca? Ou mesmo constantemente, se a ponte estiver flutuando?

2-Existe diferença entre uma ponte boa e uma barata, no que diz respeito à estabilidade e afinação?
É que, navegando pelo GuitarFetish, acabei de encontrar esse modelo novo, que parece ser melhor e mais robusto que o modelo que tenho. Será que esse outro é realmente melhor, dá mais som e segura melhor a afinação com alavancadas?

Valeu pessoal!

nichendrix
Veterano
# jun/15
· votar


pequenogafanhoto

1-) Não, se mexe é porque está está com o parafuso num buraco maior do que a bitola dele.

2-) Existe e muita diferença entre uma ponte boa e uma ruim, mas o fato de ser barata não necessariamente significa que são ruins.

pequenogafanhoto
Veterano
# jun/15
· votar


nichendrix

Não estou entendendo esse negócio dos pivôs.. Como que a ponte levanta quando se usa a alavanca, se os parafusos estão lá parados, segurando ela?

Saquei.. Não sei avaliar se uma ponte é boa ou ruim... A que estou usando, no site fala que as peças são de aço, mas o bloco e os carrinhos estão enferrujando em alguns pontos então acho que é tudo de ferro!

Uma ponte "ruim" é pior que uma boa, se tratando de segurar afinação com alavancadas? Ou a diferença é mais no som mesmo, por causa daquele lance de zinco x aço, big block, etc?
Nesse exemplo, estou considerando como ruim uma ponte dessas stratos baratinhas, e como boa a de uma fender americana standard.

nichendrix
Veterano
# jun/15
· votar


pequenogafanhoto
Não estou entendendo esse negócio dos pivôs.. Como que a ponte levanta quando se usa a alavanca, se os parafusos estão lá parados, segurando ela?

Justamente porque eles estão completamente parados é que a ponte tem apoio o suficiente para funcionar sem perder a afinação. São o único ponto de contato 100% fixo da ponte com o corpo.

Saquei.. Não sei avaliar se uma ponte é boa ou ruim... A que estou usando, no site fala que as peças são de aço, mas o bloco e os carrinhos estão enferrujando em alguns pontos então acho que é tudo de ferro!

Aço não é necessariamente inoxidável, então aço normal enferruja, mas se enferrujou em pouco tempo, algum problema tem. Ou com a ponte ou com o dono dela (eu tenho uns amigos com hiper-hidrose que não tem ponte que resista)

Uma ponte "ruim" é pior que uma boa, se tratando de segurar afinação com alavancadas? Ou a diferença é mais no som mesmo, por causa daquele lance de zinco x aço, big block, etc?

Ponte boa é a que funciona do jeito que foi planejado, nenhuma ponte vai segurar afinação com alavancada infinitamente, mas se ela não segura a afinação corretamente, então já é um problema (provavelmente o maior que uma ponte pode ter).

Todas as outras disucussões sobre ponte giram em torno disso, ela consegue funcionar corretamente sem perder a afinação facilmente? Se sim já é uma boa ponte, algumas construções e materiais trazem alguns bônus, como mais sustain, mas isso são discussões secundárias, não adianta sustain infinito, por exemplo se não tiver afinado.

Nesse exemplo, estou considerando como ruim uma ponte dessas stratos baratinhas, e como boa a de uma fender americana standard.

Aí é que vem o problema que eu falava, ponte de american standard não é lá muito boa, elas obviamente tem o minimo essencial que se espera de uma ponte (ela segura afinação), mas não vai muito além disso. Existem opções muito mais interessantes e significativamente mais baratas. A própria Guitar Fetish tem (ou ao menos costumava ter) umas pontes melhores que as das american standard, por um preço bem em conta.

pequenogafanhoto
Veterano
# jun/15 · Editado por: pequenogafanhoto
· votar


Acabei de perceber que esse outro tremolo do guitarfetish que eu achei que seria melhor, é na verdade, o que eu estou com ele. >.< O outro nem com bloco vem.

nichendrix
Justamente porque eles estão completamente parados é que a ponte tem apoio o suficiente para funcionar sem perder a afinação. São o único ponto de contato 100% fixo da ponte com o corpo.
Eles ficam totalmente fixos? Digo, quando a ponte levanta, ela iria encostar na beirada da cabeça do parafuso e, se o parafuso não levantasse, ele não iria deixar a ponte levantar. Não?
Não estou duvidando do seu conhecimento, apenas tentando entender.

