Alguem me explica os tipos de guitarra

Autor Mensagem
Manubio
Veterano
# jul/09
· votar


Alex Ferrer
Mas a idéia tb num é esta, em comparação com carros seria:

Você pode andar com uma ferrari no Brasil, apesar dela ser feita para andar nas autobahns alemãs (autobahn = estradas sem limite de velocidade)

Alex Ferrer
Veterano
# jul/09
· votar


Cara, as Gibson também! Não existia nem distorção quando foram idealizadas!

Bom eu sei lá, mas como creio eu principalmente por usarem Humbucker em vez de single-coil o timbre sai vintage mas bem mais pesado que o da minha Strato.

Mas eu não sou nenhum luthier para dar uma avaliação perfeita.

Abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


Penta_Blues
A pergunta foi clara: Quais os tipos de gauitarra. Quanto a modelos, existem infinitos, pois a rigor vc pode construir, dentro da tipologia explicada por mim acima, qualquer modelo que vc quiser.
Abç

jm17
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
gauitarra...
mistura de gaita com guitarra? O.o

Penta_Blues
Moderador
# jul/09
· votar


Boa noite!!!

Mauricio Luiz Bertola
Não tão clara como pode aparentar.
Só pra dar um exemplo, vou aproveitar o seu gancho:
Em sua opinião, existem apenas três tipos de guitarras (Sólidas, Semi-sólidas e Semi-acústicas), mas na minha opinião, sob este mesmo ponto de vista, considero existirem quatro tipos:
Sólidas: feitas com corpo sólido, sem câmaras internas;
Semi-solidas: construídas a partir de um corpo sólido onde são feitas partes escavadas que são coladas ao final do processo de construção;
Semi-acústicas: corpo geralmente mais fino que de uma acústica e que contam com um sistema de bloco central ou algo que possa dar sustentação à ponte fixada ao corpo;
Acústicas: Não possuem bloco central, não sendo possível a fixação de pontes, apenas cordal, possuindo ainda tiras de sustentação no top e na traseira do instrumento.
Valeu!!!

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


Os tipos de guitarra pra mim são 2!!! ehuhuh Pra botar fogo na "classificação" da coisa:

A Elétrica e a Acústica

Abs

Guynho
Veterano
# jul/09
· votar


Vo entrar no espírito:

Tem as Guitarras que eu não posso comprar, e as que eu posso comprar

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


Penta_Blues
Na minha opinião, as de corpo escvado são um "misto" de semi-sólida (pois do ponto-de-vista da resposta de ressonancia se comporta de modo parecido) e sólido (pela forma de construção); portanto pode se encaixar em uma categoria ou outra.
MauricioBahia
Também é uma classificação possível.
Abçs

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tá aí... Uma "árvore" da classificação das guitarras seria uma coisa interesasnte para estudo. Na Wikipedia tem algo bem interessante, mas não é visual.

Abs

Diino
Veterano
# jul/09
· votar


Dr.Been

o Mauricio Luiz Bertola tá certo, além disso, outro fator que vai influenciar no 'tipo' de timbre da guita, são as madeiras.

As guitarras são construidas com escolhas já, digamos, padrões, como lespaul - mogno/maple, strato - alder, telecaster - ash, o que faz com que 'se caracterize' o timbre delas, claro que, isso não impede com que elas sejam contruidas com outras madeiras, porém irão perder a 'identidade' padrão delas.

Claro que, além deste detalhe do tipo de madeira, existe a qualidade da mesma, outro fator determinante numa guitarra... Nem todo tipo de madeira vai soar igual, existem inúmeros parâmetros que fazem com que até mesmo um bloco de madeira de uma mesma árvore, soe diferente de outro pedaço da mesma árvore... Mas isso seria assunto para outro tópico.

as principais diferenças são essas mesmas:

- Tipo de contrução
- Tipo(s) de madeira(s)
- Qualidade da mesma (isso inclui os processos de secagem e etc...).

abç!

Headstock invertido
Veterano
# jul/09
· votar


Alex Ferrer
Eu entendo seu ponto de vista e até concordo. Mas o que quero dizer é que, mesmo existindo vantagens em certos modelos, determinado tipo de musica pode ser tocado em qualquer guitarra. Ainda mais com as possibilidades de variação de timbre que possuimos hoje em se tratando de pedais, racks e amplificadores.
=]

gucrispim
Veterano
# jul/09
· votar


Guynho
Tem as Guitarras que eu não posso comprar, e as que eu posso comprar
melhor classificação até o momento! hahah +1

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguem me explica os tipos de guitarra