Dúvida sobre troca de captadores - epiphone sg g 400

    Autor Mensagem
    andrelfbf
    Veterano
    # mai/09


    Bom pessoal, toco violao e guitarra há bastante tempo, por hobby mesmo. Há bastante tempo eu tenho uma golden stratocaster, guitarra bem pra iniciante mesmo, mas quebrou o galho legal. Agora comprei uma Epiphone SG G400, e estive pesquisando bastante coisa. Uma coisa que me chamou atenção, foi que varias pessoas falam sobre troca de captadores. Aí as minha dúvidas: realmente faz mta diferença trocar o captador? Quais seriam os captadores ideias para eu por e quanto custariam? Dá pra trocar eu mesmo, ou tem q levar num luthier?
    Tenho um outra dúvida, na chave que muda de Rhythm pra Treble, nao to entendendo direito o que ela faz. Quando fica em Rhythm, o som fica melhor, quando ponho no meio, nao muda absolutamente nada (fica identico de quando ta é Rhythm)! E quando ponho em treble, parece que fica mto mais baixo o volume, os efeitos não sobressaem muito. Alguem pode me explicar melhor isso, se puder?

    Obrigado, espero que possa entender melhor sobre os captadores.
    Abraços.

    daniel_guitar
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    andrelfbf
    aquela chave e pra selecionar os captadores na posição de cima pra baixo 1° captador do braço, 2° captador do braço + ponte, 3°captador da ponte

    .DuFF.
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Cara olha o esqueminha que eu montei:

    http://img521.imageshack.us/img521/7436/ef7036be44a4109b19fd14c.jpg

    é o seguinte... quando a chavinha ta na posição Rhythm o captador do braço esta funcionando e o da ponte está desligado. Quando ta na posição Treble o da ponte ta ligado e o do braço está desligado. A chave no meio é uma mistura dos dois captadores.

    Se vc perceber, sua guitarra tem 4 knobs (eu expliquei o que eles fazem na imagem). Se o captador da ponte está baixo, ja experimentou dar mais volume a ele? ou então abaixar um pouco o cap do braço e ai dosar o volume no amp? as possibilidades são infinitas rsrs

    Quando a chavinha ta no meio o som que sai é uma mistura dos dois captadores, mas vc pode escolher qual mais se sobressai, dando mais volume a um e tirando de outro! =)

    Espero ter ajudado.

    GuitarUser
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    .DuFF.
    achei legal sua iniciativa embora eu não tenha conseguido visualizar a imagem :P

    andrelfbf
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    po valeu mesmo pela ajuda cara. Quando chegar em casa vou dar mais uma olhada, mas eu deixei o volume dele no máximo. Eu to com medo é de o cap da ponte estar com algum problema... Pq quando eu dexo no meio, não perceber nenhum diferença mesmo, e quando ponho só no da ponte, não é exatamente que fica mais baixo, até fica, mas por exemplo, se estou tocando com distorção, a distorção sai bem menos do que se fosse no captador do braço. Então vai a perugnta, o captador do braço é igual ao da ponte? Ou são modelos diferentes?

    E sobre a mudança de captadores, alguem pode me dar uma ajuda?

    Valeu a quem ajudou, e muito obrigado pela paciencia de montar esses esquema.

    ABraços.

    .DuFF.
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    GuitarUser
    achei legal sua iniciativa embora eu não tenha conseguido visualizar a imagem :P

    Serio cara? a internet ai na sua empresa bloqueia???

    andrelfbf
    po valeu mesmo pela ajuda cara. Quando chegar em casa vou dar mais uma olhada, mas eu deixei o volume dele no máximo. Eu to com medo é de o cap da ponte estar com algum problema... Pq quando eu dexo no meio, não perceber nenhum diferença mesmo, e quando ponho só no da ponte, não é exatamente que fica mais baixo, até fica, mas por exemplo, se estou tocando com distorção, a distorção sai bem menos do que se fosse no captador do braço. Então vai a perugnta, o captador do braço é igual ao da ponte? Ou são modelos diferentes?

    E sobre a mudança de captadores, alguem pode me dar uma ajuda?

    Valeu a quem ajudou, e muito obrigado pela paciencia de montar esses esquema.

    ABraços.


