Sobre afinação e timbre

    Autor Mensagem
    Konrad
    Veterano
    # jun/09


    Deixem-me explicar. Alterei a afinação, abaixando-a um tom, para D. (Estava a tirar Voodoo Chile Blues, cuja guitarra está afinada bem baixo) Notei uma diferença grande no timbre; a saber, graves mais definidos e agudos mais suaves. Uso cordas 0.12 em uma Strato com singles da Malagoli (Texas Traditional), em um Champion 600 original. Agora, inclusive, posso colocá-lo no último volume com um belo overdrive sem ficar embolado.
    Minha questão é: Estou louco ou há uma relação entre afinação e timbre final?

    Abç e dissertem

    Winning Eleven
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Claro que com as cordas mas frouxas vai ficar mais grave.

    ogner
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    brunoliam

    Esta mais que certo. Qualquer mudança de afinação influi no TIMBRE tb. Melhor ou pior é relativo. Mas por exemplo, com seu set, afinando meio tom atras vc percebera que seu timbre vai ficar mais parecido ainda com SRV, por exemplo.

    Konrad
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    ogner

    Cara, já experimentei várias afinações, e venho reparando essas nuances há tempos. Quando conversei com os "entendidos", fritadores em geral, me foi passado com que isso seria um devaneio. Mas, como não sou surdo.... heheheh

    Acredito que seja pela diminuição da tensão, certo? As cordas vibram mais, ou menos, gerando timbres diferentes (comprimento de onda? número de vibrações?)? Daqui a pouco alguém aparece para esclarecer.

    Abç e obrigado

    GuitarHome
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Eu acho que é isso que você falou, corda mais "mole" tende a vibrar mais o que gera um timbre diferente devido essa vibração gerada. Sei lá não sou fisico nem um Eric Johnson da vida portanto não sei explicar, mas acredito sim que assim como a expessura das cordas diferem no timbre a afinação também.

    ogner
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    brunoliam

    Isso, física. Imagino tb!!!

    Eu por exemplo, ainda sobre o papo de timbre, passei o dia todo subindo e descendo os caps da minha guitarra pra achar o timbre que estava procurando....Strato com singles tb.

    Konrad
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Konrad
    · votar


    ogner
    Eu por exemplo, ainda sobre o papo de timbre, passei o dia todo subindo e descendo os caps da minha guitarra pra achar o timbre que estava procurando....Strato com singles tb.
    Po, nem me fala. Altura de captador é algo que mata ou revive um timbre. Quando tenho tempo de tocar, fico mais tempo a mexer na guitarra do propriamente produzindo sons. Hhehehe

    GuitarHome

    Cara, acho que para manter essa moleza de timbre vou tentar usar cordas mais leves, 0.10 por exemplo. Ruim vai ser adaptar a força dos dedos. ehehhe

    Maurício M
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Se afina a guitarra em 440Hz ?
    Mil desculpas estar invadindo o Tópico pode me escurraça =D

    Konrad
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Konrad
    · votar


    Maurício M

    Acho que é essa a frequência sim. Minha memória visual me dá indícios de ter visto esse número em algo relacionada à afinação. heheheh

    Diino
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    brunoliam
    Uso cordas 0.12 em uma Strato

    Macho!

    Konrad
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Diino
    brunoliam
    Uso cordas 0.12 em uma Strato

    Macho!


    Aprenda e acostume-se a um violão de aço vagabundo como eu aprendi e você verá que não é só macheza não. hehehhehehe.
    Foi necessidade mesmo, hoje, se uso 0.09 não acerto nenhum bend.

    mlorenzo
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Ué, nunca repararam que o 'timbre' um pouco de acordo com a região que você toca na guitarra?

    Konrad
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    mlorenzo
    Ué, nunca repararam que o 'timbre' um pouco de acordo com a região que você toca na guitarra?

    Você diz notas com oitavas diferentes?
    E na sétima casa da corda A ou a E na nona casa da G?

    Se sim, espero que seja um post de brincadeira.

    mlorenzo
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    brunoliam
    Não, levando em consideração o timbre só.

    Por exemplo na regiao mais acima do braço o timbre pra mim soa mais 'definido/pontudo', enquanto descendo o braço ele vai ficando um pouco mais 'macio'...

    Imagino q isso tem a ver não só com a quantidade de corda que vibra como, claro, com a oitava. E isso se relaciona diretamente com afinar abaixo. Concorda?

    guitarg3
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    corda mais "mole" tende a vibrar mais o que gera um timbre diferente devido essa vibração gerada
    acho q quanto mais solta a corda menos ela vibra..

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: The Root Of All Evil
    · votar


    mlorenzo
    Ué, nunca repararam que o 'timbre' um pouco de acordo com a região que você toca na guitarra?

    Com certeza. Tanto é que o Kazuhito Yamashita, quando faz tanscrições de orquestras pro violão, coloca nas partituras em que trastes você deve tocar as notas e as vezes ele varia isso, e fica perceptível nas gravações.

    Ele faz isso pra variar os timbres, pois como ele transcreve orquestras inteiras, teriam vários instrumentos, logo, vários timbres. Desta maneira ele consegue simular uma variedade de timbres diferentes tocando no mesmo violão.

    Ex: Na orquestra tocam uma frase na flauta e depois a mesma frase no oboé.
    Ai ele faz na primeira vez em uma região do violão e na segunda vez em outra região, assim ele varia os timbres.

    Isso vale também pra guitarra, violino, violoncelo...

    Konrad
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    mlorenzo

    Por exemplo na regiao mais acima do braço o timbre pra mim soa mais 'definido/pontudo', enquanto descendo o braço ele vai ficando um pouco mais 'macio'...

    Concordo e capisco.

    guitarg3
    corda mais "mole" tende a vibrar mais o que gera um timbre diferente devido essa vibração gerada
    acho q quanto mais solta a corda menos ela vibra..


    Sim. Minha hipótese era apenas uma hipótese baseada em nada.heheheh > sou uma mula em física.


    The Root Of All Evil

    Exacto o que disse. Mas o que mencionei foi o facto de uma afinação mais baixa dar a mim devido ao meu equipamento um producto final mais definido e agradável. (É subjectivo, eu sei.) Mesmo porque o resultado final depende, e muito, de vários fatores, desde a posição do amp até a força da "dedada". (raramente uso palheta).
    Só queria saber das experiências dos outros foristas.
    (P.S: Legais as gravações que tem postado, parabéns)

    Obrigado

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Sobre afinação e timbre