dicas dos bluezeiros

    Autor Mensagem
    GiulianoB
    Veterano
    # ago/09


    e ai pessoal tudo tranquilo ? Pois é, to viciado em blues, estou estudando por conta pegando alguns licks, escalas, etc.. mas tenho uma dúvida ultra-noob !

    baixei muitas backing tracks de jams , em tons variados ! algumas em C, algumas em Am, algumas em G, até uma em E...

    pois bem só essa a duvida, supondo que baixei uma BT em C por exemplo, eu posso improvisar em quais escalas pentatonicas ? pq aprendi somente shapes de pentatonicas menores e nao entendi bem em que caso uso as penta maiores.. se a musica é em C eu posso improvisar na pentatonica de Am usando o desenho menor certo? e em C posso improvisar usando o desenho menor ou tem que ser pentatonica maior de C ? só isso minha duvida nao saber quais escalas usar...
    ha e outra coisa, no blues é viavel usar a escala natural ou nao rola??
    vlw ai ! to estudando teoria por conta e tem umas coisinhas que ainda nao peguei e em busca aos foruns nao achei nada que ajudasse nesse quesito ai !!!
    se alguem tiver saco de explicar mais ou menos como funciona fico agradecido hehe !
    to escutando muito blues, do bom mesmo! stevie ray vaughan, buddy guy, BB king, eric clapton, robert cray, etc... é muito viciante o estilo , eu sempre curti blues mas nunca tanto quanto agora descobri que é um estilo legal de tocar e improvisar vai me ajudar muito a desenvolver na guitarra eu creio...
    vlw ai

    Grego Guitar
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    então cara, é o seguinte .. cada nota maior tem sua correspondente menor ! Sendo que está é sempre o 6º grau do campo harmônico .
    exemplo : C + 6 = A
    então a correspondente menor de C é Am !
    os desenhos de escalas maiores e menores são iguais .. é só voce usa-los adequadamente !
    espero que tenha ajudado
    um abraço

    Van_Lorien
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: Van_Lorien
    · votar


    GiulianoB
    É basicamente isso que o Grego Guitar disse. Dá uma olhada nesse tópico. Tem bastante coisa útil nessas vídeo aulas, shapes das pentatônicas menores, licks, como encaixar os licks, etc.

    Ah, e é "blueseiros".

    teuabreu
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    No Blues tb se usa a intercalação entre a harmonia e o solo de forma inversa, misturando de forma a soar como os enharmonicos dos Spirituals.

    É frequente uma progressão em A maior por exemplo, e solar com a pentatonica de A menor.

    GiulianoB
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    valeu ai pessoal vou dar uma estudada nisso ai ! to entrando de cabeça nessas paradas de improviso e blues hehe!

    rafamoraes
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Cara, no blues, como em vários estilos, vc pode usar meio q "forçando barra" a escala menor quando o tom for maior, ou vice versa. Quem é mestre pra fazer isso é o B.B King, o Freddy King, Clapton, e tantos outros. Por exemplo, se o tom for Dm, vc pode usar tanto a penta menor de ré, quanto a maior de ré. Pode soar meio estranho, ao menos a princípio, mas com o tempo vc verá q fica muito legal, e é um truque bem bacana pra vc fugir das regras, não ficar no "lugar comum". Já a penta menor, pode e deve ser usada sendo o tom da música maior ou menor, pouco importa. Ela sempre soará bacana, bluesy. A pentatônica menor é a solução para todos os problemas, cara!
    Quanto às relativas, se a música está em C maior, vc pode usar a escala de Am, naquele shape básico q começa na 5ª casa. Assim, vc estará na verdade solando no tom de C maior, pois se vc analizar, no braço todo da guitarra, a escala de Am e a de C usam as mesmas notas, os mesmos shapes, a mesma digitação. Isso quer dizer q Am é a Relativa de C, sacou? Entendido isso, é só transpor para os outros tons, e ser feliz!!!
    Espero q tenha ajudado.
    Também sou autodidata, sempre fui desde q comecei. Corra atrás q tudo é possível.
    Abraço

    Symptom
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Pesquise bastante sobre as blue notes também. E outra, sempre tenha em mente os acordes da harmonia.. Assim você pode descobrir que notas você pode usar em qual momento, em vez de só despejar escala em cima de uma base. Dominando isso, você vai improvisar muito bem. =)

    TheChaosSpirit
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Escute Roy Buchanan ^^



    Morva
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Eh o seguinte, as escalas que vc pode usa são as seguintes:

    -Penta Am (C)
    -Penta Am (C) Blues
    -Penta A (F#m)
    -Penta A (F#m) Blues

    Vi isso com o meu professor hj, entaum eu te garanto q ta certo!

    Bruno_GF
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Vou exemplificar p/ uma música em C:

    - Penta Am;
    - Penta Cm (dá uma musicalidade mais blues);
    - Penta Dm;

    Até dá pra arriscar penta Em (em teoria), mas nunca consegui nada satisfatório.

