Kit Guitarrista Iniciante

Autor Mensagem
Moa Assunção
Veterano
# abr/09 · Editado por: Moa Assunção


Oi gente!!
Estou querendo comprar uma guitarra, aí eu descobri que vou precisar de um amplificador, captador, pedaleira e caixa de som.
Gostaria de uma explicação sobre cada um deles, pra quê serve, e também sugestões de marca.
Ah! Eu só disponho de R$ 1500, então, gostaria que não fossem marcas muito caras.
Mais uma coisa: eu toco violão há 9 anos (estilo "folk-alternativo-romântico"), e o fato de eu tocar violão ajuda a aprender guitarra, ou uma coisa é totalmente diferente da outra?
Beijos.

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


Moa Assunção
Captador, só mais pra frente...se vc é iniciante nem vai perceber tanto a diferença...caixa de som, só se for pra ligar o aparelho de som ou se vc for comprar um cabeçote!!!

Eu só disponho de R$ 1500
Caraca!!! Só???

Já que vc é iniciante, eu indicaria só a guitarra e um amplificador combo pequeno...e se vc quiser uma pedaleira...fora isso, não precisa de mais nada...por enquanto...rs

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


Mais uma coisa: eu toco violão há 9 anos (estilo "folk-alternativo-romântico"), e o fato de eu tocar violão ajuda a aprender guitarra, ou uma coisa é totalmente diferente da outra?
Os acordes, afinação são os mesmos...o que vai mudar é o timbre (som de cada instrumento) e as técnicas usadas. Se o seu violão for de cordas de aço, melhor ainda, pq é muito mais parecido com a pegada de tocar guitarra do que os violões de cordas de nylon.

Ah, esqueci, se vc usar a busca vai achar um montão de opções de marcas e modelos...então pesquise quais são os modelos que vc mais gosta, aí fica mais fácil pra achar uma marca...e te digo, se for pegar algo simples, ainda sobra muito dinheiro desses R$1500.00...se for gastar tudo, pode pegar uma guitarra que vai ficar com vc pro resto da vida e um ampli razoável!!!

Espero ter ajudado!!!

Moa Assunção
Veterano
# abr/09
· votar


Will Bejar
Ajudou sim!!
É, eu sempre toquei com cordas de aço mesmo.
Só que sem palheta. Sabe, eu gosto de sentir as cordas rasgando os dedos (kkkk), não sei se vou conseguir tocar guitarra com palheta, tem muito problema se eu tocar sem ela?
Valeu, abraços!

Michel_Wylde
Veterano
# abr/09 · Editado por: Michel_Wylde
· votar


kra, eu compraria uma guitarra de +- uns 600 reais: Cort Zenox Z42 fotos:
http://www.arkay.de/temp/Cort/zenoxControls.jpg
http://img258.imageshack.us/img258/5756/zenoxfullhm7.jpg

um ampli de +- 500 conto: Laney LG35R

uma zoom g2 ( se quiser economizar pega uma 505II usada... hehehe).

2 ou 3 cabos de 7 metros e 1 filtro de linha


espero ter ajudado

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


Moa Assunção
não sei se vou conseguir tocar guitarra com palheta, tem muito problema se eu tocar sem ela?
Procure Dire Straits no youtube...vc verá o que é tocar sem palheta.

Faz o seguinte, compra a guitarra e o amplificador e um cabo de uns 5 metros (o que eu já acho grande demais, mas evita alguns problemas que eu tive quando iniciante...rs). Daí guarda o resto da grana e vai testando com amigos algumas pedaleiras pra ver como funcionam e tals...aí se te interessar, compra uma mais pra frente.
Não esqueça de ver se o amplificador vem com distorção!!!

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


Moa Assunção

O que exatamente vc vai tocar na guitarra? Que tipo de músicas?

Isso é o que vai definir o setup que vc precisa montar. Por exemplo, se vc não vai tocar heavy metal, não faz sentido comprar um pedal de distorção pesado como o Hyper Metal, ou equivalentes. E assim vai...

Acho que é melhor vc descrever o que vc pretende tocar, que fica mais fácil de explicar o que vc vai precisar, pq guitarras não são todas iguais, existem centenas de modelos, cada uma adaptada a um estilo de música. Por isso os artistas famosos usam vários modelos diferentes, não é capricho deles não...

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


Jozza
eu toco violão há 9 anos (estilo "folk-alternativo-romântico")
Acho que o ideal é uma stratocaster...ou telecaster...

