Quanto tempo dura um instrumento? Qual a vida útil de uma guitarra?

Autor Mensagem
kiki
Moderador
# mai/09


Bom, pela busca não achei nada que respondesse minha questão.

Qual a vida útil de uma guitarra? Quanto tempo dura um instrumento, se bem cuidado e com a devida manutenção?

20 anos? 50 anos? 100 anos?

Alguém já viu uma guitarra "acabar"?
Sem contar casos como quebra ou fogo em palco, claro...

Aguardo colaborações, por favor!
Essa pergunta faz parte de uma eflexão maior, depois eu desenvolvo num outro tópico...

gucrispim
Veterano
# mai/09
· votar


kiki
cara dificil dizer, afinal não tem mais de 60 anos que foram feitas as primeiras guitarras elétricas.

mas o uso (com eventos q fazem parte da vida de uma guitarra, como ser encharcada de agua num barco, pegar fogo, ser quebrada) pode diminuir a vida dela (ou destrui-la no caso do fogo) mas em certos casos (como ser encharcada no compartimento de bagagens de navios ou afundar junto com o navio) ainda pode ter salvação, não significa o fim da guitarra.

com certeza ela pode durar algumas gerações... vamos ver até onde vão hehe.

ohm777
Veterano
# mai/09
· votar


Cara acho que tudo depende do cuidado com o instrumento.
Mas com certeza uma boa guitarra deve durar bem mais que 30 anos...
O Malmsteen mesmo, usa umas Strato de 1971, 1970...

Inclusive dizem que quanto mais velha a guitarra, melhor o som fica, porque a madeira vai secando.

Diino
Veterano
# mai/09 · Editado por: Diino
· votar


ohm777

Inclusive dizem que quanto mais velha a guitarra, melhor o som fica, porque a madeira vai secando.


por isso que o pessoal curte tanto inst. vintages...
são caros, mas são bons!

Hard_Guitar
Veterano
# mai/09
· votar


ohm777

Um outro motivo que o pessoal gosta de instrumentos Vintage é porque as propriedades magnéticas dos captadores se alteram com o tempo. Então os instrumentos mais antigos possuem timbres únicos.

gucrispim
Veterano
# mai/09
· votar


ohm777
Inclusive dizem que quanto mais velha a guitarra, melhor o som fica, porque a madeira vai secando.
não é só isso, uma tonante vai ser uma tonante hoje e sempre, nao importa o quão velha ela seja.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


ohm777
Diino
Não é apenas isso não, até porque nos anos 50, 60 e 70 também haviam guitarras vagabundas. O segredo está na qualidade da madeira (que não existe mais hoje em dia), e no capricho da manufatura e dos componentes.
Abç

conandrade
Veterano
# mai/09
· votar


Eu nunca vi uma guitarra acabar.
A de meu pai tem 40 anos e está um luxo, bem como o vinho qndo envelhece. Mas é uma Gibson e não uma Giannini da época.

Existem violinos e instrumentos bem mais antigos que estão 'vivos' e inteiros até hoje. Acho que só depende do cuidado e da qualidade da madeira.

A madeira não deve sofrer tanto com o tempo... sei lá... vendo móveis antigos (de madeira boa), inteirinhos até hoje... pelo menos fico com essa impressão, não sei mt bem...

black_francis
Veterano
# mai/09
· votar


Depende da qualidade do instrumento e do cuidado com ele. Pra se ter uma idéia, até hoje existem em boas condições violinos (caríssimos, obviamente) construídos pelo Stradivarius há uns três séculos.

alfacorrea
Veterano
# mai/09
· votar


A princípio, com um uso razoável, algumas partes da guitarra diram mais e outras duram menos.

A chave seletora de captadores, por exemplo, pode durar bastante, mas também pode ser muito sacrificada com o uso constante. Eu já vi umas chaves seletoras durarem menos de 1 ano e já vi chaves que ainda funcionam bem depois de 20 anos de uso.

Os potenciômetros são um pouco menos exigidos do que as chaves, mas também "gastam". Também já vi potenciômetros que estragam em 1 ou 2 anos e outros que duram mais de 20 anos.

Para os que usam muito a alavanca da guitarra, com o tempo, o buraco onde ela fica atarrachada vai alargando e afrouxando a rosca. Depende do uso, mas isso dura um pouco mais que 5 a 10 anos.

Quanto à medeira, como já foi dito antes, depende muito do tipo de uso e a carga de trabalho que será dada na medeira. Se vc ficar mexendo toda hora nos parafusos, uma hora a rosca vai espanar. Se vc fica toda hora tirando e colocando o braço da guitarra, uma hora a rosca fica gasta.

