Usar cordas em posição diferente (ex: usar mizona na lá)

    Autor Mensagem
    giuvidotto
    Veterano
    # jul/09


    Queria pedir a ajuda da comunidade pois não achei nenhum tópico sobre isso, ninguém soube me responder com convicção.

    Eu toco em uma banda que só usa afinações de meio-tom abaixo ou um tom abaixo.

    Há um tempo eu tenho comprado apenas acordoamentos para esse tipo de afinação e de alta qualidade.

    Mas tenho dezenas de acordoamentos de marca desconhecida de afinação padrão (EBGDAE), que ganhei há alguns anos, e uso esses para substituições eventuais. Ex: se arrebenta uma ou duas cordas, eu substituo com essas até que as cordas estejam gastas, ou até que eu compre um acordoamento novo.

    Como as cordas para afinação mais grave são mais grossas e tem uma espessura diferente, eu sempre costumo usar por exemplo uma 'mizona' de um acordoamento mais fino pra substituir uma Lá que arrebenta quando estou usando uma afinação mais grave.

    Mas há um tempo atrás um amigo meu disse que não devo fazer isso, pois cada corda é feita pra soar melhor em uma nota em específico, ou seja, se a corda veio num acordoamento com o nome Mi eu só devo usar ela na posição da Mi, independente da espessura.
    Quando ouvi isso achei meio absurdo, pois como eles vão criar uma espessura de corda que só soe bem em uma nota só?

    Minha dúvida é: Posso continuar usando Mi de afinação padrão como Lá de afinação meio-tom abaixo, ou não?

    Obrigado pela atenção, desculpem-me pela ignorância, e aguardo ansiosamente pela resposta.

    prog_jam
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    pode, mas presta atencao no calibre da corda pra nao torcer o braco ou causar danos a tua guitarra. ela deve estar sempre regulada de modo a poder receber essa modificacao.

    Consulte regularmente seu luthier para ter a certeza de que seu instrumento estah em perfeitas condicoes.

    Penta_Blues
    Moderador
    # jul/09 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa noite!!!

    giuvidotto
    Vamos lá:
    Primeiro, o que se usa em guitarra ou violão ou até mesmo em baixo é encordoamento e não acordoamento.
    Segundo, o que te falaram pode até fazer um certo sentido se vc dividir o encordoamento em "Primas" e "Bordões". Se vc usar uma corda Lá para a Mizinha, vai ficar esquisito pois uma é "encapada" e a outra é lisa.
    Agora, vamos analisar os diversos tipos de encordoamento:
    Um jogo padrão D'Addario 008 tem sua Mizona com 039. Se o jogo for 012, a Mizona será 054 e a Lá será 042. Ou seja, numa guitarra equipada com o encordoamento 012, a Mizona do jogo de 008 não serviria nem para substituir a Lá...
    Conclusão: não existe um diâmetro específico para alcançar uma determinada nota, mas não se deve sair exageradamente do padrão porque uma corda mais grossa deverá ser mais tensionada que o normal para atingir um determinado tom, o que pode provocar diminuição da sua vida útil ou arrebentar mais facilmente.
    Valeu!!!

    prog_jam
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: prog_jam
    · votar


    esclarecendo melhor:

    se voce usa uma corda la 0.38 por exemplo, evite usar no lugar dela uma mizona 0.50. de preferencia use alguma de calibre mais proximo, como 0.42, 0.36, ou algo semelhante.

    Isso eu explico: cada corda exerce uma tensao especifica quando afinada em um certo tom. digamos que uma corda mizona 0.50 exerca 9kgf quando afinada em E. essa mesma corda, quando afinada uma quinta acima (A) exercerah algo consideravelmente maior que isso, podendo prejudicar seu instrumento, que eh feito de madeira, que eh um material extremamente sucetivel a intemperies.

    Espero ter esclarecido.

