Autor |
Mensagem |
rafael_00 Veterano |
# jul/09
Bom dia, hoje estive brincando com a minha Floyd Rose, e dei uma alavancada para baixo para descer o tom das cordas, percebi que todas as cordas desceram o tom normalmente, e a corda (e), não.
O mesmo acontece quando eu subo o tom na alavancada para trás, a corda (e) sofre mínimas alterções. O que pode ser?
|
erico.ascencao Veterano |
# jul/09
· votar
rafael_00 Quando você fala que todas as cordas desceram o tom, foi durante a alavancada ou depois de a ponte ter voltado à posição original (ou seja, no fim das contas todas as cordas desafinaram, menos a mizinha)?
O que eu acho que deve estar rolando é que você não percebe a descida de tom da mizinha. É normal o nosso ouvido ter dificuldade de perceber variações de afinação em frequências mais agudas - tanto que costumamos errar mais ao afinar as primas quando afinamos de ouvido.
|
marcioguita Veterano |
# jul/09
· votar
É bom conferir a posiçao das molas por traz da ponte. abçs
|
# jul/09
· votar
marcioguita Essa é outra hipótese que eu pensei. Vai ver a mola que fica próxima à mizinha está muito mais esticada que as outras, fazendo com que a alavancada faça mais efeito nas outras cordas sem ser a mizinha.
|
GuitarHome Veterano
|
# jul/09 · Editado por: GuitarHome
· votar
erico.ascencao Cara, você usa as molas em V /|\ ou paralelas | | | ?? Sabe me dizer se há alguma diferença de estabilidade ou então se alguma das duas configurações deixa a alavancada mais leve (mole) ou alguma outra diferença? Abs
|
GuitarHome Veterano
|
· votar
Na mesma hora heheheh! editado.
|
# jul/09
· votar
GuitarHome Observação pertinente a sua. Não lembro agora se as molas da minha Foyd Rose são em V ou em paralelo. Podemos teorizar um pouco sobre este lance.
Ao meu ver, na configuração em V, as duas molas extremas estão mais esticadas do que na configuração em paralelo. Isso me leva a crer que será necessária uma força maior para dar uma alavancada com as molas na configuração em V.
Quanto à estabilidade, creio que a configuração em paralelo seja mais vantajosa, pois nela as molas ficam menos esticadas. Como as molas estão sujeitas a uma força constante (equivalente à tensão nas cordas) e mais uma força variável (relativa às alavancadas), ela tende a se deformar permanentemente ao longo do tempo - ou seja, se depois de uns 10 anos de uso você for trocar as molas, perceberá que o tamanho delas sem estar presa a nada aumentou. Assim, como na configuração em paralelo as molas ficam menos esticadas, elas tendem a demorar mais para se deformar o equivalente da configuração em V.
Bom, tudo isso são teorias. Vou dar uma olhada na minha ponte pra ver este negócio. O foda é que não deve ser fácil mexer na posição das molas sem desregular a ponte.
|
GuitarHome Veterano
|
# jul/09
· votar
erico.ascencao Beleza cara!!! Se descobrir algo posta aqui. O foda é que não deve ser fácil mexer na posição das molas sem desregular a ponte.
Ah eu já aprendi a regular, não achei tão dificil ainda mais para quem tem uma certa paciência. Eu regulei ela quando a guitar chegou e depois que troquei o calibre errado, tinha vindo com 0.010 e eu puis 0.009 achando que tinha vindo com 0.009! Meu perfeccionismo fez eu aprendei a deixar ela paralela já e ainda querer que ela fique 100% paralela hehehe! Se descobrir algo me da um toque \o!
Abraço
|
# jul/09
· votar
GuitarHome A regulagem da Floyd, tendo a paciência necessária, é sussegada. O problema é que mexendo nas molas provavelmente a ponte vai soltar bastante, ou seja, toda a regulagem vai pras cucuias. Imagino que seja algo do mesmo nível que tirar todas as cordas da Floyd pra colocar as novas, ao invés de trocar uma por uma.
|
GuitarHome Veterano
|
# jul/09
· votar
erico.ascencao Ah mas se for para ganhar em alguma coisa eu não vejo problema de perder uma tardezinha fazendo isso xD! Pelo que eu li pelos tópicos e pelo orkut alguns falam que com as molas em V /|\ a ponte exerce mais tensão pelas duas inclinadas estarem mais esticadas logo exercerem mais tensão e vi quem fale que paralelas | | | ela exerce mais tensão, poias em V a mola do meio não exerce quase nenhuma tensão já que as outras estão esticadas vou procurar o tópico que não lembro bem, foi uma explicação do Bertola que recomenda o uso delas em paralelo.
|
GuitarHome Veterano
|
· votar
erico.ascencao http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/127491/ Olha lá, o Bertola e o Rachmaninoff falaram algo a respeito.
|
vitim.guitarrista Veterano |
# out/12
· votar
RECUSSITANDO O TOPICO
fala galera, comprei uma guitarra a pouco tempo e ela nao veio regulada. como eu gosto de saber regular as minas coisas fui regulando como vi em varias instruçoes, deixando a ponte alinhadinha, oitavas, etc. deixei a ponte baixa pras cordas ficarem baixas tambem, e vi q a alavanca nao tava indo muito para tras ! isso acontece pq a ponte ta baixa ou o back box q eh raso?
essa q eu falo eh uma jackson js32r !
outra coisa q eu percebi foi q quando eu uso mt a alavanca as cordas desafinam facilmente... se eu trocar as molas por umas gotoh resolveria esse problema?
se eu nao usar a alavanca e nao dar vibratos bem agressivos (tipo o zakk wylde assim) a ponte segura a afinaçao bem.
obg
|
Migs_LesPaul Veterano |
# out/12
· votar
vitim.guitarrista Bem, se ela está desafinando com vibratos e alavancadas (Floyd Roses foram feitas justamente para não desafinar em alavancadas, ainda mais a sua que é uma Jackson), você está regulando errado. Leve a num luthier ou num amigo que tenha guitarra com floyd e saiba regular ela. Abraços.
|
caiodorn Veterano |
# out/12
· votar
detalhe: o tópico é de 2009 e o cara que o abriu nunca mais postou no mesmo...
|
caiodorn Veterano |
# out/12
· votar
vitim.guitarrista
Foi mal, não vi que tu tinha uma dúvida tb. Cara, a guitarra sendo uma JS32, eu desencanaria de esperar que a ponte retorne perfeitamente à afinação após as alavancadas. Pontes FR são temperamentais e normalmente só se consegue o resultado esperado em instrumentos mid-range pra cima... infelizmente.
|
vitim.guitarrista Veterano |
# out/12
· votar
msa tipo galera, as molas sao muito fraquinhas, eu tirei uma pra ver e ela era bem facil de esticar com a mao, oq nao acontece com molas boas... e eu ja regulei a altura da ponte, so as oitavas q nao tao mt legal ainda...
vo ver se eu converso com um luthier sobre isso tbm, mas faz muito sentido trocar as molas e segurar melhor a afinaçao ja q o material da ponte nao eh tao vagabundo
|