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


Will Bejar

Se ele for tocar o mesmo estilo que toca no violão, acho que sim, com um reverb, chorus, delay, e um overdrive leve... Acho que vai ter que exagerar no chorus, não?

Uma tele ia ser legal hein... Eu curto bem mais do que a strato. Dá pra fazer uma blueseira show e ainda rola tocar uns country e etc...

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


Jozza
Sou suspeito...rs...fã incondicional de Stratocaster...tenho 2 e uma Fender Jaguar...hhehhee

Moa Assunção
Decide aí, mas acho que as melhores opções são a Stratocaster e Telecaster...amplificador que é briga braba, eu indicaria Meteoro, mas muita gente não gosta!!! hehehee

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


Will Bejar

Bom... Gosto é gosto, hehehe. Eu não largo minha SG por nada! hahaha

Amplificador Meteoro pode ser legal sim, para tocar no limpo (nem pense em usar a distorção dele, hahahaha). Eu já toquei em uns muito bons, mas tbm já toquei em uns horríveis...

E como o cara tá começando no mundo das guitarras, é melhor comprar um cubo pequeno desses meia-boca mesmo, para depois ver qual ele curte mais.

Os que eu mais gostei foram o Marshall JCM-800 e um Fender Deluxe valvulado q eu toquei uma única vez e nunca me esqueci... Toquei num ampli Epiphone valvulado tbm show! E gosto muito do meu Warm Music 208-GTV, mas um 212-GTV (se houver) deve ser muuuuito mais da hora.

Moa Assunção
Veterano
# abr/09
· votar


Gente!!
Tão me chamando de cara!! Eu sou uma garota!! kkkkk
Bom, eu quero é uma Fender Telecaster mesmo!!
Então fica assim né: Eu compro uma guitarra +/- boa e um amplificador mais inferior? E depois eu penso sobre pedaleira? É isso mesmo?
Beijos mil!
Muitiíssimo obrigada pela atenção de todos vcs!

stratotele
Veterano
# abr/09
· votar


Vc pode comprar um amplificador bom, assim não precisará comprar uma pedaleira por um bom tempo. Tem uns cubes da Roland que são muito bons e já vêm com efeitos. Tenho uma Squier Standard Telecaster (top da Squier) e acho-a muito boa, tanto que passo mais tempo com ela do que a minha Ibanez RG350DX com caps Dimarzio.

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


Moa Assunção
Ih!!! Foi mal!!! Eu até desconfiei por causa do "beijos" lá no começo e pela foto...hehehe...mas não esquenta não, eu chamo várias amigas de cara, depois mando beijo e o pessoal acha estranho quando tô ao telefone e isso acontece!!! rs...

mmmmm....com R$1500.00 vc consegue (com muita sorte) só a Fender Telecaster!!! Usa a busca do fórum e procura outras alternativas em telecaster, não se prenda ao nome Fender (a não ser que vc QUEIRA mesmo). Eu acho mais negócio comprar um ampli melhor e uma guitarra razoável...70% do som tá no amplificador!!!

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


Moa Assunção

Ops... foi mal...

Já tocou numa Tele alguma vez? Algumas pessas acham o braço dela meio incômodo (eu gosto pra caramba!).

Se vc vai tocar esse lance de alternativo-romântico, acho que o ideal é um set de chorus + delay + reverb + overdrive (bem light, nada muito pesado). Vc pode comprar os pedais separados, aos poucos (como estou fazendo), ou investir numa pedaleira mais legal, mais pra frente...

O ampli, vc pode pegar um meia-boca da Meteoro mesmo, só pra inr estudando e acostumando, e depois vê qual fica mais legal pro timbre que vc quer.

A escolha do equipamento é uma coisa muito pessoal... Vc tem que experimentar e ver o que vc gosta mesmo, não tem jeito.

Moa Assunção
Veterano
# abr/09
· votar


Will Bejar
Poxa!! 70%?
É, verdade, a Fender mais barata que eu encontrei era R$ 2800...
Vou ter que adiar esse sonho por enquanto né.
Cabo eu tenho.
Ah gente, vcs acham muito ridículo guitarra amarela? Mas amarelão mesmo!!
Bjin.

Moa Assunção
Veterano
# abr/09
· votar


Jozza
Nunca não!!
Pq? O braço é muito "grosso", ou "fino"?
Se for muito grosso, não tem como consertar isso?
Bjus.

Moa Assunção
Veterano
# abr/09
· votar


Michel_Wylde
Ei, eu gostei do visu dessa aí!