Agora, se vc cuidar bem da guitarra, não deixar ela cair no chão toda hora, não ficar fazendo experiências com tintas, fogo, chutes, novos parafusos, novas peças, etc... acho que uma guitarra bem cuidada vai durar mais de 100 anos.

Mas se vc quiser saber o tempo de degradação da madeira, supondo que vc faça o funeral de sua guitarra, cave um buraco bem fundo e deixe seu instrumento enterrado para decomposição, a madeira se degrada em 13 anos, as partes metálicas podem durar de 100 a 500 anos. hehehe

Abraço.

powerguitar10
Veterano
# mai/09
· votar


A pergunta é:

"Quanto dura REALMENTE USANDO ou DEIXANDO GUARDADO?"

O Malmsteen aposentou a "duck" dele faz tempo...segundo ele ela iria "esfarelar" se viajasse mais uma turne com ele.

Fender Malmsteen a mais de 10 anos...ja bem acabadinha...

ohm777
Veterano
# mai/09
· votar


gucrispim
Muito perspicaz sua observação mas eu tava falando de guitarra, não de tonante.

maykow_torres
Não tava falando da Duck não, é uma Fender Stratocaster 1971 bem cuidada. Li isso em uma entrevista a GP quando ele lançou o "Unleash..."

conandrade
Veterano
# mai/09
· votar


maykow_torres

provavelmente (!) ele se referiu a pintura da guitarra que vai ficando mais sêca e craquelada com o tempo... aí realmente pode ser que a pintura comece a esfarelar mesmo!

mas não acredito que a madeira desta guitarra aja assim...

penso que a parte de madeira mais usada é o braço... sendo assim, vc vê uma 'Strato' da década de 50 usada e ela ainda grita e não tem problema nenhum de tocabilidade...

agora... as peças 'dinamicas' - digamos assim - não tem jeito... uma hora ou outra vai ser necessário por conta do desgaste de material...

ponte móvel, tarrachas, trastes, potenciometros, circuito elétrico...
acho que uma hora ou outra, a troca vai ser iminente...

Zuricow
Veterano
# mai/09
· votar


Ah galera, se o usuario tiver cuidado, ela é pra durar seculos.

Um exemplo ja citado aqui, sao os violinos lendarios antigos, mas são violinos.
Com guitarras ja é mais complicado, não existiam guitarras a 100 anos atrás. Mas é so pesquisar: o Dave Gilmour possui a stratocaster 0001 da Fender, outros guitarristas (ja vi no youtube) possuem a Fender "nocaster" orinal, guitarras de corpo solido da fender iguais as telecaster mais ainda não possuiam o nome telecaster, so o logo Fender.

Esses exemplos comprovam que essas guitarras sao duraveis e tocaveis ate hoje mesmo em um periodo de tempo de uns 60 anos.

Durar dura muito mais que isso, marcas de uso são inevitaveis, oxidação, pintura gasta e tal. Mas é um instrumento solido demais para apenas esfarelar ou amolecer ou sei lah o que com o tempo.

Eu arriscaria chutar que as guitarras (as boas) duram muito mais que os violões.

gucrispim
Veterano
# mai/09
· votar


Zuricow
e também não existia violino feito em larga escala, sendo usado noite após noite, levado pra cima e pra baixo.
boas observações.

kiki
Moderador
# mai/09
· votar


galera
po, valeu mesmo!
ótimas respostas

era isso mesmo que eu tava procurando.

a minha questão é se o instrumento é "descartavel". Eu achava que não, e até agora a maioria reforçou essa ideia.

minha preocupação é: quantos guitarristas existem, quantos surgem, quantos morrem; e quantas guitarras são produzidas pelas industrias?

eu tenho a impressão que tem guitarra sobrando no mundo.
e dá-lhe GAS.

axleWs
Veterano
# mai/09
· votar


kiki
eu tenho a impressão que tem guitarra sobrando no mundo. (2)

lindoso
Veterano
# mai/09
· votar


eu posso acresentar dizendo q a velhice na pintura faz com que uma guitarra tenha uma "marca", além de dar um visual diferente na guitarra

posso destacar o john frusciante, q tem muitas guitarras fender, com a pintura velha e descascada

vlw...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


kiki
eu tenho a impressão que tem guitarra sobrando no mundo.
Eu tenho CERTEZA!
Abç

gucrispim
Veterano
# mai/09
· votar


é evidente que existem mais guitarras que guitarristas e que as guitarras não são descartáveis. existem vários casos de guitarra passada de pai pra filho, e tals. Até mesmo aqui no fórum.

e muitos guitarristas do fórum tem pelo menos 2 guitarras.

