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Eric Clapton Veterano |
# jul/09
Bom pessoal, eu gostaria muito da ajuda de vocês para tirar uma dúvida! Eu tô afim de dar uma turbinada na minha Strato que possui 3 captadores std. single-coil.
E pesquisando nas lojas, eu me identifiquei muito com os caps Lace Sensor (red para ponte, blue para o meio e silver para o braço), só que são captadores passivos de saída baixa (com exceção do RED).
Daí eu escutei em um review o som de uma Strato Signature do Clapton que possui o circuito mid boost e me apaixonei pelo timbre!
Eu gostaria de sabeer tudo sobre esses captadores e como eu faria para adaptá-los a este circuito e quais as modificações necessárias na guitarra (se vai bateria etc...)
Valeu!
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nichendrix Veterano
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# jul/09
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Murillo Wendel
Cara, existe um outro tópico onde há essa discussão, aqui vai o link:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/210950/
É mais fácil ler lá do que eu repetir tudo aqui... hehehhehe
Mas não tem muito mistério de ligar um Mid Boost não, quando vc comprar ele normalmente vem as instruções de como fazer a ligação, no caso dos Lace Sensor não tem mistério, apesar de não serem captadores magnéticos e sim sensores de emissão acusticas, o padrão de fiação deles é bem padrão, são 3 fios (hot, ground e lead).
No site da Fender vc provavelmete vai achar o diagrama da Clapton e ver como o mid-boost é ligado nela.
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Eric Clapton Veterano |
# jul/09
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nichendrix
Valeu brother!!! =D
MAs você sabe se este circuito é ativo?
Em caso positivo, eu vou ter modificar algumas partes da guitarra? Por exemplo, cortar um pedaço da madeira para inserir o circuito e a bateira??
E para acionar o circuito?? Eu tenho que instalar uma chave específica ou posso utilizar algum knob de tonalidade??
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nichendrix Veterano
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# jul/09
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Murillo Wendel
O circuito é ativo, ele fica no lugar do knob de tonalidade "de cima" e é acionado rodando-se o botão, como em um botão de volume e tom normal, no caso o botão de tonalidade, nas Fender em geral é substituido por um TBX.
Vc pode usar a bateria ou embaixo do escudo ou na cavidade da alavanca ou abrir uma cavidade só pra ela, cada um acha a solução que gosta mais, nas Clapton com Lace Sensor tinha a cavidade pra bateria, nas mais antigas mesmo era embaixo do escudo, mas dava muito trabalho trocar a bateria, então os modelos posteriores tem uma cavidade pra isso.
mas se vc quer som de Clapton, o lance são os Sensor Gold, os outros são sons pra outras praias Red e Blue são sons de Humbucker, e o Silver de Single mas na praia do Texas Special.
Mas sinceramente eu não gosto de Lace Sensor, o som deles não é tão bom quanto parece ser, os agudos não são aqueles agudos estalados de strato e os graves são meio abafados, em geral usando um TBX, mechendo no amp ou em pedais ou usando eq ou mid boost tu consegue sons bem legais com eles, mas eles sozinhos nunca são legais.
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Eric Clapton Veterano |
# jul/09
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nichendrix
O circuito é ativo, ele fica no lugar do knob de tonalidade "de cima" e é acionado rodando-se o botão, como em um botão de volume e tom normal, no caso o botão de tonalidade, nas Fender em geral é substituido por um TBX.
Ou seja, eu controlo a tonalidade dos captadores com um único knob, correto? Enquanto o outro fica "exclusivamente" para o controle boost né?
Vc pode usar a bateria ou embaixo do escudo ou na cavidade da alavanca ou abrir uma cavidade só pra ela, cada um acha a solução que gosta mais, nas Clapton com Lace Sensor tinha a cavidade pra bateria, nas mais antigas mesmo era embaixo do escudo, mas dava muito trabalho trocar a bateria, então os modelos posteriores tem uma cavidade pra isso.
Eu poderia alocar ao lado das molas que seguram a ponte? Teria alguma interferência? (pois ao contrário das signatures do Clapton que vem com "blocked bridge" eu uso bastante a alavanca).
mas se vc quer som de Clapton, o lance são os Sensor Gold, os outros são sons pra outras praias Red e Blue são sons de Humbucker, e o Silver de Single mas na praia do Texas Special.
Para ser sincero, minha admiração pelos lace sensors não é nem tanto pelo som do Clapton e sim do Buddy Guy onde ele consegue um timbre fodástico e com um puta "sustain natural" que não parece nehum pouco com o sustain forçado e artificial dos captadores ativos (como os da EMG/SA). Um timbre que pirou muito a minha cabeça foi o do Andrew Latimer do Camel na música "Ice", como neste tópico que eu criei: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/208431/ e descobri que ele usa essa sequencia de cores (red-blue-silver).
Mas sinceramente eu não gosto de Lace Sensor, o som deles não é tão bom quanto parece ser, os agudos não são aqueles agudos estalados de strato e os graves são meio abafados, em geral usando um TBX, mechendo no amp ou em pedais ou usando eq ou mid boost tu consegue sons bem legais com eles, mas eles sozinhos nunca são legais.
Acho que para distorção ficaria legal o Red e para sons limpos o Blue e o Silver!
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nichendrix Veterano
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# jul/09
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Murillo Wendel Ou seja, eu controlo a tonalidade dos captadores com um único knob, correto? Enquanto o outro fica "exclusivamente" para o controle boost né?
Exato. Essa não é a unica forma, mas é a mais comum de se usar.