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


Moa Assunção
Vc é nova aqui no fórum, entenda uma coisa: se vc gosta, vaique é sua!!! rs...a opinião dos outros só servem como base. Se vc gosta de tocar com uma guitarra que lembra o meu café da manhã, tudo bem!!! A guitarra é sua...hehehe, entendeu???

Assim como a gente tá falando sobre os amplis.

Poxa!! 70%?
É muita coisa, não é!? Mas é bem por aí, se vc pegar qualquer amplificador 1/4 de boca vc pode ter a guitarra mais cara que vai ser um lixo total!!! Há alguns Meteoro baratos e legais que acho que vão segurar a sua barra por muito tempo (eu tinha um Nitrous que nunca me deixou na mão...e eu fazia muitos shows!!!)

Anderson Grant
Veterano
# abr/09
· votar


com uma mulher tocando nenhuma guitarra é feia.

Moa Assunção
Veterano
# abr/09 · Editado por: Moa Assunção
· votar


O amplificador deve ser melhor que a guitarra então?
Desculpa, eu realmente não sei nada a respeito! Eu li um montão de tópicos do fórum, mas não entendi muito, as pessoas usam muitas gírias(o que já tira metade do entendimento), e também muitos termos técnicos, não muito bem definidos.
bjin.

Anderson Grant
=D
Bom saber que vc acha isso, geralmente os homens não respeitam muito.

Thiago N
Veterano
# abr/09
· votar


Moa Assunção
Olha eu também curto muito telecaster.
E tem uma q o pessoal fala bem, que eh a condor
ctx 50

Da uma olhada e testa pra ver se vc gosta

http://www.condortech.com.br/br/produtos/?id=67

Abç

Michel_Wylde
Veterano
# abr/09
· votar


Moa Assunção
Intao... eh um set que eu escolheria pra comecar...
(só como informação: eu comecei com menos grana q vc e o set que eu tinha aguentou +- 4 anos de banda)

meu antigo set: ephiphone special sumburst, cubo watson de 10 watts e zoom 505II.... hehehe


e.... desculpe pelo "kra".. rsrssrs eu só tinha lido o sobrenome... rsrsrs

Moa Assunção
Veterano
# abr/09
· votar


Thiago N
Ah, eu gostei dessa também!


Michel_Wylde

Tudo bem, não tem problema!
Valeu gente, a opinião de vcs me ajuda muito!!
Beijos.

Suicide Messiah
Veterano
# abr/09
· votar


Com essa quantia dá pra comprar uma guitarra LTD EC-50 que é bem legal em construção/acabamento e tocabilidade. E ainda um amp de 15W, tipo um Peavey Rage 158 ou Laney LX12 de 10W.

Acredito que essa opção dá pra muito tempo sem pensar em mexer em nada na guitarra, os amplificadores são legais e tem som de sobra pra estudo em casa. Iniciando com algo assim dá pra fazer um som jóia, na minha opinião.

Quando comecei a tocar não tinha nada no mercado parecido com isso em questão de qualidade/preço. Hoje em dia tá bem mais fácil, é só pesquisar com calma.

Abraço!

GuitarHome
Veterano
# abr/09
· votar


Eu só disponho de R$ 1500
Caraca!!! Só???

Só nada, suficiente pra ele comprar uma guitarra razoavel e um amp de estudo.
Tem gente que aparece aqui perguntando que amp e guitar comprar com 500~600 reais.

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


GuitarHome
Só nada
Orra, acho que me expressei mal..rs...quando disse "só" foi sarcástico...hehehehe

Moa Assunção
Veterano
# abr/09
· votar


Uai...
Mas qual amplificador é melhor?
Laney LG35R
Marshall JCM-800
os Watson
Peavey Rage 158
Laney LX12
???
E a quantidade de w?
Bjin.

Suicide Messiah
Veterano
# abr/09
· votar


Moa Assunção
Quanto ao melhor... depende pra que tipo de som e quanto pode gastar. Quem escreveu JCM-800 não deve ter levado em conta que esse amp custa mais de R$8.000,00 só o cabeçote!!

Como eu disse: Vai de Peavey Rage 158 ou Laney LX12 que você vai ter uma boa opção pra som limpo e distorções se precisar. E os dois custam quase que o mesmo preço, estão na faixa de 350 pratas.

Michel_Wylde
Veterano
# abr/09
· votar


Moa Assunção
Eu pegaria o Laney LG35R

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Kit Guitarrista Iniciante