Autor |
Mensagem |
Floydiano Veterano |
# mai/09
Eu tive que parar de fazer aula porque to fazendo faculdade em outra cidade. No alojamento tem um cara que da aula, pode fazer uma aula gratis, ai eu queria umas dicas de como avaliar se o cara manda bem.
|
prog_jam Veterano |
# mai/09
· votar
A primeira coisa nao eh saber se ele manda bem, e sim se ele manda bem para as suas necessidades.
O negocio eh voce sentar com o cara, trocar uma ideia, ver o que ele pode te passar com relacao a tecnica, se o som que ele curte eh compativel aos seus ouvidos ou se ele estah apto a lhe ensinar o que deseja.
Acho que essa eh a melhor maneira, no mais, gostando do cara, testa. o maximo que pode acontecer eh voce descobrir que voces nao se curtiram e partir pra uma outra opcao.
|
prog_jam Veterano |
# mai/09
· votar
Soh a exemplo, o fato de eu nao curtir heavy metal nao significa que nao estou apto a te ensinar a tocar o ritmo ou te passar as tecnicas e fraseados, ou seja, os ensinamentos necessarios para voce se tornar um guitarrista de heavy...
|
Floydiano Veterano |
# mai/09
· votar
Mas quanto a teoria, se ele não tiver apostila ao algum método, como eu posso saber se ele tem um conhcimento manero pra me passar?
|
prog_jam Veterano |
# mai/09
· votar
Bom, eu como professor posso te afirmar que todo mundo possui algum conhecimento para passar, mesmo que seja o que nao fazer, o que eh muito relativo.
Apesar de nao usar apostila, um professor certamente usa um metodo, mesmo que seja um proprio (que eh o meu caso). Minha apostila, por assim dizer, eh manuscrita no caderno do aluno da maneira mais informal possivel, tentando sempre trazer um momento prazeiroso para o aluno.
Antes de te responder eu necessitaria saber algumas coisas sobre voce, como por exemplo, qual o teu nivel de conhecimento.
Um testezinho basico: escreva os itens que voce possui conhecimento.
Teoria basica de formacao de acordes (triades) Formacao das 7 escalas diatonicas principais (modos gregos) Pentatonicas basicas (conceito) Leitura de cifras Leitura de pauta Armadura de clave Harmonia quartal (tetrades) Graus da escala Leitura de tablaturas Percepcao (intervalos) Concepcao 1234 (as 24 combinacoes e pra que serve) Digitacao da escala maior natural Palhetada alternada Dedilhado Palhetada hibrida Fraseado (conceito inicial para a teoria basica de improvisacao) Digitacao dos acordes basicos (C A G E D) Acordes com pestana Power Chords Extensoes Acordes suspensos
Dentro dessa informacao posso lhe orientar com algumas possibilidades.
|
gucrispim Veterano |
# mai/09
· votar
prova.
|
hughet Veterano |
# mai/09
· votar
Acho que técnica, musicalidade, teoria e didática... Se o cara tiver tudo isso, é um bom professor... Pra avaliar mais rápido, pergunte pra ele o que ele costuma tocar, se ele disser coisa boa, coisa técnica, ele é bom, geralmente é assim... Porque sei lá, se ele disser que ouve e toca Linkin Park, fica estranho, nada contra a banda mas, em matéria de guitarra, não é um referencial, se o cara disser grandes nomes do Jazz por exemplo, é provável que manje muito mais!
|
GuitarHome Veterano
|
# mai/09
· votar
Acho que técnica, musicalidade, teoria e didática... Se o cara tiver tudo isso, é um bom professor... Pra avaliar mais rápido, pergunte pra ele o que ele costuma tocar, se ele disser coisa boa, coisa técnica, ele é bom, geralmente é assim...
Um cara técnico e que te muita teoria não necessariamente pode ser um bom professor, se dar bem na profissão. Porque acima de tudo para um bom ser professor ser bom, além do conhecimento, precisa saber lhe dar com o aluno e como explicar acima de tudo.
|
hughet Veterano |
# mai/09
· votar
Um cara técnico e que te muita teoria não necessariamente pode ser um bom professor, se dar bem na profissão. Porque acima de tudo para um bom ser professor ser bom, além do conhecimento, precisa saber lhe dar com o aluno e como explicar acima de tudo.
Por isso que eu botei no final: Didática... Que resume tudo isso que vc falou... Tem que explicar bem e saber passar o conhecimento, ser "entendível" e didático... Entendível foi péssimo né, alguem tem uma palavra melhor? Rsrs... Pensei em compreensível, mas não é bem a palavra...
|
GuitarHome Veterano
|
# mai/09
· votar
hughet Por isso que eu botei no final: Didática... Que resume tudo isso que vc falou... Tem que explicar bem e saber passar o conhecimento, ser "entendível" e didático hauhauhauua! Pode crer, falou tudo, eu que passei batido. abraço.
|
prog_jam Veterano |
# mai/09
· votar
De fato, nao adianta o cara ter uma carteira da OMB pra ser professor, o que vale realmente eh a maneira como ele lida com o aluno e a didatica que ele possui. O teste acima eh soh pra ter nocao de conhecimentos basicos, mas soh o que vai lhe dizer se ele eh ou nao apto para voce eh voce mesmo. Isso nao diminui a importancia de ele ter o conhecimento, ateh porque sem conhecimento nao ha o que passar. Responda as questoes pra voce mesmo, de modo a entender o quanto do basico voce conhece e troque uma ideia com o cara. Afinidade eh um bom comeco. No mais, boa sorte com o novo professor. Se passar pelo Distrito Federal e quiser umas aulas, me procure. Quaisquer duvidas o forum estah a sua disposicao.
|
hughet Veterano |
# mai/09
· votar
prog_jam É isso mesmo, é claro que o cara tem que ter conhecimento em primeiro lugar, porque se não tiver, não tem o que ensinar, pode ter a melhor ditática do mundo, mas se não tiver o que ensinar, passa a ser horrível, mas a didática parece um "dom", a pessoa tem e acabou, por isso, quem não tem, não pode ser professor...
Pergunte pro professor o que ele toca, quais estilos / guitarritas ele curte, e faça só uma pergunta, por exemplo, intervalo é algo simples de entender e de explicar, pergunte a ele: "O que e intervalo?", se ele explicar de forma complicada, dispense, professor que não consegue ensinar intervalo é o fim!
|
fill.zanchez Veterano |
# mai/09
· votar
gucrispim prova. hahahaha... n dei +1 pq só foi engraçada mas nada útil... ;)
|