Review: Encordamento Elixir Nanoweb 0,09 e 0,10

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# ago/09 · Editado por: erico.ascencao


Depois de três meses de uso, agora tenho alguma base pra fazer um review sobre os encordamentos da Elixir. Pra quem não sabe, a Elixir fabrica uma série de encordamentos com um revestimento polimérico que retarda a ação da oxidação. Diz o fabricante que os encordamentos duram de três a cinco vezes mais que encordamentos "comuns".

No começo de maio eu coloquei encordamentos Elixir em todos meus instrumentos - no caso das guitarras, coloquei 0,09 na minha Cort X6 e 0,10 na minha SX GG1 STD. Ainda vou colocar mais uma 0,10 na minha recém comprada SX SST 57. Vou analisar só as duas primeiras.

Elixir Nanoweb 0,09
Optei colocar 0,09 na minha Cort por ela já estar regulada para este calibre de encordamento (o que facilita consideravelmente a regulagem pós-troca de corda) e por já estar acostumado às alavancadas com este calibre de cordas. Não notei muita diferença de timbre em relação ao encordamento velho (que já ia fazer quase 10 meses!), mas a durabilidade já deu pra notar que é bem maior. As cordas têm a coloração um pouco menos brilhante que outras cordas, mas mesmo depois destes três meses a coloração ainda está igual. A única coisa que reparei com relação ao desgaste foi a liberação de uma "pelinha", que eu creio que seja o revestimento polimérico. Outra coisa que eu reparei é que o encordamento não aparenta ser 0,09, ele tem uma pegada mais firme e não é molengão como os D'Addario de mesmo calibre.

Elixir Nanoweb 0,10
Para este encordamento valem as mesmas observações quanto à durabilidade. Imaginava que sentiria bastante diferença em relação ao 0,09 (principalmente por já ter percebido que o 0,09 da Elixir parecia meio parrudinho), mas não tive dificuldades. De fato o encordamento é bem firme, mas possibilita bends com facilidade. Não dá pra comparar timbre pois antes eu tinha o encordamento original 0,09 um tanto quanto gasto na minha Les Paul. O que eu posso dizer é que o aumento de calibre deu um grau no corpo do timbre.

Moral da história: eu sugiro fortemente que vocês economizem uma graninha e experimentem uma vez os encordamentos da Elixir. Aí vocês me perguntam: vale a pena? E eu digo: vale! Façamos as contas: Um encordamento D'Addario custa R$20 e dura uns 4 meses no máximo - ou seja, em 4 meses ele já estará oxidado - portanto você gastará R$60 em encordamentos num ano. Pegue estes R$60 e compre um Elixir (que você pode achar por R$50 ou menos), e eu aposto que ele demorará mais de um ano pra ficar no mesmo estado do D'Addario - pelo menos esta é a minha aposta.

Soul Wyx
Veterano
# ago/09
· votar


erico.ascencao
Eu usava D'Addario 0.10
Hoje eu estourei 4cordas. E a última não deu pra reaproveitar, estourou no meio.
Eu tava com ele fazia apenas um Mês, eu toco todo dia em torno de 3 a 6horas(estudante é foda ;D), e alavanco bem.
Se elixir durar 3Meses já é vantagem. Queria saber sobre o sustain mesmo, ele aumenta?

erico.ascencao
Veterano
# ago/09
· votar


Soul Wyx
É muito difícil perceber a diferença de timbre de encordamento. Além da diferença ser naturalmente pequena (considerando mesmo calibre), geralmente você fica condicionado a comparar o encordamento velho que você acabou de tirar com o encordamento novinho, o que não é uma comparação justa.

O que eu comentei é que estranhei a espessura do encordamento 0,09, principalmente dos bordões. Por via das dúvidas, compare o calibre de cada corda do 0,09 da Elixir e do 0,09 da D'addario.