    Ah sim, faca isso apenas temporariamente. Assim que terminar a apresentacao ou ensaio ou sei lah o que seja, tire ou afrouxe a corda e substitua por uma com o calibre correto, ou seja, o calibre para o qual sua guitarra foi regulada.

    giuvidotto
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Muito obrigado por responderem, acabei de criar o tópico e já tenho 2 respostas, que eficiência! hehehe...

    E vivo confundindo "acordoamento" e "encordoamento" hehe.. obrigado por corrigir.

    Penta_Blues:
    Tenho aqui um jogo D'Addario em que a mizona é .042 e o jogo que está na minha guitarra é um encordoamento Gibson do B. B. King, e na embalagem diz apenas "10/54".. provavelmente deve ser o tipo que você descreveu. Nesse caso tudo bem?

    E mesmo que a espessura fosse menor que a da corda arrebentada, não seria melhor usar uma corda de outra nota com a espessura próxima ao invés de uma da mesma nota com a espessura muito menor?

    Obrigado novamente pela resposta.

    giuvidotto
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    prog_jam:

    Quer dizer que usar uma Mizona no lugar da Lá, mesmo as duas tendo a mesma espessura, pode causar uma tensão maior na guitarra?

    Tudo bem então se eu usar somente cordas com a espessura igual ou menor?

    E existe problema em deixar a guitarra com as cordas assim por semanas? Eu costumo fazer isso, pois as substituições costumam ser em acidentes de corda arrebentada, e substituo o encordoamento inteiro somente quando as cordas estiverem gastas ou quando eu já tiver um acordoamento novo da afinação e espessura certas (o que costuma demorar pela falta de tempo que tenho)

    Penta_Blues
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    Boa noite!!!

    giuvidotto
    Tenho aqui um jogo D'Addario em que a mizona é .042
    Se o encordoamento for padrão, seu jogo de cordas é 009.

    e o jogo que está na minha guitarra é um encordoamento Gibson do B. B. King, e na embalagem diz apenas "10/54"..
    Pra vc ter uma idéia, o que está na embalagem do jogo que vc está usando indica que o encordoamento vai de 010 a 054, onde a Mizinha é 010 e a Mizona é 054. Se fosse um encordoamento padrão iria de 010 a 046, e na outra ponta iria de 012 a 054.
    Deu pra sacar que o encordoamento que vc usa não segue o padrão para encordoamentos e isso se deve a dois fatores:
    Primeiro que além do jogo de cordas padrão, existem jogos chamados de híbridos que misturam cordas de diferentes jogos.
    Segundo que existem dentro dos jogos híbridos os Signature que são jogos hibridos usados por determinado guitarrista, como parece ser o caso deste Gibson BB King.
    Vc pode fazer o seu jogo híbrido ao usar a Mizona no lugar da Lá, mas seria coerente que a corda que vc usará como Mizona neste caso seja de um diâmetro maior que o da Mizona usada como Lá.

    E mesmo que a espessura fosse menor que a da corda arrebentada, não seria melhor usar uma corda de outra nota com a espessura próxima ao invés de uma da mesma nota com a espessura muito menor?
    Fica "a gosto do freguês". Se vc usar uma corda mais fina que a original, vc a deixará menos tensa (apertará menos a tarracha); se for mais grossa, apertará mais.
    Sem dúvida que a espessura deve ser próxima. Se para mais ou para menos, como eu disse, acontecerá o maior o menor aperto. Fica a seu gosto.

    Quer dizer que usar uma Mizona no lugar da Lá, mesmo as duas tendo a mesma espessura, pode causar uma tensão maior na guitarra?
    Atravessando a resposta, como eu disse anteriormente, na minha opinião acho estranho duas cordas de mesmo diâmetro em afinações diferentes. E a tensão será mesmo maior porque será necessário atarrachar mais a Mizona para chegar em Lá.

    Valeu!!!

    giuvidotto
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Muito obrigado aos dois pela resposta. Já resolvi meu problema.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Usar cordas em posição diferente (ex: usar mizona na lá)