    Q bom que vc gostou hehe

    Então cara se mesmo com os 2 captadores no talo o da ponte ficar mais baixo e com menos ganho que o do braço, algo está errado... pode ser o captador ou então alguma coisa na fiação. Se sua guitarra está na garantia, leva na loja e reclama! se não, leva num luthier hehe
    Sobre os captadores serem iguais, isso depende muito... tem guitarras que sim e tem guitarras que não... pelos specs da G400 acho que são iguais sim.
    Sobre trocar, acho mto dificil pra fazer em casa, melhor levar num luthier mesmo, as opções são quase infinitas... pode colocar um set de Gibsons originais para dar aquele som classico, um set de EMG's ativos para um som porrada, etc...
    Mas primeiro veja se os seus não estão com defeito! talvez num seja o caso de trocar hehe.

    andrelfbf
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    nao está na garantia, comprei usada de um amigo. To achando estranho tb que o captador da ponte tá meio solto, é assim mesmo ou fica completamente fixo? O do braço ta bem preso, mas o da ponte, nao sei como te dizer, mas é como se fosse uma "gangorra"...rsrs. Se eu aperta ele na esquerda o lado direto sobe um pouco e vice -versa, deu p entender? rs
    Mesmo que não esteja com defeito to pensando em trocar futuramente, qual vc indica pra um som limpo, mas que de pra tocar um rock'n'roll tb (overdrive e distorção comum), acho que o Gibson né?
    abraços!

    jonas.hetfield
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: jonas.hetfield
    · votar


    leva num luthier ,pra regular os caps e tal.
    bom,se voce toca por hobby nao há muita necessidade da troca de captadores...

    mas caso queira trocar : para um som mais classico, os gibson caem muito bem..
    se voce dispoe de menos grana dê uma olhada no Malagoli..são nacionais e têm um ótimo custo beneficio..

    veja no site www.malagoli.com.br , na pag. dos produtos tem uma descrição de cada captador e quais as caracteristicas que cada um tem

    GuitarUser
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    .DuFF.
    nem, tava em casa mesmo oO

    agora apareceu.. minha net vive dando chilique assim mesmo rs

    flw

    andrelfbf
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    jonas.hetfield

    obrigado pelas dicas.

    alguem sabe me informar algum site americano que faça vendas pela internet, de captadores? de preferencia que entregue aqui.

    obrigado.

    andrelfbf
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    preciso de um help aqui!

    tava dando uma olhada no ebay e achei isso aqui. Voces acham q vale a pena?

    http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=390042071823&_trksi d=p2759.l1259

    dá 50 dolares, os 2 captadores.

    No anuncio diz q é pra les paul. Então vao as perguntas:

    Servem pra SG?
    São melhores do que os originais na minha SG G400?
    Acham confiável comprar?

    Aguardo respostas e conto com a ajuda de vcs!

    Bog
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Bog
    · votar


    andrelfbf

    Cara, na boa, você ainda está começando a entender a guitarra, como já sabe que quer trocar os captadores?

    Minha sugestão é que você antes de tudo conheça bem a guitarra que tem (que não é ruim), e depois de sacar exatamente qual a "assinatura sonora" dela, escolha captadores que vão suprir aquilo que você sabe que está faltando. Existem dúzias de modelos de captadores, e eles não necessariamente se alinham em uma fila ordenada de "pior" para "melhor".

    Quanto aos do link, ao meu ver, seria trocar 6 por meia dúzia. Podem soar melhores ou piores, dependendo do ouvido, mas numa escala absoluta, ficam mais ou menos no mesmo naipe dos que você já tem. Na hora de trocar os captadores, o melhor seria trocar por captadores BONS. Ou seja, não vejo por que colocar outros captadores Epiphone na tua guitarra. Espere mais um pouco, escolha com paciência, e sabendo se você quer "alto ganho e aspereza" ou "maciez e graves aveludados" ou "médios destacados e com ar vintage" ou "os agudos mais agudos que cabem num humbucker" ou seja lá o que for.

    Eu fiquei alguns meses com uma G-400 em casa, e realmente, se fosse minha eu acabaria trocando os captadores. Mas trocaria depois de explorar a guitarra até dizer chega, e poder descrever exatamente o que me incomoda.

