dicas dos bluezeiros

    Autor Mensagem
    GiulianoB
    Veterano
    # ago/09


    e ai pessoal tudo tranquilo ? Pois é, to viciado em blues, estou estudando por conta pegando alguns licks, escalas, etc.. mas tenho uma dúvida ultra-noob !

    baixei muitas backing tracks de jams , em tons variados ! algumas em C, algumas em Am, algumas em G, até uma em E...

    pois bem só essa a duvida, supondo que baixei uma BT em C por exemplo, eu posso improvisar em quais escalas pentatonicas ? pq aprendi somente shapes de pentatonicas menores e nao entendi bem em que caso uso as penta maiores.. se a musica é em C eu posso improvisar na pentatonica de Am usando o desenho menor certo? e em C posso improvisar usando o desenho menor ou tem que ser pentatonica maior de C ? só isso minha duvida nao saber quais escalas usar...
    ha e outra coisa, no blues é viavel usar a escala natural ou nao rola??
    vlw ai ! to estudando teoria por conta e tem umas coisinhas que ainda nao peguei e em busca aos foruns nao achei nada que ajudasse nesse quesito ai !!!
    se alguem tiver saco de explicar mais ou menos como funciona fico agradecido hehe !
    to escutando muito blues, do bom mesmo! stevie ray vaughan, buddy guy, BB king, eric clapton, robert cray, etc... é muito viciante o estilo , eu sempre curti blues mas nunca tanto quanto agora descobri que é um estilo legal de tocar e improvisar vai me ajudar muito a desenvolver na guitarra eu creio...
    vlw ai

    Grego Guitar
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    então cara, é o seguinte .. cada nota maior tem sua correspondente menor ! Sendo que está é sempre o 6º grau do campo harmônico .
    exemplo : C + 6 = A
    então a correspondente menor de C é Am !
    os desenhos de escalas maiores e menores são iguais .. é só voce usa-los adequadamente !
    espero que tenha ajudado
    um abraço

    Van_Lorien
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: Van_Lorien
    · votar


    GiulianoB