CBX250
Veterano
# mai/09
· votar


Esse cara aqui resolveu testar a durabilidade de uma Tonante.



Dá gosto de ver!!!

gucrispim
Veterano
# mai/09
· votar


CBX250
não serve nem pra pegar fogo kkk

CBX250
Veterano
# mai/09
· votar


hehehe, serve no máximo pra matar a sogra e olha lá. Mas é matar de raiva :D

jimmy vandrake
Veterano
# mai/09
· votar


Eu tenho uma Yamaha SG500 que está prestes a completar 30 anos. Tá inteira, não tem nada a fazer, cuidou direitinho acho que vai durar mais do que a gente.

jimmy vandrake
Veterano
# mai/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Não é apenas isso não, até porque nos anos 50, 60 e 70 também haviam guitarras vagabundas. O segredo está na qualidade da madeira (que não existe mais hoje em dia), e no capricho da manufatura e dos componentes.
Abç


E existe um fator ddesconsiderado por muitos que é a questão de que a sonoridade e timbres que foram produzidos naquela época se tornou clássico e motivo de cópia até os dias atuais.
Então o fator som não é pela idade mas sim característica do conjunto da época. Guitarra - amplificador - microfone - gravação analógica - produtor e etc etc.
Então o que temos: Naquela época os equipos eram novos e soavam daquela maneira, e não por que envelheceram, é uma característica de época mesmo. Para nós tantos amantes daqueles timbres, a única maneira de retornar no tempo é comprar equipos vintages mesmo. Cada época com seu som característico.

kiki
Moderador
# mai/09
· votar


Quanto tempo dura um instrumento? Parte II - A indústria de instrumentos é sustentável?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mai/09
· votar


A discussão veio para cá:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/210477/

E agora volta para este tópico.

Concentrem o assunto - que é interessante - em apenas um lugar.

Abraços

prog_jam
Veterano
# mai/09
· votar


Continuando o que eu dizia no topico anterior:

Ah, esqueci minha resposta. hehehe

A extracao de madeira eh feita pela populacao local? Essa madeira faz falta para alguma vegetacao local? Estao sendo plantadas novas arvores no local da extracao? Essa extracao estah sendo feita segundo regras de protecao ambiental?? A renda gerada por essa producao eh distribuida para a populacao local?

Caso todas as respostas acima sejam positivas ha indicios da possibilidade da aplicacao efetiva do conceito de sustentabilidade.

Exemplo de sustentabilidade fora do tema apenas para comparativo: um hotel que abre em uma determinada localidade que pega seus funcionarios da populacao local, os capacita e gera rentabilidade para as atividades locais, como passeios guiados por um local, comida tipica produzida pelos agricultores da regiao e etc.

gucrispim
Veterano
# mai/09
· votar


roxy
cara... pense bem antes de escrever. ok, você colocou um lado da situação.
no máximo pode acontecer de quem tem uma guitarra e tem a oportunidade de trocá-la, ou adquirir outra melhor ou de modelo diferente fazer eese tipo de negócio.
certo.. e a guitarra que ele trocou ele fez o q? ou lixo ou vai sobrar na casa dele.

lixo é um bem sem utilidade. ou seja, devemos pagar por ele, pra dar um jeito. ninguém quer lixo. então torra-se uma grana pra sumir com o fdp.

televisão, carros, restos de alimentos, lâmpadas elétricas, telefones, celulares, baterias, pilhas, tonante, guitarras e o próprio cerumano..... uma hora viram lixo (sempre, invariavelmente).
E sim, sobra muita coisa na nossa sociedade consumista, enquanto sobra nas prateleiras e fábricas, muitos não tem acesso a tais bens (é assim que "funciona").

Não surgem novos mercados e a população não cresce cada vez mais rápido.

não vemos tv sobrando ou computadores- vc ta falando sério?

kiki
Moderador
# mai/09
· votar


Christhian
ok

bom, então vou retomar aqui pra não ficar papo de louco

=========

A indústria de instrumentos é sustentável?

A impressão que eu tenho é que não é necessário produzir tantas guitarras. Se elas duram tanto tempo, ninguem precisa comprar muitas guitarras.

O princípio vale pra qualquer coisa produzida em escala industrial na verdade, peguei a guitarra como um exemplo.

Essa reflexão começou com as notícias de extrativismo ilegal de madeira no Brasil nos últimos anos. Muita dessa madeira vai pros Estados Unidos virar guitarra, ou pra Espanha virar Violão.

Enfim, só jogando umas idéias meio soltas pra debate.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quanto tempo dura um instrumento? Qual a vida útil de uma guitarra?