Madeiras Brasileiras Figuradas para Tampo

    Autor Mensagem
    PmCimini
    Veterano
    # fev/09


    Aqui galera, primeiramente, eu sei que já deve ter algum tópico relacionado, mas eu não consegui usar. O caso é o seguinte:
    Estou querendo fazer minha primeira guitarra, já decidi a madeira do corpo e braço, mas queria saber se existe alguma madeira nacional que é bem figurada para fazer o tampo da guitarra. E se alguém tiver experiências em pintar e usar essas madeiras, me ajudem também. Fui numa maderereira procurar as que falaram que teria um bom acabamento (cedro e itauba), mas é bem difícil de ter uma idéia de como a madeira sairá só de olhar para a peça cru, então preciso da opinião de alguém que entenda mais do assunto.

    Também não quero nada como quilted maple AAAAA, quero só uma madeira nacional mais fácil de encontrar que tenha umas figuras que dê uma pintura legal.

    Muito obrigado,
    Pedro Cimini

    Tordenskall
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    PmCimini

    Aqui galera, primeiramente, eu sei que já deve ter algum tópico relacionado, mas eu não consegui usar. O caso é o seguinte:
    Estou querendo fazer minha primeira guitarra, já decidi a madeira do corpo e braço, mas queria saber se existe alguma madeira nacional que é bem figurada para fazer o tampo da guitarra. E se alguém tiver experiências em pintar e usar essas madeiras, me ajudem também. Fui numa maderereira procurar as que falaram que teria um bom acabamento (cedro e itauba), mas é bem difícil de ter uma idéia de como a madeira sairá só de olhar para a peça cru, então preciso da opinião de alguém que entenda mais do assunto.

    Também não quero nada como quilted maple AAAAA, quero só uma madeira nacional mais fácil de encontrar que tenha umas figuras que dê uma pintura legal.

    Muito obrigado,
    Pedro Cimini



    Cara, isso eu não sei te responder, ainda mais pq não passo muito tempo no Brasil...
    Posta essa pergunta lá no tópico oficial de luthieria...
    Com certeza as respostas são de total certeza!

    []'s

    edalko
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    PmCimini

    Já vi colocarem tampo de imbuia com resultados muito interessantes.

    Madeiras de raízes de algumas parvores tbém possuem um desenho muito legal, mas acho que é muito raro encontrar aqui.

    Creio que seria interessante mesmo ir numa madeireira ou ficar de olhe em móveis antigos XD

    Tordenskall
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    edalko

    Creio que seria interessante mesmo ir numa madeireira ou ficar de olhe em móveis antigos XD


    *Olha pra mesa de jantar*

    Boa idéia a sua cara...XD

    Será que vem uma Les Paul de mogno a caminho?
    ahushasuhaushasuhauahsu

    []'s

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    PmCimini
    Rádica, Imbúia, Loro faia, Grumixava.
    Abç

    Penta_Blues
    Moderador
    # fev/09
    · votar


    Bom dia!!!

    PmCimini
    Acho a muiracatiara muito bonita.
    Valeu!!!

    alfredmad
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: alfredmad
    · votar


    PmCimini
    A rádica, que o Bertola falou, é bem bonita. Daria um excelente tampo figurado.

    http://www.decorartama.com/finti-legni-3.htm

    AsaphGuitar
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    um luthier me falow que rádica naum fica bom pq em apenas 1 mm ae não tem como lixar

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    AsaphGuitar
    Nada à ver...
    Já fiz alguns instrumentos com top dessa madeira.
    Abç

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Neste caso o top em alguma destas madeiras exerce algum papel timbrístico importante ou é só acabamento?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    erico.ascencao
    Sim, exerce. Ma isso depende de que madeira é usada no tampo e qual a usada no restante do corpo.
    Abç

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Esta adição de um top não causa perda de sustain? Não seria uma guitarra "de compensado" (logicamente, guardadas as devidas proporções, devendo-se considerar somente o fato de não ser o corpo em uma parte só)?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    erico.ascencao
    De modo algum, até porque compensado não é madeira.
    As Les Pauls possuem tampo e são as guitarras que possuem maior sustentação.
    Abç

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Errei o termo. Quis dizer laminado. Na prática, a guitarra com um top é como se fosse uma guitarra com corpo laminado.

    Enfim, nomenclaturas à parte: a lâmina do top não influencia muito no sustain?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    erico.ascencao
    Dependendo, positivamente.
    Abç

    Luiz Almeida
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    PmCimini

    Vi uma "Axis" construida por um luthier que tinha "Rádica" como acabamento do top, e ficou muito lindo.

    Quanto a "muiracatiara" eu não gostei do "desenho" da madeira crua, mas é questão de gosto.

    PmCimini
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Nossa galera, só consegui acessar a internet hoje, e que bom que veio esse tanto de resposta! Brigadão mesmo...

    Então eu vou dar uma olhada na rádica, mas as que eu to vendo aqui no google que tem o tampo de rádica não são pintadas, então pintura nessa madeira fica legal mesmo? A tinta absorve bem?

    Obrigado denovo

    w.souza
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Ressuscitando.........estava pensando em comprar um corpo de uma guitarra e gostaria de saber se é possível lixa-la e colocar depois colocar um tampo nacional? louro faia

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    w.souza
    Sim, é.
    Alguns fabricantes de corpos de instrumentos brasileiros já fazem isso.
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Madeiras Brasileiras Figuradas para Tampo