Eu poderia alocar ao lado das molas que seguram a ponte? Teria alguma interferência? (pois ao contrário das signatures do Clapton que vem com "blocked bridge" eu uso bastante a alavanca).
Só testando já que é algo que eu nunca fiz. Nas Strat Plus com Mid-Boost que era o modelo que vinha Lace Sensor Gold, Mid Boost e TBX instalados, elas ficavam embaixo do escudo, mas eu praticamente nem usava, então a bateria durava uma vida.
Para ser sincero, minha admiração pelos lace sensors não é nem tanto pelo som do Clapton e sim do Buddy Guy onde ele consegue um timbre fodástico e com um puta "sustain natural" que não parece nehum pouco com o sustain forçado e artificial dos captadores ativos (como os da EMG/SA)
Se não me engano, apesar do modelo Signature dele ainda vir com os Lace Gold, ele tem usado mais as Polka Dots que vem com os Vintage Noiseless e os Standard por esses tempos.
O lance desse som do Buddy Guy não é o captador, é que ele toca usando uma agulha enrolada nos dedos, na video aula dele ele ensina até a fazer, ele faz tipo um anel com uma agulha e bota a ponta pra sair pela cabeça do dedo, mais ou menos como uma dedeira no dedo indicador. É assim que ele consegue o som rasgadão de strato. Uma parte considerável da video aula é ele demonstrando a diferença entre palheta, dedo normal e de dedo com essa agulha e como ele usa isso durante as musicas, mudando de um pro outro conforme a musica pede um som ou outro.
Acho que para distorção ficaria legal o Red e para sons limpos o Blue e o Silver!
É cada qual com seu cada qual, eu não gostei dos Lace Sensor, o unico que tem o som realmente no rumo de ser legal mesmo são os Gold, os outros não gostei.
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nichendrix Veterano
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# jul/09
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E tipo, o esquema da Buddy Guy com Lace Sensor é igual ao da Clapton.
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B.Frusciante Veterano |
# jul/09
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O lance desse som do Buddy Guy não é o captador, é que ele toca usando uma agulha enrolada nos dedos, na video aula dele ele ensina até a fazer, ele faz tipo um anel com uma agulha e bota a ponta pra sair pela cabeça do dedo, mais ou menos como uma dedeira no dedo indicador. É assim que ele consegue o som rasgadão de strato. Uma parte considerável da video aula é ele demonstrando a diferença entre palheta, dedo normal e de dedo com essa agulha e como ele usa isso durante as musicas, mudando de um pro outro conforme a musica pede um som ou outro.
Oo fidaputa!!
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Eric Clapton Veterano |
# jul/09 · Editado por: Eric Clapton
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nichendrix O lance desse som do Buddy Guy não é o captador, é que ele toca usando uma agulha enrolada nos dedos, na video aula dele ele ensina até a fazer, ele faz tipo um anel com uma agulha e bota a ponta pra sair pela cabeça do dedo, mais ou menos como uma dedeira no dedo indicador. É assim que ele consegue o som rasgadão de strato. Uma parte considerável da video aula é ele demonstrando a diferença entre palheta, dedo normal e de dedo com essa agulha e como ele usa isso durante as musicas, mudando de um pro outro conforme a musica pede um som ou outro.
Nossa... Dessa eu não sabia! Véio FDP! =D
E tipo, o esquema da Buddy Guy com Lace Sensor é igual ao da Clapton.
As Signature do buddy Guy também utilizam do mid boost?
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nichendrix Veterano
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# jul/09
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Murillo Wendel As Signature do buddy Guy também utilizam do mid boost?
Na verdade ela é praticamente uma cópia da Clapton só que com outro nome... heheheheheh... ao menos a parte elétrica é igual as antigas Clapton com Sensor Gold. Shape do Braço, parte eletrica, ferragens, mid-boost, tudo igual, só muda a assinatura na headstock.
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Eric Clapton Veterano |
# jul/09
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nichendrix
Cara, já que estamos falando de modificações. Caso eu realize essa parada dos lace sensors com o circuito ativo, será que daria para fazer um esquema de ligação dos captadores para obter mais timbres, por exemplo: a ligação normal dos captadores single de stratocaster geralmente são de 5 posições (ponte, ponte + meio, meio, meio + braço e braço). Eu poderia modificar utilizando um "push pull" ou outro tipo de ligação para ponte + braço e ponte + meio + braço ?
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nichendrix Veterano
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# jul/09
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Murillo Wendel Eu poderia modificar utilizando um "push pull" ou outro tipo de ligação para ponte + braço e ponte + meio + braço ?
Não seria mais fácil comprar um seletor de 7 posições?
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Eric Clapton Veterano |
# jul/09
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nichendrix
Não seria mais fácil comprar um seletor de 7 posições?
É mesmo, nem pensei nisso!! =S
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Eric Clapton Veterano |
# jul/09
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nichendrix Não seria mais fácil comprar um seletor de 7 posições?
Você sabe se é muito difícil fazer essa instalação??
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Thyagw Veterano |
# jul/09
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Murillo Wendel Seu luthier sabe ;)
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nichendrix Veterano
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# jul/09
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Murillo Wendel
Creio que não, se tu compra o da propria Fender vem com o guiazinho pra instalar em strato.
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Eric Clapton Veterano |
# jul/09
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nichendrix Creio que não, se tu compra o da propria Fender vem com o guiazinho pra instalar em strato.
Thyagw
Seu luthier sabe ;)
Pois é...vou ter que procurar um! rs
É que eu sou muito curioso.
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Thyagw Veterano |
# jul/09
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É que eu sou muito curioso.
Também sou As vezes fico abrindo a guitarra mesmo sem tem porque Fico olhando a ligacao, etc
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