Quanto à durabilidade, espero poder trocar de encordamento de 6 em 6 meses sem que eles enferrugem. Como você toca mais frequentemente que eu, creio que ele deve durar no mínimo uns 4 meses na sua mão.

GuitarHome
Veterano
# ago/09
· votar


É muito difícil perceber a diferença de timbre de encordamento

Nem é tão dificil cara, eu percebo muito a diferença. Por exemplo da Ernie Ball para D'addario, o timbre da Ernie Ball é mais brilhante e bonito, mas eu não tive boas experiências com ela, pois estouraram cordas em pouco tempo, coisa que com a D'addario não acontecia.
Minhas D'addario duram no máximo 1 mês e já ficam oxidam e perdem o brilho e o som, é foda.

Eu as vezes tenho vontade de comprar um jogo da Elixir, mas tenho medo que a corda arrebente com pouco tempo de uso, pois costumo usar bastante alavanca e as vezes acontece isso =/.

erico.ascencao
Veterano
# ago/09
· votar


GuitarHome
Eu tenho dificuldade de distinguir a diferença de timbre pois não lembro como era o timbre de um encordamento velho quando ele era novo, entende? Não faz muito sentido comparar o encordamento que você acabou de tirar com o encordamento que você acabou de colocar.

Eu as vezes tenho vontade de comprar um jogo da Elixir, mas tenho medo que a corda arrebente com pouco tempo de uso, pois costumo usar bastante alavanca e as vezes acontece isso =/.

É, pelo seu vídeo-teste da Schecter deu pra ter uma noção da sua ogrice com a alavanca. Concordo com seu medo, eu mesmo já arregacei a solzinho do meu 12 cordas - e o encordamento de 12 cordas é R$100!!

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# ago/09
· votar


esse assunto de corda é complicado. hoje, após duas semanas de alavancadas violentas na minha iva gold , arrebentei a 3a corda com um vibrato...a corda simplesmente arrebentou com a pontinha dentro da ponte.. consegui reaproveitar.. e advinha só? a porra da corda quebrou quando tava enrolando na tarracha, quebrou bem no meio...hoje eu vou fazer uma experienci com ernie ball.

ps>: estaa usando d addario 0.10

rafamoraes
Veterano
# ago/09
· votar


erico.ascencao
Um encordamento D'Addario custa R$20 e dura uns 4 meses no máximo
Cara se um Dadario durasse tudo isso comigo, continuaria usando só Dadario. Comigo elas começam a empretejar nos primeiros dias, e dura no maximo uns 2 ou 3 meses estourando.
O Elixir dura uns 5 meses fácil na minha mão. Não tem jeito, Elixir é o melhor custo benefício.

Abraço

erico.ascencao
Veterano
# ago/09
· votar


rafamoraes
Imagina o encordamento que estava na miha Cort, era o original... 10 meses de uso. Tudo bem, uso pouco (menos de uma vez por semana em média), mas estava nojento.

KAEL METAL
Veterano
# ago/09
· votar


GuitarHome
erico.ascencao

Eu coloquei a elixir na minha guita nova e senti uma grande diferença no timbre, antes era d´addario, a elixir achei o timbre muito mais vivo, mais brilhante, som definido, d´addario é boa mas como a elixir ainda não vi, já usei também ernie ball e achei um pouco parecida com d´addario.

Tamehiro
Veterano
# ago/09
· votar


erico.ascencao

Cara com vc pagando R$ 50 nas suas elixir eu digo q ta barato demais. Aki na minha cidade( Cvel - PR) o jogo de corda ta de 65 reais pra cima.Mas esse é um preço que eu pago pelo encordoamento.

erico.ascencao
Veterano
# ago/09
· votar


Tamehiro
Na verdade eu paguei R$35 nos de guitarra, comprando pela internet. E ainda teve um descontinho porque comprei dois de guitarra, um de violão 6 cordas, um de violão de 12 cordas e um de baixo.

