troca de cordas de 0.10 para 0.11

    Autor Mensagem
    Rodrigotosh
    Veterano
    # jul/09


    a pergunta é...EMPENA?kkk..
    tipo, n vou deixar muito tempo sem as cordas, mas quero ter certeza de que nao empenara o braço da guitarra.
    e faço a mesma pergunta para passar de 0.10 para 0.12, que ja tem uma grande diferença na calibragem...

    abraços

    Manubio
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Rodrigotosh
    eu acredito que com o passar dos dias empena sim, pois aumenta a tensão no braço, o ideal seria regular o tensor, além do fato de ter que regular as oitavas, altura das cordas, tudo de novo.

    Rodrigotosh
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Manubio
    a cara..tipo as oitavas eu vou regular...mas eu mesmo, pq n to afim de levar pro luthier
    mas acho q n tem jeito..

    Rodrigotosh
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    a..e minha guitarra é strato, ponte tremolo

    assacinodeemos
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    lembre se de que c vc mudar o calibre das cordas vc tem q regular o tensor..

    Rodrigotosh
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    assacinodeemos
    quanto é que custa isso em um luthier?(em media)

    mmayorca
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Rodrigotosh

    custa geralmente uns R$100,00, uma regulagem completa...

    marcioguita
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Empena naum... pode usar :)

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Rodrigotosh
    Eu faria o seguinte procedimento:
    1) Troque as cordas e afine a guitarra. Provavelmente a ponte vai levantar.
    2) Caso a ponte de fato tenha levantado, aperte os parafusos que ficam na parte traseira da guitarra para que a ponte encoste no corpo da guitarra.
    3) Repita os passos 1 e 2 até que a afinação esteja correta e a ponte esteja encostada no corpo da guitarra.
    4) Após conseguir deixar a guitarra afinada e a ponte encostada no corpo da guitarra, deixe-a descansando por 24 horas onde você normalmente a guarda. Isso fará com que o braço se acomode com o novo encordamento.
    5) Passadas as 24 horas, pegue a guitarra e veja se o braço não está empenado. Você pode verificar isso de dois modos:
    - vendo o braço da guitarra através do corpo, colocando o corpo da guitarra paralelo ao chão e de frente para seus olhos e observando se o headstock está "para cima" (ou seja, o braço está côncavo, em forma de "U") ou "para baixo" (ou seja, o braço está convexo, em forma de "/\");
    - apertando a corda mizona na última casa da escala, e verificando a altura da mizona por volta do 12º traste (se estiver muito alta, o braço está côncavo; se estiver encostado no 12º traste, está convexo)
    6) Você deve seguir uma das seguintes opções:
    - Se o braço êstiver côncavo, singifica que as cordas estão fazendo mais força no braço que o tensor, portanto você terá que apertá-lo. Solte todas as cordas e aperte o tensor (girando no sentido horário) 1/4 de volta (ou 90º, como preferir).
    - Se o braço estiver convexo, significa que as cordas estão fazendo menos força no braço que o tensor, portanto você deve soltá-lo. Solte todas as cordas e solte o tensor (girando no sentido anti-horário) 1/4 de volta (ou 90º, como preferir).
    - Se o braço não estiver côncavo nem convexo, parabéns! Você conseguiu regular o braço.
    7) Se você conseguiu regular o braço, agora regule as oitavas. Caso não tenha conseguido, repita os passos de 2 a 6 até conseguir regular o braço.

    Bom, as oitavas você deve saber regular, então nem vou falar.

    Rodrigotosh
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    erico.ascencao
    fmz vo fazer isso mesmo...
    e outra..n é melhor eu tirar 1 corda de cada vez e ja repor a outra?
    por exemplo: tiro a mizona (antiga), e coloco a mizona (agora a nova e tambem mais grossa), repetindo isso em todas as cordas??
    e se eu fizer isso, eu posso seguir estes passos q vc me falou de apertar a ponte até ela ficar grudada no corpo da guitarra??


    obs: mano, eu posso tar viajando, mas eu acho q se eu prender a ponte completamente no corpo da guitarra vai acabar fudendo tudo, pq com as cordas 0.10 ela ja nao estava encostada completamente no corpo...
    bem sei la...e cara, desculpa a ignorancia, mas como é que faz esse negocio de apertar ela no corpo???

    valeu..

    marcioguita
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Naum precisa mexer em nada , apenas coloque uma corda de cada vez.e guarde-a sem forçar o braço, nem desafine pra guardar.
    poste aqui quando vc trocar,pra gente saber o resultado. boa sorte. :)

    Rodrigotosh
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    marcioguita
    kkk..se qe sabe...
    se fuder minha guitarra eu vou te cobrar em..kkk.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Rodrigotosh
    e outra..n é melhor eu tirar 1 corda de cada vez e ja repor a outra?
    Sim, sim, é até melhor. Não havia especificado esta parte.

    Quanto à ponte, creio que seja melhor deixá-la apoiada no corpo da guitarra. Se ela ficar um pouco levantada, ela ficará sujeita a dar alavancadas "para trás" (no sentido de esticar as cordas), o que geralmente tende a desafinar mais que as alavancadas no sentido de afrouxar as cordas.

    Pra você aproximar a ponte ao corpo da guitarra, abra a tampa que tem na parte traseira da guitarra. Você verá algo parecido com isso: http://img.photobucket.com/albums/v710/rowashburn/guita6.jpg (crédito: Rowashburn). Pra aproximar a ponte do corpo, aperte os parafusos (este que o cara está apertando na foto). Pra afastá-la do corpo, solte os parafusos. Lembre de mexer a mesma quantidade nos dois parafusos, pra evitar desequilíbrios na ponte.

    Ah, lembre-se de soltar as cordas quando for mexer no tensor ou nos parafusos da ponte, pois quando você mexe neles a tensão nas cordas pode aumentar, causando o estouro delas.

    jackson_4
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    fico meio sem entender... tinha cordas 0.009 na minha guitarra, aumentei pra 0.010 e depois pra 0.011 sem ter que mexer no tensor, só regulei a floyd rose, q subiu um pouco após cada troca....

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    jackson_4
    Mas devería tê-la levado a um luthier....
    Abç

    Rodrigotosh
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    erico.ascencao
    po valeu memo,,ajudo pra caramba...

    jackson_4
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    sim, eu sei que deveria mesmo, inclusive, so fiz isso pq pensei:
    se der merda, ja vou levar pra arrumar mesmo....

    no entanto, nada aconteceu, só a ponte que subiu, coisa que resolvi facilmente usando a busca aqui do fórum....

    Aliás, com um pouco de paciência e gosto pela aventura, muita coisa se resolve usando a busca do fórum... hehehe

    Abç

    Rodrigotosh
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    porra a minha corda (a 0.10) estourou literalmente com um bend...bem tosco (foi a mizinha)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a troca de cordas de 0.10 para 0.11