| Autor | Mensagem | 
| Miawzawa Veterano
 | # ago/09 

Achei esse material na internet e achei muito bacana, pois tira a impressão que temos que madeira boa, só se for de outros países.
 É uma monografia apresentado ao Departamento de Engenharia Florestal como requisito parcial para obtenção do grau de Engenheiro Florestal.

Vou colocar aqui o link:
 http://www.funtecg.org.br/arquivos/guitarra_final.pdf

E para esclarecer um pouco mais o assunto, o índice:

RESUMO.............................09

ABSTRACT..................10

1.INTRODUÇÃO....................................................11

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA....................................13
 2.1. Madeiras para instrumentos musicais.....................13
 2.2. Partes da guitarra....................................................14
 Tipos de corpo..................................................15
 Tipos de braço....................................................16
 Tipos de encaixe braço-corpo...............................17
 Tipos de Ponte....................................................17
 Tipos de angulação do "headstock"......................7
 Tipos de captadores...............................................18
 2.3. Madeiras tradicionalmente utilizadas por fabricantes.........................................18
 2.4. Análise de mercado....................................................20

3. MATERIAL E MÉTODOS......................................................22
 3.1. Pré-seleção........................................................... .......22
 3.2. Seleção............................................................... .......22
 3.3. Teste acústico.............................................................. 23

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO...............................................26
 4.1. Teste acústico.............................................................. .26
 4.2. Seleção das madeiras....................................................33
 4.2.1. Corpo................................................................. .........33
 4.2.2. Braço................................................................. ..........34
 4.2.3. Escala escura............................................................35
 4.2.4 Escala clara................................................................. .35
 5. CONCLUSÕES............................................................ ........36

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................37

ANEXOS................................................................ ................39

| 
| Mauricio Luiz Bertola Veterano

| # ago/09 · votar

Miawzawa
 Esse têxto é bem conhecido, e útil.
 Abç

| 
| Headstock invertido Veterano
 | # ago/09 · votar

opa, muito valew aí o/

| 
| Tiso Veterano
 | # jun/14 · votar

Trabalho excelente. Notei a falto do Jequitibá na lista. Fico pensando se vale a pena comprar um corpo que vi no ML, de LP...

| 
| Jabijirous Veterano
 | # jun/14 · votar

Tiso

uma de 500 pratas? Se for essa eu tb estou na dúvida!

| 
| Tiso Veterano
 | # jun/14 · votar

Esse mesmo. Minha aspiração de terceira guitarra, uma Lespa com um corpo em alguma madeira nacional que soe legal, braço de "baked" tauari e um par de P90s...

| 
| Tiso Veterano
 | # jun/14 · votar

Esse mesmo. Minha aspiração de terceira guitarra, uma Lespa com um corpo em alguma madeira nacional que soe legal, braço de "baked" tauari e um par de P90s...

| 
| Luis A. Membro Novato
 | # jun/14 · votar

Baixei o arquivo para ler depois, mas estou com 3 varas de jacaranda mais ou menos de 180x15x2 (cm) e estou com planos de fazer uma tele estilo George Harrison.....

Provavelmente devido ao peso, eu tenha q procurar uma madeira alternativa para o corpo, e talvez fazer apenas o tampo em jacaranda...

Ou fazer uma tele chambered....

| 
| Jabijirous Veterano
 | # jun/14 · votar

Tiso

Estou querendo montar uma específica para heavy metal. Estou na dúvida do jequitibá, mas aquele corpo está lindo.

|