Guynho
Veterano
# ago/09
· votar


Eu costumo usar D'addario nas minhas guitarras, e elas duram somente umas duas semanas novinhas...depois, mais duas semanas com o timbre aceitável...

Hoje, comprei um jogo de Elixir. Paguei 42,00, sendo que o d'addario tá 22. Se durar dois meses, já tá valendo =D

Vamos ver como fica

erico.ascencao
Veterano
# ago/09
· votar


Como eu havia dito, troquei o encordamento original que veio na minha SX SST 57 por um Elixir 0,10. No fim de semana eu toquei um pouco com ela e curti bastante. Quanto ao som, é aquela coisa: não dá pra comparar um encordamento zuadinho com um novinho em folha, obiamente o mais novo será bem melhor. Mas uma coisa que eu gostei foi a pegada do encordamento, é firme o suficiente pra não deixar os bends passarem do ponto e é confortável o suficiente para executá-los. Tá certo que o conforto se deve muito à regulagem feita pelo luthier, então isto me leva a crer que eu posso dar uma melhorada na regulagem da minha Les Paul, que também está com 0,10.

Soul Wyx
Veterano
# out/09
· votar


erico.ascencao
Graças a esse tópico meu pai me deu 2 encordamentos Elixir o.10 e um GHS Fast Fret.
Grato!

Sioux
Veterano
# out/09
· votar


erico.ascencao

Antes de eu usar o jogo de híbridas 10-48 da GHs que uso hoje eu só estava usando Elixir. Vale cada centavo.

Achei o timbre muito bom e com mesmo brilho de uma corda sem a tecnologia aplicada. O nanoweb é bom por isso, o poliweb que perde um pouco (dizem)...

Se a elixir fizesse o calibre que hibrido que uso hoje eu continuaria na Elixir com certeza.

vlw pelo review.

buddy guy
Veterano
# out/09 · Editado por: buddy guy
· votar


erico.ascencao

Estas daqui,são palavras do nosso camarada e coléga Penta_Blues sobre cordas.E achei que caberia bem neste tópic,e tomei a liberdade de postar,pois achei muito enteressante o que o nóbre coléga Penta salientou sobre cordas.




-" Cordas: o diâmetro e não o calibre (calibre é medida interna) das cordas é importante pois quanto mais massa tiverem, mais alteração no campo harmônico provocarão. Cordas leves podem ser mais confortáveis mas têm pouco volume; cordas mais pesadas proporcionam maior volume e som mais encorpado. O material de que são feitas altera drasticamente o timbre. Níquel tem sonoridade mais quente e equilibrada, aço som mais agudo e estridente, e cromo timbre mais aveludado." (Penta_blues)

EDIT: Está aqui o tópico de onde eu colhi a informação do nóbre coléga Penta,e tomei a liberdade de postar(sem alterações no que ele disse):


http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/218891/

erico.ascencao
Veterano
# out/09 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Foi bom terem upado o tópico, assim eu lembrei de fazer uma atualização do review.

Bem, já fazem 5 meses que os encordamentos Elixir estão nas minhas guitarras, e eu ainda posso dizer que eles estão muito bem conservados. Numa escala de 0 (encordamento velho todo fudido) a 5 (encordamento novinho, saído da caixa), hoje dou nota 4 sem medo de errar. O único porém é que o revestimento de polímero está começando a sair, o que pode ser notado por pequeniníssimas "pelinhas" soltando da corda, principalmente na região da palhetada.

Aposto que até maio do ano que vem elas ainda ficam num estado bem melhor que as D'Addario com três meses de uso.

Soul Wyx
Veterano
# out/09
· votar


erico.ascencao
Eu nunca vi uma D'Addario com 3meses de uso.
A minha tem duas semanas e eu não to mais tocando, ta cortando os dedos, vou colocar logo a Elixir.

buddy guy
Veterano
# out/09 · Editado por: buddy guy
· votar


Soul Wyx
erico.ascencao
Eu nunca vi uma D'Addario com 3meses de uso.
A minha tem duas semanas e eu não to mais tocando, ta cortando os dedos, vou colocar logo a Elixir.



