Floyd Rose - Ação da corda (e) nas alavancadas.

    Autor Mensagem
    rafael_00
    Veterano
    # jul/09


    Bom dia, hoje estive brincando com a minha Floyd Rose, e dei uma alavancada para baixo para descer o tom das cordas, percebi que todas as cordas desceram o tom normalmente, e a corda (e), não.

    O mesmo acontece quando eu subo o tom na alavancada para trás, a corda (e) sofre mínimas alterções. O que pode ser?

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    rafael_00
    Quando você fala que todas as cordas desceram o tom, foi durante a alavancada ou depois de a ponte ter voltado à posição original (ou seja, no fim das contas todas as cordas desafinaram, menos a mizinha)?

    O que eu acho que deve estar rolando é que você não percebe a descida de tom da mizinha. É normal o nosso ouvido ter dificuldade de perceber variações de afinação em frequências mais agudas - tanto que costumamos errar mais ao afinar as primas quando afinamos de ouvido.

    marcioguita
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    É bom conferir a posiçao das molas por traz da ponte. abçs

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    marcioguita
    Essa é outra hipótese que eu pensei. Vai ver a mola que fica próxima à mizinha está muito mais esticada que as outras, fazendo com que a alavancada faça mais efeito nas outras cordas sem ser a mizinha.

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: GuitarHome
    · votar


    erico.ascencao
    Cara, você usa as molas em V /|\ ou paralelas | | | ?? Sabe me dizer se há alguma diferença de estabilidade ou então se alguma das duas configurações deixa a alavancada mais leve (mole) ou alguma outra diferença?
    Abs

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: GuitarHome
    · votar


    Na mesma hora heheheh! editado.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    GuitarHome
    Observação pertinente a sua. Não lembro agora se as molas da minha Foyd Rose são em V ou em paralelo. Podemos teorizar um pouco sobre este lance.

    Ao meu ver, na configuração em V, as duas molas extremas estão mais esticadas do que na configuração em paralelo. Isso me leva a crer que será necessária uma força maior para dar uma alavancada com as molas na configuração em V.

    Quanto à estabilidade, creio que a configuração em paralelo seja mais vantajosa, pois nela as molas ficam menos esticadas. Como as molas estão sujeitas a uma força constante (equivalente à tensão nas cordas) e mais uma força variável (relativa às alavancadas), ela tende a se deformar permanentemente ao longo do tempo - ou seja, se depois de uns 10 anos de uso você for trocar as molas, perceberá que o tamanho delas sem estar presa a nada aumentou. Assim, como na configuração em paralelo as molas ficam menos esticadas, elas tendem a demorar mais para se deformar o equivalente da configuração em V.

    Bom, tudo isso são teorias. Vou dar uma olhada na minha ponte pra ver este negócio. O foda é que não deve ser fácil mexer na posição das molas sem desregular a ponte.

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    erico.ascencao
    Beleza cara!!! Se descobrir algo posta aqui.
    O foda é que não deve ser fácil mexer na posição das molas sem desregular a ponte.

    Ah eu já aprendi a regular, não achei tão dificil ainda mais para quem tem uma certa paciência. Eu regulei ela quando a guitar chegou e depois que troquei o calibre errado, tinha vindo com 0.010 e eu puis 0.009 achando que tinha vindo com 0.009! Meu perfeccionismo fez eu aprendei a deixar ela paralela já e ainda querer que ela fique 100% paralela hehehe!
    Se descobrir algo me da um toque \o!

    Abraço

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    GuitarHome
    A regulagem da Floyd, tendo a paciência necessária, é sussegada. O problema é que mexendo nas molas provavelmente a ponte vai soltar bastante, ou seja, toda a regulagem vai pras cucuias. Imagino que seja algo do mesmo nível que tirar todas as cordas da Floyd pra colocar as novas, ao invés de trocar uma por uma.

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    erico.ascencao
    Ah mas se for para ganhar em alguma coisa eu não vejo problema de perder uma tardezinha fazendo isso xD!
    Pelo que eu li pelos tópicos e pelo orkut alguns falam que com as molas em V /|\ a ponte exerce mais tensão pelas duas inclinadas estarem mais esticadas logo exercerem mais tensão e vi quem fale que paralelas | | | ela exerce mais tensão, poias em V a mola do meio não exerce quase nenhuma tensão já que as outras estão esticadas vou procurar o tópico que não lembro bem, foi uma explicação do Bertola que recomenda o uso delas em paralelo.

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: GuitarHome
    · votar


    erico.ascencao
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/127491/
    Olha lá, o Bertola e o Rachmaninoff falaram algo a respeito.

    vitim.guitarrista
    Veterano
    # out/12
    · votar


    RECUSSITANDO O TOPICO

    fala galera, comprei uma guitarra a pouco tempo e ela nao veio regulada. como eu gosto de saber regular as minas coisas fui regulando como vi em varias instruçoes, deixando a ponte alinhadinha, oitavas, etc. deixei a ponte baixa pras cordas ficarem baixas tambem, e vi q a alavanca nao tava indo muito para tras !
    isso acontece pq a ponte ta baixa ou o back box q eh raso?

    essa q eu falo eh uma jackson js32r !

    outra coisa q eu percebi foi q quando eu uso mt a alavanca as cordas desafinam facilmente...
    se eu trocar as molas por umas gotoh resolveria esse problema?

    se eu nao usar a alavanca e nao dar vibratos bem agressivos (tipo o zakk wylde assim) a ponte segura a afinaçao bem.

    obg

    Migs_LesPaul
    Veterano
    # out/12
    · votar


    vitim.guitarrista
    Bem, se ela está desafinando com vibratos e alavancadas (Floyd Roses foram feitas justamente para não desafinar em alavancadas, ainda mais a sua que é uma Jackson), você está regulando errado. Leve a num luthier ou num amigo que tenha guitarra com floyd e saiba regular ela. Abraços.

    caiodorn
    Veterano
    # out/12
    · votar


    detalhe: o tópico é de 2009 e o cara que o abriu nunca mais postou no mesmo...

    caiodorn
    Veterano
    # out/12
    · votar


    vitim.guitarrista


    Foi mal, não vi que tu tinha uma dúvida tb. Cara, a guitarra sendo uma JS32, eu desencanaria de esperar que a ponte retorne perfeitamente à afinação após as alavancadas. Pontes FR são temperamentais e normalmente só se consegue o resultado esperado em instrumentos mid-range pra cima... infelizmente.

    vitim.guitarrista
    Veterano
    # out/12
    · votar


    msa tipo galera, as molas sao muito fraquinhas, eu tirei uma pra ver e ela era bem facil de esticar com a mao, oq nao acontece com molas boas... e eu ja regulei a altura da ponte, so as oitavas q nao tao mt legal ainda...

    vo ver se eu converso com um luthier sobre isso tbm, mas faz muito sentido trocar as molas e segurar melhor a afinaçao ja q o material da ponte nao eh tao vagabundo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Floyd Rose - Ação da corda (e) nas alavancadas.