Review Fender Telecaster 72 Deluxe com pots de 500k!

    Autor Mensagem
    BaNdAiD
    Veterano
    # mar/08


    Então, como alguns aki no forum ja sabem, o Almy comprou uma Fender Telecaster 72 Deluxe e como achou o som meio abafado, comprou uns pots de 500k e trouxe p mim trocar!

    Entãou vou fazer um mini-review de como ficou a guitarra depois da troca!

    O som dela com pots de 250k é realmente bem abafado, meio sem vida...o captador do braço soa bem fechado, muito sem brilho!

    Agora, qdo coloquei os pots de 500k a guitarra ganhou vida nova! Nem parecia a mesma. O captador da ponte ficou com um clean simplesmente fantástico! Bem equilibrado, com medios e agudos destacados. Com distorção então nem se fala!Dá pra tirar uma distorção definida e rasgada ao mesmo tempo, com bastante sustain!

    O captador do braço tb ficou mais aberto, com o som bem mais agradavel!

    Resumindo: Se vc crusar com uma guitarra dessas por ai, faça o favor ao mundo de trocar os pots dela!

    Abraços

    pacificpoker
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    desculpa se eu vou estar desvirtuando... o que são esses potenciometros q vc ta falando? e o que acontece quando vc troca um de 250 por um de 500? o que muda entre e o outro q causa tanta diferença?

    sempre escuto falar disso mas nunca soube o q é...

    ogaitnas
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    os potenciômetros são os botões de volume e tom da guitarra.

    os de 500k deixam passar mais agudos, por isso são normalmente
    usados em captadores duplos.

    pacificpoker
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    ogaitnas
    tava vendo umas respostas do bertola e ele falava q era bom clocarpotenciometros de 500 k... se fosse colocar captadores stack... mas são stack q são singles... o que explica isso? o timbre dos captadores stack são mais graves? e pra consevar a caracteristica das stratos seria bom colocar potenciometros de 500 k? é isso?

    pacificpoker
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    BaNdAiD
    acho mo interessante os captadores dessa tele... são 3 pontinhos em cima e 3 em baixo... é só estético?

    ogaitnas
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    pacificpoker

    stacks são duplos, só que as bobinas são empilhadas(stack) e eles
    usam 2 fios ao invés de 4 como nos duplos convencionais, daí eles
    ficam com o som bem próximo de single, mas se usar pots de 250k
    eles ficam com som abafado, como se estivesse com o tone fechado.

    Henrique S.
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    pacificpoker

    sao captadores fender enforcer (acho que e esse o nome)
    nao e estetico nao, a ideia e captar nas cordas graves, o mais grave possivel e nas agudas o mesmo...

    pacificpoker
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    ogaitnas
    eu acho que eu vou de single comum... se single fosse tão ruim ngm usava... n deve ser a pior coisa do mundo

    Juliano P
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    pacificpoker
    Single coil nao eh a pior coisa do mundo msm!
    eu tive oportunidade esse mes..de turbinar minha fender..com caps de bobina dupla..ou noiseless..ou qualquer coisa q seja;...
    mandei de cara um bom trio de Single-coil...
    nao troco single coil por nada! é questao de gosto msm!

    almy froes
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    é questão de gosto,mas a idéia do post era so falar mesmo que vale a pena fazer a troca dos pots dessa fender,antes de comprar ja tinha lido em foruns americanos opinioes de donos dessa tele....e sempre sugerem a troca,até pq a original nao tinha pots d 250k ,curti muito o som,ficou rasgado,mas vai de gosto é pq vou usar ela pra coisas mais rock...

    A idéia dela eh ser diferente mesmo das teles normais,na época foi lançada pra concorrer com a Les Paul,lógico que nao tem o peso de uma les paul ou sg,mas devido aos humbuckers e ao corpo bem maciço(ela eh mais pesada que uam sg),chega bem perto do som de uma sg,mas com feeeling e conforto de uma fender,o braço acho que é o mais confortavel que ja toquei na vida!E pro som q toco precisava de um "crunch" q os single coils n dão...mas é questão de gosto mesmo. =)

    BaNdAiD
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    os de 500k deixam passar mais agudos, por isso são normalmente
    usados em captadores duplos.


    O que acontece nessa tele é que com a troca ela passa a ter mais ruidos...mas nada q uma blindagem não conserte!!

    Slowhand-
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Juliano P
    eu tive oportunidade esse mes..de turbinar minha fender..com caps de bobina dupla..ou noiseless..ou qualquer coisa q seja;...
    mandei de cara um bom trio de Single-coil...


    explica aí cara, vc testou noiseless e tal? se decidiu?

    two
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: two
    · votar


    Como meço o valor do potenciometro?
    Pois na minha tele não tem escrito nos pots qual o valor deles, e eu não gostaria de trocar-los por pots iguais.

    Obs. ela tem um Hot rails na ponte e um vintage single no braço.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    two
    No próprio potenciômetro tem escrito. Porém, com essa configuração, é mais adequado deixar com os pots de 250K mesmo.
    Abç

    Juliano P
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Slowhand-
    eu quis dizer..q eu tive oportunidade de colocar qualquer captador na minha fender...eu poderia ter posto noiseless...ou qualquer um da dimarzio etc..
    mas eu coloquei um trio de single -coil msm...pq eu adoro single coil!
    eu disse isso mais pro pacificpoker, q disse q single nao deve ser tao ruim!
    dai eu confirmei..q single nao eh ruim msm..eh questao de gosto!

    two
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Não está escrito, por isso eu gostaria de saber se tem como medir.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    two
    Se são os originais de sua guitarra, devem ser de 250K.
    Abç

    rockuster
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    BaNdAiD
    almy froes

    Quando vcs se referem aos pots de 500k, são somente para o volume e o cap do braço, certo? Em outro tópico, li que os pots de 500k, nada mais são que vc tem a resposta mais rápida e não mais agudo. Poderíam opinar e falar mais sobre como fica o som dela, se mais vintage ou + Power? Grato.

    almy
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    fica bem mais power...q é o que eu precisava,sei lá cara a impressào que tinha é que antes o som tava abafado,meio preso....meu irmao tocou nela e acha que agora ela ficou mais "esporrenta" ,o cara que mexeu na eletrica pra mim,disse que so acha que fica mais agudo mesmo...sei lá eu curti mais assim pq o captador do braço por exemplo era muito fechado o som....agora ta mais vivo...mas se vc curte sons vintage acho melhor deixar do jeito que vem mesmo....eu curto mais rock na linha radiohead,incubus,foo fighters...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    rockuster
    Essa informação que vc passa acima não procede. Potenciômetros não são nada mais que resistores variáveis, e podem ser do tipo logarítmico ou linear, as medidas em "K" são a taxa de corte, nada mais; por isso uma guitarra equipada com pots de 200/250K responderá com menos agudos que com pots de maior valor. Nada mais.
    Abç

    Lucas7Nunes
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Encomendei uma tele dessa e queria saber qual são os pots que devo mudar... se são todos ou só os volumes ou só os tons e etc... ajuda aew!
    abraço

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Lucas7Nunes
    Em princípio, nenhum...
    Abç

    Lucas7Nunes
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    essa telecster fender 72 deluxe é realmente boa?

    GirMart
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    os captadores da tele highway são um hot e um stack? nao entendi muito bem... e o que é exatamente esse captador hot, é um single?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review Fender Telecaster 72 Deluxe com pots de 500k!