Que diabos eh isso?

Autor Mensagem
prog_jam
Veterano
# mai/09 · Editado por: prog_jam
· votar


Bom, vou pesquisar melhor aqui entao e ver se consigo um desses minimamente pra testar.
Ao menos agora jah sei do que se trata, e isso jah facilita horrores!!

Valeu, galera!
Mais alguma sugestao ou comentario?

MauricioBahia
Moderador
# mai/09
· votar


Podes crer... valeu! Mas eu acho que o que quero estah mais pra GR da Roland mesmo... Um lance mais trompete, saca?
prog_jam
Bom, o Pat usava um Synclavier que sintetizava sons variados, inclusive trumpete.
Abs

prog_jam
Veterano
# mai/09
· votar


MauricioBahia

Eh, agora eh pesquisar direitinho, descobrir onde tem o que, carregar o equipamento pro local e fazer milhoes de testes ateh descobrir qual vai ser...

Socomegaton
Veterano
# mai/09 · Editado por: Socomegaton
· votar


Não existem VSTs de guitarra que simulem um GR da Roland, porquê na guitarra MIDI a geração do timbre é o fator menos importante.

A questão é que, munido de um captador MIDI, a guitarra passa a ser um controlador MIDI de cordas.
E isso não se pode simplesmente simular por computador, é necessário ter o captador que converte as notas da guitarra em sinais digitais, que a partir daí podem ser enviados para qualquer gerador de timbre que entenda MIDI, incluindo os computadores.

Ou seja, você pode pegar qualquer VST MIDI existente, Reason, FM8 e etc. para gerar os timbres que o captador vai disparar (por isso que eu disse que a geração do timbre é o fator menos importante).
Mas se você não tiver o captador MIDI (como o GK da Roland, com seu respectivo controlador/alimentador) você simplesmente não terá guitarra MIDI e todo o seu universo de timbres.

prog_jam
Veterano
# mai/09
· votar


Socomegaton

hmmm... eh, pelo jeito vou ter MESMO de pesquisar...
primeiro passo eh achar um emulador do tipo, depois ver o que se precisa pra fazer o timbre do trompete, que eh o que me interessa. Atualmente o mais perto de sopro que chego eh com a distorcao do meu amp que tem um que de sax-a-like... e soh...

Rod Turtle
Veterano
# mai/09
· votar


prog_jam
Timbre de violino e de sax até que dá pra conseguir só na guitarra, sem pedal nem nada, só usando o potenciometro de volume, como o jeff beck faz com maestria em cause we've ended as lovers:





Sobre o Pat Metheny, às vezes ouço coisas deles que me fazem pensar: nossa, jazz é maravilhoso, e às vezes ouço coisas dele que penso: nossa, que horror. E as camisas listradas dele são horrorosas.

prog_jam
Veterano
# mai/09
· votar


To ligado. Por vezes acho o mesmo, porem eu ainda quero aquele timbre de trompete....
O violino e o sax eu to ligado... Inclusive o Jeff eh muito bom.

Socomegaton
Veterano
# mai/09 · Editado por: Socomegaton
· votar


prog_jam
Atualmente o mais perto de sopro que chego eh com a distorcao do meu amp que tem um que de sax-a-like... e soh...

Então, nesse caso eu diria que você está diante de uma bifurcação crucial:

Uma coisa é você simular, através de efeitos e outros recursos, o som de outro instrumento a partir do sinal tradicional, analógico, da guitarra.
Na verdade, muito do que é simulado são características dinâmicas do instrumento, e não o timbre em si.
Por exemplo, a simulação de violino feita com o potenciômetro de volume (o Malmsteen também faz isso) é simplesmente a simulação do ataque que o violino tem (lento), que é diferente da guitarra (imediato).
Isso junto com algum outro efeito adequado causa uma "sensação violino", digamos... mas é apenas uma aproximação.

Na guitarra MIDI (que o Pat Metheny está usando no vídeo que você postou) a coisa é bem diferente.
O captador MIDI converte a vibração da corda em informação digital, e a partir daí a guitarra passa a se comportar (explicando a grosso modo) como um teclado.

Aí você coloca o som que quiser: Piano, flauta, sax, assovio, cachorro latindo :-)

Eu uso guitarra MIDI na banda que eu toco, é muito legal apesar da adaptação de pegada que ela exige.
É esquisito em princípio, mas tudo é uma questão de costume.

Abraço!

prog_jam
Veterano
# mai/09
· votar


Socomegaton
Bastante esclarecedor. Valeu.
Vou cntinuar com minhas pesquisas aqui e decidir o que vou fazer por fim.

Bom estou fechando o topico pois me dou por satisfeito com relacao as respostas. Assim que eu decidir o que vou fazer e realmente fizer, posto aqui a merito de agradecimento pelas orientacoes.

Obrigado a todos que colaboraram.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Que diabos eh isso?