Autor |
Mensagem |
Miawzawa Veterano |
# ago/09
Achei esse material na internet e achei muito bacana, pois tira a impressão que temos que madeira boa, só se for de outros países. É uma monografia apresentado ao Departamento de Engenharia Florestal como requisito parcial para obtenção do grau de Engenheiro Florestal.
Vou colocar aqui o link: http://www.funtecg.org.br/arquivos/guitarra_final.pdf
E para esclarecer um pouco mais o assunto, o índice:
RESUMO.............................09
ABSTRACT..................10
1.INTRODUÇÃO....................................................11
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA....................................13 2.1. Madeiras para instrumentos musicais.....................13 2.2. Partes da guitarra....................................................14 Tipos de corpo..................................................15 Tipos de braço....................................................16 Tipos de encaixe braço-corpo...............................17 Tipos de Ponte....................................................17 Tipos de angulação do "headstock"......................7 Tipos de captadores...............................................18 2.3. Madeiras tradicionalmente utilizadas por fabricantes.........................................18 2.4. Análise de mercado....................................................20
3. MATERIAL E MÉTODOS......................................................22 3.1. Pré-seleção........................................................... .......22 3.2. Seleção............................................................... .......22 3.3. Teste acústico.............................................................. 23
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO...............................................26 4.1. Teste acústico.............................................................. .26 4.2. Seleção das madeiras....................................................33 4.2.1. Corpo................................................................. .........33 4.2.2. Braço................................................................. ..........34 4.2.3. Escala escura............................................................35 4.2.4 Escala clara................................................................. .35 5. CONCLUSÕES............................................................ ........36
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................37
ANEXOS................................................................ ................39
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# ago/09
· votar
Miawzawa Esse têxto é bem conhecido, e útil. Abç
|
Headstock invertido Veterano |
# ago/09
· votar
opa, muito valew aí o/
|
Tiso Veterano |
# jun/14
· votar
Trabalho excelente. Notei a falto do Jequitibá na lista. Fico pensando se vale a pena comprar um corpo que vi no ML, de LP...
|
Jabijirous Veterano |
# jun/14
· votar
Tiso
uma de 500 pratas? Se for essa eu tb estou na dúvida!
|
Tiso Veterano |
# jun/14
· votar
Esse mesmo. Minha aspiração de terceira guitarra, uma Lespa com um corpo em alguma madeira nacional que soe legal, braço de "baked" tauari e um par de P90s...
|
Tiso Veterano |
# jun/14
· votar
Esse mesmo. Minha aspiração de terceira guitarra, uma Lespa com um corpo em alguma madeira nacional que soe legal, braço de "baked" tauari e um par de P90s...
|
Luis A. Membro Novato |
# jun/14
· votar
Baixei o arquivo para ler depois, mas estou com 3 varas de jacaranda mais ou menos de 180x15x2 (cm) e estou com planos de fazer uma tele estilo George Harrison.....
Provavelmente devido ao peso, eu tenha q procurar uma madeira alternativa para o corpo, e talvez fazer apenas o tampo em jacaranda...
Ou fazer uma tele chambered....
|
Jabijirous Veterano |
# jun/14
· votar
Tiso
Estou querendo montar uma específica para heavy metal. Estou na dúvida do jequitibá, mas aquele corpo está lindo.
|