As minhas tem uma cara e estão bála ainda !!!! Tú está esquecendo que dentre outros fatores,tem a sudorése de cada um,nível de ácido úrico,umidade relativa do ar,locais litorâneos e tals.Acho que tem tudo isso também !!!!!!!!

xl30n4rd0x
Veterano
# out/09
· votar


Vale comparar as palhetas tambem.. nao adianta o cara falar que arrebentaram em 6 meses se ele usa palheta 0.40mm...
Agora to usando Nig 0.09mm, mas prefiro 0.11 mas essas parecem q vao durar muito

erico.ascencao
Veterano
# out/09
· votar


Soul Wyx
Eu já tive coragem de deixar por 6 meses. As cordas estavam nojentas. Hoje eu colho os "louros" desta burrada: os trastes estão amarelados - eu acho que é ferrugem, mas não parece aquela ferrugem vermelha que conhecemos.

Leo-RJ
Veterano
# out/09
· votar


erico.ascencao

O encordamento Elixir Nanoweb está à R$ 35,00 na MusicWare.

MauricioGT-
Veterano
# out/09 · Editado por: MauricioGT-
· votar


Leo-RJ

No ML tem por r$39,00 com frete gratis pra todo Brasil.
Vou ate comprar um jogo de 011 novo pra mim hehe

erico.ascencao
Veterano
# out/09
· votar


Leo-RJ
Quando eu comprei eu paguei isso mais ou menos, e ainda tive desconto porque comprei uns 5, entre encordamentos de violão e guitarra.

Leo-RJ
Veterano
# out/09
· votar


MauricioGT-

Valeu!

erico.ascencao

Então foi melhor ainda.


Abraços!!

Bolívar
Veterano
# out/09
· votar


Tbm fiz teste comparando com o daddario e constatei que ela dura,no minimo, 2x mais que o daddario.

Matematicamente dá no mesmo heh, daddario ta saindo por uns 20 e elixir 40, e nao notei diferença nenhuma no timbre delas novas, é so comodidade de ter q comprar e trocar cordas menos vezes, oq já é uma vantagem legal.

erico.ascencao
Veterano
# out/09
· votar


Bolívar
Provavelmente você descobrirá que a Elixir pode durar ainda mais e pode ser encontrada por um preço melhor.

erico.ascencao
Veterano
# jan/10
· votar


Upando...

Já faz 7 meses que eu coloquei os encordamentos da Elixir nas minhas guitarras. Vejam como eles estão agora:

Cort X6 - encordamento 0,09
- primeiras casas
- na altura do captador do braço

SX GG1 STD - encordamento 0,10
- primeiras casas

SX SST 57 - encordamento 0,10
- primeiras casas
- entre os captadores do braço e do meio

Observem que, de maneira geral, as cordas ainda não enferrujaram. Como os encordamentos da Elixir são revestidos por uma camada de polímero, o que acontece primeiro é o descamamento da camada de polímero, que no meu caso está aconteendo primeiro na região onde eu costumo palheta (veja as fotos das cordas na região próxima aos captadores).

Vale lembrar que eu costumo tocar guitarra uma vez por semana, mas semestre passado eu fiquei umas quatro semanas sem tocar por estar muito atarefado. Mesmo assim, minhas expectativas vêm se confirmando: o encordamento deve durar 6 meses intacto e até um ano antes de enferrujar. Ainda não sei se vou continuar a experiência até as cordas enferrujarem...

FLO7v
Veterano
# jan/10
· votar


e pra durar bastante tempo..
tem q passar algum produto depois de tocar?
ou só uma flanela seca mesmo?

abraços

alguem ajuda ae plz

FLO7v
Veterano
# jan/10
· votar


UP !

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review: Encordamento Elixir Nanoweb 0,09 e 0,10