    Todas elas pode adicionar a blue note e na Cm tbm pode adicionar a nota E (3a maior do C), que destaca bem a intenção blues da coisa. Só tem que atentar pras notas que parar e já era.

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Bruno Faria

    pq Dm?

    Bruno_GF
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Motoboy From hell - SDMF

    Simplificando, pq o Dm é o II grau da escala de C, aparece no campo harmonico.

    Se quiser fazer uma análise mais precisa, notas da Penta Dm:

    - D
    - F
    - G
    - A
    - C

    Todas as notas pertencem ao campo harmonico de C, ela é basicamente a penta Am/C, só muda a 3a (E) pela 4a (F).

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Bruno Faria

    Obrigado=)

    nofear
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Usa a penta menor no mesmo tom maior! Se a musica for em E toca em Em usando blue notes. Mais blues impossivel!

    Bruno_GF
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: Bruno_GF
    · votar


    Motoboy From Hell - SDMF

    Disponha! ;) Na verdade isso tem a ver com intenções harmonicas (intenção dórica, intenção mixolídia, etc). Eu havia estudado isso anos atrás mas esqueci completamente a teoria.

    GiulianoB
    Na real mesmo, faz oq o nofear falou que é tiro e queda!

    mlorenzo
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: mlorenzo
    · votar


    GiulianoB
    Bem... minha humilde dica: Ouça sempre o que você está tocando.



    Escalas, harmonias e etc são ferramentas, e não métodos de tocar.

    nichendrix
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Morva
    -Penta A (F#m)
    -Penta A (F#m) Blues


    Cara nesse caso tem que usar com muito cuidado esse F#, já que ele é a Blue Note da tonalidade de C.

    Em C a a forma mais simples, é pegar o que o nofear disse e aplicar em cada acorde, por exemplo os acordes de um blues em C, via de regra vão ser: C7-F7-G7.

    Vc usa as Pentatonicas Blues (maiores e menores) de C, F e G, em cima de cada acorde ou intercalando-as com suas respectivas maiores. O B.B. King, costuma pegar uma região do braço e começar os licks na Penta maior e usar uma das notas comuns para mudar pra escala menor, ou vice versa, dependendo da intenção da frase.

    Por exemplo, as escalas pentatonicas de C e Cm tem as respectivas notas:

    Pentatonica de C:
    C-D-E-G-A-C

    Pentatonica de Cm:
    C-Eb-F-G-Bb-C

    A maioria dos negões usa o G como ponto de mudança de maior pra menor, ou então a transição de F pra G (com bend ou slide) ou Eb pra E (também com Bend ou slide).

    Por exemplo

    old steel
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Legal esse tópico e ai no meio tem dicas de outros que também tem muita coisa legal para quem gosta de Blues.

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    nichendrix

    nossa, valeu mesmo


    este tópico está ótimo galera \o/

    Curly
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    como postado aí pelos manos, existem muitas possibilidades para aplicação de escalas no Blues. No entanto, é raro a gente escutar uma gravação 'caseira' de blues que realmente soe bem, esteja o guitarrista usando uma simples penta ou uma abordagem mais complexa.

    Isso é porque a ritmica do solo, as referências estilísticas e a pegada são tão importantes quanto as notas usadas e isso vem com o tempo...

    Como fazer então ? Uma dica é esquecer por um tempinho os solos e focar nos acordes e acompanhamento, quero dizer, aprender para valer a fazer bases legais para o Blues. Se vc fizer isso, os próprios acordes vão "chamar" as notas certas para montar as frases, facilitando o aprendizado do fraseado.

    Comece ouvindo os mestres nisso: Duke Robbilard, Robben Ford, Ronnie Earl e outros e assimile o estilo sofisticado de guitarra ritmo deles.

    Sugiro também o estudo dessas duas tabelas de harmonização de Blues propostas pelo Mestre Mozart Mello:

    http://img325.imageshack.us/img325/2913/chordsmm28ds.jpg
    http://img117.imageshack.us/img117/8113/chordsmm16uc.jpg

    Na 2a tabela, os shapes dessas substituições podem ser usados para montar frases-arpejos, fica muito bom

    aqui tem uma gravação tosca que eu fiz há uns anos tocando apenas harmonizações com essas vozes e encaixando umas frases como pouquíssimas notas, apesar disso, soa bem blues por causa dos acordes

    nofear
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Escuta Albert King e tira uns lick de penta dele que são bala. O stevie ray usava varios deles!

    rafamoraes
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Curly
    Gostei dos exercícios de Harmonia Blues q vc postou. Já tinha visto uns assim numa vídeo aula blues q tenho, são muito bons mesmo pra quem quer aprofundar no "mundo do blues". Pra tocar blues, não é só solar, tem q saber o q está no pano de fundo. Muito bom, valeu!

    Abraço

    Curly
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    rafamoraes

    Pra tocar blues, não é só solar, tem q saber o q está no pano de fundo

    aliás, em 90% do tempo..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dicas dos bluezeiros