Guita Ibanez Veterano |
# jul/09
"Boxes" - Escalas em Gráficos
Os "boxes" (ou caixas) são gráficos utilizados para demonstrar a coisa mais formidável em termo de escalas para instrumentos de corda com braço (violão, guit.,etc...). Mas eles não passam de decoreba - e eu prometi que a decoreba não seria enfatizada em meus artigos. Então, vamos entendê-los, porque aí serão memorizados através da lógica, e não da repetição.
Vamos relembrar 2 coisas: 1o.) todas as notas se repetem nas mesmas posições após o 12o. traste (ou seja, memorizando os 12 primeiros, temos todas as notas do braço); 2o.) As escalas baseiam-se em fórmulas relativas a intervalos (distância entre as notas que compõem a escala). Voltemos às escalas de C (Dó maior) e Am (Lá menor). Lembram-se que elas são relativas (contém as mesmas notas)?
Vamos para o braço do instrumento e coloquemos as notas contidas nas escalas: [C] I II III IV V VI VII VIII C D E F G A B C
[Am] I II III IV V VI VII VIII A B C D E F G A
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 e||-F--|----|-G--|----|-A--|----|-B--|-C--|----|-D--|----|-E--| B||-C--|----|-D--|----|-E--|-F--|----|-G--|----|-A--|----|-B--| G||----|-A--|----|-B--|-C--|----|-D--|----|-E--|-F--|----|-G--| D||----|-E--|-F--|----|-G--|----|-A--|----|-B--|-C--|----|-D--| A||----|-B--|-C--|----|-D--|----|-E--|-F--|----|-G--|----|-A--| E||-F--|----|-G--|----|-A--|----|-B--|-C--|----|-D--|----|-E--|
Acima temos as duas escalas no braço: C e Am. Geralmente, inicia-se e termina-se um lick (frase) ou um solo utilizando-se a Tônica da escala. Se quiséssemos solar sobre a de C, começaríamos com a nota C; se fosse sobre a de Am, o início seria a nota A. Então, vamos esquecer as notas, e visualizar somente os graus, iniciando do I grau de cada escala na 6a. corda:
Escala de [C] 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 e||----|----|----|----|----|----|VII-|-I--|----|----|----|----| B||----|----|----|----|----|----|----|-V--|----|-VI-|----|----| G||----|----|----|----|----|----|-II-|----|III-|-IV-|----|----| D||----|----|----|----|----|----|-VI-|----|VII-|-I--|----|----| A||----|----|----|----|----|----|III-|-IV-|----|-V--|----|----| E||----|----|----|----|----|----|----|-I--|----|-II-|----|----|
Escala de [Am]: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 e||----|----|----|----|-I--|----|----|----|----|----|----|----| B||----|----|----|----|-V--|-VI-|----|VII-|----|----|----|----| G||----|----|----|-II-|III-|----|-IV-|----|----|----|----|----| D||----|----|----|----|VII-|----|-I--|----|----|----|----|----| A||----|----|----|----|-IV-|----|-V--|-VI-|----|----|----|----| E||----|----|----|----|-I--|----|-II-|III-|----|----|----|----|
Identificou as notas? Tente tocar as notas, descendo e subindo as cordas. Se possível, peça para um amigo ficar tocando os dois acordes, em compassos alternados: C e Am. Tente com as duas escalas - veja a diferença.
Observe que eu não coloquei mais os números dos trastes. Nem qual a tônica desta escala. Simplesmente por um motivo: os BOXES são transportáveis para qualquer casa no braço do instrumento. Isto é fácil de entender: os dois desenhos acima não são baseados em intervalos? O que determina a posição das notas em relação ao intervalo não é sua posição no braço do instrumento? Então se movermos o desenho INTEIRO para a direita ou para a esquerda, não estaremos alterando os intervalos entre eles. EUREKA!!!! Você acabou de ficar apto a tocar 24 escalas - CASO VOCÊ DECORE TODOS OS BOXES E RECONHEÇA AS NOTAS NA 6a. CORDA.