Aço não é necessariamente inoxidável, então aço normal enferruja, mas se enferrujou em pouco tempo, algum problema tem. Ou com a ponte ou com o dono dela (eu tenho uns amigos com hiper-hidrose que não tem ponte que resista)
Hm... Deve ser com o dono, hehe! Se bem que o bloco também está enferrujando, no lado que fica dentro da guitarra...
Ah, mas nem esquento se for de ferro ou outra coisa. Não deve ter muita diferença audível pro aço, no final das contas...

Ponte boa é a que funciona do jeito que foi planejado, nenhuma ponte vai segurar afinação com alavancada infinitamente, mas se ela não segura a afinação corretamente, então já é um problema (provavelmente o maior que uma ponte pode ter).

Todas as outras disucussões sobre ponte giram em torno disso, ela consegue funcionar corretamente sem perder a afinação facilmente? Se sim já é uma boa ponte, algumas construções e materiais trazem alguns bônus, como mais sustain, mas isso são discussões secundárias, não adianta sustain infinito, por exemplo se não tiver afinado.


Entendo.

Aí é que vem o problema que eu falava, ponte de american standard não é lá muito boa, elas obviamente tem o minimo essencial que se espera de uma ponte (ela segura afinação), mas não vai muito além disso. Existem opções muito mais interessantes e significativamente mais baratas. A própria Guitar Fetish tem (ou ao menos costumava ter) umas pontes melhores que as das american standard, por um preço bem em conta.

Entendo. Eu achava que as ferragens da fender eram top de linha >.<. Espero que minha ponte GFS seja dessas boas que você falou xD.

ogner
Veterano
# jun/15
· votar


pequenogafanhoto
How To Set Up a Vintage Strat Six Bolts Screws Tr…:

http://youtu.be/OUkKZy8U_gA

nichendrix
Veterano
# jun/15
· votar


pequenogafanhoto
Eles ficam totalmente fixos? Digo, quando a ponte levanta, ela iria encostar na beirada da cabeça do parafuso e, se o parafuso não levantasse, ele não iria deixar a ponte levantar. Não?
Perceba que não estou questionando seu conhecimento, apenas tentando entender.


Não, a mesa da ponte é chanfrada na parte on de ficam os parafusos exatamente pra que ela possa se movimentar. Se o parafuso levanta junto com a ponte, ele não está fixo como deveria, está com a rosca frouxa.

pequenogafanhoto
Veterano
# jun/15
· votar


ogner
Não entendi muito bem sobre os pivôs nesse vídeo. Uma hora ele fala pra apertar os parafusos, depois soltar e depois pra apertar de novo, e não fala muito bem quanto. Parece que o critério/macete é só deixar eles um pouco acima da mesa da ponte, pra poder abaixar os carrinhos indivualmente?

nichendrix
Entendi! A ponte, quando usada a alavanca, em vez de levantar (como eu estava imaginando), ela abaixa pro lado do chanfro, né? Aí não faz força na direção de levantar os parafusos.

ogner
Veterano
# jun/15
· votar


pequenogafanhoto
Cara, os parafusos NÃO podem se mexer quando se usa o a ponte/tremolo.

Parece que o critério/macete é só deixar eles um pouco acima da mesa da ponte
ela abaixa pro lado do chanfro, né? Aí não faz força na direção de levantar os parafusos.
Isso, vc tem que deixa-los um pouco mais altos pro tremolo/ponte poder ter mobilidade.
Nao tem nada a ver com carrinhos(Sadles) esse ajuste. O limite dos sadles é na "cabeça" dos parafusos mesmo.

nichendrix
Veterano
# jun/15 · Editado por: nichendrix
· votar


pequenogafanhoto

Cara, olha essa foto:

Aí é uma ponte desregulada, então a ponte está mais ou menos como se ela estivesse com a alavanca sendo usada, o que a alavanca faz é aumentar o angulo da ponte em relação o corpo, logo o ponto de apoio (parafusos) tem que estar fixo pra isso acontecer.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Video Regulagem perfeita para Stratocaster!