Quanto tempo dura um instrumento? Parte II - A indústria de instrumentos é sustentável?

    Autor Mensagem
    kiki
    Moderador
    # mai/09


    Comecei com a pergunta:
    Quanto tempo dura um instrumento? Qual a vida útil de uma guitarra?

    Lá pelas conclusões, eu disse: eu tenho a impressão que tem guitarra sobrando no mundo.
    Então nosso mestre Mauricio Luiz Bertola retrucou: Eu tenho CERTEZA!

    Bom, agora que já obtive boas respostas no tópico anterior, vou continuar a reflexão, e gostaria da ajuda de voces caros amigos forenses.

    ===============

    A indústria de instrumentos é sustentável?

    A impressão que eu tenho é que não é necessário produzir tantas guitarras. Se elas duram tanto tempo, ninguem precisa comprar muitas guitarras.

    O princípio vale pra qualquer coisa produzida em escala industrial na verdade, peguei a guitarra como um exemplo.

    Essa reflexão começou com as notícias de extrativismo ilegal de madeira no Brasil nos últimos anos. Muita dessa madeira vai pros Estados Unidos virar guitarra, ou pra Espanha virar Violão.

    Enfim, só jogando umas idéias meio soltas pra debate.

    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/09
    · votar


    Bom dia!!!

    kiki
    Que tem muita coisa sobrando no mundo não há dúvida...
    O que acontece, na minha opinião, é que isso existe por conta de nossa sociedade consumista. E não é difícil encontrar argumentos que justifiquem isso: quantos de nós possuem mais de uma guitarra? Existe um único modelo de guitarra que atende a todas as necessidades de um músico? Existe um único modelo de guitarra capaz de satisfazer todos os gostos de quem compra um instrumento? Todas as guitarras produzidas até hoje serão suficientes para abastecer a demanda de novos guitarristas pelo resto da vida? A guitarra está num estágio tal que não evoluirá mais e, portanto, não será mais necessário produzir novos modelos? Todo guitarrista está satisfeito com seu instrumento a ponto de não considerar mais a possibilidade de comprar outro?
    Bem, acho que poderia listar mais uma dúzia de motivos pra justificar que a quantidade de instrumentos produzidos, apesar de em números absolutos talvez ser suficiente, não o é para satisfazer nossa vontade de consumir...
    Valeu!!!

    MARCIO.LIMEIRA
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    kiki bom dia!

    A questão é se a industria de instrumentos é sustentável do ponto de vista ecológico/ambiental (sustentabilidade), ou do ponto de vista econômico (sustento)?

    Em minha opnião, do ponto de vista ambiental, não teremos tantas guitarras novas de madeiras nobres em algum tempo. Digo isto tendo em vista que a fiscalização e controle da extração dessas madeiras está muito maior hoje do que a 2 anos atrás (digo isto pq acompanho o cenário pois tenho um cliente fabricante de embalagens industriais...madeira pura.. e sempre me informo sobre isto). O mogno por exemplo já não se encontra fácil no Brasil. E cá entre nós 2 anos é muito pouco tempo. Acredito que foi uma medida de preucaução mesmo.

    Olhando pelo ponto de vista econômico, qualquer indústria é sutentável, afinal nos dias de hoje a criatividade é o que conta mais. Ninguém vai parar de fabricar instrumentos pq acabou o Mogno ... vão começar usar Pinus bruto e vender do mesmo jeito.. (afinal vc acha que a Fender fatura mais do que a Squier hj??? nem f****). É mais fácil vender 10 guitarras a R$ 1.000,00 do que 1 a R$ 10.000,00

    As empresas sempre terão de ter soluções para ter mercado. E se a solução daqui a 20 anos for fabricar guitarras em pedra eles vão fazer... a economia hj está assim. Só quem inova sobrevive.

    Bom, essa é a minha opnião... não sou o dono da verdade.. mas acho que daqui pra frente em termos de qualidade dos instrumentos, sobre os 2 pontos de vista (economico/ambiental) os músicos só terão a perder.

    abraços

    roxy
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    A impressão que eu tenho é que não é necessário produzir tantas guitarras. Se elas duram tanto tempo, ninguem precisa comprar muitas guitarras.

    Por mais guitarras que produzam, nunca vai sobrar, a população cresce cada vez mais rápido, novos mercados surgem (china,índia...) a vida útil de uma guitarra é muito variável, depende da marca, uso, dono etc, a julgar pelo crescimento e preço das guitarras a demanda deve estar alta, podemos fazer analogias com televisores por exemplo, não vemos tv sobrando ou computadores ou pianos, posso estar errado mas a maioria feita em escala industrial sendo de bens duráveis ou não, seguem a lei da demanda (carros, soja, softwares, Geladeiras, bomboms) etc, logo creio que ainda irão produzir muitas guitarras e mesmo assim não haverá sobras, vistos os inúmeros exemplos (carros, alimentos, lâmpadas elétricas, telefones...) no máximo pode acontecer de quem tem uma guitarra e tem a oportunidade de trocá-la, ou adquirir outra melhor ou de modelo diferente fazer eese tipo de negócio. (mas posso estar errado, e seria legal encontrar uma telecaster, ou uma gibson VOS jogada por aí sem dono)

    Bog
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    kiki

    Vale lembrar que uma guitarra PODE durar muito tempo, mas isso não quer dizer que todas as guitarras produzidas durem muito tempo de fato. ;)

    prog_jam
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    kiki

    Bom, pra responder a isso primeiramente vem a pergunta O que eh uma industria sustentavel?

    Sustentabilidade eh um conceito sistemico relacionado com a continuidade dos apectos economicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
    Ela propoe-se a ser um meio de configurar a civilizacao e atividades humanas de tal forma que a sociedade, os seus membros e suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente e, ao mesmo tempo, preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais planejando e agindo de forma a atingir pro-eficiencia na manutencao indefinida desses ideais.

    Colocando em termos simples, sustentabilidade eh prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido.


    Industria eh toda atividade humana que, atraves do trabalho, transforma materia-prima em outros produtos, que em seguida podem ser ou nao comercializados. De acordo com a tecnologia empregada na producao e a quantidade de capital necessaria, a atividade industrial pode ser artesanal, manufatureira ou fabril.

    O processo de producao industrial eh tambem conhecido como setor secundario, em oposicao a agricultura (setor primario) e ao comercio e servicos (setor terciario), de acordo com a posicao que cada atividade normalmente estah na cadeia de producao e consumo. Hoje em dia o processo industrial eh capitaneado pelas transnacionais.

    Tambem se pode usar o termo industria, genericamente, para qualquer grupo de empresas que compartilham um metodo comum de gerar dividendos, embora nao sejam necessariamente do setor secundario, tais como a industria de Marcos Malheiros, a industria bancaria ou mesmo a agroindustria.


    Tendo essas questoes basicas previamente discutidas, vamos efetivar o debate!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mai/09 · Editado por: Christhian
    · votar


    kiki
    O tópico é bom, mas coloca tudo em um só, preferencialmente no primeiro. Se o tema é o mesmo, não tem por que dispersar o assunto.

    Abraços.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Quanto tempo dura um instrumento? Parte II - A indústria de instrumentos é sustentável?