    Então vai a pergunta: o que EXATAMENTE está faltando nos captadores originais da G-400 para você?

    andrelfbf
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Entao cara, muito obrigado pelas dicas. Pra te dizer a verdade não sei ainda o que está faltando, mas pensei em trocar só de saber que pode melhorar.

    Pedir pra voce me explicar isso seria abusar da sua boa vontade, mas tem algum site ou guia que eu possa entender melhor o tipo de som que cada captador produz e suas diferenças? Os prós e os contras de cada tipo?

    O tipo de música que eu gosto é rock mais antigo, progressivo. tipo Pink floyd. Gosto de um timbre mais limpo tb, gosto mto do timbre dos Beatles. O que voce indicaria para mim em relação custo benefício.

    Tenho um amigo indos pros EUA mes que vem e por isso pensei em trocar tb, pq seria mais barato.

    Abraços.

    andrelfbf
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    alguém?

    Bog
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Bog
    · votar


    andrelfbf

    Não conheço sites que mostrem tipos de captadores, mas usando a busca, você encontra vários tópicos falando pelo menos dos mais comuns. Tinha um tópico bem grande com muitas coisas interessantes sobre captadores, se bem me lembro. Também tem os sites dos próprios fabricantes, que muitas vezes têm comparações e demos. Digo isso porque mesmo que haja aquela velha divisão de "humbucker e single coil", há humbuckers e humbuckers...

    Não saco muito do assunto, mas acho que no caso do rock antigo, provavelmente você quer captadores com som mais "avintageado", tipo PAFs da vida, ganho moderado, ataque mais macio, médios ressaltados. O som clean dos Beatles é meio particular, mas tirar da tua SG um som idêntico ao de duas das guitarras que eles usaram bastante (Rickenbacker 360 e Gretsh Duo Jet com single coils) pode ser um pouco complicadinho, já que essas são guitarras com som bem estalado e cristalino - característica normalmente não associada a humbuckers comuns (embora existam humbuckers e humbuckers, como eu disse acima).

    Quanto ao teu amigo indo para os EUA, isso muda um pouco as coisas, né? Ainda acho que a G-400 é perfeitamente utilizável do jeito que está, apesar de ter o som um pouco mais áspero e agressivo do que o normal para quem quer tocar Beatles. Mas essas oportunidades de ga$tar meno$ não aparecem todo dia. Então, não sei o que é melhor para você, mas no teu lugar, não tendo informações muito exatas, compraira mesmo assim, apostando em captadores populares e que, se não são os melhores, pelo menos são bem conceituados (e fáceis de passar para a frente, se não forem o que você queria).

    Note que eu não entendo muito do assunto, então só estou dando sugestões. De qualquer forma, é o que eu faria...

    andrelfbf
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    cara muito orbigado mesmo pelas dicas..tava pensando em pegar um par de Gibsons 57, mas ta 260 dolares o par..mas vou dar mais uma olhada..

    abraços!

    Bog
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    andrelfbf
    Gibsons 57

    Para o que eu gosto, são ótimos. E caros. =P

    Acho que para captadores, quem tem o "padrão" é a Seymour Duncan e a DiMarzio. No site da DiMarzio tem até um "escolhedor de pickups", razoavelmente útil para alguém que esteja bem perdido, hehehe.

    georginho_gallagher
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    andrelfbf

    cara, eu tenho aqui em casa 2 epiphones, uma lp e uma sg, a lp tá com caps gibson e a sg está com caps originais como a sua. A diferença existe sim, mas é sutil, os caps originais da epi são bem razoáveis, dá pra ficar com eles de boa, e uma eventual troca não compensa a fortuna que vc vai gastar, a não ser que vc saiba especificamente o som que quer. Mas se o cara conseguir trazer dos eua melhor pra vc. Eu gastaria em outra coisa, a epi sg é uma baita guitarrinha do jeito que vem.

    abçs

    andrelfbf
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    bom gente, agradeço muito a todos pelas dicas, mas acho q vou ficar do jeito que está mesmo...

    confesso a voces q eu não sei exatamente o que eu quero dediferente no captador, foi mais aquele impulso de trocar pq via td mundo falando q troca..

    acho melhor ficar mais um tempo explorando a guitarra q tenho, e mais pra frente quando e entender melhor do assunto eu penso em trocar.

    muito obrigado mesmo a todos q ajudaram.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre troca de captadores - epiphone sg g 400