pintura e madeira

    Autor Mensagem
    frontman25R
    Veterano
    # ago/09


    ouvi dizer que quando se altera a pintura original de uma guitarra o timbre muda (li isso em um site q tem informações sobre as gutarras dos beatles e diz que john pintou seu jumbo e acabou com a sonoridade do violão). Emfim gostaria de saber se isso altera mesmo o timbre e qual madeiera eh melhor em guitarras ou violões. Outra duvida eh se lixando toda a pintura da guitarra e chegar ateh a madeira original altera o som.
    Agradeço desde já!

    Van_Lorien
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    frontman25R
    Usa a busca.

    thanatos
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Depende de tanta coisa, mas principalmente as cores...se a guitarra era verde e vc pintou de vermelho, já era, ela nunca mais vai emitir as notas Dó e Lá#...tinha uma tabela com as cores e quais as notas que elas estragam, se alguem tiver posta aih plz

    felippecg
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    frontman25R
    Rapaz naõ sou luthier mas na minha opinião a madeira é que altera o trimbe e não a pintura.

    xX_IMA_Xx
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Pra resolver o problema da cor VS notas é só tocar no escuro.
    Brincadeira.
    Eu acredito que a tinta pode interferir no som apenas porque sela os poros superficiais da madeira,e,essa diferença de som talvez só seja notado em violão por alguem com ouvidos aguçados.Até onde sei o som não interage com a luz.

    Felipe90
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    thanatos

    Ei thanatos eutenho esa tabela no PC ! elaesta é PDF , euvou tentar uploadear-la para voces .

    um braço

    Manubio
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    thanatos
    Achei aqui, mas é por tom.

    Guitarras Pretas: só tom de C
    Guitarras Amarelas: só tom de G
    Guitarras Vermelhas: só tom de D

    O resto num lembro.

    O pessoal criou as sunburst para poder juntar estas três, e fazer musicas mais complexas.


    Agora falando sério:
    Pelo que sei, sim, a pintura interfere um pouco no timbre, mas eu diria que se num for uma pintura com 5 cm de camada, só sente a diferença caras como Eric Johnson.
    Uma guitarra na cor de madeira muda tb o timbre, a madeira respira melhor, me disseram.

    Abraço

    Van_Lorien
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Creio que o tipo de acabamento, como nitrocelulose e polyester, possa interferir um pouco no timbre, devido a forma de como a madeira "respira". Já li sobre guitarristas que tiram toda a pintura pra "timbrar" melhor, mas acho que isso é quase imperceptível.

    GuitarHome
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: GuitarHome
    · votar


    frontman25R
    Cara alterar pode até alterar mas pode ter toda certeza do mundo que você não vai perceber absolutamente nada ainda mais com sua idade.

    Fábio Seiji
    Luthier
    # ago/09 · Editado por: Fábio Seiji
    · votar


    frontman25R
    Não estou dizendo que não tenha diferença pois isso ainda precisa ser muito estudado e discutido.
    Porém, não retire a pintura de sua guitarra, pois o acabamento tem uma função, senão nenhuma fábrica iria gastar tempo e dinheiro pintando e envernizando todos os instrumentos.

    buddy guy
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    frontman25R
    Não estou dizendo que não tenha diferença pois isso ainda precisa ser muito estudado e discutido.
    Porém, não retire a pintura de sua guitarra, pois o acabamento tem uma função, senão nenhuma fábrica iria gastar tempo e dinheiro pintando e envernizando todos os instrumentos.



    2

    Ant--
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    frontman25R
    diz que john pintou seu jumbo e acabou com a sonoridade do violão

    Violão é muito mais delicado nesse assunto do que guitarra, por causa do som acústico.
    É claro que se o cara pegar um violão e mandar outra camada de tinta por cima vai prejudicar o som.

    SAULO FLORESTEIRO
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Violão é muito mais delicado nesse assunto do que guitarra, por causa do som acústico.
    É claro que se o cara pegar um violão e mandar outra camada de tinta por cima vai prejudicar o som.

    O violão tem o tampo mais fino que guitarra (3mm a 4mm) e tem que vibrar bem. se aplicar tinta muito grossa, vai estragar o som.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a pintura e madeira