Autor |
Mensagem |
KelvingH Veterano |
# ago/09
Bom, eu toco guitarra a um tempão ja, intendo bastantinho de teoria, más eu nao saquei como que a pentatonica de B(ou seja, Bm), combina com D maior. Tipo, o tom é Bm, e tu improvisa com a escala maior de D e fica massa e dentro da harmonia.
E tambem tenho duvidas sobre o Slash improvisar na Pentatonic. de G, na paradise city, sendo que a musica eh em G maior. O cara faz licks como:
e----------------------------------15(G)-------------------- B-------------------------15-16-17-------------------------- G-----------------15-16-17---------------------------------- D---------15-16-17------------------------------------------ A-15-16-17--------------------------------------------------- E------------------------------------------------------
Em Sol(G) e fica massa o.o
Alguem que entende bem de teoria pode me explicar? Ate para mim ou quem tem a mesma duvida poder improvisar melhor na Hora.
Valeew Gente!
|
MarcosBorba Veterano |
# ago/09
· votar
KelvingH
cara o negocio é que Bm é a relativa menor de D. Ou seja é uma escala "derivada" da escala de D, pois usa as mesmas notas. Exatamente as mesmas notas que a escala de D, só que em ordem diferente.
|
LeandroP Moderador |
# ago/09
· votar
KelvingH
Porque são escalas relativas. Têm as mesmas notas na formação.
|
MarcosBorba Veterano |
# ago/09
· votar
ah, e o que o Slash fez foi usar aproxmações cromáticas da escala, que não é nada menos que tocar notas seguidas que estejam próximas à escala em questão (G) e repousar num nota da escala, no caso ele finalizou o lick na própria nota G.
|
assacinodeemos Veterano |
# ago/09
· votar
pentatonica de B(ou seja, Bm) Não !!! ou é B ou Bm ,não tem essa de B= Bm.Isso são coisas diferentes um é o Si maior(B) e outra é Si menor , não confunda!
As escalas combinam porque são relativas , estude mais os graus da ecala e a relativida,aprenda todos os shapes das pentas...etc
|
Andy TheCatSp Veterano |
# ago/09
· votar
para voce entender melhor, a 6ªmenor eh relativa da tonica tocada
Am relativa de C Bm relativa de D Cm relativa de E
e ai por diante ^^
|
KelvingH Veterano |
# ago/09
· votar
Valeu gente, saquei.
assacinodeemos Cara, eu to ligado que B é B e Bm é Bm. Mas esperimenta faze uma base em B e improvisa na pentatonica de B. Ossa, nao fica dentro.
E a, mais uma pergunta. Nao existe pentatonica maior neh? ou existe? eu conheço pentatonica como:
e---------------------5(A)-------------------------------- B-----------------5-8------------------------------------ G-------------5-7---------------------------------------- D---------5-7-------------------------------------------- A-----5-7------------------------------------------------ E-5(A)-8----------------------------------------------------
E isso ^^^^^ é menor, certo?
|
KelvingH Veterano |
# ago/09
· votar
Valeu todo mundo, ja clario mais a minha mente. Eu toco a tempo, mas sempre gostei mais da pratica. Agora, a um ano mais o menos que to estudando a teoria profunda e sei la, mesmo assim, as vezes nao intendo certas escalas abertas do Slash que começa na casa 1do E(1 corda) terminha no 15 do E(6 corda). rsrsrs E nem aquelas bolinha da partitura, to estudando IUHEAIUHEA. Mas eh isso ai, faloo, valeu, se eu puder ajuda voces eu vo e se eu tiver mais duvidas eu mando. Se quiserem continuar postanto nesse meu tópico, a vontade, teoria nunca eh de +. ; D
valeeeeu!
|
GiulianoB Veterano |
# ago/09
· votar
KelvingH
Esse esquema ai das relativas é bem simples cara e abre um bom leque pra improviso, eu que manjo pouco de teoria peguei isso desde o começo... e existem pelo que eu saiba penta maior e menor , e tem também os shapes de pentatonica que é bom estudar..
e nao liga muito pro que o slash faz hehe, os caras improvisam muita coisa que nao é facil entender as vezes!
|
Andy TheCatSp Veterano |
# ago/09
· votar
KelvingH
hey carea...essa pentatonica que voce colocou é a PEntatonica menor
aqui está a Penta Maior
e-----------------------7-9------------------------------ B------------------7-10----------------------------------- G---------------6-9-------------------------------------- D-----------7-9------------------------------------------ A--------7-9--------------------------------------------- E--5-7-9--------------------------------------------------
eu uso ela mais ou menos assim ^^
|
LeandroP Moderador |
# ago/09
· votar
Cm relativa de E
ops...
Cm relativa de Eb
C#m relativa de E
|
Andy TheCatSp Veterano |
# ago/09