Não acredita? O BOX [1] representa uma Escala Maior. Posicione o I grau na nota que você deseja como tônica e veja! Você terá a Escala Maior da tônica escolhida. O BOX [2] é o desenho da Escala Menor. Posicione o I grau na nota escolhida como tônica - você obterá a Escala Menor correspondente. E agora, o "Pulo do Gato" - lembra que as escalas relativas usam as mesmas notas? Então os BOXES, quando desenhados todos juntos no braço da guitarra são complementares - isto é, decorando os BOXES básicos, ao uní-los, você poderá utilizar as Escalas Maior e Menor no braço todo, sabendo somente qual a nota que inicia a Escala. Isto reduz a sua decoreba a quase nada - e você saberá o que está fazendo, e não somente repetirá um monte de notas que alguém lhe disse que eram alí que deveriam estar. Vejamos o braço somente com as posições das notas
Utilizarei a Escala de C (Dó Maior). Usarei também: M=maior m=menor para identificar o I grau de cada escala. (Os X à esq. do capotraste significam tocar a corda solta: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 (x)||--x--|---|--x--|--|--m--|---|--x--|--M--|---|--x--|--|--x-| (x)||--M--|---|--x--|--|--x--|-x-|-----|--x--|---|--m--|--|--x-| (x)||-----|-m-|-----| x|--M--|---|--x--|-----|-x-|--x--|--|--x-| (x)||-----|-x-|--x--|--|--x--|---|--m--|-----|-x-|--M--|--|--x-| (m)||-----|-x-|--M--|--|--x--|---|--x--|--x--|---|--x--|--|--m-| (x)||--x--|---|--x--|--|--m--|---|--x--|--M--|---|--x--|--|--x-|
Note outra "boiada" pra você: lembra-se que a 1a. e a 6a. cordas são a mesma nota? Menos uma corda prá você decorar... Agora vamos cortar o braço em BOXES: Esqueça as casas, certo (lembre-se: escolhendo a nota Tônica, você determina a Escala Maior e a Escala Menor!):
[Padrão I]: |--x--|--x--|-----|--x--| |--x--|--M--|-----|--x--| |--x--|-----|--m--|-----| |--x--|-----|--x--|--x--| |--m--|-----|--x--|--M--| |--x--|--x--|-----|--x--| [Padrão II]: |-----|--m--|-----|--x--|--M--| |-----|--x--|--x--|-----|--x--| |--x--|--M--|-----|--x--|-----| |-----|--x--|-----|--m--|-----| |-----|--x--|-----|--x--|--x--| |-----|--m--|-----|--x--|--M--| [Padrão III]: |--x--|--M--|-----|--x--| |-----|--x--|-----|--m--| |--x--|-----|--x--|--x--| |--m--|-----|--x--|--M--| |--x--|--x--|-----|--x--| |--x--|--M--|-----|--x--|
[Padrão IV]: |-----|--x--|-----|--x--|--x--| |-----|--m--|-----|--x--|--M--| |--x--|--x--|-----|--x--|-----| |--x--|--M--|-----|--m--|-----| |-----|--x--|-----|--m--|-----| |-----|--x--|-----|--x--|--x--|
Simples, não? Com esses 4 BOXES você pode tocar 24 escalas: 12 maiores e 12 menores, em qualquer lugar do braço do instrumento. Em que Tom está a música na qual você pretende improvisar? F#? Encontre o F# no braço do instrumento, encaixe um BOX nele e saia tocando nas posições indicadas! Isto mesmo, você está "solando"! (é claro que um solo é MUITO mais complexo do que isto - mas é um começo!). O mesmo vale para as escalas menores naturais.
Por enquanto, sem compromisso nenhum, tente compreender os tópicos abordados neste artigo; procure tocar os BOXES, devagar e com muita calma (aplicando todos os nossos conhecimentos de postura, colocação e relaxamento vistos anteriormente). Pense, enquanto toca cada nota, qual seria ela. Observe as relações entre um BOX e outro. Não se preocupe em DECORAR os BOXES - veremos nos próximos artigos alguns conceitos teóricos que auxiliarão - e muito - a memorizar as notas em toda a extensão do braço.
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