Captador direto no amp

Autor Mensagem
    Leo Porto
    Veterano
    # jun/09

Bom dia Galera!
    Ontem estava conversando com um amigo fera em eletrônica, expliquei a ele que estava achando meu captador (dearmond 2k) um pouco abafado, e sempre fico com aquela vontade de abrir mais o pot de tone, mas já está no máximo.
    Estávamos estudando a possibilidade de trocar o pot de tone por um de valor maior e tals... Conforme a dica que o Bertola me deu aqui no forum.

Em fim, ontem este meu amigo me deu a seguinte dica, para que eu eliminasse tudo, e ligasse o captador 'direto' no ampli, (remover as soldas dos pots de volume e emendar em um cabo comum e ligar no ampli).

Achei super legal, mas hoje tenho uma duvida, o som do captador deve ser baixo, então o pot de volume deve dar um 'ganho' pra chegar bem no ampli, e assim tb o de tone deve ser bem seco e o pot gera aquele nuância linda dos agudos..

Está Certo esse pensamento, com devo efetuar esse teste?
    Abração!

ogaitnas
    Veterano
    # jun/09
    · votar

Leo Porto

vc pode ligar sem pot nenhum, mas aí vc só vai conseguir baixar o volume qdo não estiver tocando se tiver um pedal de volume ou baixando o volume do ampli, nmho é bobeira fazer isso, tirar o pot do tone mata a versatilidade do captador, te deixando sempre com o som mais agudo o possível, o volume tb, eu pelo menos uso pacas para dar uma limpada no som, sem mexer no ampli/pedais etc, mas vc pode por exemplo seguir o esquema do van halen que usava só o pot de volume, nmho se vc usar pots de boa qualidade e ligar tudo direito, nada disso mata frequências do seu captador, nmho é bobeira sair arrancando pots, se vc não usa o tone, deixa só o volume e usa um pot de 1M hehe

Leo Porto
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Leo Porto
    · votar

ogaitnas
    Obrigado pela atenção, mas iria desabilitar temporariamente o pot de tone, só para um teste mesmo... Pois o que sinto falata e do tone umm pouco mais aberto.

Vc mencionou "te deixando sempre com o som mais agudo o possível", então digamos assim, os pots servem mesmo é para limitar o captador, nunca para almentar ou gerar mais agudos ou graves, do que eles realmente possuem.

O que quero é saber qual nivel máximo de agudos que posso conseguir dele... com ou sem pot..

Sem os pots eu vou conseguir o máximo de graves/agudos e volume que o captador pode gerar.. o resto é no ampli...
    Correto?

Obrigado, abração!

Fábio Seiji
    Luthier
    # jun/09
    · votar

Leo Porto
    Não tem problema algum ligar o captador direto, mas como o ogaitnas falou aí em cima vc não vai poder ajustar volume na sua própria guitarra.
    O potenciômetro de volume apenas diminui o volume do captador, não aumenta (não amplifica), por isso se vc ligar direto ele vai ficar sempre com o volume máximo.

Leo Porto
    Veterano
    # jun/09
    · votar

Fábio Seiji
    Valew mesmo.!
    Mas meu problema, é com o tone e não volume.. e vou desabilitar somente por alguns minutos, só pro teste... pois necessito dos pots..
    Esse teste é só pra saber se com tudo aberto, consigo o som um pouco mais agudo que procuro...
    Se conseguir vcs tambem me recomendam almentar o valor do pot de tone?

Abração!

kiki
    Moderador
    # jun/09
    · votar

Leo Porto
    o que o seiji falou pro volume vale pro tone tambem.
    os dois potenciometros (nas guitarras sem circuito ativo) só servem pra cortar. quando voce deixa eles aberto no maximo, passa o sinal inteiro.

voce pode sim ligar direto sem passar pelo tone ou pelo volume, mas vai dar no mesmo de deixar tudo aberto. a não ser que seu pot esteja com algum defeito.

Leo Porto
    Veterano
    # jun/09
    · votar

kiki
    Valew garoto!! Desculpa a demora pra entender. rss
    Mas seguinte, potenciomentro nenhum (nem de 500 nem de 1M) vai ajudar a guitarra ter mais agudos né? O máximo que posso consegui em agudos e com o captador 'direto' no amp? isso mesmo?

E se eu tirar somente o capacitor que fica sobre o potenciometro ele vai fazer bay-pass né?

Mas pq esse lance da galera substituir pots de 250k por 500k?
    Como exemplo tem esse tópico aqui:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/183390/

Valew!
    Abração

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/09
    · votar

Leo Porto
    Cara, esse teu amigo é meio doido, ou então totalmente leigo em guitarra, né?
    Cara, não tire nada, capacitor, coisa nenhuma, apenas troque o valôr dos potenciômetros como eu já lhe havia dito. Basta isso.
    Abç

Leo Porto
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Leo Porto
    · votar

Mauricio Luiz Bertola
    rsrs, o cara é bom Belota mais é pq eu enchi tanto o saco dele querendo possibilidades, ae ele foi me dando... Mas antes de fazer surgiu mais uma dúvida, ae vim pedir ajuda vocês.. rsrs

Vou fazer essa troca e ver o som que rola...
    Bertola vc havia me falado que era contra a modificação dessa guitarra(telesonic), mas na verdade fazendo isso eu só estaria aumentando a versatilidade dela, não? Pois quando eu quiser um som mais fechado e só mexer no pot de tone, né?

Muito obrigado!!
    Abração!

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/09
    · votar

Leo Porto
    Contra "em termos".
    Se o cara é bom, peça à ele para construir uns pedais para vc: MiniFuzz +, Tube Screamer, booster, etc, eh,eh,eh...................
    Abç

Leo Porto
    Veterano
    # jun/09
    · votar

Mauricio Luiz Bertola
    Olha que ele constrói mesmo...! (se ele ver essa discussão aqui ele vai me matar) rsrs..

A minha "toria da versatilidade" rsrsr está correta? O lance do pot.
    Abração!

Soul Wyx
    Veterano
    # jun/09
    · votar

Leo Porto
    Não...
    Iria diminuir... pois você estaria com o pot sempre aberto...
    os potenciometro sempre limitam o pot para evitar que "fique abelhudo"

Leo Porto
    Veterano
    # jun/09
    · votar

ogaitnas
    Fábio Seiji
    kiki
    Mauricio Luiz Bertola
    Soul Wyx
    Galera, funcionou, perdi o medo e coloquei os pots de 500k, ainda mais que dei uma olhada no site da DeArmond e todas as guitas deles que possuem esse captador (2k) usam pots de tone de 500k e de volume tb.

Ae fiqui na dúvida, eu acho que não, mas confirmem por favor, se eu por um pot de volume de 500k, o timbre NÂO muda nada, só vai demorar mais no giro pra poder alcançar o volume máximo dos captadores.. certo?

Abração!
    Obrigado a todos!!!

kiki
    Moderador
    # jun/09
    · votar

Leo Porto
    Ae fiqui na dúvida, eu acho que não, mas confirmem por favor, se eu por um pot de volume de 500k, o timbre NÂO muda nada, só vai demorar mais no giro pra poder alcançar o volume máximo dos captadores.. certo?

até onde eu sei, sim, não muda o timbre, só a "velocidade" de caida.

tem alguns efeitos de perda de agudo conforme cai o volume, algo assim, mas isso já é outra questão.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Captador direto no amp